homem feliz jogando pepéis para cima

Promoção de conteúdo: o que você precisa saber

É comum você se deparar com artigos que abordem a importância do conteúdo para estabelecer e fortalecer uma marca, para gerar o aumento das vendas.

Aqui no blog, abordamos diversos aspectos a esse respeito, sempre procurando fazer com que o seu negócio consiga o maior retorno possível a partir do Marketing de Conteúdo.

Só que uma questão que às vezes fica um pouco para o escanteio é: o que fazer com o material que é produzido?

Porque pode ser uma experiência extremamente frustrante ter tanto trabalho para, no final, olhar os relatórios de visitas e perceber que os cliques e downloads vieram de dentro da própria equipe e do seu círculo social.

Tanta gente na internet o tempo todo. Onde estão os seus leitores?

A resposta para todas essas questões reside em uma ferramenta: promoção de conteúdo.

Por isso hoje ajustamos os refletores do blog e vamos colocá-la como personagem principal da postagem. Vamos apresentar para você o ponto de vista do Marketing Digital a partir dela e entender o seu funcionamento dentro do universo uma estratégia bem-sucedida.

Portanto, prepare-se para conhecer agora tudo que você precisa saber sobre a promoção de conteúdo (mas tinha medo de perguntar).

Promoção de conteúdo — o que é isso, afinal?

Toda vez em que se fala sobre Marketing de Conteúdo como uma ferramenta importante para ajudar uma empresa a vender mais (e melhor), abordamos diversos aspectos que envolvem esse universo, como:

  • Qualidade — do texto, do design, dos canais
  • Constância — um calendário editorial forte que leve em consideração o seu planejamento
  • Relevância — ter sempre em mente que o conteúdo é produzido para um público-alvo específico
  • Objetivos claros — saber o que se pretende com cada ebook, vídeo, artigo ou postagem

Então, na verdade, o nosso pensamento começa ao criar e planejar o conteúdo e chega até o momento da postagem desses materiais.

Chegamos até a pensar nos canais de distribuição, mas achamos que isso será o suficiente para fazê-lo seguir adiante — e quem sabe, viralizar. Afinal, se temos ideia de quem queremos atingir e temos os canais corretos, nada pode nos deter.

E, na verdade, isso até que funcionava bem há cerca de uma década atrás. A questão é que a internet é muito dinâmica e oferece a possibilidade para qualquer um com um mínimo de conhecimento técnico e/ou poder de investimento (tempo, trabalho, dinheiro), possa jogar na rede o seu material. E o melhor, de graça!

Vamos brincar um pouco com números: segundo a agência We Are Social, em relatório divulgado sobre o mundo digital em 2015, são mais de 3 bilhões de internautas no mundo… Imaginemos que apenas 1% desse grupo — 3 milhões — publique algo uma vez por dia, seja em redes sociais ou sites.

Em um ano, são mais de 1 bilhão de materiais novos divulgados. E mesmo que você considere que são diferentes idiomas e assuntos, ainda assim, é uma quantidade considerável.

Aí você se lembra que não são apenas pessoas que publicam. Existem também marcas e empresas que, assim, como a sua, fazem Marketing de Conteúdo.

E a internet vai acumulando e absorvendo isso tudo. Então, hoje em dia (quando é tão corriqueiro postar), foi preciso criar formas de fazer com que apenas os materiais mais atualizados, relevantes e de qualidade cheguem nos seus resultados de pesquisa.

Mais material disponível = seleção mais rígida.

E entre tudo o que você pode e precisa fazer para que o seu material chegue até o público, está a promoção de conteúdo. É ela quem vai criar as pontes para que cada material consiga atingir o maior número possível de interessados.

Agora você entendeu porque essa ferramenta é tão imprescindível?

Habilidades importantes a se considerar antes de promover conteúdo

Enquanto temos muitos experts em criar conteúdo, não são todos eles que têm as habilidades para promovê-lo. E, é aí que muitas estratégias acabam por alcançar resultados aquém do esperado.

Mas quer uma boa notícia? A habilidade pode ser trabalhada e desenvolvida. Portanto, separamos uma lista de quais são aquelas que você precisa reconhecer em você mesmo e na sua equipe:

Pensamento Crítico

Muita gente define o sucesso de uma ação ou tática como sorte, enquanto outros lutam para entender porque um material conquistou tanto e outro, feito nos mesmos moldes, caiu no esquecimento. Mas, quem consegue desenvolver um pensamento crítico para promover conteúdo, vai além do óbvio.

