Raio X dos times de marketing do Brasil

Raio X dos times de marketing no Brasil

Nos últimos 3 anos, escalar o time de marketing da Rock Content foi um desafio interessante e aprendemos muito neste processo.

Assim, sabemos que essa não é uma tarefa simples, mas que a avaliação de alguns benchmarks pode ajudar a construir a equipe ideal para uma organização.

Para entender melhor como as empresas brasileiras organizam suas equipes de marketing, realizamos pesquisas e entrevistamos cerca de 3.000 profissionais de marketing de todo o Brasil nos anos de 2015 e 2016.

Os dados que compartilhamos abaixo são estatísticas da pesquisa Content Trends 2016 e também resultados de muitas entrevistas  que fizemos com clientes e parceiros da Rock Content.

Esperamos que vocês gostem!

Raio X dos Times de Marketing: composição dos times

Raio X dos times de Marketing: funções do time

De acordo com nossa pesquisa, as funções mais citadas em um time de marketing entre os participantes foram:

  • Analista de Marketing (34,2%)
  • Analista de redes sociais (31,1%)
  • Gestor/Produtor de conteúdo (30,7%)

Por outro lado, apesar da importância de uma estratégia de Search Engine Optimization para garantir o sucesso do Marketing de Conteúdo, apenas 9,7% afirmaram contar com um Analista de SEO.

Tamanho da empresa: até 25 funcionários

A maior parte das empresas com até 25 funcionários possui apenas uma pessoa responsável pelo marketing.

Raio X dos times de Marketing

Nelas, os cargos predominantes são:

  • Produtores de conteúdo
  • Analistas de redes sociais
  • Analistas de marketing
  • Designers

Raio X dos times de Marketing

Tamanho da empresa: 26 a 100 funcionários

Em empresas de 26 a 100 funcionários, cresce o tamanho da equipe de marketing, que passa a ter entre 2 a 5 funcionários e, consequentemente, aumenta a necessidade de coordená-la melhor.

Raio X dos times de Marketing

Por isso, os analistas de marketing e redes sociais continuam sendo maioria, mas o cargo de gerente/coordenador de marketing ganha mais força em relação às empresas de menor porte:

Raio X dos times de Marketing

Tamanho da empresa: mais de 100 funcionários

Em empresas de grande porte, as equipes de marketing se tornam ainda maiores: 74,9% das empresas têm 2 ou mais funcionários.

Raio X times de Marketing

Por isso, amplia-se ainda mais a necessidade dos papéis de gerente e coordenador, mas os analistas de marketing, redes sociais e produtores de conteúdo também continuam sendo predominantes no time.

Raio X dos times de Marketing

Esses dados mostram informações extremamente relevantes para você conseguir configurar a sua equipe de marketing.

Fazer um benchmark das empresas que estão estabelecidas no mercado e entender por que essas equipes estão configuradas dessa forma pode ajudar a garantir o sucesso do seu time de marketing.

Para aprender ainda mais sobre a construção e configuração do seu time baixe o nosso ebook gratuito: Times de Marketing: como estruturar, contratar e escalar o seu.

Times de Marketing download

 

 
Autor(a)

Escrito por: Lizandra Muniz Meio publicitária e meio escritora. Apaixonada por palavras, séries, cultura pop e versões em miniatura de animais.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!