ROI das Mídias Sociais

[Infográfico] O ROI das Mídias Sociais

Todo mundo que traballha com marketing digital sabe a importância que as redes sociais tem em uma estratégia. Sabe o quanto elas influenciam na promoção do conteúdo produzido, na divulgação de um eBook ou de um vídeo e no contato com o público e com os clientes que elas proporcionam. Porém, quase ninguém sabe uma coisa: como calcular o retorno que o investimento nas redes sociais estão trazendo. Isso é uma preocupação que ocupa cada vez mais espaço na cabeça dos CMOs e diretores de marketing das empresas.

Então saber se as redes sociais são realmente efetivas é uma necessidade para os departamentos de marketing. É preciso mensurar resultados, controlar gastos e, acima de tudo, entender os benefícios que esse tipo de estratégia trás e nem sempre são possíveis de se colocar em números!

E para ilustrar um pouco disso, fizemos este infográfico:

RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_0 RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_1 RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_2 RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_3 RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_4 RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_5 RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_6 RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_7 >> Quer uma versão em PDF, para imprimir ou visualizar em alta resolução? Só baixar aqui! <<

Quer colocar o infográfico no seu site?

Só copiar e colar o código HTML:

Entendendo o infográfico

RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_1O gráfico deixa bem claro que as redes sociais são usadas pela grande maioria das empresas (76%), porém nem sempre fizeram parte do planejamento de marketing, afinal 64% dos profissionais da área estão integrando tal estratégia. Também é possível notar que o uso das redes é bastante novo, uma vez que somente 11% das empresas as usam há mais de 3 anos. Então, notamos que as empresas não estão só notando a importância de usar as redes sociais, mas também de ter umplanejamento e uma estratégia por trás dessa utilização.

RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_2As métricas para se saber a eficiência de uma rede social são mais complexas do que o normal. Por isso, é essencial que os profissionais de marketing alinhem perfeitamente os objetivos com o que está sendo medido. No gráfico acima, é possível ver quais as principais métricas que estão sendo seguidas atualmente. Lembre-se que não basta você escolher uma dessas para seguir! É preciso que você saiba bem qual o objetivo você quer alcançar e escolha a métrica mais apropriada para mensurá-lo.

RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_3Não a muito o que se falar. Alguns benefícios que o uso de uma rede social pode trazer não são possíveis de ser mostrados por números. O reconhecimento de sua marca, o quanto as pessoas lembram e reconhecem sua autoridade, as indicações feitas por fãs e seguidores, isso tudo passa por debaixo dos radares e influenciam em outras métricas, como o aumento de tráfego orgânico do seu site e o número de clientes adquiridos. Esses intangíveis devem ser levados em conta no planejamento de sua estratégia e precisam ser lembrados quando o sucesso dos investimentos estiver sendo analisado.

RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_4Sendo simples e direto: os profissionais de marketing não sabem o retorno dos investimentos que estão sendo feitos em redes sociais.

RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_5Mas mesmo assim, os profissionais ainda desejam aumentar os investimentos. Surpreendetemente (ou não!), o YouTube é considerado a melhor rede social e foco dos investimentos. O conteúdo em vídeo ganha cada vez mais espaço e apresenta os resultados mais positivos e vantajosos.

RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_6Como já dissemos milhares de vezes, é de suma importância que os objetivos estjam bem definidos. Isso irá influenciar nas métricas que serão usadas e como o ROI será calculado. Por isso, sempre repetimos: não saia adicionando redes sociais ao seu planejamento sem saber quais objetivos você pode alcançar, como irá traçar seus esforços e quanto você deve investir para chegar aos resultados desejados.

RC3_O-ROI-das-Mídias-Sociais_7

E então, o que acharam do infográfico? Ficou mais claro o caminho que o uso das redes sociais está trilhando e a importância de se medir o ROI delas? Esperamos que o cenário geral também tenha ficado mais nítido assim como as dificuldades dos CMOs e diretores de marketing em mensurar e atingir objetivos. Qualquer dúvida ou comentário, só escrever ai embaixo que responderemos!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!