resolucoes de ano novo

Resoluções de ano novo: 15 metas de marketing que você PRECISA bater em 2017

Final de ano dá sempre aquela sensação de “eu poderia ter feito mais”.

Final de ano dá sempre aquela sensação de “eu poderia ter feito mais”.

E ao final de cada ano nós fazemos listinhas de tudo aquilo que pretendemos alcançar no próximo ano.

Na maioria das vezes já em fevereiro nós esquecemos a lista e temos um ano bem parecido com o anterior. Muitas vezes porque criamos metas absurdas, outras vezes escolhemos procrastinar mesmo. Mas fato é que raramente completamos nossas listas.

Para ajudar vocês com isso, nós decidimos fazer as resoluções para o Marketing da sua empresa. Uma lista justa e alcançável. Não será fácil, mas com certeza almejar alcançar essas metas levará sua empresa a resultados incríveis.

Essas resoluções servem para nós da Rock Content também!

Então vamos lá. Vamos ver quais são as 15 coisas que você precisa fazer antes de morrer — ou antes de 2017 acabar!

P.s: no final do post teremos um desafio. Se você bater todas as nossas metas você receberá um prêmio especial da Rock Content.

Dobrar o seu tráfego

resolucoes de ano novo

O nível de dificuldade dessa meta vai variar de acordo com o atual tamanho do seu blog. Por exemplo, você se lembra que em 2015 nós aumentamos o nosso tráfego em 1.772%?

Pois é! Isso é muito mais que o dobro!

Mas esse ano o nosso aumento foi muito menor do que o do ano anterior. Isso quer dizer que foi um ano ruim? De jeito nenhum!

Se o seu tráfego for de 50 pessoas atualmente você precisará de apenas mais 50 pessoas o ano todo para dobrar o tráfego.

Se ele for de 100.000 você vai precisar de 100.000.

Portanto se você tiver um tráfego ainda muito baixo coloque uma meta mais agressiva. Triplicar, quadruplicar, aquilo que você julga um grande desafio e um número que você almeja para o seu blog!

Não preciso nem explicar a importância de ter um ótimo tráfego no seu blog não é?

Bom, e sobre os números da Rock:

Nesse ano tivemos um aumento de 130% quando comparamos novembro de 2015 com novembro de 2016. O número é ótimo já que agora o nosso tráfego é de praticamente 400 mil sessões mensais!

resolucoes de ano novo

Você pode entender melhor nesse post do nosso Gerente de Marketing Renato Mesquita como alcançamos esses números em 2016.

Dobrar isso no próximo ano será um desafio e tanto para nós!

Triplicar o seu número de leads

É isso mesmo! Triplicar!

Mas relaxa. Dobrando o seu tráfego e seguindo as outras resoluções dessa lista você (provavelmente) alcançará esse número!

É claro que o número de leads que você gera atualmente ditarão grau de dificuldade aqui.

Para isso produza materiais ricos que valham a pena, crie landing pages únicas e convincentes, crie CTAs irresistíveis, etc.

Atualizar conteúdos que rankeiam entre 6° e 20° no Google

Um dos maiores objetivos de qualquer empresa que investe em Marketing Digital é alcançar os melhores rankings nas primeira páginas do Google!

Afinal, o tráfego mais barato é o orgânico.

Para você entender melhor a importância da atualização de conteúdo eu aconselho que você leia esse post: Atualização de Conteúdo

Postagens que estão entre essas posições são as que têm maior potencial de alcançar um top 3 no Google.

Como você pode ver no gráfico abaixo 70% dos cliques nas SERPS ficam entre os 6 primeiros colocados.

resolucoes de ano novo

Você definitivamente não quer ficar de fora desse grupo não é verdade?

Para começar a atualizar faça uma lista com os seus conteúdo rankeando nessas posições e que já estejam postados há mais de 6 meses (artigos mais novos que isso podem não receber muita influência).

Revise esses conteúdos, identifique o que falta em cada um deles e melhores o conteúdo, deixando-o mais completo.

Compare com os conteúdos que estão à sua frente e identifique o que você precisa saber para superá-los.

Para conteúdos entre o 10° e o 20° uma atualização pode ser suficiente para te levar a primeira página.