Eles passam a analisar o porque do sucesso e do fracasso, separar os nichos de melhor aplicação, analisar em relação à própria empresa e entender como será possível testar.

Pesquisa

Não cansamos de falar que uma das melhores características para um profissional de sucesso é ser um eterno curioso. Na verdade, colocar para funcionar um conteúdo é fácil, depois que se entende perfeitamente os processos e as etapas envolvidas. E isso, só vem através de muita pesquisa para embasar o conhecimento.

Equilíbrio

Rotinas, incêndios e problemas surgem aos montes. Os obstáculos fazem parte da rotina de qualquer ser humano. Portanto, é preciso entendê-los como parte do processo para poder decidir os graus de importância de cada acontecimento.

Como se comportar diante de um viral negativo para a sua marca? Quais os momentos para se reavaliar um plano? E para isso você deve contar com o seu planejamento, o seu conhecimento próprio e do seu time, bom senso e com as métricas estabelecidas para cada ação implantada.

Visão de equipe

Às vezes muitos profissionais escolhem trabalhar com o universo cibernético por simplesmente não gostarem de trabalhar em equipe. Só que, para fazer um bom Marketing de Conteúdo e promovê-lo, é fundamental ter habilidades sociais.

E a questão é mais próxima do que você imagina: para poder criar valor percebido acerca da sua marca é preciso que você tenha a capacidade de perceber o valor nos detalhes das suas relações. Por isso, aprenda e aplique a empatia — o ato de se colocar no lugar no outro — junto aos membros da sua equipe e aos seus clientes.

Empenho

Distrações existem e são muito boas pra nós. Mas é preciso estabelecer limites. É preciso trabalhar — e muito! — para que o Marketing de Conteúdo da sua marca esteja sempre funcionando da melhor maneira. E não adianta: é preciso se organizar.

Falamos muito sobre o planejamento dos projetos e das estratégias, de calendários editoriais e outras tantas ferramentas… só que elas não vão adiantar de nada se você não conseguir se encontrar dentro das rotinas. Portanto, busque formas e estratégias que permitam a você estar confortável para atingir os seus objetivos e respeite seus limites.

Lembre-se de que sua equipe está aí para ajudá-lo.

Conhecimento

Conteúdo bom é aquele que não fica engessado com o tempo e se modifica a partir das necessidades e desejos do público. Afinal, nada na vida é imutável, muito menos o conhecimento. A cada dia surgem coisas novas que fazem com que os hábitos e comportamento do seu público se alterem.

A promoção efetiva de conteúdo é aquela que está sempre a par do momento atual e o utiliza para alavancar o acesso aos seus materiais.

É a partir desse conjunto de habilidades, unidas à realidade do seu negócio e de mercado, que será possível, não apenas criar conteúdo de forma brilhante, mas também de fazê-los chegar às mãos — e olhos — corretos.

Onde promover seu conteúdo

Só que esse trabalho de habilidades nos leva a necessidade de desenvolver conhecimentos bem específicos para promover com eficácia. Se temos materiais matadores, um público interessado e a capacidade de promovê-los, a questão é: para onde devemos seguir com o conteúdo?

Bom, o universo digital é bem legal e democrático. Ele nos oferece diversas oportunidades de encontrar e travar contato com os nossos clientes em potencial:

O email

Não seja um daqueles profissionais que ainda torcem o nariz ou acham que promover conteúdo através de mensagens eletrônicas é o mesmo que lixo eletrônico. Não!… O email marketing passa longe disso.

Na verdade, a questão principal está em oferecer informações úteis e relevantes para quem está interessado. De forma organizada e, principalmente, consentida. Por isso, que tal criar uma newsletter com periodicidade programada, design interessante e links para os seus materiais?

Segmente as suas listas e encaminhe materiais de acordo com o interesse de cada grupo de leads. Ofereça materiais ricos, webnars, podcasts, e todo o tipo de conteúdo que aquele público específico irá consumir e, claro, aprender bastante com ele.

As Mídias Sociais

Sabendo onde está o seu público, fica muito mais fácil criar uma rede de compartilhamento dos seus materiais. Então, não esqueça de investir em diferentes e atraentes chamadas, aliar a uma ótima imagem e publicar o conteúdo diversas vezes para atingir diferentes públicos, de forma programada.

Você vai ver, aos poucos, seus cliques, likes, compartilhamentos e seguidores aumentarem mais e mais.

