O que fazer se ninguém está vendo seu conteúdo? 2

O que fazer se ninguém está vendo seu conteúdo?

Se você ler nosso blog verá que batemos insistentemente na tecla de que você precisa produzir conteúdo de alta qualidade. Sim, PRECISA. E por alta qualidade, nós realmente queremos dizer as coisas boas. Não aqueles textos copiados, mal escritos, sobre temas irrelevantes. Nós estamos nos referindo a algo que as pessoas queiram ler (ou escutar, ou assistir). Estamos falando de conteúdo fresco, relevante, útil para sua audiência, que acrescentará algo a vida deles.

Então, se você produzir esse tipo de conteúdo (ou contratar alguém para fazer ele para você), está tudo certo, não é? Bem, a resposta é não.

Em algum momento, nós dissemos que conteúdo de qualidade se promove sozinho? Que se seu conteúdo for bom o suficiente, duendes mágicos do Google irão encontrá-lo e levá-lo para todas as pesquisas de sua adorável audiência? É possível, mas muito pouco provável.

Criar conteúdo que chama a atenção é vital, mas não é o único passo. Após você estar muito confiante que o material que você está produzindo é bom, você tem que se preparar e ir para guerra. (Com guerra, eu quero dizer: promova seu conteúdo.)

Uma vez que a qualidade dos seus textos, vídeos, podcasts e o que for que você estiver produzindo estiver assegurada, é nesse próximos passos que você deve focar e trabalhar:

Número 1: Construa sua rede de contatos

Ontem, hoje, amanhã, na próxima semana, todo o tempo você precisa estar construindo sua rede de contatos na Internet. Esses contatos serão blogueiros, jornalistas, usuários influentes de redes sociais e outras pessoas que tem contato com a audiência que você procura. (E você achava que aquela sub-celebridade com 1 milhão de seguidores no Twitter nunca poderia te ajudar).

A grande dica para expandir sua rede de contatos e se conectar com pessoas influentes?

(São duas na verdade.)

1. Faça algo grandioso.

2. Seja uma pessoa legal.

Você precisa fazer algo (como criar um conteúdo fantástico) que valha a pena prestar atenção. E você precisar ser o tipo de pessoa que os outros gostem de conviver.

Entretanto, não tente cultivar seu relacionamento somente com os gigantes. Esses serão ótimos relacionamentos, mas você também quer expandir sua network para pessoas que tem audiências perto do tamanho da sua. Pense como um grupo. À medida que os sites crescerem, vocês serão capazes de apoiar e encorajar um ao outro.

Fazer contatos não é ficar puxando saco de pessoas que você não gosta.  Fazer contatos é cultivar relacionamentos com pessoas que são apaixonadas pelas mesmas coisas que você. Gaste seu tempo com pessoas que você respeita e gosta.

Número 2: Faça tudo compartilhável

À medida que você for construindo sua rede de contatos e criando conteúdo épico, lembre de fazer com que seja fácil de compartilhar seu trabalho.

Faça um estudo de conteúdos que são muito compartilhados nos seus sites favoritos. Você será capaz de desenhar um modelo similar para o seu material. Mas não se limite a elementos superficiais – como chamadas no estilo de jornais tablóide (Mulher troca filhos por churrasco!) – e sim, tente fazer com que a experiência de ter contato com seu texto faça com que sua audiência queira compartilhá-lo.

Número 3: Copiar não leva à vitória!

Você nunca será capaz de realmente promover conteúdo em que você sempre copia uma argumentação e concorda com ela. Mesmo se você fizer um texto bem escrito. Mesmo se você colocar bons títulos. Seu conteúdo PRECISA ter uma voz única. Ele PRECISA de um ponto de vista. Você precisa se posicionar e desenvolver seu próprios argumentos. Você precisa de algo como uma impressão digital – algo sobre você, o jeito como você argumenta, suas ideais e seu conteúdo que ninguém mais tem.

Não importa o tema que você está discutindo, sempre existe uma forma de se diferenciar (e consequentemente, se destacar). Você não quer ser mais um na manada. Pode levar tempo, gastar muitas células cerebrais e palavras escritas. Mas sempre tem um jeito.

Existem muito mais coisas que você pode fazer para que seu conteúdo épico e original seja visto por milhares de pessoas. Você pode começar lendo esse post. E fique sempre ligado em nosso blog pois traremos mais dicas para você divulgar todo esse conteúdo excelente que você está produzindo.

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!