psicologia das cores

Psicologia das cores: descubra o significado de cada cor e como usá-las para aumentar sua taxa de conversão!

A psicologia das cores é um estudo que contribui para que possamos interpretar como as cores afetam emoções e aguçam os sentidos de quem as percebe.

Consequentemente, é importante aprender a usar o significado de tal elemento favoravelmente para a transmissão de informações.

No marketing, cada detalhe implícito no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma – estimulando ou dificultando a compra.

Neste post, você vai poder conferir como o mercado faz uso das cores a partir de casos de sucesso que podem contribuir com sua própria estratégia, e listaremos também ferramentas para você colocar em prática todo seu estudo.

Vamos lá?

As cores no marketing

Mesmo sabendo da importância que as cores possuem, é comum vê-las junto ao “tópico” design deixados como fatores de baixa prioridade em estratégias de empresas dos mais variados setores.

De acordo com algumas pesquisas, 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de compra. “A cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”, segundo Neil Patel do Quick Sprout.

Não negligencie essa área em seus projetos. Uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode culminar em resultados não satisfatórios.

Alguns estudos podem ajudar de uma maneira bem rápida todas essas escolhas. O autor Robert Plutchik, por exemplo, criou uma roda de emoções ligando-as a determinadas cores.

O pessoal da CopyPress desenvolveu uma ilustração baseada nessa roda, mostrando de uma maneira mais lúdica todos esses sentimentos. Veja:

psicologia das cores: roda das emoções

Nessa representação, o autor considera que existem oito emoções primárias: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria.

Perceba que existem pontos positivos e negativos em cada uma das variações de tons. Nos tópicos abaixo você vai perceber que empresas tentam combinar emoções tais como essas para sugerir ideias pré-concebidas a seus clientes.

As cores nas imagens

Alguns sites podem te ajudar a escolher paletas de cor harmônicas para seus projetos, mas aqui vai uma dica: combine cores complementares para destacar elementos de conversão.

No exemplo abaixo, destacamos o botão de conversão (no caso, o call-to-action) com uma cor complementar à do fundo.

psicologia das cores

 

Amarelo e Roxo são cores complementares no disco cromático. Veja:

psicologia das cores

Ferramentas

Abaixo você confere algumas ferramentas que podem te ajudar a escolher uma cor apropriada para as suas imagens:

Adobe Kuler

psicologia das cores

Esse site da Adobe fornece paletas prontas e uma ferramenta completa para criar variações de até 5 cores por vez.

Você pode usar de composições Análogas, Monocromáticas, Tríades, Complementares, Compostas, Variações Tonais ou Personalizadas.

Material Design Colors

 

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Flat Design. O Google recentemente adotou esse estilo que vai de cores até elementos gráficos e que, por sinal, é um dos modelos que mais inspira no design digital atualmente.

Através desse site você conseguirá encontrar variações tonais que colaborarão com seu projeto, além de deixá-lo com um aspecto super moderno.

E se você for usar essas cores em um projeto web, use esta ferramenta do Google que prepara todo o código CSS por trás das cores.

ColourCode

Este site te ajuda a achar cores aleatórias para seu projeto. E o melhor: ele te dá o código RGB imediatamente.

ColorZilla

O ColorZilla é um plugin possibilita que você capture uma cor diretamente do seu navegador, sem ter que tirar print de nada. Assim fica fácil para obter aquela cor que te chamou atenção em outro site.

Ele pode ser adicionado nos navegadores Google Chrome e, claro, para Mozilla Firefox.

Color Scheme Designer e Colour Lovers

Assim como o Kuler, estes sites permitem que você encontre paletas prontas ou monte as suas com base em composições do disco cromático.

Tem alguma outra ferramenta para indicar? Não deixe de comentar ao final do post.

As cores nos vídeos

Se o seu produto, serviço ou estratégia envolve a produção audiovisual, é interessante que você se atente às famosas Direção de Arte, Fotografia e Produção.

No vídeo a seguir, temos alguns exemplos de escolhas de paletas que contribuem para o significado da mensagem a ser transmitida:

 

Como você pode ver, existem sensações positivas e negativas para as cores. Além disso, dentro de cada cor, temos variações de tons que podem ajudar a encontrar a variação/emoção correta que você procura.

Se você procura por mais dicas de vídeo, acesse esse post.

O significado de cada cor

Agora você aprenderá um pouco mais sobre o conceito de cada cor e como eles podem melhorar seus resultados.

Diariamente, profissionais das mais diversas áreas consideram o significado das cores na hora de aplicar no trabalho.

Por exemplo, designers sempre (ou quase sempre) se atentam à proposta a qual estão trabalhando para escolher exatamente qual paleta representará as marcas que eles criam.

