SEO e marketing de conteúdo: dois lados da mesma moeda

A maior premissa do Marketing de Conteúdo é a de criar conteúdo de real valor para seu público, visando atraí-lo e relacionar-se com ele até que haja uma oportunidade de venda. Mas de que adianta todo esse conhecimento disponibilizado pela sua empresa se ele possui dificuldade de encontrar a persona para qual foi feito?

Uma estratégia bem executada vai certamente gerar credibilidade para o seu site ou blog, fazendo com que seja melhor ranqueado e dessa maneira, mais facilmente encontrado. Mas isso irá demandar um certo tempo e nesse mundo onde ninguém passar da primeira página do buscador (a não ser que esteja desesperado), a espera pode ser grande. Por esse motivo, visando otimizar os esforços, algumas técnicas de SEO podem ser utilizadas em conjunto para posicionar sua página de uma melhor forma perante os mecanismos de busca.

E neste post que você entenderá como esses dois elementos podem e devem trabalhar juntos!

Antes inimigos, agora irmãos

Se no passado os especialistas nessas áreas mal se encaravam, hoje eles não vêem a hora de se encontrar para tomar um café e conversar sobre o assunto. Pensando sempre na audiência, o Marketing de Conteúdo visa escrever tópicos interessantes sobre as dúvidas e problemas que ela possui. Dessa forma ele tenta chegar ao público entendendo a maneira que ele busca por uma solução, e, assim, oferecer algo de valor. Contudo, por mais que os mecanismos de busca tentem levar em consideração a experiência do usuário, eles possuem um método próprio de pensar: eles têm outros critérios para avaliar na hora de dizer se algo é ou não é valioso ao entregar os resultados da pesquisa.

Ao entender este processo, tornou-se clara a necessidade de unir os esforços para atingir melhores resultados. Uma vez entendido que o buscador e as pessoas lêem coisas de forma diferente e dão importância a pontos distintos, o trabalho nas duas frentes se tornou necessário para que o material seja bem posicionado para ambos.

Não são só palavras-chave

Antes do diálogo entre as duas partes, os especialistas em Marketing só sabiam da importância das Keywords ou “palavras-chave” em português. Elas são basicamente as palavras colocadas em uma determinada ordem utilizadas na hora de realizar pesquisas nos mecanismos de busca – mesmo não sabendo exatamente quais ou como usá-las, e isso fez com que, por um tempo, essa fosse toda a importância do SEO para eles. Mas mal sabiam que, se realizado corretamente, ele serve para:

  • Analisar as informações obtidas com as palavras-chave, descobrindo quais se encontram em evidência.
  • Rastrear tráfego e links por conteúdo, ajudando quem cuida da estratégia a gerar algo valioso, rico em keywords relevantes e apto para ser linkado a outros artigos relacionados e de interesse da sua audiência.
  • Enviar feedback para o time de desenvolvedores para sempre estar com um site rápido, facilmente escaneável, sem erros e responsivo.
  • Construir relações com outros influenciadores no mundo digital, alavancando o número de links e compartilhamentos
  • Gerar uma estratégia de marca sólida e eficiente através de conteúdo interessante e relevante, e, posteriormente, certificar-se de que está sendo posicionado de para o público correto, gerando maior autoridade e impacto.
  • Certificar que o site possui uma boa experiência para o usuário e mecanismos de busca em igual nível.

Dessa forma, os dias de se criar um post, adicionar palavras-chave a ele imaginando aumentar o volume de busca e dizer que está fazendo Marketing de Conteúdo e SEO acabaram.