Para o conteúdos que já estão na primeira página, além da atualização você precisará de um bom trabalho de Link building.

Essa resolução pode ajudar bastante a alcançar a primeira! Atualize esses conteúdos e veja os seus rankings e tráfego melhorando!

Diminuir em 30% o número de leads que não convertem em vendas

Já ouviu falar no Vendarketing?

Pois bem, a união entre os setores de vendas e marketing pode reduzir bastante o número de leads que são enviadas para o time de vendas e acabam não convertendo.

Para isso serão necessárias algumas reuniões de alinhamento (chamadas de SLAs) para gerar um consenso entre os dois setores.

O que é um Lead qualificado (MQL)? Qual o momento certo de enviar um lead para o time de Vendas?

Com essa definição e todo mundo falando a mesma língua vocês conseguirá obter uma melhora nas conversões em vendas.

Aqui eu não só te dei uma resolução com os passos para alcançá-la! Veja o nosso post completo sobre Vendarketing e veja a melhora nos seus números em 2017.

Ampliar sua produção (sem perder qualidade)

Outro grande desafio que tivemos esse ano foi aumentar a nossa produção de conteúdo.

Até o mês de julho nós tínhamos um frequência de postagem diária, de segunda a sexta fazíamos um post no blog.

Foi aí que nosso querido CMO Diego Gomes nos deu a agressiva meta de dobrar a nossa frequência. Mas não era um dobrar matemática básica (de 5 para 10). Era um “dobrar” mais profundo que incluia os posts de sábado e domingo, que até então não existiam.

Conclusão “dobramos” a nossa produção de 5 conteúdos semanais para 14. Nossa frequência passou a ser então de 2 posts diários incluindo os finais de semana.

O grande desafio era manter a qualidade desses conteúdos e com esforças dignos de aplausos de toda a equipe do blog (Dafne e Ana) o aumento da frequência não afetou o padrão do nosso conteúdo.

Os resultados você pode conferir abaixo:

Por isso eu passo essa resolução para vocês também! Não precisa duplicar e muito menos postar 56 vezes por mês. Mas tente aumentar o seu volume de postagens e veja o seu tráfego crescer.

Você está estritamente proibido de fazer isso caso a qualidade das suas postagens caia!

Superar o seu melhor post de 2016

Outra resolução bem desafiadora.

Confira qual post seu gerou maior tráfego esse ano e o maior engajamento nas suas redes sociais. Agora tenha como meta fazer um post superior em 2017.

Tente rankear para uma palavra-chave com um alto volume de buscas, faça um post com potencial de viralização, enfim, a ideia eu vou deixar para vocês!

Para ajudar, a próxima resolução talvez seja a chave para você fazer o melhor post que a sua audiência já viu!

Fazer um post que você nunca pensou em fazer antes

Uma outra é resolução interessante e que deu certo para nós esse ano foi essa: fazer um post diferente daquele que já estamos acostumados a fazer.

Um ótimo exemplo disso foi um conteúdo escrito pelo autor que vos fala: como fazer um post genial, onde eu não falei sobre absolutamente nada relevante e ainda sim prendi os leitores até o final do meu post.

O conteúdo é uma valiosa lição para qualquer um que tem uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Como resultado ele foi um dos nossos posts com maior engajamento no ano.

Tente inovar e surpreender essa audiência. X dicas, guias completos, listas, top X melhores, etc. são posts importantes, mas os seus concorrentes fazem igual!

Tente sair da zona de conforto. Não precisa ser um post sarcástico como esse que eu escrevi, mas pode ser um formato novo que você nunca utilizou.

Para ajudar, vou deixar aqui essa lista para você escolher algum que você acredita que possa funcionar melhor para a sua persona. Confira 58 tipos de post para aumentar o tráfego do seu blog.

Reestruture suas personas

Há quanto tempo você não dá uma conferida na sua persona? Será que está tudo certo? Será que os dados estão realmente completos?

Conferir os dados das suas personas é importantíssimo. Você pode ter alcançado uma nova audiência que você não está se comunicando tão bem quanto deveria, pode perceber que havia uma característica na persona que se mostrou equivocada durante o ano, entre outras coisas.

