desenho abstrato seo e redes sociais

8 coisas que você precisa saber sobre SEO e redes sociais

O debate sobre o quanto as redes sociais podem ou não influenciar o posicionamento de uma página nas buscas orgânicas tem ganhado grandes proporções entre os profissionais de marketing que trabalham com SEO.

O fato é que as redes sociais são ferramentas que já estão incorporadas no universo do marketing digital e entender como elas podem impactar no posicionamento de um site pode fazer a diferença na hora de implementar suas estratégias de SEO.

Preparamos esse artigo repleto de informações e dados sobre esse assunto para te ajudar a entender ou pouco mais a respeito dessa relação entre SEO e redes sociais. Vamos lá!

1. Entenda melhor como tudo isso começou

Para entender melhor sobre esse assunto é preciso saber como isso tudo começou.

Desde a atualização do algoritmo do Google – que definiu novos padrões para a relevância de um site – muitas especulações foram criadas e a relação entre a importância das redes sociais na definição do rankeamento dos mecanismos de buscas foi uma delas.

Pouco tempo depois, Matt Cutts (na época engenheiro do Google) divulgou um vídeo em que diz que os sinais sociais (como o número de usuários que “curtiram” um perfil do Facebook e poderiam ser um indicativo que o site tem autoridade no assunto) não influenciam efetivamente o modo como eles vão posicionar um site.

Essa notícia pegou as empresas e os profissionais que trabalham com SEO de surpresa e deixou muita gente intrigada.

E a fim de saber mais o que os motores de busca levam em conta na hora de posicionar uma página – e se as redes sociais fazem parte desse critério de avaliação – Danny Sullivan (editor e fundador da Search Engine Land e autoridade no assunto) enviou algumas perguntas ao Google e ao Bing:

O que diz o Google

O Facebook e o Twitter são tratados como qualquer outra página na hora de definir a relevância de um site.

Se houver um número de menções consideráveis e que sejam possíveis de rastrear ele será apenas mais um fator que será analisado na hora de fazer o posicionamento da página nos resultados.

O que nos leva a entender que, para o Google, a quantidade de seguidores nas redes sociais não é algo que será levado em conta mais sim os backlinks com qualidade que ele consegue rastrear.

O que diz o Bing

Já o Bing afirmou que leva em conta os dois fatores na hora de decidir como posicionar um site em seu mecanismo de busca.

Tanto quanto um link foi mencionado no Twitter, por exemplo, quanto também a autoridade de um perfil, ou seja: seu número de seguidores.

2. Saiba o que os especialistas dizem sobre SEO e as redes sociais

Muitos especialistas afirmam que as redes sociais têm sim relevância na hora de indexar um site e posicioná-lo nos resultados de busca.

Baseando-se em levantamentos de informações e pesquisas que comprovam essa afirmação, Neil Patel, que é uma das principais referências em marketing digital, desenvolveu um artigo onde apresenta a importância da “presença social” para os mecanismos de busca.

Infográfico que apresenta mais dados sobre o assunto

Um infográfico desenvolvido pela Tasty Placement reitera o quanto as atividades nas redes sociais podem impactar os resultados do posicionamento de um site nos resultados de buscas orgânicas.

Mesmo com todas essas informações o fato é que é muito difícil saber todos os fatores que um mecanismo de busca leva em conta na hora de posicionar um site, mas certamente as redes sociais podem contribuir para isto.

3. A importância das estratégias OFF Page

O número de usuários ativos nas redes sociais nos últimos anos vem crescendo de maneira impressionante, e, em virtude disso, as atividades exercidas fora do site (OFF Page) têm conquistado uma relevância ainda maior para os motores de buscas.

Só aqui no Brasil o Facebook – que é a rede social preferida pela população – há cerca de 80 milhões de usuários, que no mundo todo soma cerca de 1 bilhão de pessoas com contas ativas na rede social.

A junção das milhares de informações propagadas nas redes sociais, os backlinks gerados e a utilização de estratégias bem desenvolvidas em canais externos podem ser de grande relevância para posicionar um site.

