Quais serviços de Marketing Digital são mais interessantes terceirizar?

Quais serviços de Marketing Digital são mais interessantes terceirizar?

Pequenos, médios e grandes empresários já se conscientizaram da importância de ter uma presença online fortalecida, e por isso estão cada vez buscando mais especialização e recursos para investir em serviços de marketing digital de qualidade.

Contudo, montar uma equipe de marketing digital completa, que atenda a todas as necessidades da empresa, gera um custo bastante elevado, o que limita a formação de uma equipe interna. Neste caso, a melhor opção é terceirizar. Porém quais serviços de marketing digital devem ser terceirizados? Tire suas dúvidas:

Desenvolvimento de sites e blogs

Apesar de não ser um serviço do marketing digital, criar um blog e um site são essenciais para começar sua presença online. Por ser uma atividade bem técnica, ela não precisa ser uma tarefa interna. Basta que o empreendedor dê as diretrizes para o layout, os conteúdos e a imagem que deseja passar para um bom web designer que certamente o resultado será ótimo. Portanto, é uma atividade que pode ser terceirizada sem problema algum e é mais econômico do que contratar um especialista na sua empresa.

Produção de conteúdo

Criar blog posts, e-books, chamadas para redes sociais, whitepapers, infográficos, vídeos, entre outros materiais, também não necessita de uma equipe interna, exceto se o conteúdo for muito técnico e tenha que ser um profissional que tenha muito know how para escrever. De qualquer forma, o conteúdo deve ser interpretado por diversas pessoas, e aí o papel de um editor é fundamental. No mais, hoje existem diversas empresas que se responsabilizam por criar conteúdo de qualidade para o seu negócio.

Publicidade online

Google Adwords, Google AdSense, Facebook Ads, são diversas as plataformas para publicar anúncios na web, e é preciso conhecer a fundo cada uma delas para que sua estratégia de marketing digital seja efetiva. Contratar um profissional que atenda a essas características é possível sim, mas certamente será preciso desembolsar um salário compatível com as competências dele, o que muitos empreendedores não têm condições de fazer. Neste caso, terceirizar também é uma ótima opção.

Otimização para mecanismos de busca

O SEO é um conjunto de técnicas para tornar seu site, blog, rede social, etc, mais amigável para os mecanismos de busca, melhorando o posicionamento de suas páginas nos resultados das buscas orgânicas. É um conhecimento que poucas pessoas detêm por completo, portanto, investir em alguém que saiba efetivamente trabalhar o SEO da sua empresa é a melhor escolha. A partir de um briefing bem elaborado, uma agência de marketing digital consegue ótimos resultados com o SEO sem precisar estar na empresa.

Métricas (Web Analytics)

Medir resultados de marketing digital depende de uma boa ferramenta de monitoramento e ainda de um conhecimento aprofundado a respeito do que realmente importa para a empresa, pois as famosas “métricas da vaidade” não trazem retorno efetivo para a empresa, portanto, não agregam valor para o negócio. As agências de marketing digital contam com profissionais experientes em métricas de marketing digital e investem em ferramentas que potencializam os retornos, dessa forma, terceirizar este serviço também pode ser uma boa opção.

Isso significa que você pode terceirizar todo o seu marketing digital? Na realidade não. É preciso ter alguém na empresa que tenha um conhecimento generalista de marketing digital para acompanhar todas as ações terceirizadas e verificar se elas estão de acordo com a cultura da empresa e o planejamento estratégico.

Este profissional deve ser a ponte entre a empresa e a agência de marketing digital, contribuindo para que os investimentos não sejam perdidos. Caso este profissional não exista o cliente deve procurar uma empresa que faça este papel e sempre demonstre quais tem sido os retornos dos investimentos feitos. Ficou alguma dúvida? É só entrar em contato.