seo local

SEO Local: descubra como usá-lo para atrair mais clientes!

A pesquisa por mobile é uma tendência mundial e o Google revelou que 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras usando o aparelho.

O Google também reforçou a importância do mobile nas buscas orgânicas, com punição dos sites que não se adaptarem ao web design responsivo.

Entre as muitas mudanças causadas pelas novas tendências, uma delas se destaca: a importância do SEO local.

O que é SEO local?

O SEO, Search Engine Optimization, consiste na otimização de páginas do site e do domínio como um todo para alcançar posicionamento orgânico nos mecanismos de busca.

A estratégia já é usada há anos por empresas de diferentes segmentos e tamanhos para melhorar o ranking das páginas em sites de busca como Google, Yahoo, Bing e outros e aumentar o tráfego do site e as vendas.

O que seria então o SEO local?

O SEO local é uma estratégia que visa outras alternativas de otimização para permitir que o usuário encontre uma solução perto do local no qual ele se encontra e assim tenha acesso mais fácil ao serviço ou produto que pesquisa.

Por exemplo, se você pesquisar por “restaurante japonês” no smartphone, o Google entende que você busca por um resultado próximo a você, com o qual possa entrar em contato imediatamente e ter o problema solucionado, podendo se deslocar até o local no menor tempo.

Para tal ele apresenta os resultados de restaurantes de comida japonesa que estão mais próximos, de acordo com a sua localização no momento da busca.

O SEO local também funciona quando o usuário faz uma busca do tipo “restaurante japonês na liberdade” e apresentará os resultados mais relevantes da busca, mesmo que a localização no momento seja outra.

Dessa forma, podemos compreender o SEO local como uma tentativa dos mecanismos de buscas de oferecer resultados mais precisos e relevantes para o usuário.

Mas como a estratégia pode interferir no plano de marketing digital de uma empresa?

Quais os benefícios do SEO local?

O objetivo inicial do SEO local é ser vantajoso e prático para os usuários, entretanto, muitas empresas podem se beneficiar da solução.

Principalmente PMEs que encontram nessa alternativa uma possibilidade de concorrer diretamente com companhias maiores.

Para isso precisam caso executar corretamente a otimização local e levem as atualizações do algoritmo do Google em consideração.

Entre os benefícios das buscas locais para empresas menores, destacam-se:

Atrair um novo público

O SEO local permite atrair potenciais clientes que estão próximos ao negócio, mas que ainda não o conheciam, como turistas, por exemplo.

Ao pesquisar e encontrar o negócio, próximo e bem avaliado, com todas as informações acessíveis, a primeira impressão já é positiva.

Aumento nas vendas

Com um número maior de pessoas encontrando o negócio ao pesquisarem no smartphone, aumentam também as oportunidades de crescimento nas vendas.

Fidelização de clientes

Um bom atendimento e qualidade no serviço ou produto oferecido são essenciais para fidelizar o cliente que conheceu o negócio por meio de uma busca local.

Clientes fidelizados fazem propaganda espontânea, portanto, priorize a qualidade do atendimento e incentive resenhas positivas.

Presença online mais relevante

Estar entre os resultados orgânicos e os resultados da busca local é fundamental para aumentar a confiança do usuário na empresa e fazer com que ele adicione valor à imagem do negócio.

O SEO local oferece diversas vantagens para negócios de diferentes áreas e desde a atualização “Pigeon” do Google, este tipo de especificação tem ganhado mais peso e permitido que negócios locais se destaquem nos resultados das buscas.

Para que a empresa possa ter uma posição de destaque entre os resultados, entretanto, é fundamental que ela siga uma série de boas práticas relacionadas ao SEO local, com uso de palavras-chaves relevantes e outras soluções para que os mecanismos de buscam entendam qual a real relevância do site para aquela pesquisa.

Como aproveitar essa estratégia de marketing digital?

Como qualquer estratégia de marketing digital é necessário trabalhar corretamente o SEO local para que ele proporcione os resultados esperados.

Profissionais que atuam na área já há alguns anos apontam que as tendências das buscas é que elas se tornem mais locais, impactando diretamente empresas que possuem essa preocupação – e também as que não ainda não desenvolveram estratégias específicas.

Algumas táticas são quase unânimes entre os especialistas e separamos aquelas que têm apresentado melhores resultados.

Citação de NET local

A sigla NET faz referências as três informações essenciais sobre o negócio: nome, endereço e telefone.

São as primeiras informações que devem aparecer para o usuário que realiza a busca, pois ele já terá a opção de entrar em contato ou seguir até o local, caso deseje.

Segundo uma pesquisa da Inside, 41% das empresas que possuem os dados NEP inconsistentes possuem problemas para ranquear as páginas localmente.

A NET deve constar em todas as páginas do site, para o caso do usuário estar navegando, e também como resultado direto nos motores de buscam.

No primeiro caso é usual que esses dados de contato estejam no rodapé fixo, no segundo caso as informações podem ser adicionadas a partir do Google Meu Negócio.