E o que você pode fazer para poder utilizar as redes sociais a favor do seu site? Vamos te contar nos próximos tópicos desse artigo. Observe!

4. A qualidade e a interação com os usuários

Vale ressaltar que os mecanismos  buscam de modo criterioso informações e os conteúdos que realmente sejam relevantes, a fim de proporcionar uma melhor experiência para os usuários. Então fique de olho na qualidade do que você divulga, não apenas em seu site, mas também nas redes sociais.

Como já foi dito anteriormente, o Google, ainda não faz o posicionamento de uma página baseado no número de usuários ou seguidores que um perfil têm, mas sim pela qualidade no conteúdo propagado nesses locais, também chamados como menções sociais. E como o Google é considerado um dos principais motores de buscas da internet no mundo, é preciso otimizar o seu perfil para que ele atenda aos requisitos desejados por ele.

5. Ações realizadas nas redes sociais que podem ajudar

Se faça presente

Um dos primeiros passos para melhorar o posicionamento de seu site é se manter presente e fazer com que os usuários conheçam aquilo que você está disposto a apresentar.

E nas rede sociais as estratégias de SEO são bem parecidas as utilizadas em seu site. Mas um ponto a favor das redes sociais é essa relação mais pessoal e direta desenvolvida com os usuários que pode ajudar a enriquecer esse processo.

Otimize suas páginas

Para aprimorar essa relação com o usuário  é muito importante otimizar suas páginas e perfis nas redes sociais para torná-las funcionais e de fácil navegabilidade.

Assim como no seu site, o usuário precisa encontrar informações relevantes como telefones, endereços ou mesmo os links para seu site mais facilmente. Dessa maneira a interação fica mais dinâmica, o que pode ser positivo para os mecanismos de busca.

Imagens são sempre bem vindas

Com imagens os usuários conseguem visualizar melhor as informações que você está divulgando, além de proporcionar um layout melhor e menos carregado aos posts.

Produza posts com qualidade

Falando em posts, esses que também podem ser um dos fatores levados em conta na hora de posicionar um site, o que requer uma atenção especial.

A maneira como você divulga as informações nas redes sociais pode ser de grande relevância. Desenvolva conteúdos com foco na qualidade e procure não sobrecarregar os usuário com informações.

Grandes blocos de textos costumam não ser lidos, além de correr o risco de ultrapassar o limite de caracteres de algumas redes sociais.

Divida o artigo por intertítulos, fazendo com que eles fiquem em blocos menores. Lembre-se de colocar imagens, vídeos ou mesmo infográficos para ilustrar melhor esse conteúdo.

Invista em links externos

Ter os links de conteúdos divulgados em suas redes sociais ou mesmo por outros sites, portais ou usuários pode ajudar positivamente na maneira como os mecanismos de busca entendem a relevância de seu site.

Essas informações podem ser usadas como parâmetro para avaliar se seu site pode ser considerado um “autoridade” no assunto, a fim de melhorar o ranking da sua página.

6. Como essas práticas podem influenciar no seu posicionamento

As vezes é difícil compreender como as redes sociais podem influenciar o SEO de um site, mas para compreender melhor isso tudo é só observar a quantidade de informações compartilhadas nesse meio.

Pode até parecer repetitivo, mas a prática de divulgação de conteúdo segmentado e com qualidade é o que pode efetivamente influenciar no posicionamento do seu site.

Link externos podem ser uma peça de fundamental importância para aumentar o alcance do conteúdo.

Quando você divuga um post, por exemplo, ele pode ser compartilhado por 1 ou mais usuários. Dentro do grupo de amigos e seguidores desse perfil, outras pessoas podem ter contato com o post, fazendo com que ele seja visto por um grande número de pessoas.

Essa ação pode aumentar o volume de buscas em seu perfil nas redes sociais e até mesmo no seu site, gerando mais engajamento entre os usuários e ajudando os motores de busca a compreenderem o quão importante seu conteúdo pode ser, podendo classificá-lo com um bom posicionamento nas páginas de resultados das pesquisas orgânicas.