Conheça os seus clientes e verifique se tudo aquilo que você criou como seu cliente ideal, estava realmente correto. Muitos dados podem mudar durante a caminhada.

Esse ano mesmo fizemos uma reestruturação das nossas personas e percebemos que teríamos novos públicos para alcançar. Por exemplo, com o Rock Jobs queremos alcançar o trabalhador desde a faculdade.

Criamos também uma persona que seria o contato em Instituições de Ensino, para nortear na produção de conteúdos voltados para as IEs.

analista de marketing

Corrigir erros de SEO

Um caso que vi repetidas vezes é o de pessoas e empresas que fazem tudo certo, postam com uma boa frequência, produzem conteúdo de qualidades, conseguem alguns links externos, mas mesmo assim, o blog simplesmente não sai do lugar.

A má notícia é que o seu blog pode ter vários erros de SEO que você nem sabia. Possivelmente em posts muito antigos e que você nem lembra que estão no seu blog.

A boa notícia é que agora você sabe!

Então, é hora de corrigir.

Possíveis erros que você precisa conferir em posts antigos e nas próximas postagens:

Erros On Page:

  • Títulos não otimizados
  • Ausência de Meta descrição ou Meta descrição duplicada
  • Imagens não otimizadas para SEO
  • Imagens quebradas
  • URL não amigável
  • Não utilizar as Heading Tags (H1, H2 e H3) corretamente
  • Conteúdos rasos e que não geram tráfego
  • Não fazer um uso correto da palavra-chave no conteúdo
  • Repetição excessiva da palavra-chave (keyword stuffing)
  • Páginas com carregamento lento
  • Falta de links internos
  • Não ser otimizado para mobile

Confira esses dois posts para evitar e corrigir esses erros:

Checklist SEO On Page

Conteúdo para blogs

Erros Off Page:

  • Links quebrados
  • Conteúdos duplicados
  • Receber links de domínios (ruins)

Saiba tudo sobre link building aqui!

Começar uma Newsletter (ou melhorar a que você já tem)

Ter uma Newsletter é fundamental para alcançar várias dessas resoluções aqui.

Aumentar o tráfego, gerar mais leads, educar os seus clientes, conduzi-los pelo funil de vendas, entre outras coisas.

Caso você que está lendo esse post já tenha uma Newsletter, tenha como resolução melhorá-la. Gerar maior engajamento com os seus leitores, reduzir a taxa de cancelamento, entre outras metas.

Essa é a resolução mais simples do ano, mas está aqui porque você não pode viver sem uma Newsletter!

Email marketing: alcance uma taxa de abertura de 30% e um CTR de 3%

O Email Marketing é uma das ferramentas mais importantes para uma estratégia de sucesso no Marketing Digital.

Esses números escolhidos apresentam uma taxa de abertura e de cliques excelente para as suas campanhas! Eles são considerados pelos maiores especialistas como excelentes metas para o seu email.

Será um grande desafio.

Para isso faça boas segmentações, entenda bem as personas que você terá reestruturado (né!), crie assuntos chamativos e CTAs irresistíveis e veja suas taxas aumentando!

Para ajudar você a alcançar esses bons números, confira nossa guia completo do email marketing!

Limpar a sua base de contatos

Limpar a sua base de contatos pode ajudar bastante a alcançar a resolução acima!

Há quanto tempo você não faz isso? Quantas pessoas na sua base estão servindo apenas para suas estatísticas negativas?

Confira quem são os contatos que nunca abrem os seus emails e dê uma última chance. Faça uma lista com subscribers que não interagiram nos últimos 90 dias. Faça um disparo para tentar engajá-los novamente. Em caso negativo remova-os da sua lista!

Procure por email inválidos na sua base, muitos leads ficam um bom tempo sem engajar com a marca e acabam cancelando a conta de email e você continua disparando para um email inválido! Isso é muito comum para emails profissionais. Gerando o que chamamos de hard bounce (erros permanentes).

Emails digitados errados e com problemas de servidor também resultarão em hard bounce.

Fique muito atento com spamtraps também, que podem ser prejudiciais para as suas listas. Alguns desses spamtraps podem até gerar falsas taxas de abertura para os seus disparos.