Content Syndication

O nome é complicado, mas esse é um canal bem simples e efetivo para promover seu conteúdo. Na verdade é o processo de levar o seu site, blog, vídeos e afins para outros sites. Você pode promover parcerias com outros promotores de conteúdos e a partir daí criar um ciclo em que se aumenta a autoridade do seu próprio blog, o tráfego e, consequentemente, os seus leads.

Grupos de conteúdo

Existem portais que agrupam e divulgam conteúdo em diversas áreas de conhecimento. O interessante, aqui, é achar quais as páginas que são as melhores — elas também vão se tornar uma ótima fonte para pesquisar e ampliar o conhecimento — para o que você tem a oferecer.

Só não esqueça que o bom conteúdo é aquele que consegue promover a sua marca sem a necessidade de fazer propaganda de ponta a ponta.

Guest Blogging

Outra prática essencial para a promoção de conteúdo é contar com parceiros para fazer Guest Posts. Esse tipo de postagem no blog de marcas e empresas que tenham uma temática semelhante à sua, permite que você alcance uma audiência nova para o seu blog.

Dessa forma você pode finalizar o seu conteúdo de visitante com um CTA para um artigo ou material que você esteja querendo promover.

Confira nesse post as melhores dicas para fazer o seu guest post ser públicado em sites importantes.

Os melhores métodos de promoção de conteúdo

Só que nenhum canal para promover o seu conteúdo pode funcionar sem uma forma correta de utilização. Isso significaria atirar o escuro e cruzar os dedos para acertar o alvo. Então, é preciso eleger boas técnicas que ajudem a ampliar as chances de sucesso.

Por isso, aproveite os canais que mencionamos acima e os métodos selecionados abaixo:

Aspas matadoras

Toda área de atuação tem experts famosos. Por isso, que tal pedir para eles algumas palavras sobre um assunto específico para incluir em seu material?

Uma boa frase de alguém de respeito no seu conteúdo pode trazer mais seriedade para a sua marca, além da oportunidade de divulgação desse conteúdo com menções e links aos perfis oficiais do autor dessas aspas.

Chamadas irresistíveis

Falamos nelas acima, mas vale a pena voltar ao assunto. Cada rede social têm um formato e um público. Por isso, lembre-se de usá-los a seu favor para poder publicar diversas vezes o seu material. Lembre-se do uso de hashtags, menções, palavras-chave… tudo respeitando o limite de caracteres.

Ah, e vale lembrar que conteúdos compartilhados com imagens bem selecionadas e editadas fazem com que muito mais pessoas passem a enxergar o seu conteúdo e, assim, aumentar os cliques.

Rede de influências

Assim como existem os experts famosos, todas as redes também têm os seus influenciadores. Lembra, na escola, aquele grupo que sempre lançava moda pelos corredores e todo mundo seguia? Pois então, são eles mesmos.

Aproveite para fazer ações junto a eles que ajudem a divulgar a sua marca e o seu conteúdo. Só não esqueça de pesquisar para ter a certeza que os ideias da marca e do influenciador sejam os mesmos, para evitar que sua promoção de conteúdo se transforme em uma dor de cabeça.

Artigos de texto em diferentes formatos

Se você produziu um material absolutamente fantástico, ele não precisa morrer como apenas um artigo popular. Ele pode servir de base para diferentes formatos, entre audiovisual, slides, PDF, ebook… Lembre-se de famosa frase do químico Lavoisier: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Conteúdos antigos levando às novidades

E quem disse que um conteúdo antigo não pode servir para nada. Se ele for atualizado, pode continuar rendendo bons cliques. Então, aproveite para fazer um Call to Action (CTA) linkando para artigos mais novos no site.

Assim você mostra que não apenas no passado produziu conteúdo fantástico, mas até hoje continua sendo uma ótima referência.

Pronto. Agora que já fizemos uma apresentação bem completa sobre a promoção de conteúdo, é chegada a hora de você se sentar com papel e caneta (físicos ou virtuais) e descobrir como você, sua equipe e a sua empresa podem colocar em prática essa importante ferramenta para ajudar nas conversões a partir do Marketing de Conteúdo.

Ah, e já que estamos falando em promover a sua marca, não deixe de aprender como transformar clientes em promotores, conquistando fãs. Afinal, ações que ajudem a alavancar vendas são sempre muito bem-vindas!

marketing de conteúdo

 
Autor(a)

Escrito por: Autor Convidado Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!