Uma ação bem planejada pode gerar uma reação positiva para a empresa, contribuindo para seu rankeamento.

Tenha sempre em mente para quem você produz e qual tipo de canal você irá utilizar.

Eles podem até ser interligados, mas em muitos casos eles se desenvolvem de uma determinada forma e têm suas ferramentas e especificações próprias, como o número de caracteres, qualidade da imagem que pode ser carregada e mesmo o tipo de personas e usuários que esses canais possuem.

7. Atenção para não acabar exagerando

Tenha cuidado para não exagerar  nas ações que você realiza nas redes sociais.

Algumas práticas podem ferir as políticas desses mecanismos de buscas e influenciar negativamente o SEO, como copiar conteúdos de outras páginas. Essa é uma prática bastante comum, mas quando usada de modo indevido ou em grandes proporções pode ser alvo de sanções por parte dos mecanismos de busca.

É preciso frisar a importância de se produzir – e principalmente divulgar – informações e conteúdo com qualidade que possam ajudar a promover os perfis nas redes sociais de modo seguro e livre de punições.

Existem diversos fatores que os mecanismos de busca levam em conta na hora de definir os rankings e as redes sociais podem ser uma delas. Por isso é tão importante estar atento às práticas adotadas, a fim de obter sempre bons resultados.

8. Tenha em mente as estratégias de SEO e procure se manter informado

Existem algumas diferenças e semelhanças nas estratégias de SEO adotadas no site e em ações realizadas fora do site, como nas redes sociais, por exemplo.

Para conseguir impulsionar um site (e principalmente garantir um melhor posicionamento nos resultados de buscas) é muito importante ficar atento às estratégias estipuladas.

Elas podem ser determinantes para que os mecanismos de busca compreendam o quão relevante seu site é e assim poder colocar e mesmo manter sua página no topo das pesquisas orgânicas. Mantenha o foco nas estratégias e procure promover boas ações em suas páginas e perfis das redes sociais.

Frequentemente os mecanismos de busca promovem atualizações para poder melhorar a experiência do usuários.

É preciso se manter atento a essas melhorias para que seu site continue ou para que ele consiga ter um bom posicionamento, afinal estar entre os primeiros nos resultados das buscas orgânicas pode ajudar a promover ainda mais um empresa.

O próprio Neil Patel (como já citamos no começo do artigo) afirma que as redes sociais são o novo SEO. Procure se manter sempre a par de novas maneiras de se fazer o SEO para obter sempre os melhores resultados.

Conclusão

Nesse artigo procuramos frisar a importância das redes sociais para o posicionamento de uma página nos resultados de buscas orgânicas e te mostramos algumas práticas que você pode adotar para otimizar ainda mais seus perfis nas redes sociais.

O mais importante disso tudo é saber segmentar e desenolver estratégias que agreguem valor e conhecimento aos seguidores e aos usuários.

Gradativamente os mecanismos de busca irão compreender a relevância do seu site e poder poscioná-lo da melhor forma.

O que você aprendeu nesse artigo:

  • O que dizem as empresas e os especialistas a respeito da relação de SEO e redes sociais
  • A importância das estratégias On Page e produzir sempre conteúdo com qualidade
  • Como essas práticas podem influenciar no posicionamento
  • Se manter atento para não exagerar e ter as estratégias de SEO sempre em mente
  • Por fim a importância de sempre se manter informado sobre o assunto

Mesmo não sabendo com precisão todos os “sinais” que são levados em conta pelos mecanismos de busca na hora de posicionar uma página, procure manter sempre práticas seguras baseadas em estratégias nas redes sociais bem desenvolvidas para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você!

Material Gratuito: O guia de SEO da Rock Content

Esperamos que este conteúdo tenha te auxiliado a compreender mais sobre o assunto.
Se você deseja aprender ainda mais sobre SEO, não deixe de baixar o nosso material gratuito!

New Call-to-action



 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!