roi de seo

Aprenda a provar o retorno das suas campanhas calculando o ROI de SEO

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a chance de acompanhar dia a dia o retorno sobre investimento de cada ação, e se ajustar conforme os resultados aparecem.

Um exemplo disso é o trabalho de SEO, que se bem feito pode trazer grande lucro para um empreendimento.

Quer saber se a sua estratégia de SEO está funcionando? Então veja tudo que precisa saber para calcular o ROI de SEO da sua empresa!

Por que é importante calcular o ROI de SEO?

Afinal, será que faz diferença mesmo calcular o retorno sobre os esforços de otimização para sites de busca?

Veja 4 motivos simples que mostram por que fazer isso é fundamental para que a sua estratégia de SEO seja bem-sucedida:

Apresentar resultados a chefes e clientes

Hoje em dia, não existe uma empresa que possa se dar ao luxo de realizar investimentos sem ter certeza de retorno, ao menos uma que espere se manter no mercado por muito tempo.

Pensando nessa necessidade, é importante que você tenha como confirmar a eficiência do SEO quando preciso, seja para clientes da sua empresa ou mesmo para um superior.

E o cálculo do ROI servirá justamente para isso, e permitirá que você e sua equipe continuem a desenvolver um bom trabalho sem risco de cortes no orçamento ou outras limitações.

Tomar decisões melhores

De que outra forma você conseguirá saber se foram acertadas as decisões tomadas até o momento e se as técnicas adotadas deram resultado?

Somente por meio de um cálculo preciso do retorno sobre os investimentos em SEO é que você vai ter a noção exata de como anda sua estratégia nesse sentido.

Por exemplo, será que é preciso aumentar o número de visitas ao seu site ou elevar as conversões para alcançar os objetivos estabelecidos inicialmente?

E por falar nos objetivos definidos, será que eles ainda refletem as ambições atuais para o negócio?

Tudo isso pode ser respondido através do cálculo do ROI de SEO.

Ganhar mais dinheiro

À partir do momento em que passa a tomar melhores decisões e fazer um trabalho de SEO ainda mais completo, visando aumento das conversões, a tendência é que os lucros também subam.

E, uma coisa é certa: o SEO é um dos investimentos que dão melhor retorno em marketing digital, desde que seja bem feito, é claro.

Por isso, essa continua sendo uma opção popular quando se trata de investir na internet como canal de negócios.

Calcular de tempos em tempos como a sua empresa está fazendo uso dessa ferramenta poderosa é importante para aproveitar cada nova oportunidade de lucrar.

Se tornar autoridade no mercado

Produzir conteúdo de qualidade não é a única coisa necessária para se tornar autoridade em educar o seu nicho de mercado.

Realizar pesquisas de palavras-chave, encontrar a melhor opção entre palavras long tail ou head tail e acompanhar mudanças nos algoritmos de busca são alguns dos cuidados envolvidos nisso.

Afinal, o tráfego orgânico vindo de sites como o Google tem grande impacto sobre o alcance do seu conteúdo para o público certo, com pessoas que podem eventualmente se tornar clientes.

Ao analisar o seu ROI de SEO atual, você terá ideia de quais desses detalhes vale a pena ajustar para conseguir resultados mais expressivos.

Com base nisso, calcular o ROI de SEO serve tanto para provar que esse é um ótimo investimento quanto uma ajuda para torná-lo ainda mais rentável.

Caso contrário, fica impossível saber se o que foi planejado e executado está levando o negócio no caminho certo ou não.

Como se preparar para fazer o cálculo

Não vamos pular diretamente para o cálculo em si. Primeiramente, é preciso se preparar para garantir que o trabalho seja bem feito e os dados coletados sejam precisos.

Para isso, vamos analisar 4 passos importantes que você deve dar antes de calcular o ROI de SEO. Veja:

Entenda o que significa ter um bom ROI de SEO

O papel do SEO não é simplesmente conseguir números — aumentar tráfego, o tempo de duração dos acessos, etc.

O objetivo real é aumentar as conversões. Sendo assim, altas conversões significam bom ROI de SEO. Caso contrário, é preciso fazer mudanças.

De que tipo de conversões estamos falando? De qualquer coisa que transforme um visitante em lead ou cliente. Alguns exemplos são:

  •  Assinatura de newsletter;
  • Vendas de produtos e serviços;
  • Download de materiais ricos.

Escolha e organize os KPIs de SEO que vai acompanhar

Mais do que simples métricas, é indispensável que você escolha bons KPIs de SEO para ter uma análise confiável e clara do que está sendo feito.

