Como calcular o verdadeiro ROI do seu blog corporativo?

Como calcular o verdadeiro ROI do seu blog corporativo?

Como um especialista em inbound marketing, já conversei com milhares de profissionais de marketing e donos de empresas sobre o valor de blogar e o papel do conteúdo em uma estratégia completa de marketing e vendas atualmente. A maioria das pessoas com quem eu converso são homens e mulheres de negócio inteligentes, experientes, trabalhadores que não tomam decisões sobre o orçamento de suas empresas levianamente. Mas quando o tópico é como calcular o verdadeiro ROI do seu blog corporativo, a conversa sempre fica meio nebulosa.

Geralmente, ela é mais ou menos assim:

P: Você acredita que blogar é uma parte importante do seu plano de marketing e já criou seu próprio blog?

R: Sim. (Muito bom)

P: Por quê?

R: Um blog corporativo ajuda a atrair e educar novos clientes para meu negócio, através de mecanismos de busca e mídias sociais. (Excelente)

P: Quantos potenciais clientes você atraiu pelo seu blog no último mês?

R: Eu não tenho muita certza mas eu vi o tráfego do meu site aumentar. (Não é ótimo, mas tudo bem)

P: Quantas leads seu blog gerou no último mês?

R: Não tenho nem ideia. (Não muito bom)

P: Quantos novos clientes você assinou ou quanto de receita você gerou através blog?

R: __________________________ (Preocupante)

Se suas respostas foram próximas a essas e se você é (como a maioria dos profissionais que eu converso) alguém que não gosta de gastar tempo ou dinheiro sem saber exatamente o que você está ganhando, não tenha medo. Existem alguns passos simples que você pode seguir para calcular o verdadeiro ROI do seu blog corporativo e tomar mais decisões baseadas em dados com o investimento que você fizer.

Saiba o custo do seu blog

Se você faz parte da crescente população de negócios que terceirizam o conteúdo do seu blog, calcular o custo dele é muito fácil, mas tudo fica mais complicado quando seu conteúdo é gerado internamente. Tente determinar o valor da hora de quem for responsável por criar o seu conteúdo e o número de horas que ela gasta nessa tarefa todo mês. Se um membro do seu time ganha R$ 100.000,00/ano e gasta 5 horas por semana escrevendo para seu blog, o custo dele é R$ 250,00/semana.

Acompanhe os KPIs de Topo de Funil (ToFu) do seu blog

 

adriana lima

Um blog não lido é como a Adriana Lima usando um sobretudo. Afinal, o que é bonito é para ser visto.

 

Um blog não lido é como a Adriana Lima usando um sobretudo. Afinal, o que é bonito é para ser visto. Para acompanhar efetivamente a visibilidade do seu blog vá além do tráfego de visitante e fique de olho nas métricas do Topo de Funil como compartilhamentos em mídias sociais, novos assinantes em seu blog e visitantes únicos. Esse dados irão te dizer quais conteúdos seu público-alvo está procurando mais e irá permitir que você blogue com mais eficiência. Acompanhe também os links de outros sites para seu blog. Mecanismos de busca usam links para determinar a autoridade do seu site. Como posts de blog são geralmente cheio de conteúdo educacional eles serão excelentes em atrair links  e construir valor para seu SEO.

Acompanhe os KPIs de Meio de Funil (MoFu) do seu blog

Para calcular o real ROI do seu blog corporativo você definitivamente precisa conectar os visitantes únicos gerados pelo seu blog às novas leads providas pelo seu blog. Existem duas maneiras de atrelar uma nova lead a seu blog. Se suas leads vem através de um formulário que elas preenchem, marcar esses formulários para serem acompanhados ou criar caixas de entrada exclusivas para os envios dos formulários do blog podem fazer essa conexão. Eu também tenho ouvido que alguns profissionais de marketing estão limitando algumas ofertas especiais (ebooks ou white papers únicos) a seus blogs permitindo que eles saibam exatamente que esses downloads vieram de lá. Se seu negócio visa conseguir ligações por telefone ao invés de preenchimento de formulários serviços de rastreamento de chamadas como calltrackingmetrics.com oferecem uma ótima solução para acompanhar as leads que chegam através de ligações.

Acompanhe novos clientes ou vendas que vieram de leads do blog

Se você conseguir configurar o rastreamento de visitantes e leads com sucesso, calcular o número de novos clientes gerados pelo seu blog deve ser relativamente fácil. Se você usa um software de CRM, extrair um relatório de novos clientes por fonte de leads irá te dar uma visão completa dos seus clientes gerados pelo blog. Se você ainda nenhum sistema que seja tão estado-da-arte o volume de clientes é provavelmente pequeno o suficiente para ser rastreado manualmente. Colocar a receita gerada pelos clientes vindos do seu blog junto ao custo do blog calculado anteriormente irá lhe oferecer um ciclo completo, o real retorno do investimento em seu blog.

Relatado em 2012, “57% das empresas com um blog conquistaram um cliente através desse canal. E publicar frequentemente impacta na conquista de novos clientes, uma vez que 92% das empresas que blogaram multiplas vezes em um dia conquistaram um cliente através do blog.” (HubSpot State of Inbound Marketing, 2012). As estatísticas gerais são claras: blogar provavelmente irá gerar clientes para seu negócio. Quanto maior a frequência que você adicionar conteúdo ao seu blog, maior será a chance de você transformá-lo em um grande gerador de renda para sua empresa. Rastrear visitantes, leads e clientes provenientes do seu blog te ajudará a dominar a geração de conteúdo como um fluxo de receitas para melhorar seus resultados.

3d77858

(Matt Doyon é o VP de Vendas da Rock Content. Tem mais de 10 anos de experiência em inbound marketing, mídia digital e off-line e inbound sales.)

BONUS: Após analisar 1.100 blog posts e 4,5 milhões de visitantes únicos nós preparamos um material incrível! Baixe agora o ebook gratuito: “O Roi do Blog Corporativo”

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!