No infográfico a seguir, do pessoal da The Logo Company é possível observar a relação da cor e o posicionamento de grandes marcas:

psicologia das cores

Quando falamos de logotipos ou marcas já conhecidas no mercado, podemos perceber que as pessoas já estão acostumadas a ligar cores a determinados tipos de comportamento.

No mundo do marketing não é diferente. É importante entender o que cada cor representa e estimula nas pessoas para fazer a escolha certa. Infelizmente, nem todos os profissionais dessa área se atentam a isso.

Para facilitar a vida desses profissionais, alguns especialistas do No Film School fizeram um compilado de significados e significantes comumente ligados a determinadas cores:

  • Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
  • Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
  • Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, radiosidade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo
  • Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagancia, excessivo, flamejante
  • Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, auto-consciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
  • Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
  • Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
  • Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
  • Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
  • Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
  • Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
  • Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza

Significado da cor vermelha

O vermelho é uma das cores mais simbólicas do mercado, pode significar cor da paixão ou da fome.

Pense em marcas como Burger King e MC Donalds, que possuem essa cor em sua marca.

Além disso, é notável a cor vermelha em campanhas de promoção – principalmente no varejo. Percebemos que essa cor tende a estimular a ação, pois é uma cor quente que chama a atenção dos leitores.

Pensando nisso, também é possível notar que ela é utilizada em sinalizações de urgência, uma vez que a cor é capaz de se destacar nos ambientes.

Significado da cor laranja

Para quem busca por cores vibrantes em campanhas e anúncios, o laranja é a escolha perfeita.

De acordo com pesquisas realizadas, foi possível perceber que trata-se de uma cor enérgica, que desperta o ânimo do usuário, além de estimular a criatividade e auxiliar na atração de consumidores.

Sendo uma cor derivada do vermelho, o laranja tem características muito alegres e estimulantes, acabando por despertar o desejo de ação do usuário.

Em relação ao vermelho, o laranja acaba tendo a vantagem de ser mais agradável aos olhos, menos agressivo.

Quando o laranja é aplicado no mundo do marketing, ele pode significar criatividade, alegria e confiança nas empresas.

De modo geral, podemos observar essa cor em marcas que querem retratar acessibilidade e espírito jovem.

Significado da cor amarela

Assim como o vermelho, o amarelo possui característica de estimulante de apetite – podemos observar que, junto ao vermelho das marcas do MC Donalds e Burger King, o amarelo tem destaque.

No entanto, se usado separadamente, a cor pode transmitir ideia de otimismo, uma vez que é considerada uma cor acolhedora.

Geralmente é usado para sinalizar situações onde é preciso ter cuidado e atenção.

E em muitos casos, ajuda na concentração de quem está dentro de um determinado ambiente, além de estimular o intelectual e sugerir animação.

No marketing, o uso do amarelo é muito comum em CTAs. Isso acontece porque a cor consegue chamar a atenção do usuário e fazê-lo se concentrar em detalhes específicos da landing page, por exemplo.

Em sites e apresentações, essa cor tem o poder de passar uma sensação de transparências nas negociações com os clientes.

Significado da cor Verde

O verde, como já imaginado, tem grande referência quando o assunto é natureza e meio ambiente.

No entanto, seu significado não acaba por ai. Ele também é capaz de trazer sensações de equilíbrio, harmonia, saúde e frescor ao ambiente.

Geralmente é utilizado em lojas, hospitais e centros de saúde para passar sensação de relaxamento e calma aos visitantes e pacientes.

Os produtos de higiene tendem a utilizar essa cor como referência de frescor para os clientes.

Além disso, locais que precisam transparecer tranquilidade também optam pelo verde, por ser uma cor bem equilibrada.

Para o mundo corporativo, o verde é capaz de trazer a sensação de coerência, sendo interessante em alguns momentos de negociação e relacionamento com o cliente.

Significado da cor Azul

O azul claro, assim como o verde, traz a sensação de higiene e frescor para o espectador.

Além disso, é uma cor capaz de estimular a criatividade em um ambiente e transmitir a sensação de sucesso e conquista.

Já o azul escuro é mais comum em momentos corporativos, onde a sensação de poder e confiança são reforçadas pela sobriedade da cor. Tem como característica a capacidade de levar segurança e tranquilidade para as pessoas.

Geralmente o azul é usado em meios corporativos por ser uma cor mais sóbria – dando a sensação de não invasivo.

Muitas pesquisas realizadas afirmam, inclusive, que a cor é capaz de reforçar confiança na marca. De modo geral, a cor é associada a paz, é capaz de reduzir o apetite e estimular o pensamento criativo.

Significado da cor Roxa ou Violeta

O violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria.

Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.

Além disso, essa cor é capaz de transmitir a sensação de mistério e questões abstratas, além da sensatez e calma características.

Muitas pessoas, inclusive, utilizam o violeta como uma forma de fazer menção à espiritualidade.

