SEO pessoal: aprenda como otimizar sua própria marca

SEO pessoal: aprenda como otimizar sua própria marca

O que é SEO pessoal?

Se alguém fizer uma pesquisa sobre você no Google, qual informação encontraria? Já pensou sobre isso? Será que sua marca pessoal está sendo bem vista pelas pessoas?

Todo empreendedor quer se destacar. E em um mercado cada vez mais competitivo para atingir este objetivo você precisará investir em sua própria marca. Ou seja: em você mesmo.  Entender que o seu negócio é baseado, primeiramente, em quem você é e que é esta credibilidade que atrai audiência e potenciais consumidores é fundamental para sua estratégia como empreendedor.

Por isso, otimizar sua própria marca torna-se cada vez mais importante. Investir no seu marketing pessoal é o caminho mais rápido para estabelecer sua presença no mundo online.

Um dos fatores que “denunciam” se você está ou não sendo relevante para seu público alvo é a sua colocação nos mecanismos de buscas. Portanto, se é do seu interesse melhorar o seu posicionamento no ranking dos principais mecanismos de busca será necessário investir em uma ferramenta chamada SEO Pessoal. Com ela você poderá atingir dois objetivos ao mesmo tempo:

  • Dominar as primeiras páginas do Google através de estratégias mais eficientes.
  • Fazer uma gestão de sua reputação, ou seja, retirar todos os resultados negativos de sua marca pessoal e assumir o controle das pesquisas sobre o seu nome.

Parece incrível que isso seja possível, não é? E, de fato, gerir melhor sua reputação pode ser um ganho enorme para consolidar de vez sua presença online.

As 10 melhores estratégias de SEO para ampliar sua marca pessoal

A mecânica que existe por trás dos resultados de pesquisas cujos termos são nomes de pessoas geralmente combina dados fornecidos em suas contas de mídias sociais, clientes de e-mail, menções ao seu nome em sites e blogs e outras informações disponíveis sobre sua pessoa na internet.

Então, aprenda a otimizar sua presença virtual de forma prática começando pelas redes sociais, depois siga as demais estratégias para ampliar ainda mais seu SEO:

Valide seus perfis sociais

Google+

Comece otimizando o perfil que você sabe que o Google está indexando: o perfil do Google+. Quando você efetivamente preencher o seu perfil no Google+ já estará criando uma breve descrição sua no Google. Você poderá perceber que esta descrição será uma combinação de quatro campos do seu perfil, listados um após outro.

Blog

Ter um blog é uma das formas mais interessantes de trabalhar sua marca pessoal. Você consegue monitorar seu blog diariamente (recomendamos o uso do Google Analytics para essa tarefa) trabalhando estratégias de SEO, que podem dar uma guinada em seu negócio. Mas para isso precisará dedicar esforço diário para que seu conteúdo seja de qualidade e relevante. Para ajudar, siga essas orientações básicas para otimizar sua página:

  • Tenha certeza de que seu perfil possui sua própria página;
  • Use seu nome na URL, se for possível;
  • Procure colocar seu nome no início do título;
  • Cada perfil que tiver em outras redes sociais deve conectar-se a esta página;
  • Linkagem interna e também externa do blog;
  • Esta página deve conectar-se somente com as redes sociais onde estiver ativo;
  • Utilize o Google Analytics para monitorar o desempenho do seu SEO pessoal através do seu blog;
  • Meta Tags estruturados e bem elaborados.

Linkedin

O LinkedIn é uma ferramenta estratégica para conseguir ampliar sua marca pessoal. Ela é onipresente entre os resultados de busca. Utilize-a para otimizar melhor sua marca.

Ela deixou de ser apenas uma rede social para se transformar em uma das maiores ferramentas para promoção e divulgação para quem está em busca de alavancar seu marketing pessoal. O diferencial está justamente em ser uma rede voltada para profissionais. Com um relacionamento mais segmentado, e a possibilidade de ser recomendado por outros profissionais, seu perfil pode ganhar um destaque bastante relevante.

Confira aqui 13 dicas para um perfil invejável no LinkedIn e aprenda como criar uma página na rede social aqui.

