O que é ROI? Descubra se seus investimentos estão valendo a pena

O que é ROI? Descubra se seus investimentos estão valendo a pena

Muitas empresas ainda relutam quando pensam no investimento em marketing digital. Isso acontece, principalmente, porque ainda são poucas as que conseguem medir o retorno nesse tipo de investimento – parece bobeira, mas é comum encontrar empresários que não sabem por onde começar a medir os investimentos / não se lembram de manter o hábito de acompanhar o crescimento dos negócios.

Por isso, é importante entender como o ROI influencia no progresso das ações de marketing.

ROI, ou retorno sobre investimento, é um termo bastante comum no mundo dos negócios usado para identificar retornos financeiros, tanto passados como potenciais. Empreendedores e executivos olham para o ROI de um projeto pois ele indicará o quanto tal projeto foi ou será bem-sucedido.

Ter uma noção clara desses dados ajuda o empreendedor a gerir melhor sua empresa. Pensando nisso, abaixo exploraremos as definições de ROI, ROMI, suas aplicações e técnicas de medição.

O que é ROI?

O retorno sobre investimento é a relação simples entre a quantidade de dinheiro ganho ou perdido como resultado de um investimento. Ou seja, quanto você ganhou diante de quanto você gastou.

O ROI lhe dirá se você está usando seu dinheiro de forma inteligente. Investidores profissionais avaliam o potencial ROI de uma empresa comparado com outros investimentos que ele poderiam fazer. Por exemplo, você pode ter um retorno melhor investindo na empresa do seu sobrinho ou seria melhor partir para o mercado de ações?

A fórmula mais simples para se calcular o ROI é:

roi

calculadora de marketing

O que é ROMI

As possibilidades de aplicação de ROI são imensas e criaram uma métrica muito abrangente. Atualmente, ele é usado praticamente para tudo. Assim, os profissionais de marketing desenvolveram outra sigla especial para ações de marketing: ROMI.

ROMI significa Return On Marketing Investment e é calculado comparando os ganhos da empresa contra o o investimento feito apenas em marketing. Com isso é possível estabelecer dados mais precisos sobre como o departamento de marketing está afetando o desempenho do negócio e assim otimizar os gastos.

Mas por que calcular seu ROI?

O ROI serve de medida para avaliar o desempenho de um investimento. Dessa forma, é possível entender o que está funcionando e o que não está dentro de uma empresa. Mais do que isso, através dele gestores tomam decisões sobre como realizar seus investimentos.

Para se chegar numa métrica ROI eficiente é fundamental que a empresa entenda o que isso significa para ela e como afeta seus objetivos. Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é importante, já que a taxa de retorno pode variar significativamente em pequenos períodos, em especial durante ações promocionais ou datas específicas. Lojas virtuais, por exemplo, terão lucros maiores no fim do ano, perto do Natal, o que afetará o ROI.

Acompanhar o ROI é fundamental para aprimorar e otimizar os investimentos da sua empresa. Um dos benefícios do marketing digital é conseguir mensurar os resultados em tempo real. Isso auxilia na correção de possíveis problemas e na visão mais rápida de novas oportunidades no mercado.

Então, por que não investir nesse tipo de acompanhamento?

2 métricas além do ROI para acompanhar

Quando pensamos nos investimentos em marketing da empresa, é fundamental acompanhar os resultados – não só o cálculo de ROI, como também métricas um pouco mais específicas ao longo de todo o processo. Todas elas ajudarão a entender cada vez mais seu público e encontrar os pontos mais interessantes para trabalhar nos próximos meses.

Confira algumas delas:

1. LTV (Ciclo de vida do cliente)

O Lifetime Value consiste em medir quanto tempo seu cliente permanece com a empresa. É necessário entender esse ciclo para conseguir mensurar em qual momento do funil de vendas está cada um dos seus clientes, e onde é preciso reforçar o investimento para garantir o sucesso da empresa.

2. CAC (Custo de aquisição de clientes)

Além de ter em mente o lifetime value dos clientes, é preciso saber quanto sua empresa está pagando por cada um deles. Isso é fundamental para entender se os esforços de marketing e vendas estão sendo capazes de suprir as necessidades da empresa ou se precisamos aumentar o investimento.

Essas duas métricas auxiliam a entender os números na hora de calcular o ROI. Lembre-se sempre de manter os objetivos da empresa bem alinhados para que as métricas sejam definidas corretamente.

Ferramentas para acompanhar os resultados das ações de marketing

É fundamental utilizar de todo o material disponível para otimizar suas ações de marketing. Para ter bons números em mãos, recomendamos utilizar algumas ferramentas gratuitas (ou de baixo custo) que ajudam a apresentar os resultados das pesquisas. São algumas dessas ferramentas: Facebook Page Insights, Analytics no WordPress, Analytics no LinkedIn, etc.

Nós fizemos uma calculadora de ROI especialmente para você! Baixe-a agora aqui. Ficou com alguma dúvida? Vamos conversar nos comentários abaixo.

Quer aprender tudo sobre marketing de conteúdo? Baixe nossa enciclopédia gratuita!

marketing de conteúdo

 

Hubspot
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Marketing Vendas Tecnologia Na Prática
    Kit Grandes Sucessos da Rock Content
    Materiais de Marketing de Conteúdo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!