Devido às sensações de nobreza, sabedoria, imaginação e criatividade, essa cor costuma ser usada em marcas de produtos de beleza e estabelecimentos que visam o bem-estar, como SPAs e clínicas de estética.

Significado da cor Marrom

Quando pensamos em sofisticação e seriedade, o marrom é a cor mais recomendada. Ele é capaz de transmitir conceitos que se associam à natureza e segurança.

Comumente conseguimos perceber o uso dessa cor em produtos orgânicos e coisas relacionadas à natureza, uma vez que proporciona sensação de estabilidade e de um produto rústico.

Essas características que remetem à confiança e elegância acabam implicando no uso da cor em empresas dos segmentos de design de interiores, pisos, móveis, empórios, lojas com produtos exclusivos e “gourmet”, etc.

Para empresas do universo corporativo, a cor tende a reforçar a sensação de comprometimento, organização e seriedade empresarial.

Significado da cor Rosa

O rosa, assim como o azul, é dividido entre tons mais suaves e mais fortes. O rosa suave tende a indicar delicadeza. Característico do universo feminino, também simboliza inocência, romantismo e proteção.

Já os tons mais intensos estão diretamente relacionados à modernidade e são comumente utilizados para despertar a atenção do público.

Ambos os tons podem ser encontrados em marcas femininas e infantis.

Além disso, podemos perceber o uso desses tons em lojas jovens e estabelecimentos que comercializam doces.

Isso acontece, principalmente, porque a cor transmite a sensação de inovação e diferenciação, despertando o desejo e a atenção do público por conhecer algo novo e diferenciado.

Significado da cor Branca

Uma das cores mais neutras da paleta, o branco é denominado como “cor pura”, sendo capaz de transmitir a sensação de tranquilidade, limpeza e organização.

Além disso, essa cor é capaz de ressaltar a luz das outras cores, quando combinadas. É uma das cores mais fáceis de ser combinada e desperta a sensação de harmonia e equilíbrio quando posta junto com outras cores mais intensas.

Essa cor também tem o poder de acalmar, transmitir pensamentos de competência, pureza e frescor.

No mundo do marketing, principalmente quando pensamos em marketing de conteúdo, o branco é utilizado como cor prevalecente em blogs e materiais ricos.

Isso acontece porque ele permite que o destaque aos CTAs, por exemplo, seja notável. Uma vez que trata-se de uma cor capaz de levar luminosidade, ele dá aos botões de conversão o devido destaque.

Significado da cor Preta

O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força.

Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada à medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal.

Por ser uma cor neutra, assim como o branco, acaba transformando a combinação com outras cores uma coisa bem simples, capaz de refletir diferentes simbologias.

Na maior parte das vezes, o preto é utilizado em tipografias devido à sua neutralidade. A cor, por ser considerada forte, acaba se destacando em alguns fundos, dando mais legibilidade na hora da leitura.

Sua neutralidade auxilia na combinação com outras cores, transmitindo ideias diversas, como modernidade ou conservadorismo, inovação, tradicional, elegância, sofisticação, etc.

Significado da cor Cinza

A junção das duas cores mais neutras da paleta (preto e branco) resultam no cinza, uma outra cor considerada neutra.

Ele tende a ser utilizado para ressaltar outras cores, pois sua neutralidade auxilia no destaque de outros tons.

No entanto, é comum vermos esse tom utilizado em empresas do segmento de tecnologia e no universo corporativo, uma vez que transmite a sensação de solidez, formalidade e modernidade, além, claro, de ser um tom agradável.

O cinza passa uma ideia de responsabilidade, conhecimento e profissionalismo – e tende a ser utilizado em design corporativo.

A tecnologia e inovação também são bem representadas pelo cinza. Essa cor, em combinação com outras, também transmite a sensação de harmonia e equilíbrio.

Existe cor certa para o meu site ou blog?

Como você pôde observar no significado de cada uma das cores, elas têm o poder de comunicar os valores e objetivos da empresa.

Toda a comunicação da empresa, desde a marca às apresentações, materiais publicitários, site, blogs, etc., precisa ser bem pensada, uma vez que é fundamental ter coerência e transparência na mensagem que você pretende transmitir.

Pense sempre no significado de cada uma das cores antes de utilizar na sua marca. Ela tende a refletir a forma com que o seu público vai se comunicar com seu serviço ou produto. Por isso, pode ser um diferencial competitivo em alguns casos.

Qual é a cor certa para vendas online?

Mas será que as cores são capazes de influenciar as decisões dos consumidores também nas lojas virtuais e impactar as taxas de conversão dos e-commerces?

