profissionais de marketing de conteúdo

O que 3 mil anúncios de vagas nos ensinaram sobre os profissionais de Marketing de Conteúdo

Você tem o que é preciso para ter sucesso no mundo do marketing moderno?

À medida que o cenário do mercado continua se transformando, as exigências e as expectativas em torno dos profissionais de marketing de conteúdo evoluem.

Assim, mesmo quem já é craque na escrita precisará encontrar outras maneiras de expandir suas habilidades se quiser se diferenciar.

Mais e mais empresas vêm buscando talentos para preencher vagas de Comunicação e Marketing que exigem adaptação constante às últimas tendências.

Entretanto, muitas vezes as organizações têm dificuldades em recrutar e reter profissionais qualificados para essas funções.

Por causa da falta de atualização dos programas universitários, há uma carência de talentos, de modo que as habilidades e conhecimentos da próxima geração de profissionais de marketing moderno devem ir além do currículo tradicional para que eles se mantenham competitivos.

Mas então onde exatamente estão os postos de trabalho nessa economia de alta procura e baixa oferta do Marketing de Conteúdo? O que os recrutadores buscam no candidato ideal?

Depois de examinar mais de 3.300 ofertas de emprego específicas para o Marketing de Conteúdo no site Indeed.com. a mais recente pesquisa da Fractl revela o estado do mercado de trabalho na nossa indústria nos Estados Unidos e confirma a noção de que o candidato competitivo de hoje deve ser um profissional híbrido: parte técnico, parte artista.

Confira nossa análise da pesquisa a seguir!

3 conclusões sobre o cenário atual do Marketing de Conteúdo

1) Experiência muitas vezes vale mais que formação acadêmica

A discussão sobre se é a experiência ou a educação o mais importante é antiga: enquanto uns argumentam que a experiência é mais valiosa do que um diploma, outros insistem que uma educação formal é a base para uma carreira de sucesso.

Porém, observando o nível mínimo de experiência exigido, assim como o mais alto nível de educação favorecido nos anúncios, os dados mostram que diplomas acima do bacharelado normalmente não são necessários, mesmo para posições de nível sênior.

Esses resultados estão de acordo com a enquete da Chronicle of Higher Education, que revelou que a mídia e a indústria de Comunicação valorizam mais a experiência do que a formação acadêmica.

2) A localização faz toda a diferença

Como era de se esperar, os estados americanos conhecidos pela abundância de gigantes da mídia e startups de tecnologia — como Nova York e Califórnia — tiveram o maior número de postos de trabalho per capita em Marketing de Conteúdo, com Massachusetts na primeira posição: lá, são 37 postos de trabalho por 1.000 habitantes.

Estados com crescimento de economias criativas, como Washington e Carolina do Norte, também ficaram em alta: 18 e 12 respectivamente.

Enquanto isso, 12 estados na área central do país (Grandes Planícies) e no Vale do Mississippi são praticamente zonas mortas, com zero anúncios de vagas em Marketing de Conteúdo!

3) Habilidades híbridas que vêm ganhando importância

Ainda mais importante é o fato de que os dados apontaram para um conjunto recorrente de competências-chave que os recrutadores estão procurando no candidato de Marketing de Conteúdo.

Individualmente, essas habilidades são comuns em várias funções de Marketing, mas em conjunto, criam o profissional de Marketing de Conteúdo híbrido ideal, que impulsiona a inovação e o engajamento.

Saiba mais a seguir!

9 habilidades técnicas e criativas que todos profissionais de Marketing de Conteúdo deveria dominar

Habilidades técnicas

À medida que o marketing se torna mais dependente de plataformas online e ferramentas digitais, as competências técnicas se tornam mais requisitadas.

A familiaridade com essas habilidades e ferramentas ajuda os departamentos antes isolados a colaborarem entre si de forma mais eficiente, e os cursos e certificações permitem que os profissionais demonstrem facilmente seu empenho e competência.

1) SEO

Os profissionais de Marketing de Conteúdo precisam ter, no mínimo, uma compreensão básica de táticas de SEO, como análise de palavras-chave, link building e otimização on- e off-page, a fim de criar e executar campanhas e estratégias de sucesso.

O complexo mundo do SEO pode mesmo parecer intimidador, mas não tema: nós contamos com um Guia Definitivo para ajudá-lo a entender de vez esse conceito, aplicá-lo e se inspirar nas dicas de especialistas.

2) Google Analytics

Como uma parte importante de uma campanha de Marketing de Conteúdo é sempre medir e registrar o desempenho, dominar uma das melhores e mais utilizadas ferramentas de análise de dados é obrigatório, certo?

A Google oferece treinamento gratuito, suporte e até mesmo certificação para suas ferramentas de análise, incluindo cursos online que vão de princípios de plataforma aos fundamentos de aplicativos para celular.

Além disso, você também pode conferir nosso Guia Completo do Google Analytics, com tudo o que você precisa saber para começar a usar agora essa importante ferramenta!

3) HTML & CSS

É verdade que a maioria dos profissionais de conteúdo não vai precisar construir um site inteiro do zero, mas saber um pouquinho sobre as línguas mais comuns e básicas de codificação (HTML e CSS) pode ajudar muito, especialmente quando se trabalha com sistemas de gerenciamento de conteúdo para as tarefas diárias, como posts para blog e landing pages.

Para consultas rápidas, a HubSpot oferece um guia para hacks de HTML e uma página de perguntas frequentes sobre CSS (ambos em inglês).

4) Programação

Não conhecer conceitos básicos de programação coloca os profissionais em desvantagem quando se trata de negociar orçamentos justos, fixar prazos realistas e conhecer as possibilidades e limitações dos projetos potenciais em colaborações.