Reclamações de spam e a pedidos de cancelamento também precisam sair das suas listas. Sempre forneça a opção para que os seus assinantes possam cancelar o recebimento.

Redes Sociais: aumentar uma casa decimal no seu número de seguidores

Assim como a primeira resolução, a dificuldade dessa resolução estará diretamente ligada ao seu número atual de seguidores.

Se você tiver 10 precisa alcançar 100, se tiver 100 deve alcançar 1.000 e assim sucessivamente.

Lembrando que aumentar uma casa decimal não significa multiplicar por 10, mas alcançar a próxima casa numérica.

Caso tenha 910 seguidores, por exemplo, se desafie a alcançar os 10.000.

Será um desafio e tanto! Se você tiver 100.000 seguidores, se desafie a pelo menos dobrar esse número em 2017. Conseguir 900.000 em um ano seria um pouco absurdo!

Para ajudar nesse desafio confira esses conteúdos:

Como ganhar seguidores no Twitter

Como conseguir mais seguidores no Instagram

Como funciona o algoritmo do Facebook

Mídias Pagas: multiplique o seu ROI

Nessa resolução não darei um número muito específico. Mas a ideia é que você amplie (e muito) o seu ROI em 2017.

Entenda cada vez mais o funcionamento das campanhas das mídias pagas que você investe e descubra como você pode multiplicar os seus números.

Faça testes, melhore a segmentação do seu público, entenda o comportamento das pessoas que clicam e não convertem, etc.

Para ajudar você nessa missão confira os nossos posts completos:

Google Adwords

Facebook Ads

Entenda melhor essas duas mídias pagas. Não basta apenas colocar dinheiro ali se as suas campanhas não estiverem absolutamente otimizadas para gerar cliques e, acima de tudo, conversões.

Ser copiado!

Você deve estar um pouco confuso com essa resolução. Mas ser copiado não é uma coisa ruim!

Afinal as pessoas só copiam aquilo é bom, não é verdade?

Ninguém colava do menino que ia mal na prova e nem copiava o dever de quem não sabia a matéria — é só um exemplo, mãe.

Se alguém está copiando aquilo que você faz é um ótimo sinal para a sua marca. Quer dizer que você está fazendo algo muito certo e está ditando tendências no seu mercado.

Claro que não estou falando de alguém dar ctrl C e ctrl V na sua página. Se alguém duplicar o seu conteúdo tome imediatamente as medidas cabíveis para que o Google não puna você.

Estou falando de produzir algo tão único que todo o seu mercado vai querer replicar um conteúdo naquele estilo. E não tem nada de errado no mercado aprender e explorar esse tipo de conteúdo que deu certo com você.

Um bom exemplo disso para nós esse ano foi o uso de quizzes. Uma estratégia muito utilizada pelo Buzzfeed que resolvemos utilizar, aplicando no nosso nicho de Marketing Digital.

Muitos parceiros e clientes perguntaram qual ferramenta utilizamos para eles usarem também. E várias outras empresas do nosso mercado passaram a usar quizzes (estamos de olho).

Isso é uma coisa ótima. Saber que você é referência para concorrentes e parceiros te torna autoridade no seu mercado.

Se estiver curioso confira alguns quizzes que produzimos:

Teste seus conhecimentos em Marketing de Conteúdo

Quiz quem é você no Jogo dos Tronos (Game of Thrones) do Marketing  

Quiz quem é você na Liga da Justiça do Marketing

Desafio da Rock

Conforme prometido eis o desafio! Se você concluir todas essas resoluções de ano novo você receberá um prêmio exclusivo, um kit completo da Rock Content que inclui:

  • Um kit surpresa da Rock Content
  • Um ano gratuito da Universidade Rock Content

Pois é! Além de ajudar você com metas incríveis para o próximo ano ainda temos essas premiações incríveis para você.

Só não me venha dizer que você completou tudo sem os devidos prints e números ok!?

Espero por vocês!

E não venha me falar que é um desafio difícil demais. Nós batemos todas essas resoluções em 2016!

Já diria nosso saudoso Walt Disney:

Se você pode sonhar isso, você pode alcançar isso!