Veja como aperfeiçoar o seu SEO pessoal usando o LinkedIn:

  • Os itens localização, posição e companhia aparecem em sua descrição do Google. Certifique-se de que eles estão completos;
  • Personalize sua URL de perfil público. Escolha uma URL que inclui seu nome;
  • Verifique se o seu perfil completo está visível para o público;
  • Torne seu perfil no LinkedIn o melhor possível. Incorpore um blog WordPress, Slide Share, procure por recomendações e adicione todas as contas ativas do Twitter;
  • Na área de “websites” do seu perfil adicione links para o seu blog e seu perfil no Google Plus.

Twitter

O ranking de perfis no Twitter ainda é extremamente alto no Google. Melhore a imagem do seu perfil, faça uma pequena biografia sobre você e coloque um link para seu blog.

E mesmo que não costume usar o Twitter, adicione um tweet para informar as pessoas onde podem encontrá-lo. Deixe uma mensagem dizendo que embora não esteja ativo no Twitter, elas podem ficar à vontade para se conectarem com você em outra rede.

Facebook

Os perfis e páginas do Facebook se tornaram excelentes canais para quem está em busca de otimizar sua marca pessoal. Mas lembre-se: o seu perfil profissional no Facebook não deve ser confundido com um lugar para diversão.

Se o seu objetivo é utilizar essa rede social para se promover profissionalmente, cuidado com o que expõe nela. Escolha bem o conteúdo que vai publicar. É sua imagem e seu currículo profissional que estarão em jogo.

Tumblr

Esta ferramenta também tem ótima repercussão para sua marca pessoal. Ela pode interagir com outras redes sociais se você desejar e tudo que você postar no Tumblr aparecerá automaticamente em outras redes da qual fizer parte. Portanto, aproveite esta oportunidade para explorar bastante a forma como trabalha o seu perfil.

As contas Tumblr são configuradas como subdomínios. Então, trate de pegar “seunome.tumblr.com” se possível. A página será liberada para você acrescentar o que quiser. Mas procure trabalhar somente a sua marca pessoal.

Vimeo

De todos os sites de compartilhamento de vídeos o Vimeo costuma superar os demais pela qualidade que permite em seus vídeos, sendo muito procurado por profissionais da área por essa questão como uma plataforma para a exibição de trabalhos produzidos.

Aproveite para ampliar seu perfil. Digite uma pequena biografia sobre você, adicione um vídeo com um link para definir sua localização e aproveite a audiência para melhorar sua marca. Caso prefira uma plataforma mais simples, o Youtube continua sendo o mais popular.

About. me

É uma página simples com links para as páginas de seus outros perfis. Embora pareça pouco complexo o site costuma se posicionar muito bem nos resultados de busca. Faça um upload de uma foto profissional e configure os links. Se for possível, crie uma URL que inclui seu nome. Assim o SEO pessoal será mais bem trabalhado.

Quora

No Quora, as páginas dos perfis são muito simples, mas elas são bem rankeadas. Depois de adicionar sua foto e uma pequena biografia, siga algumas pessoas e alguns assuntos de seu interesse para tornar a sua marca pessoal mais conhecida no meio.

Entenda que você não precisa estar  ativo em todas estas opções de redes sociais. Mas é importante construir o seu perfil pessoal em todas elas como uma estratégia de SEO muito eficiente.

Como fazer SEO pessoal vai além de criar e/ou alimentar perfis sociais, seguem mais algumas estratégias para você impulsionar sua marca para o topo do ranking:

Otimize os resultados utilizando apenas seu nome

  • Apelidos: os apelidos podem ser excelentes escadas para ampliar a sua audiência online. Cuidado apenas para não colocar apelidos chulos que venham a comprometer seu perfil profissional. Analise se dentro do seu mercado esta estratégia é uma boa opção.
  • Sufixo: acrescente algum item ao seu nome que o diferencie de outros nomes comuns. Você terá muito menos concorrência nas pesquisas se seu nome puder se diferenciar dos demais. Ex. José Soares III em vez de somente José Soares.
  • Nomes adicionais: uma maneira simples de se diferenciar é acrescentar um nome adicional. Seja o seu nome do meio, nome de solteiro, etc. Vá testando até encontrar um que seja menos comum.
  • Grau avançado ou certificação: esta estratégia estabelece bem quem realmente é você, chamando atenção para suas qualificações.
  • Use uma inicial: adicionar uma inicial é uma maneira de definir seu nome para os motores de busca. Escolha qual inicial do seu nome do meio será mais eficiente. Como sempre, terá que ir testando qual variação trará melhor resultado.

Use sua imagem a favor da sua marca

Usar sua imagem também é importante.