De acordo com pesquisas recentes, a resposta é sim. Dados extraídos a partir de diversas fontes e reunidos no infográfico How Colors Affect Conversion Rate da Quicksprout, apontam alguns números interessantes sobre o assunto:

  • Os anúncios coloridos são 26% mais reconhecidos pelos consumidores que suas versões em preto e branco
  • A cor também aumenta o reconhecimento de uma marca por parte dos consumidores em 80%
  • Entre as mulheres, azul, roxo e verde são as cores preferidas, enquanto que, para os homens, azul, verde e preto são as preferências
  • Do outro lado, laranja, castanho e cinzento são as cores que mais desagradam as mulheres, e castanho, laranja e roxo são as mais odiadas pelos homens

Outro dado importante revela que as cores também influenciam na percepção de preço por parte dos consumidores.

O vinho, por exemplo, foi associado ao conceito de requinte, o preto a sofisticação, enquanto que o laranja foi ligado à ideia de preço baixo e justo.

Algumas cores também podem estimular sensações pouco agradáveis e devem ser evitadas. O cinza, por exemplo, foi associado à solidão e tristeza, e o castanho a aborrecimento.

Qual é a melhor cor para se fazer um banner?

Agora que você já sabe da importância e do impacto que cada cor é capaz de causar dos consumidores, deve estar se perguntando qual a melhor opção de tom para um banner e, consequentemente, o botão de call-to-action (chamada para ação) deste.

Essa, porém, não é uma questão simples de ser resolvida.

A primeira razão para isso é o fato de que não existe um único tipo de consumidor.
Como cada personalidade reage de forma diferente a cada cor, a escolha deve ser feita com base no público que se deseja atingir.

As pessoas mais impulsivas, por exemplo, reagem melhor a cores como o azul, o laranja e o preto. Mas se o seu público-alvo está em busca de preços baixos, aposte em tons como azul escuro e verde.

Já os clientes mais tradicionais convergem mais com cores como rosa, azul claro e rosa escuro.

E não se engane. Muitas vezes, algumas associações lógicas podem nos confundir e nos levar a escolher as cores erradas para o botão de compra.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com a Hubspot, que realizou um teste para saber qual a melhor cor para seu botão de conversão.

Seguindo o raciocínio das cores utilizadas no semáforo, eles imaginaram que a cor vermelha seria associada à ação de parar, enquanto que a verde seria remetida à ideia de seguir com a ação.

Portanto, segundo essa lógica, os botões com a cor verde deveriam ter uma taxa de conversão expressivamente maior que os da cor vermelha. Os resultados, porém, mostraram o oposto.

Segundo a empresa, a página que continha o botão vermelho teve uma conversão de 21% maior do que a que continha o botão verde.

O exemplo acima prova uma orientação consensual entre os especialistas no assunto – cada caso terá uma resposta diferente a cada cor.

Portanto, se você quer usar a psicologia das cores para aumentar as vendas em seu site, saiba que terá que testar várias opções e ver quais geram os melhores resultados.

Porém, algumas dicas podem te ajudar a elaborar uma linguagem visual mais atraente para seus consumidores:

  1. Use uma cor que combine (mas também contraste) com as demais cores usadas no site e no fundo do botão;
  2. Opte sempre por uma cor forte e sólida, que estimule uma reação nos consumidores;
  3. Não esqueça de deixar uma margem de segurança ao redor do botão de compra. Além de garantir um visual mais limpo, essa técnica evidencia ainda mais o botão;
  4. Cuidado também na escolha da cor do texto dentro do botão. O ideal é que ele contraste com a cor de fundo;
  5. Além da cor, escolha com cuidado também o local onde o botão será posicionado. Ele deve ter destaque na página e facilitar o clique.

Na dúvida, sempre faça testes

Fazer testes é fundamental. Principalmente quando falamos sobre calls-to-action.
É interessante testar cerca de duas opções para entender quais cores mais convertem para o seu tipo de público.

Isso é importante porque muitas vezes algumas cores podem despertar sentimentos diferentes, dependendo do segmento do seu negócio. Por exemplo, nós realizamos testes para saber quais cores convertem mais nos CTAs de anúncios de materiais ricos.

São colocadas duas versões rodando por um prazo pré definido e, a partir dos resultados, damos prioridade para aquela combinação de cores para garantir bons resultados em conversão (saiba mais sobre o teste A/B).

Agora que você já sabe da importância de escolher bem as cores para o seu botão de call-to-action e como escolher as melhores tonalidades para cada caso, comece a fazer alguns testes e veja como seus consumidores reagem.

Lembre-se de fazer um teste por vez, afinal de contas você precisa saber o que está funcionando ou não.

Gostou do post? Compartilhe conosco sua experiência com cores deixando um comentário e confira também esse post para melhorar ainda mais o design do seu blog ou sua marca!

 
Autor(a)

Escrito por: Werik Gonçalves Werik é um publicitário especializado em marketing e design, sagitariano de nascença e geek por escolha. Onde vive? Como se alimenta? Descubra no Globo Repórter.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!