régua de relacionamentoE-commerce Trends 2017.

">

Saiba como fidelizar os clientes do seu e-commerce usando a régua de relacionamento!

Ter um bom relacionamento com os clientes é essencial para o sucesso de qualquer e-commerce. Conheça nesse post uma estratégia que pode impulsionar essa relação!

Aumentar o volume de vendas (68,6%) e fidelizar clientes (34,7%) são um dos principais desafios enfrentados pelos e-commerces segundo a pesquisa E-commerce Trends 2017.

Esses dois obstáculos podem ser solucionados a partir de um bom relacionamento entre o e-commerce e os atuais e potenciais clientes.

Investir nessa relação é uma estratégia importante que impacta diretamente no processo de fidelização. Afinal, consumidores satisfeitos apresentam mais chances de retornarem e consumirem pela segunda vez.

Porém, para esse objetivo ser alcançado é preciso saber aproveitar os momentos favoráveis para comunicação. Essas oportunidades são valiosas e podem ser determinantes tanto para converter quanto para fidelizar clientes.

Descubra nesse post, como o email marketing aplicado de acordo com a régua de relacionamento pode ser muito útil nessa tarefa!

O que é?

A régua de relacionamento é uma estratégia que consiste no envio de email marketing em momentos específicos para os contatos do e-commerce, levando em conta a etapa na qual ele se encontra no funil de vendas.

O objetivo dessa técnica é tornar a comunicação via email ainda mais eficaz, reforçando a imagem do negócio e aumentando as chances de conversão.

Para isso, é imprescindível conhecer muito bem a persona do e-commerce para escolher os momentos certos de entrar em contato, quais assuntos abordar, tipo de linguagem antes de realizar os disparos.

Como pode ser feito?

Imagine que um visitante que acaba de fornecer o email para receber as newsletters do seu e-commerce e se transforma em um lead. Ele pode ficar mais satisfeito se nesse momento chegar uma mensagem dando boas vindas.

Nela você também pode aproveitar e explicar como será a frequência de disparo e os tipos de assuntos que serão abordados. Assim, se ele não tiver interesse ele poderá se descadastrar sem ter recebido vários emails e mantendo uma imagem positiva de seu e-commerce.

O envio de uma mensagem de agradecimento quando uma compra for realizada também é uma prática muito positiva que pode aproximá-lo de seus consumidores.

Além desses momentos, você também pode realizar um disparo quando:

  • o carrinho de compras for abandonado;
  • se tiver muito tempo que o contato não realiza uma compra;
  • em datas comemorativas do comércio com promoções;
  • no aniversário desse contato desejando parabéns;
  • e, muito mais!

Quais os principais benefícios?

O principal objetivo desse contato é melhorar o relacionamento do seu e-commerce com quem já é cliente para que ele retorne e compre novamente e também com quem ainda não realizou uma compra, para deixá-lo ainda mais próximo de realizar.

Com a régua de relacionamento é possível construir e manter um contato regular de forma que o seu negócio não seja esquecido e também se destaque em meio a tantos que existem no mercado.

De forma personalizada e segmentada é possível construir emails com conteúdos e assuntos atrativos e de acordo ao interesse de quem vai receber.

Obs.: Lembre-se que o assunto do email será a primeira informação à vista e que vai ser decisiva para o contato abrir o seu email. Aprenda mais com o nosso post: 6 dicas profissionais para criar assuntos de email irresistíveis!

Bônus: Importância do email marketing para e-commerces

O email marketing é um canal que oferece um contato direto e de forma pessoal.

Ele pode ser usado para divulgar os conteúdos publicados no blog do e-commerce. Por meio de uma newsletter, por exemplo, você pode expandir o número de leitores de determinados posts. Com ele você também pode descobrir qual formato e assunto é o mais popular para futuras publicações.

Investir nesse tipo de estratégia representa mais uma chance de nutrir os leads que forneceram informações importantes de contato (ex: nome e email) e melhorar o relacionamento entre eles e o seu e-commerce.

E se engana quem acredita que o email marketing morreu e não é uma estratégia eficaz!

De acordo com a Pew Research, cerca de 92% dos adultos online possuem uma conta de email e destes 61% utilizam suas contas diariamente.

Ou seja, esse canal é uma ótima oportunidade tanto para promover conteúdos quanto para melhorar o relacionamento com os clientes atuais e em potenciais de seu e-commerce!

Bônus: Panorama da estratégia de email marketing entre os e-commerces brasileiros

A prática de envio de emails é uma estratégia muito valiosa para os mais diferentes segmentos de e-commerce, mas precisa ser feita com cuidado para não ter o efeito contrário e prejudicar a imagem de seu negócio.

Segundo a E-commerce Trends 2017, cerca de 91,8% dos consumidores afirmaram receber emails de e-commerces.  Uma taxa alta que revela o grande impacto que essa estratégia apresenta, além de reforçar a importância dela ser muito bem planejada.

Entre os respondentes que afirmaram consumir de e-commerces e receber emails, perguntamos qual era a opinião deles em relação a frequência de envio. A maioria, considera a frequência de envio exagerada (67,6%).

Essa informação deve ser vista como um alerta para que a frequência de disparo seja algo repensado. A base de contatos de seu negócio é algo valioso que precisa ser muito bem cuidada.

régua de relacionamento

Cerca de 58,7% dos consumidores de e-commerces afirmaram que o email é uma estratégia que influencia na realização de uma segunda compra.

Se você deseja aumentar as compras recorrentes, invista já em uma estratégia de email marketing!

régua de relacionamento

Porém, se ainda assim você ainda não tem certeza se deve investir em uma estratégia de email marketing para o seu e-commerce, confira aqui mais vinte motivos para ajudá-lo a tomar essa decisão.

Conclusão

Espero que ao final desse post você já esteja pensando em estratégias para a sua primeira campanha de email marketing. E se você já as coloca em prática, em como otimizá-las para alcançar os melhores resultados.

Ficou interessado em aprender mais sobre esse assunto? Conheça o nosso curso de Email Marketing e se torne um profissional qualificado e certificado sobre o assunto.

Se você gostou desse post, curta e compartilhe! E não se esqueça de escrever nos comentários abaixo dúvidas e sugestões sobre e-commerces.