O guia definitivo para promoção de conteúdo em redes sociais

Sem improvisos: saiba como documentar uma estratégia de marketing de conteúdo

Se o marketing é uma ação para aumentar o alcance da sua marca e, consequentemente, conquistar mais clientes, por que não tratá-lo como um investimento essencial para a empresa? Isto não significa apenas dedicar tempo e dinheiro para promover seus anúncios, mas, sim, planejar e documentar uma estratégia de marketing que seja compatível com os objetivos e público da sua empresa.

Essa premissa também é muito importante para uma estratégia de marketing de conteúdo, a qual pode ser muito mais efetiva se quem fizer seu uso souber como documentá-la.

Por que documentar?

Planejamento e registro de qualquer atividade que irá beneficiar a sua empresa deve ser uma regra, certo? Isso é o que garante que você consiga mensurar o retorno dos seus investimentos e, caso precise, possa reestruturar o plano, seja para a área financeira, de produção, de marketing ou qualquer outra.

Em pesquisa do Content Marketing Institute em parceria com o MarketingProfs Content Marketing Research,  foi levantado que os empresários e profissionais de marketing que documentam a estratégia de conteúdo:

  • estão mais inclinados a considerar suas ações efetivas;

  • se sentem mais habituados em qualquer aspecto da produção de conteúdo;

  • encontram mais resultados também nas mídias sociais;

  • são mais capazes de justificar um investimento nesse tipo de marketing.

O que é uma documentação da estratégia de marketing de conteúdo?

Sozinho ou com a ajuda de um profissional (o que vai depender do porte do seu negócio e do quanto você pode investir), a documentação será o guia da sua ação de marketing. Dessa forma, ao estruturar sua estratégia, é preciso levantar informações relativas ao seu mercado e ao seu próprio negócio para fazer esse valioso registro.

Como documentar?

O primeiro passo é reunir as informações sobre seu serviço, seus clientes, seu processo de vendas, como pretende fazer marketing, os melhores canais de mídia para marcar presença e quais são seus objetivos. Nesse contexto, definir bem o que você quer solucionar com a ação, quanto e como pode se dedicar, quais as personas, formas de engajar os possíveis clientes e as métricas também são coisas que precisam constar na documentação.

Basicamente, você precisará criar sete principais documentos:

Definição de personas

As personas são personagens criados para representar os tipos de clientes que sua empresa tem ou pretende atingir. Elas devem ser pensadas além de uma definição de perfil, pois a construção de cada uma delas envolve conhecer o que esse consumidor precisa e como sua empresa pode atendê-lo.

Nesse momento, não cabe ao empresário, nem a sua equipe de marketing ou quem cuida da divulgação dos serviços, trabalhar com hipóteses. É preciso falar com os clientes para extrair deles informações reais, relevantes e úteis. Isso pode ser feito de maneira simples com o nosso script de criação de personas.

Mapeamento de funil

Conhecer seu funil de vendas é importante para identificar os estágios dos potenciais clientes e, dessa forma, adequar o conteúdo para cada fase. Basicamente, ele tem 3 etapas: primeiro é preciso atrair, convencer para, por fim, vender.

Ao longo do funil você distribui informações relevantes de acordo com o nível de conhecimento do público sobre seu serviço, identificando quais os assuntos mais relevantes para auxiliar em cada etapa do processo de venda.

Calendário editorial

Marketing de conteúdo não pode ser feito de maneira improvisada! É bem mais fácil você se planejar com antecedência, montar um calendário editorial do que ter que pensar em pautas minutos antes delas estarem no blog corporativo.

O calendário editorial pode ser planejado visando assuntos relevantes, datas importantes em seu mercado, formatos de conteúdos (vídeos, cases, infográficos, resenhas e outros). O melhor é que tal estrutura pode ser usada além do blog. As newsletters, lançamentos de material rico e postagens em redes sociais também podem ser agendadas.

Definição de KPIs

KPIs são os Indicadores-chave de Performance utilizados para que você verifique o andamento de uma estratégia na empresa sem precisar usar diversas métricas diferentes, o que também se aplica a uma ação de marketing de conteúdo. A partir do objetivo do blog e de outros conteúdos que produz, você deve definir os indicadores que apontarão o sucesso ou estagnação da sua estratégia.

Checklist para promoção de conteúdo

Esse é um dos documentos mais básicos para o seu planejamento de marketing de conteúdo. Seu propósito é o de garantir que, ao lançar um material, seja este um post, e-book, vídeo ou outros formatos, você promova adequadamente os itens para gerar bons resultados.

Lembre-se que seu checklist para promoção de conteúdo precisa contemplar todo o processo: da criação de um título à definição dos canais em que será lançado.

Checklist de reutilização de conteúdo

Você sabia que um bom tema não precisa ficar restrito a um post no blog? Essa é a ideia do reaproveitamento de conteúdo. Esse tipo de informação aponta outras possibilidades para um assunto relevante para seu público. Dessa forma, um mesmo tópico pode ser um texto, um vídeo, um infográfico, um e-book, todos devidamente agendados e promovidos.

Para ajudá-lo nesse sentido, um checklist de reutilização é um ótimo recurso. Se você lançou um vídeo, por exemplo, pense nos materiais que podem ser gerados a partir dele. Assim, liste as possibilidades, como post, e-book e outros, e coloque-os em prática, tomando nota do que já foi feito.

Cálculo de ROI

Documentos relacionados às finanças ganham sempre muita atenção, afinal, é o seu dinheiro que deve ser revertido em sucesso. Nesse contexto, você deve registrar suas ações de marketing de conteúdo, o quanto precisou investir em cada uma delas e qual foi o retorno sobre o investimento, o famoso ROI.

A documentação é mesmo eficiente?

Aqui no blog do Marketing de Conteúdo, seguimos todos esses passos para que a gente não se esqueça de nenhuma informação e não precisemos tomar decisões precipitadas quanto ao conteúdo, algo sério para qualquer empresa que quer se destacar. Como todos os dias temos novos posts, divulgação nas redes sociais e lançamentos de materiais ricos de forma recorrente, é fundamental que continuemos na linha.

Pode ter certeza, documentar a estratégia de marketing de conteúdo é um dos pontos que garante o sucesso da ação! Por isso, recomendamos sempre que ela seja feita, mesmo que a produção do conteúdo seja terceirizada.

Substitua improvisar por planejar e documentar!

Reunir informações e documentar as ações de marketing de conteúdo pode parecer trabalhoso, mas essa organização inicial irá garantir uma rotina mais tranquila ao longo da aplicação da sua estratégia. Além disso, se você é responsável pelo marketing do negócio, fica bem mais fácil guiar os outros envolvidos no desenvolvimento do conteúdo.

A documentação da sua estratégia de marketing de conteúdo já está pronta? Você já teve que improvisar o conteúdo? Deixe seu comentário!

 
Autor(a)

Escrito por: Ludmila Alves



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!