Melhor para o usuário, melhor para o buscador

O Marketing de Conteúdo descobriu que só porque ele não é diretamente pensado visando uma otimização específica para os buscadores (como o SEO faz) que investir nessa estratégia não funciona para melhorar o ranqueamento de um site perante os motores de busca. E isso pode se dar por alguns fatores:

O primeiro deles:

Quando se cria conteúdo de real valor – e isso pode se dar em suas diversas formas, como Webinars, Ebooks, Infográficos ou até o já tradicional artigo – outros sites o utilizam como fonte de informação, divulgando sua página e referendando ela como algo relevante. Para ilustrar, imagine que você possua uma revendedora de carros usados. Quando você começa seu negócio, as pessoas poderão ter um certo receio dele, mas se o Prefeito, o Promotor e a estrela do time da cidade comprarem e dizerem que podem confiar no seu produto, outras pessoas irão sentir mais confiança nele. O buscador pensa da mesma forma. Se você possui conteúdo relevante sendo citado em diversas outras fontes importantes, ele irá entender que você é alguém que se pode confiar e lhe dará mais crédito por isso, o colocando em uma posição melhor na busca orgânica em relação àqueles que não inspiram tanta credibilidade.

O outro fator em que o conteúdo pode auxiliar no SEO é o seguinte:

Quando se cria um grande volume de conteúdo relacionado, você acaba por criar o que chamamos de núcleo de conteúdo, que possui bastante valor para o buscador. Ao escanear uma página, o algoritmo de busca orgânica vasculha seu site em busca de keywords relacionadas para poder qualificá-lo, dessa forma, quanto maior o volume de conteúdo sobre determinado assunto, maior a chance dele aparecer em uma boa colocação na busca.

Para exemplificar, voltemos ao exemplo da revendedora de carros usados. Imagine que quando alguém compra um veículo, você o instrui sobre como cuidar do seu seminovo, os cuidados que ele deve ter para evitar os problemas mais comuns nesse tipo de veículo, tempo de revisão e etc. Todas essas informações disponibilizadas sobre esse produto mostram que você entende do assunto, fazendo com que na hora de procurar por auxílio, o cliente provavelmente procure a sua oficina.

E esse mesmo raciocínio é usado pelo motor de busca. Se você tem muita informação relevante relacionada a determinado assunto, ele entende que você conhece do que está falando e o qualifica melhor por isso.

Esforços combinados para melhores resultados

Ao se pensar na regra de ouro do Marketing de Conteúdo que diz: “Criar conteúdo pensando na persona sempre em primeiro lugar”, você pode imaginar que traçando um perfil completo, somente, já é o suficiente para se criar informação relevante para ela. Mas você não poderia estar mais enganado sobre isso. Ao se pensar em entregar soluções para os problemas vividos pelo seu público, você deve sempre tentar entender como ele busca por essa solução para tentar fazer com que ele te encontre mais facilmente. E nesse sentido, um bom SEO pode te ajudar a identificar as palavras-chave que estão sendo usadas na hora da busca.

Para isso, você pode utilizar de algumas ferramentas, como o KeywordPlanner ou o SEMRush, para entender como ocorrem as pesquisas em seu site e descobrir novas palavras-chaves que você nem imaginava que levava as pessoas a descobri-lo.

Entendendo melhor o que leva o usuário ao seu site, você pode segmentar ainda mais as buscas que levam a ele, podendo atingir um público muito mais interessado no que você oferece. Se relembrarmos o exemplo da concessionária, imagine que ao analisar as keywords do site, o dono descobre que há um grande volume de busca por “seminovo hatch off-road” . Essa informação pode fazer com que ele pare de disputar espaço com uma palavra-chave tão ampla quanto “seminovo” e passe a focar seu esforço em algo que já possui um alto tráfego, se posicionando ainda melhor quando procurarem por esse assunto.

E você, o que acha da combinação entre SEO e Marketing de Conteúdo? Deixe seu comentário abaixo compartilhando conosco a sua opinião,e, claro, os resultados!

 

 
Autor(a)

Escrito por: Breno Magalhães Publicitário por formação, estudante por opção e sedentário por aceitação. Entusiasta das pequenas alegrias do dia-a-dia, com a incrível capacidade para ficar de bem com as coisas, o que para desespero da mãe, implica em não ligar para a bagunça do quarto. Aficionado por jogos, séries, filmes e principalmente paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!