O guia definitivo para promoção de conteúdo em redes sociais

O guia definitivo para promoção de conteúdo em redes sociais

Produzir conteúdo de qualidade e relevante é a principal chave para uma estratégia de marketing de conteúdo ter sucesso. Mas simplesmente criar textos engajantes e ebooks de altíssima qualidade não é o suficiente. Você precisa colocá-lo na frente das pessoas certas. Mas como assegurar que você conseguirá fazer com que seus materiais cheguem às mãos das pessoas ideais? No post de hoje daremos algumas dicas de como promover seu conteúdo usando as redes sociais. E fique atento, pois em textos futuros falaremos de outras formas de divulgar o material que você estiver produzindo!

Divulgue seu conteúdo

Após produzir um material rico, como um ebook ou um vídeo, ou um post em seu blog você precisa promovê-lo para que as pessoas saibam que você está disponibilizando tal conteúdo. Então, segmente, personalize e customize. É essencial que seu conteúdo seja relevante para quem irá  lê-lo ou baixá-lo, pois caso contrário será um esforço em vão.

Por exemplo, produzir um ebook sobre as melhores tintas para se usar em sua área de lazer, não será muito útil para mães que estão procurando qual a melhor fralda para um bebê recém-nascido. Então, mire nas pessoas que estão interessadas nos tópicos que você aborda em seus materiais.

As redes sociais

Usar bem as redes sociais é o primeiro passo para obter sucesso na promoção de conteúdo. As possibilidades oferecidas e a diversidade nessas redes são inúmeras e você conseguirá atingir os mais diversos públicos. Mas lembre-se que cada rede social tem suas características específicas!

Facebook

É claro que começaríamos falando da maior rede social do mundo. Com milhões de usuários o Facebook é o arroz com feijão da sua distribuição de conteúdo. Tudo o que você produzir precisa ser divulgado aqui!

  • Use sempre imagens e descrições curtas. Ao promover um ebook ou outro material, use a capa do material ou uma imagem relacionada. Também tenha uma descrição curta e rápida, explicando o motivo pelo qual a pessoa deve baixar seu conteúdo. Não tente falar demais! Você precisa ser conciso pois a atenção da pessoa se dispersará facilmente no meio de tantas informações que a rede trará.
  • Promova o conteúdo mais vezes ao longo das próximas semanas. O Facebook não mostrará seu conteúdo para todas as pessoas que curtiram sua página. Então, divulgue duas ou três vezes seu material, para que ele chegue aos olhos de um maior número de pessoas.
  • Publique em grupos de discussão relacionados. Nem todas as pessoas que estão procurando o conteúdo que você disponibilizou já curtiram sua página. Então, entre em grupos de discussão de temas relacionados e comente, sempre apresentando seu ebook. Escreveu sobre o que você precisa levar em um mochilão? Procure grupos de viagens e de mochileiros. Eles com certeza estarão mais interessados do que as pessoas em um grupo de yoga.
  • Não tema usar a promoção paga. Conteúdo promovido não é propaganda. Você usar a promoção de postagem que o Facebook oferece não é a mesma coisa de um comercial durante seu programa de TV favorito. Como disse acima, somente postar algo em sua página não irá atingir toda sua base de curtidas. A promoção de um post fará com que ele atinja e apareça para um número muito maior de pessoas. Além disso, você poderá segmentar quais pessoas você deseja atingir, seja pelo sexo, faixa etária, região onde mora, e outros critérios. Uma dica: Materiais ricos, como ebook e white papers, trarão muito mais retorno se divulgados dessa forma.

Twitter

Apenas 140 caracteres para divulgar um ebook ou um texto novo no blog são suficientes? Claro que sim! O Twitter é mais dinâmico e permite uma aproximação diferenciada na divulgação de conteúdo.

  • Utilize hashtags existentes para participar de conversas em andamento. Hoje, dia 27 de janeiro, o principal tópico em discussão é o #Grammy, que ocorreu ontem a noite. Então, se você tem um texto ou material relacionado a isso, como algo sobre produção de eventos ou críticas sobre música, você pode usar a hashtag e fazer com que as pessoas que estão lendo sobre isso vejam seu material. Mas não tente divulgar algo que não se relacione. Não adianta nada tentar divulgar um vídeo sobre segurança em transações na Internet com a #GrammynaTNT.
  • Mencione pessoas influentes que possam se interessar pelo assunto. Seus temas são sobre culinária? Por que não tentar falar com alguns chefs famosos? Caso um deles se interesse pelo que você fez e retuíte ou incie uma conversa com você, os milhares de seguidores deles também verão essa interação.
  • Programe tuítes para outros horários. Nem todo mundo estará online na hora que você divulgar seu conteúdo, correto? E quase ninguém lerá todos os tuítes perdidos. Então publique em horários diferentes para atingir o maior número de pessoas possíveis.

Google Plus

A primeira coisa que veio a sua cabeça foi “mas o G+ não faz sucesso nenhum no Brasil!”. De fato ele não é tão influente quanto a gigante da Internet queria. Mas ele tem alguns pontos diferencias. Cada curtida (+1) nele, te ajuda a rankear melhor no Google, o que é essencial para todo material. Ele é bastante semelhante ao Facebook, mas te traz algumas novas possibilidades.

  • Faça um hangout para discutir com seus seguidores os temas de seu conteúdo. Você poderá fazer um webinar para conversar com seu público sobre o que você disse em um texto ou white paper. Isso poderá atrair muita gente que deseja saber mais sobre seu conteúdo e você terá a chance de responder todas as questões que eles tiverem.
  • Segmente seu público em círculos e divulgue suas mensagens direcionadas para cada um deles. Você poderá customizar cada vez mais suas mensagens e ser mais pessoal e próximo de seu público.

Linkedin

Por ser uma rede social profissional, o Linkedin demanda uma linguagem mais séria e focada, mas é uma excelente ferramenta para a divulgação de materiais.

  • Atualize a página da sua empresa. Sempre divulgue todo o conteúdo que produzir na página de sua empresa. Escreveu um texto para o blog? Gravou um novo vídeo? Lançou um ebook? Tudo isso deve ser divulgado na página de sua empresa, para que todos que a sigam, vejam suas novidades.
  • Compartilhe em seu perfil pessoal. Disponibilizar conteúdo relevante e material rico em sua página pessoal assegurará o seu conhecimento sobre o assunto e construirá sua reputação ao redor daqueles temas. Fora isso, as pessoas que não seguirem sua empresa mas estiverem conectadas a seu perfil, também irão ver o que você estiver produzindo.
  • Divulgue em grupos de discussão relacionados. Assim como no Facebook, você deve divulgar seu conteúdo em grupos que tem temas relacionados ao que você estiver produzindo. Sempre coloque alguns comentários pessoais e deixe bem claro que você não está somente spamando o link.

Então, você tem alguma dúvida sobre como usar uma rede social para divulgar o conteúdo que você produzir? Ou tem alguma outra técnica ou sugestão para compartilhar com a gente? Não deixe de comentar abaixo!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!