Redação publicitária

Redação publicitária: entenda a importância e suas características

Toda empresa deseja atrair e conquistar clientes. E essa é uma tarefa complicada, que exige muito empenho dos empresários e dos seus colaboradores.

Para tornar esse processo um pouco mais fácil é importante investir em ações de marketing que vão contribuir para a divulgação e para a exposição da sua marca.

Na ponta desse processo está a redação publicitária — técnica responsável por conceituar as campanhas de divulgação e um dos pilares da Publicidade.

Apesar do nome, a redação publicitária não consiste apenas na produção de textos e abrange todo o processo criativo essencial para as atividades de comunicação.

Dessa forma, o redator publicitário atua desde a criação do conceito de uma ação de marketing até o fechamento da campanha de divulgação. Um trabalho essencial para qualquer mecanismo de propaganda utilizada por uma empresa.

Saiba mais sobre esse assunto a seguir:

A técnica

Uma campanha de marketing começa com a definição de um objetivo e a identificação de qual público pretende atingir.

A partir daí, entra o redator publicitário, que vai conduzir as pesquisas e criar um conceito que vai orientar todo o processo de divulgação. E não para por aí: ele também vai determinar como a linguagem vai se encaixar no contexto e como vai se aproximar das pessoas.

É em cima desse processo que o designer vai desenvolver os materiais gráficos que serão utilizados na campanha.

Dessa forma, independentemente do tipo de peça que será criada, a redação publicitária é um elemento de grande importância para o desenvolvimento de um trabalho mais amplo: todo o processo de divulgação das empresas e das marcas.

Não é à toa que a redação publicitária está em todas as mídias de propaganda. Você pode encontrá-la em:

  • anúncios em jornais e revistas;
  • banners;
  • busdoors;
  • displays;
  • flyers;
  • folders;
  • mídias exteriores;
  • outdoors;
  • postagens e artes nas redes sociais;
  • roteiros de comerciais para TV;
  • sites e blogs;
  • spots de rádio;
  • textos para vídeos (online ou não);
  • entre outras possibilidades.

Os elementos essenciais

Para escrever uma boa redação publicitária, é necessário ficar atento a alguns quesitos necessários para a aplicação da técnica.

Sem eles é bem provável que os seus textos de divulgação não terão o resultado esperado, o que pode colocar o seu planejamento de marketing em ameaça.

Nos próximos parágrafos ,vamos apresentar alguns dos elementos essenciais para produzir bons textos e contar com uma divulgação de qualidade. Confira:

Clareza

Um bom texto é aquele em que as pessoas conseguem entender a mensagem.

Se o leitor-cliente não conseguir compreender o que você escreveu, provavelmente a sua ação de divulgação não trará resultados. E isso acarreta perda de tempo e dinheiro.

Portanto, uma redação publicitária precisa ser clara e objetiva.

Concisão

Para algumas pessoas, os bons textos são longos e repletos de palavras de todos os tipos. Mas, na verdade, a qualidade de uma redação se mede pela capacidade do autor em se expressar pela linguagem escrita.

Uma boa redação publicitária é concisa, em que o escritor consegue falar muito usando poucas palavras — o que exige grande habilidade de escrita.

Parte disso se deve aos produtos publicitários:

  • comerciais em TV e rádio têm pouco tempo;
  • anúncios em jornais e revistas precisam ser objetivos para serem compreendidos antes de se virar a página;
  • e propagandas em redes sociais, sites e blogs precisam chamar a atenção antes da rolagem da barra lateral.

Interesse

Como dito no tópico anterior, um anúncio precisa chamar a atenção — e, na maioria das vezes, na 1ª olhada ou em curto espaço de tempo.

Para conquistar a atenção do leitor, é preciso produzir um conteúdo interessante e que se destaque em meio à concorrência (outros anúncios e textos que possam vir próximos ao seu material).

No meio publicitário existe uma máxima que diz: “o importante não é como você fala, mas o que você fala”. Ou seja, a forma como o anúncio será veiculado não é mais importante do que o conteúdo da sua divulgação.

Por isso a redação publicitária é tão necessária nas campanhas de marketing. E ela precisa ser sempre interessante.

Proximidade

Isso mesmo! Para escrever uma boa divulgação, é necessário conhecer o seu público-alvo.

Colocar nos textos publicitários elementos que aproximem o leitor da marca faz com que o seu material ganhe credibilidade e conquiste mais facilmente o seu cliente. Então nada de “achismos” na hora de escrever!

Defina com quem o seu anúncio vai se comunicar e desenvolva uma redação direcionada para essas pessoas.

No marketing, existe o conceito de persona, que define um perfil eficiente do público de uma empresa. Essas informações tornam mais fácil o processo de produzir conteúdo voltado para as pessoas que se relacionam com a sua marca.

Persuasão

Mais do que bem escrito, interessante e bem organizado, a redação publicitária tem que ser persuasiva.

O texto do seu anúncio ou da sua divulgação precisa convencer as pessoas de que os seus produtos ou os seus serviços são essenciais para a vida deles e, com isso, fazê-los procurarem a sua empresa para consumir.

Uma propaganda que não desperte o interesse do cliente em comprar é sinônimo de prejuízo. A empresa perde o tempo e o esforço usados na criação da campanha, e até o cliente perde tempo lendo o seu texto.

Então, fique atento para que a sua redação publicitária seja convincente e persuasiva.

Trabalho em equipe

A redação publicitária não caminha sozinha. Geralmente, ela vem acompanhada de artes e trabalho gráficos, que são desenvolvidos pelo designer.

Portanto, é importante saber trabalhar em equipe para não perder boas ideias e criar uma campanha ruim, que vai atrapalhar a estratégia de marketing.

Às vezes, um bom texto acaba sendo escondido ou perdido diante de uma direção de arte malfeita, assim como uma bela produção gráfica não salva uma redação ruim.

O equilíbrio está na interação e no diálogo com os profissionais que trabalham na campanha ou que possam acrescentar algo ao trabalho.

Gostou deste post explicando o que é redação publicitária e a sua importância? Então não deixe de conferir este texto sobre o que é semântica e como ela ajuda a ranquear posts no Google.