Resultados rápidos com marketing de conteúdo? Veja 4 formas de conquistá-los 2

Resultados rápidos com marketing de conteúdo? Veja 4 formas de conquistá-los

Conseguir resultados rapidamente com uma estratégia de marketing de conteúdo não é algo que se escuta frequentemente. O padrão é falar que essa é uma estratégia de médio a longo prazo, que se demora algum tempo para se notar os resultados e que é necessário ter dedicação e paciência. Esses são fatos verdadeiros, em especial, se você está querendo ser considerado uma autoridade em sua área de atuação ou melhorar a posição de sua página nos mecanismos de busca.

Mas é possível conquistar vitórias (e, consequentemente, resultados!) mais rápidas com sua estratégia de marketing de conteúdo. Essas pequenas conquistas ilustrarão os ganhos que a produção de conteúdo irá te trazer em um longo prazo.

1. Use seu conteúdo em uma estratégia de nutrição

Já falamos e repetimos diversas vezes aqui no blog como é importante fazer seu prospecto descer nos estágios do funil de vendas e educá-lo para que tome a decisão de compra. (Se você não sabe do que eu estou falando, leia este post e veja este vídeo!)

Saber o que seus consumidores pensam antes de fecharem um negócio irá te ajudar a criar o tipo de conteúdo certo para se conectar com eles. Com isso em mente, você pode publicar um post em seu blog e colocá-lo em uma estratégia de nutrição para sua base de prospectos. Envie seu novo post para esses possíveis clientes e já comece a educá-los sobre seus produtos e/ou serviços, para que eles te contratem. Esse processo pode durar, por exemplo, três semanas e você já poderá colher frutos desse novo esforço, ao ter uma maior facilidade para fechar negócios.

Isso também construirá sua credibilidade como uma autoridade no assunto (apesar de ser um resultado mais demorado), aumentando a confiança deles em sua empresa e em você. Afinal, você proverá material útil e de qualidade e não propaganda para eles.

Um fluxo de nutrição bem estruturado pode resultar em um aumento expressivo de sua vendas, uma vez que seus possíveis clientes estarão mais preparados para fazer a decisão de compra e já confiarão em você e seu negócio.

2. Compartilhe seu material nas comunidades online de seu público-alvo

Você vende produtos para cuidado de bebês. Seus posts falam das melhores práticas para cuidar de um recém-nascido. Você não divulgará seu conteúdo na comunidade “Copa Do Mundo 2014”, certo? Procure as comunidades, fóruns e grupos de discussão nos quais seus públicos-alvo estarão presentes. Grupos como “Mães de primeira viagem” ou “Como cuidar do seu bebê” terão pessoas ávidas pelas valiosas informações que você pode prover, então divulgue seu conteúdo neles.

Junte-se às discussões, escute as opiniões dos membros e ofereça as informações que eles procuram. Isso gerará tráfego de maneira rápida para seu site e aumentará o número de oportunidades de negócio, além de tornar sua marca conhecida dentre seu público-alvo.

3.Reative antigos clientes

Se você está produzindo conteúdo com frequência, você precisa pensar em enviar uma newsletter. Essa é uma excelente forma de manter contato com seus clientes e com prospectos que demonstraram interesse em seu produto ou serviço. Se você tiver um segmento específico de consumidores que deseja atingir e chamar a atenção, enviar um e-mail com um conteúdo muito interessante para eles pode ser uma boa forma de reabrir uma conversa. Ao reavivar o relacionamento com seus clientes, você pode fazer com que eles voltem a consumir seus produtos ou recontratem seu serviço.

“Olá João, nós acabamos de publicar um novo artigo em nosso blog e eu me lembro que você gostava muito desse assunto e sempre lia sobre isso. Então, achei que poderia se interessar. <LINK> Como estão indo as coisas?”  Um simples e-mail como este pode atrair o cliente de volta e reconquistar a confiança dele.

Outra vitória que pode ser considerada é que uma newsletter auxilia a manter o elo com um cliente, e muitas empresas falam que é mais barato reter um cliente que conquistar um novo.

4. Escreva um ebook e promova-o

Você acabou de começar sua empresa e ainda não tem um público educado e uma base de e-mails de pessoas interessadas em seu trabalho? Escreva um ebook, demonstre domínio da sua área de atuação, crie uma landing page e divulgue-o em redes sociais. Não fique com medo de gastar algum dinheiro no Facebook ou no Adwords para que você atinja o número máximo de pessoas que você puder.

Você conseguirá uma boa base de leads, pois todos que se interessarem por seu ebook deixarão o e-mail para baixá-lo. Esse também será o primeiro passo no processo de se tornar uma autoridade em sua área.

Você já teve algum resultado rápido com sua estratégia de conteúdo?

Com certeza existem mais do que 3 formas de conseguir resultados rápidos com marketing de conteúdo. Você já tentou algum destes? Quais foram seus resultados?

E você tem alguma outra ideia para adicionar à lista? Deixe qualquer dúvida e compartilhe suas experiências nos comentários!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!