rand fishkin

Quem é Rand Fishkin, qual é sua história e como foi que ele fundou a Moz

Se você se interessa por SEO, precisa saber agora quem é Rand Fishkin, qual a sua história e como foi que ele influenciou o mundo das SERPs!

Se você se interessa ou conhece SEO é bem provável que já tenha ouvido falar no nome de Rand Fishkin.

Ele é fundador da Moz, uma das empresas mais respeitadas do mundo em SEO, e referência no assunto já há muitos anos.

Mais do que isso, porém, Rand se mostrou um líder e empreendedor digno de nota, e a sua trajetória nos traz lições valiosas que podemos aplicar no dia a dia.

Quer saber o que está por trás do sucesso desse guru do SEO e como as realizações dele podem ajudar a sua carreira? Então vamos lá!

Quem é Rand Fishkin?

Rand Fishkin é um dos maiores nomes do SEO da atualidade. Ele é fundador e ex-CEO da Moz, uma das maiores empresas do mundo em soluções de SEO, além de referência na produção de conteúdo sobre o tema.

Rand usa o título de “mágico da Moz”, e tem como características um estilo irreverente e a habilidade de explicar temas complicados de maneira simples e compreensível.

Essas qualidades o ajudaram a se destacar como empreendedor e fazer a Moz evoluir até se tornar a gigante que é hoje.

Além disso, outra marca do “mágico” é o seu par de tênis amarelos, que ele usa em todas as conferências e eventos em que participa desde o início da carreira. O objetivo? Ser reconhecido facilmente!

O “mágico da Moz”

Em referência ao famoso filme “O mágico de Oz”, o título do guru do SEO dá uma ideia da credibilidade que ele tem no mercado de marketing digital como um todo.

Mas o que levou a tanto reconhecimento e fez com que ele se tornasse um verdadeiro influenciador, chegando a casa dos 373 mil seguidores no Twitter e 22 mil fãs no Facebook?

Veja algumas das formas que o “mágico da Moz” usou para se destacar:

Produção de conteúdo

Podemos dizer sem medo que se não fosse a produção de conteúdo tão apurada, Rand dificilmente teria tanto reconhecimento hoje em dia.

Além de ser o criador do blog SEOMoz, que mais tarde veio a se tornar a companhia, ele continua contribuindo regularmente com materiais relevantes.

Talvez o mais conhecido hoje seja a série Whiteboard Friday, em que ele explica conceitos avançados de SEO em vídeos fáceis de entender.

Inbound.org

Rand também é co-fundador, do Inbound.org, uma comunidade de marketing com mais de 200 mil participantes.

Tudo começou com um artigo que ele escreveu, falando sobre a ideia de construir uma espécie de Hacker News (uma famosa comunidade de empreendedores) para profissionais de marketing.

Um ano depois, com a ajuda de Dharmesh Shah, da Hubspot, o projeto saiu do papel e continua a crescer até hoje.

Reconhecimentos

Rand Fishkin é presença constante na mídia, principalmente por seu papel de sucesso como empreendedor. Por conta disso, ele já recebeu várias menções em publicações conhecidas, como:

  • Businessweek;
  • The Next Web;
  • Inc 500;
  • Forbes;
  • entre outros.

Isso sem contar as várias entrevistas e artigos em blogs reconhecidos contando casos de sucesso de Rand envolvendo a Moz e seu papel no crescimento da empresa ao longo dos anos.

A história da Moz

A Moz é hoje uma referência quando o assunto é SEO, e possui diversas soluções que ajudam desde pequenos negócios locais até grandes corporações.

A questão é: como tudo começou? O que Rand fez para iniciar um negócio de tanto sucesso, quando ainda nem havia tanta demanda assim por SEO?

Podemos dizer que tudo começou com a identificação de uma necessidade. Profissional de web design, Fishkin já estava familiarizado com a importância de ter um website nos primeiros lugares das páginas de busca.

Por isso, em 2004 ele criou um blog, que se tornaria um dos maiores sobre o assunto no mundo, chamado SEOMoz.

Sua habilidade de explicar conceitos complicados de forma simples, a experiência em lidar com empresas que precisavam investir em SEO da maneira certa e o crescimento cada vez maior da demanda por esses serviços resultaram em um novo negócio: um negócio de consultoria.

Depois de alguns anos, esse negócio passou novamente por uma transformação, e passou a ser uma empresa de produtos voltados para o SEO.

A Moz.com recebeu alguns rounds de investimento, chegando a ser colocada na lista da Inc 500, na posição #334, e considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Seattle.

Produtos e ferramentas

É impossível falar da figura de Rand e não destacar algumas de suas principais contribuições através da Moz.

Talvez você já conheça bem as ferramentas e produtos da empresa e até use alguns deles no dia a dia.

Mas de qualquer modo, veja o pacote completo de soluções oferecidas atualmente e como podem ajudá-lo ainda mais em seus esforços de marketing e SEO:

Moz Pro

O Moz Pro é o produto mais completo da empresa, e se declara o conjunto completo de ferramentas de SEO, perfeito para aumentar a visibilidade e o rankeamento de um site.

Entre as ferramentas que fazem parte do Moz Pro, encontramos:

  • análise de rankeamento;
  • pesquisa de palavras-chave;
  • acesso e avaliação de links relevantes na web;
  • análise de SEO;
  • otimização de páginas;
  • relatórios de tráfego;
  • e muito mais.

Moz Local

O SEO local tem sido cada vez mais importante para ganhar a atenção dos clientes que estão fisicamente próximos, e a Moz novamente entendeu essa tendência ao lançar o Moz Local.

A proposta do produto é não só fazer uso dos recursos de busca local disponíveis nos mecanismos de pesquisa, mas também maximizar a sua presença online.