A Codecademy tem se tornado uma grande autoridade para que quer aprender a codificar graças a sua interatividade e, mais importante, tutoriais grátis (tudo em inglês).

A Udemy também oferece cursos de baixo custo em linguagens de programação (em português e inglês). Ambas contam com aulas do básico ao avançado, como Ruby e Python.

Habilidades criativas

Enquanto a maioria das habilidades técnicas refletem expertises mais específicas, concretas e práticas, as competências criativas são mais conceituais.

Além disso — embora geralmente sejam melhor aprendidas por meio da experiência direta — buscar o conselho de líderes na indústria também é uma maneira útil de construir os talentos em demanda.

Veja quais são eles:

5) Redação

Profissionais de Marketing de Conteúdo devem produzir conteúdo de qualidade consistentemente, a fim de contar a história da sua marca enquanto engajam o público-alvo e influenciam a experiência do cliente.

Dessa forma, independentemente do formato, canal ou veículo, a escrita será sempre o núcleo de Marketing de Conteúdo, não é?

Um bestseller sobre o tema extremamente valorizado na indúsitra é o Everybody Writes (em tradução livre, “Todo mundo escreve”), de Ann Handley, um manual exemplar de escrita e Marketing de Conteúdo.

Além disso, a Rock Content também conta com o Escreva Para Web, um blog dedicado exclusivamente à redação web e seus dilemas e a certificação em Produção de Conteúdo para Web, que pode ajudar você a se qualificar para as exigências do mercado.

6) Estratégia de Marketing

Dependendo dos objetivos da empresa, há uma série de maneiras diferentes de abordar sua estratégia de Marketing.

Mesmo assim, pode-se dizer que em geral todas as estratégias têm como objetivo unir vários esforços de Marketing e Vendas para alcançar uma vantagem competitiva, concorda?

Isso quer dizer que os profissionais de Marketing de Conteúdo devem entender não só como seu papel impacta a estratégia do ponto de vista do Marketing, mas também a própria estratégia de negócio da organização.

Quer aperfeiçoar suas habilidades nesse quesito? Vale conferir o livro da Harvard Business Review com os 10 melhores textos sobre Marketing estratégico, esse e esse post do Marketing de Conteúdo que falam sobre o assunto.

7) Estratégia conteúdo

“Marketing de Conteúdo” e “estratégias de conteúdo” são expressões muitas vezes usadas de maneira intercambiável, no entanto, trata-se de práticas muito diferentes:

  • estratégia de conteúdo é o planejamento e gerenciamento de conteúdo;
  • enquanto o Marketing de Conteúdo é uma abordagem de Marketing que usa o conteúdo para estabelecer relacionamentos com clientes e posicionar a marca como uma especialista credível.

Ainda assim, um não pode existir sem o outro, por isso os profissionais que trabalham com conteúdo devem ser bem versados em estratégia para evitar a criação de conteúdo sem visão de longo prazo ou planejamento.

Para melhorar a sua abordagem em estratégias de conteúdo, confira o livro The Elements of Content Strategy, de Erin Kissane, que oferece uma visão sobre as suas raízes e princípios básicos. Nosso webinar sobre como montar o melhor planejamento de conteúdo também poderá ser bastante esclarecedor!

8) Liderança de pensamento

A liderança de pensamento é comumente vista como o objetivo final, enquanto o Marketing de Conteúdo é o meio para atingi-la.

Estabelecer-se como expert ou líder de autoridade por meio da demonstração é uma habilidade essencial em um cenário competitivo.

Reconhecendo as várias definições do termo, o e-book do LinkedIn (em inglês), específico para os profissionais de Marketing, ajuda a desmistificar liderança de pensamento e suas aplicações ao longo de cada etapa do ciclo de compra.

Já o livro Stand Out (também em inglês), de Dorie Clark, entrevista líderes de pensamento da indústria do Marketing de Conteúdo para ensinar aos leitores como desenvolver ideias que vão além da autopromoção e perspectivas que irão inspirar outros para criar uma sequência orgânica.

9) Desenvolvimento de marca (branding)

Desenvolvimento de marca (brand development) envolve tudo que vai da definição e posicionamento da marca à distinção do seu valor.

Levando em consideração a estratégia global de negócios, o branding mantém a imagem de uma organização para construir a equidade da marca e garantir sua integridade.

Para quem está começando, nosso post sobre como fazer a gestão de marca pode resolver muitas dúvidas!

Pronto para melhorar suas habilidades de Marketing de Conteúdo?

Independentemente dos seus anos de experiência ou da sua formação, o mais vital para qualquer profissional de Marketing de Conteúdo é a importância da educação continuada e de manter-se antenado com as últimas novidades e tendências do setor.

Além dos livros específicos, guias digitais e cursos mencionados acima, há toda uma série de podcasts, webinars, newsletters e artigos prontamente disponíveis na web.

Sites como o blog da HubSpot, o marketingdeconteúdo.com, bem como o Escreva Para Web, são apenas alguns dos recursos com curadoria de líderes da indústria que você deve consultar regularmente para a melhoria contínua e educação.

Aliás, já que a atualização constante é requisito para qualquer profissional de marketing em busca de sucesso, aproveite para fazer nossa Certificação em Marketing de Conteúdo e torne-se um expert (com certificado!) na estratégia que é tendência consolidada no mercado.

Até a próxima!

Este post é uma adaptação do artigo What 3,000+ Job Postings Taught Us About Today’s Content Marketers, publicado no blog da Hubspot em 11/07/2016.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!