Esses dados não devem ser adicionados no formato de imagem, pois isso impede que o buscador os identifique, também é necessário que o telefone contenha o código da área, para que seja possível relacioná-lo com uma localização.

Avaliações locais positivas

Um dos primeiros elementos que são observados ao fazer uma pesquisa para a contratação de um serviço ou produto é a avaliação de outros consumidores.

É fundamental deixar essa opção habilitada para que os usuários possam avaliar e fazer comentários sobre o negócio.

Caso as avaliações estejam ruins, use esse feedback para investigar o que precisa ser melhorado e convide clientes fieis a fazerem as avaliações.

Desabilitar a caixa de avaliação passará a impressão que a empresa tem algo a esconder e impede que o negócio se beneficie da experiência de outros consumidores que gostaram da experiência.

Além da opção de avaliação que aparece diretamente nas buscas, como parte das informações do Google Meu Negócio, diversas buscas oferecem como resultado sites de avaliação ou guias, como o TripAdvisor, Guia da Semana e também guias locais.

Para aparecer nos resultados para essas pesquisas é fundamental otimizar as listas nesses diretórios locais, além de manter as informações corretas, pois é comum dados incorretos e desatualizados nesses diretórios.

Google Meu Negócio

Como já demos a entender, o Google Meu Negócio é essencial em uma estratégia de SEO local, caso ainda não tenha sua empresa inscrita, comece agora!

Após inscrito no serviço do Google uma série de recursos podem ser aproveitados para otimizar o posicionamento do site e fazer com que ele se torne mais relevante para os mecanismos de busca e, principalmente, para o usuário.

Alguns dos cuidados com a configuração que podem ser destacados, incluem:

  • Adicione uma descrição do negócio com mais de 400 palavras, preferencialmente, com links e termos relevantes;
  • Inclua o negócio nas categorias adequadas;
  • Carregue diversas fotos com boa qualidade, incluindo uma foto de perfil com alta resolução;
  • Adicione os horários de funcionamento do negócio;
  • Preencha as informações básicas corretamente: nome, endereço e telefone;
  • Habilite a opção de avaliações e comentários para os clientes.

Com o Google Meu Negócio preenchido corretamente as chances de obter bons resultados nas buscas locais crescem consideravelmente, além de oferecer as informações de forma mais interessante e intuitiva para o usuário.

Site responsivo

Quando se fala em SEO local o site responsivo é a base de toda a estratégia.

Com as buscas no mobile aumentando exponencialmente e o Google atualizando seu algoritmo para valorizar esse aspecto, é imprescindível que o usuário possa acessar o site de qualquer dispositivo.

Lembre-se que um site de fato responsivo é organizado de outra forma no mobile visando oferecer as informações mais relevantes para o usuário sem prejudicar a navegabilidade e a intuitividade no processo.

Os dados sobre a empresa devem continuar acessíveis e as imagens devem ser configuradas de forma a atender essa demanda.

SEO local nas páginas

O SEO local exige alguns esforços semelhantes ao SEO On Page tradicional quando o tema é otimização das páginas.

As táticas mais recorrentes talvez já sejam conhecidas, mas é importante reforçar que, se o objetivo é ser encontrado localmente, é interessante fazer referências locais no conteúdo que está sendo produzido.

É possível citar a cidade ou região em aspectos relevantes da página, como: título da página, URL, título alt da imagem, etc.

Marketing de conteúdo local

Por fim, a relevância em uma cidade ou região se constrói falando sobre esse assunto.

Não por meio de fatos da cidade, mas podem ser criados conteúdos apresentando os principais atrativos turísticos da região, falar sobre as opções de passeio, indicar eventos regionais típicos, entre outros.

Além do conteúdo criado para um blog próprio, os backlinks e as redes sociais continuam relevantes para este tipo de SEO.

Segundo uma pesquisa da Moz, os backlinks locais influenciam em 18,3% o posicionamento, enquanto as redes sociais, 5,8%.

Isso mostra que, mesmo localmente, se preocupar com as estratégias tradicionais é fundamental.

Para auxiliar no desenvolvimento de uma publicação mais voltada para as exigências do Google para negócios locais é possível utilizar plugins, como o Yoast SEO e o Yoast SEO local, entre outras ferramentas que auxiliam no processo.

Quando investir em SEO local?

Após essa série de dicas e benefícios sobre o SEO local, o leitor pode se questionar se a estratégia seria ou não relevante para a empresa na qual trabalha.

Uma boa forma de refletir sobre isso é pensar quantos clientes próximos ao negócio tem sido impactados positivamente.

Se este não é um público que tem ganhado atenção na estratégia de marketing digital, talvez seja a hora de repensar a atuação online.

As vendas estagnadas também podem indicar que a empresa não está explorando adequadamente o potencial dela com potenciais clientes que estão próximos ao negócio, mas que ainda não o conhecem.

Quer mais informações sobre SEO e como desenvolver uma estratégia sólida de marketing digital? Confira o guia completo de SEO para iniciantes!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!