O produto tem até recursos como monitoramento de reputação e integração com serviços como o Google Meu Negócio e o Yelp.

Keyword Explorer

Essa é uma ferramenta gratuita da Moz feita para ajudá-lo a descobrir as melhores palavras-chave a serem priorizadas na sua estratégia de SEO.

A versão completa, na qual você pode criar, importar e exportar listas de palavras-chave só está disponível para os clientes do Moz Pro.

Mozscape API

Por meio dessa API você ganha acesso ao vasto acervo de métricas e dados sobre URLs da Moz, e usá-los para uma infinidade de projetos e ferramentas que deseje desenvolver para o seu negócio.

Entre as opções estão o acesso gratuito limitado ou vários planos pagos com alcance mais amplo à biblioteca da empresa.

Open site explorer

Assim como o Keyword explorer, esse recurso está parcialmente disponível de graça, com sua versão completa à disposição apenas dos usuários do Moz Pro.

Com ele, você pode pesquisar qualquer URL do seu site e encontrar os backlinks feitos para ele e até potenciais riscos para a saúde do seu SEO.

SEO Toolbar

Disponível por enquanto apenas para o Google Chrome, a barra de tarefas de SEO mais completa da atualidade serve para realizar análises competitivas e construir uma estratégia de link building realmente eficiente.

As informações são apresentadas de forma simples mas completa, com tudo o que você precisa para tomar boas decisões no dia a dia.

3 lições que você pode aprender de Rand Fishkin

Como todo líder e empreendedor, Rand Fishkin não chegou aonde está por mero acaso ou sem passar por dificuldades. Com isso em mente, podemos aprender várias lições que o tornaram essa figura tão admirada.

Veja x lições práticas que podem ajudá-lo na sua própria jornada empreendedora (e na vida):

Esteja à frente do mercado

Rand se mostrou pronto para usar a sua experiência com web design a fim de educar o mercado, que na época ainda era novo e desconhecido, o que resultou na criação de um nicho de mercado.

A criação de um blog sobre SEO foi determinante no nascimento e crescimento da Moz como principal empresa do mercado.

É essencial se destacar

Os tênis amarelos, o cabelo e o bigode engraçados, o jeito de ensinar, tudo isso faz de Rand Fishkin uma figura marcante no mercado.

Esses detalhes mostram algo óbvio, mas que ele mostrou entender perfeitamente desde o início da carreira: é indispensável se destacar dos demais.

Seja qual seja a sua forma de fazer isso, encontre um diferencial e garanta que seja reconhecido positivamente por conta dele.

Se prepare para tomar decisões difíceis

Quando passou por um período difícil de depressão, Rand soube que era hora de se ausentar do seu cargo como CEO da Moz e deixar alguém capaz de cuidar do negócio como ele merecia.

Depois de resolver sua batalha pessoal, ele voltou melhor do que nunca a desempenhar seu papel como o amado “mágico da Moz” pelo qual ficou conhecido.

A lição: esteja preparado para tomar decisões difíceis, isso pode fazer toda a diferença tanto para o futuro do seu negócio quanto da sua vida.

Observar mais de perto a carreira de Rand Fishkin nos ensina lições valiosas sobre marketing digital e como conduzir uma carreira de sucesso: o segredo está em entender as necessidades do mercado, se preparar bem para atendê-las e encontrar formas de sair do lugar comum e se destacar.

Além de Rand Fishkin, há muitas outras referências no marketing que vale a pena conhecer. Veja, por exemplo, o que você pode aprender com o maior nome do marketing, Philip Kotler!

  • Lizandra Muniz

    O Rand é foda! Recomendo muito a série whiteboard friday dele. Já aprendi demais!

  • Juliana Ribas

    Muito bom o texto. O Rand é foda mesmo, já vi vários vídeos dele e são muito bons!

  • Guilherme Barra

    Tudo sobre Rand! Legal demais. Nunca tinha visto um material como esse. Bem massa!

  • Letícia Abrantes

    Material incrível de um cara mais incrível ainda! 🙂

  • Luiza Drubscky

    Todo marketeiro tem muito o que aprender com o Rand! O texto ficou ótimo 😀

  • Esse é um cara bom de vir no RDSummit, viu!

    • Andre Mousinho

      Nó! Seria sensacional! #RandnoRDSummit

  • Raíssa Galvão

    Que incrível! Sempre quis saber mais sobre a história dele. Ótimo post 😀

  • Gustavo

    Monstro do Marketing!

  • Andre Mousinho

    Tirando os aprendizados na Rock e na prática, sem dúvidas foi com o Rand que eu mais aprendi de SEO! O cara é muito didático. Quem quer aprender sobre SEO tem a obrigação de assinar a newsletter e acompanhar tudo da MOZ!

  • Dafne Braga

    O Mago de Moz é foda! Recomendo demais acompanhar a Whiteboard Friday!

  • Laís Bolina

    O bigode que você respeita.

  • Marina Cordeiro

    Eita, já conhecia a Moz, mas não sabia da história do Rand Fishkin! Adorei essa do tênis amarelo! hahahah

  • ZûK Chagas

    A bigodeira mais style do marketing mundial.

  • Clara Kraft Borges

    Os vídeos dele são sempre incríveis! Meu preferido é esse ó: https://moz.com/blog/minimum-viable-seo-whiteboard-friday

  • Renato Mesquita

    Já aprendi muita coisa com o Rand e a Moz. Fonte de estudos semanais!

  • Werik Gonçalves

    Muito bom. Sou fã do Whiteboard Friday!

  • Igor Cantuária

    Nuuu!! Já era fã do Rand, mas não sabia da sua história. Muito bommm!!! #RandnoRDSummit