KPIs vão além de métricas, o que permite entender o desempenho de forma aprofundada e encontrar problemas que de outra forma talvez não fosse capaz de identificar.

Sem contar as oportunidades que você poderá encontrar, como pequenos ajustes que não envolvam grande esforço, mas tragam melhorias significativas.

Defina um período razoável antes de calcular o retorno

Assim como a grande maioria das estratégias disponíveis dentro do marketing digital, é importante se lembrar de que SEO não dá resultados da noite para o dia.

Logo, é preciso definir um período razoável de espera, especialmente se a campanha acabou de ser colocada em prática. Acompanhar o desempenho mês a mês é uma opção razoável.

Mas tenha em mente que certas táticas levam mais de 6 meses para surtir efeito total antes de achar que nada funciona e fazer grandes mudanças!

Estabeleça alvos realistas para alcançar

Mirar alto é diferente de ser irrealista. Por exemplo, será que faria sentido projetar um crescimento de 500% nas conversões em três meses? Com certeza não!

É muito melhor estabelecer alvos que você possa alcançar, e continuar fazendo isso progressivamente à medida que chega nos objetivos.

Com tempo, paciência e um trabalho contínuo de otimização de SEO — em conjunto com outras ações — é possível até passar dos 500%, mas desde que as expectativas sejam trabalhadas levando em conta o tamanho da equipe e a disponibilidade de recursos.

Como calcular o retorno sobre suas campanhas de SEO

Agora sim, depois de “preparar o terreno” podemos colocar a mão na massa e começar o cálculo que vai determinar o desempenho das ações de SEO da sua empresa.

Lembre-se que a ideia principal é ver o que funciona na prática, e não avaliar números sem objetivo algum. Com base nisso, faça o seguinte:

Escolha o período que vai analisar

Em primeiro lugar, você deve escolher o período de tempo que deseja analisar para determinar a eficácia da sua campanha.

Dependendo da profundidade que você deseja para a análise, pode até observar diferentes períodos e fazer comparações entre eles depois.

Porém, busque o equilíbrio: períodos longos demais não oferecem uma noção tão completa de campanhas específicas, e períodos curtos demais dão uma visão distorcida do desempenho.

Examine os dados relacionados a conversões

Como já deixamos claro, o que importa no cálculo do ROI de SEO é o índice de conversões. Então, é isso que você deve examinar.

Aliás, nessa tarefa será de grande ajuda ter escolhido KPIs. Esses indicadores não avaliam somente números brutos, como o número de visitas mensais.

De forma completa, cada indicador o ajuda a perceber como determinada ação está contribuindo para aumentar as conversões.

Compare os resultados com os objetivos definidos

Depois de coletar os dados, basta fazer uma comparação simples: os resultados obtidos condizem com os objetivos definidos?

A resposta a essa pergunta o ajudará a saber se vale a pena manter a estratégia da mesma forma — apenas se empenhando por melhorias contínuas — ou se é preciso realizar mudanças radicais.

É natural que um detalhe ou outro sempre precise de alterações, mas nada tão grande a ponto de começar o planejamento do zero.

Registre o que precisa de ajustes

Se descobrir que os resultados não foram bons o suficiente para atingir os alvos definidos, cave mais fundo em cada KPI.

Fazendo isso, você vai descobrir o que precisa ser mudado para tornar o investimento mais rentável e alcançar o que foi pretendido desde o início.

Por outro lado, se a resposta for positiva, estude maneiras de otimizar ainda mais o que já está dando certo, e trace metas um pouco mais ousadas.

Revise seus conhecimentos sobre SEO

Não importa qual seja a sua experiência no assunto ou os resultados que já foi capaz de conseguir, sempre revise seus conhecimentos sobre SEO.

Lembre-se do objetivo de usá-lo, de quanto tempo leva para ter resultados e da importância de se adaptar serão de grande ajuda para que a sua estratégia nunca fique estagnada.

E sempre acompanhe novidades sobre os algoritmos do Google! O SEO está sempre mudando para se adequar as necessidades do usuário, e sai na frente quem se adequa mais rápido.

Calcular o ROI de SEO é fundamental para extrair o máximo que os sites de busca podem fazer pelo seu negócio. Por fazer uma boa preparação, analisar as métricas da forma correta e agir em cima dos dados coletados, sua empresa tem tudo para ficar no topo dos rankings de pesquisa.

Você não quer encontrar resultados negativos ao calcular o ROI de SEO, não é mesmo? Então, descubra nesse artigo os 11 problemas mais comuns de On-site SEO  e livre-se deles!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!