Use-a o máximo que puder: quem está querendo construir uma marca pessoal na Internet deve ser o mais sincero possível com as pessoas. Não se esconda e deixe-as saber quem é você.

Toda vez que fizer um perfil sobre si mesmo procure divulgar ao máximo sua imagem. No mundo online sua imagem é você. Mas não se esqueça de colocar sempre seu nome no título da foto e em sua descrição, pois é dessa forma que  os motores de busca usarão para encontrá-lo.

Mantenha um blog relevante

Mantenha o conteúdo do seu blog sempre atualizado: se o seu conteúdo não for atualizado constantemente, os motores de busca começam a vê-lo como irrelevante. Relacione pelo menos uma rede social ao seu blog, assim, quando atualizar seu status nessas redes, automaticamente o mesmo será postado no perfil de sua página.

Aprenda a usar palavras-chave

Importância das palavras-chave em seu conteúdo: para que os motores de busca possam encontrá-lo é importante usar as palavras-chaves corretas. Por exemplo, se deseja converter para seu nome, mas seu nome não aparece em qualquer lugar da página, os motores de busca não terão como encontrá-lo, concorda?

Mas não basta apenas escolher palavras-chave estratégicas: é preciso colocá-las nos lugares onde os motores de busca consideram mais importantes. Palavras em negrito, URL, títulos de páginas entre outros. Mas cuidado com o excesso de palavras-chave, pois os motores de busca podem descartá-las devido ao exagero em um texto.

Use o poder dos links

Cada link que é feito para um blog é considerado pelos motores de busca. Compartilhar sua página através de redes sociais pode fazer com que as pessoas passem para frente, gerando assim, mais atenção aos motores de busca.

Crie uma página na Wikipédia

Crie uma página na Wikipédia: é isso mesmo.

Qualquer pessoa pode editar um artigo na Wikipédia. Mas seja sensato, só edite algo que contribua significativamente para o conhecimento das pessoas. Pode ser algo do seu próprio nicho. Utilizar um link para seu blog é um excelente caminho para otimização da sua marca pessoal.

Diferencie-se dos demais

É muito provável que vá encontrar muita gente com o mesmo nome que o seu. Isso poderá prejudicar sua marca pessoal, por isso procure criar uma estratégia que o ajude a diferenciar seu nome dos demais.

Seja claro e objetivo

Fácil acessibilidade para os leitores: preocupe-se em facilitar o máximo possível para que as pessoas encontrem você. Por isso nada de ficar rebuscando demais suas informações. Seja claro e de fácil acesso.

Faça o possível para o Google encontrá-lo

Quanto mais o Google souber sobre o seu blog melhor será para sua marca. Deixo-o descobri-lo pelo seu conteúdo, títulos, texto âncora etc. Os motores de busca estão cada dia mais inteligentes. Por isso cuide para que sua marca pessoal seja o mais visível possível.

Compartilhe o que aprendeu

Outra forma de melhorar o resultado de seu nome e divulgá-lo na rede é compartilhando o que aprendeu com outras pessoas. Sempre que entrar em um blog e gostar de um conteúdo que foi relevante para seu conhecimento, deixe sempre seus comentários e passe para frente o link do blog. Assim você ficará mais conhecido no meio e outros blogs podem retribuir o favor com os seus posts e artigos.

De posse desse roteiro,  você pode vir a ser uma marca pessoal que se destaca entre milhões que hoje existem na internet. Mas isso pode não ocorrer da noite para o dia: será necessário muito investimento em seu autoconhecimento e muita persistência para conseguir se destacar.

É uma construção e requer tempo de maturação.  Não desistir dos seus objetivos, traçar metas e ter foco pode fazer muita diferença. Nem todos conseguem manter o empenho suficiente para chegar lá.

Mas certamente você pode fazer isso, se assim desejar.

Se tiver em mente que cuidar bem de sua imagem, dar credibilidade ao seu nome e reavaliar seus valores constantemente também ajudam a ampliar seus negócios, a fomentar lucros e construir ao redor de si uma comunidade engajada, então perceberá o quanto o SEO pessoal é importante pra você. Comece agora!

Material Gratuito: O guia de SEO da Rock Content

Esperamos que este conteúdo tenha te auxiliado a compreender mais sobre o assunto.
Se você deseja aprender ainda mais sobre SEO, não deixe de baixar o nosso material gratuito!

New Call-to-action



 

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!