sistema de informação de marketing

Sistema de informação de Marketing, o que é e como usá-lo?

Atualmente, o número de informações coletadas em empresas de todos os segmentos —  independentemente do tamanho — é imenso.

O uso adequado desses dados pode oferecer benefícios diversos à sua empresa!

E para ajudar você a acertar, existe o Sistema de informação de Marketing, ou apenas, SIM.

O SIM é um sistema que envolve processos, pessoas e equipamentos, com o objetivo de coletar, selecionar e analisar informações e repassá-las para os responsáveis de marketing para que eles possam tomar decisões mais assertivas.

Essa descrição, de Philip Kotler, é ainda uma das mais usadas para entender o conceito de SIM.

Simplificando, são os dados — internos e externos — que podem ser analisados e sistematizados de forma a ajudar ao gestor de marketing a ter mais clareza na tomada de decisões da área.

Qual a diferença entre SIM e pesquisa de marketing?

Para entender melhor o que é o SIM é necessário saber o que ele não é.

A confusão entre sistema de marketing e pesquisa de marketing é frequente, mas os dois são bem diferentes.

O SIM tem um alcance muito mais amplo do que a pesquisa de marketing.

Algumas das características que os tornam diferentes são:

  • O SIM envolve dados internos e externos, enquanto a pesquisa de marketing utiliza apenas os dados externos;
  • Enquanto a pesquisa visa solucionar problemas, o sistema envolve prevenção e solução utilizando Bid Data;
  • O SIM não tem um fim, ele é um ciclo, enquanto a pesquisa é voltada para projetos temporalmente limitados;
  • O objetivo do SIM é usar informações passadas para determinar tendências futuras, a pesquisa visa entender tendências passadas;
  • A pesquisa de marketing faz parte do SIM, mas ele também envolve outros subsistemas.

Dessa forma, podemos compreender que a principal diferença entre esses dois recursos do marketing é que a pesquisa de marketing tem um caráter mais limitado.

Já o SIM funciona como um mecanismo de operação da própria empresa, que com a parceria de várias áreas, proporciona decisões mais estratégias, baseadas na análise de dados.

Qual a importância para as estratégias de marketing?

Atualmente, ao tornar-se cliente de uma empresa, o cliente não cria expectativas apenas em relação ao produto ou serviço, mas também sobre todo o processo de descoberta daquela solução (funil de vendas).

As informações que ele teve acesso, do atendimento e do pós-venda, influenciam nessa jornada, de forma que o SIM deva captar as informações de todas essas etapas.

O sistema de marketing envolve não apenas a coleta dessas informações, mas também a sistematização.

Dados, aparentemente aleatórios e desconexos, são trabalhados e usados para entender um determinado comportamento de compra ou tendência de mercado.

Isso só é possível quando eles são analisados da forma correta e disponibilizados também para o profissional capacitado a interpretar esses dados e transformá-los em decisões.

O sistema de informação de marketing permite que a empresa integre o monitoramento das informações com o desenvolvimento e implementação de novas estratégias para o negócio, permitindo um crescimento mais consciente e saudável.

Como usar o SIM?

Para iniciar o sistema de informação de marketing em uma empresa é necessário conhecer melhor quais elementos compõem a estratégia.

Primeiramente, é preciso ter em mente que, ao longo dos anos, foram desenvolvidos diversos modelos de SIM e várias ferramentas que o tornam possível e acessível.

Qual a estrutura principal?

O sistema de informação de marketing desenvolvido por Robert Harmon em 2003, por exemplo, considera que a estrutura principal deve ser composta por quatro elementos:

1. Interfaces para o usuário

Consiste na escolha da interface que será usada pelos gestores e gerentes para análise das informações, após a sistematização.

O design adotado deve levar em consideração o perfil dos gerentes e a capacitação deles para que as informações apresentadas sejam interpretadas de forma correta.

2. Software

É a escolha do software ou programa que será utilizado para realizar as etapas necessárias de coleta, análise e gerenciamento dos dados, de forma que elas possam ser efetivamente usadas na tomada de decisão;

3. Banco de dados

O banco de dados é uma parte central do SIM, consistindo no local e formato em que os dados serão organizados e armazenados.

Esse aspecto será apresentado com mais detalhes a seguir.

4. Suporte do sistema

O SIM exige profissionais especializados que serão responsáveis tanto pelo software como pelo hardware do sistema.

Com esses quatro elementos é possível desenvolver e implementar o SIM em uma empresa, porém o sistema só atingirá as metas estipuladas inicialmente se envolver os diferentes setores da empresa.

Os dados coletados devem ser condizentes com a realidade de cada setor, além de envolver as políticas organizacionais, a identidade corporativa adotadas na empresa e a formação adequada dos profissionais.

O que deve conter na base de dados?

Um dos fatores que fundamentam o SIM é o banco de dados.

No caso de um sistema de informação de marketing os novos dados devem entrar periodicamente no sistema de forma que mantenha as informações atualizadas.

Utilizar dados muito antigos para prever tendências de mercado não será apenas equivocado, mas também pode acarretar em decisões ruins para a empresa.

Assim como os próprios modelos de SIM, a base de dados de uma companhia pode variar de acordo com o segmento em que atua, o tamanho da empresa, os setores internos etc., entretanto, alguns modelos tradicionais indicam algumas fontes de entrada de informações, como:

  • Base de dados internos, como, informações sobre vendas, dados sobre as linhas de produtos, informações sobre campanhas de publicidade e marketing etc.;
  • Informações sobre concorrentes, incluindo preços, promoções e publicidade;
  • Relatórios internos das diferentes áreas que auxiliem na compreensão de problemas e possibilidade de solução;
  • Base de dados de clientes atualizada e conhecimento do público-alvo;
  • Notícias sobre o segmento e releases da empresa;
  • Bibliografia especializada, etc.

Base de dados e estratégias de marketing digital

Atualmente, além de toda essa gama de informações que é possível adquirir sobre a empresa, as estratégias de marketing digital estão cada vez mais alinhadas com o modelo de SIM, já que a maioria delas tende a fornecer uma série de informações dos leads e clientes.

Mídias Sociais

As mídias sociais são, já há alguns anos, uma fonte imensa para coleta de informações sobre o comportamento do consumidor.

Em mídias como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e outras o direcionamento das campanhas publicitárias, links patrocinados e mesmo publicações orgânicas, ocorre de acordo com as ações que o usuário tem nas mídias sociais e nas tendências que ele apresenta.

As empresas podem usar esse espaço tanto para atendimento ao cliente, quanto para divulgação e coleta de informações que permitam identificar com mais detalhes o perfil do público-alvo, as preferências etc.

As oportunidades são tão vastas que é possível determinar em quais horários o público mais está online, por qual plataforma acessa os meios digitais e também quanto tempo se mantém online.

Todos esses dados auxiliam a empresa a ter uma compreensão mais realista do público e das tendências.

Site e blog

Outro local que não deve deixar de ser monitorado e as informações analisadas é o site da empresa.

Por meio das ferramentas de rastreamento é possível determinar quais ações são mais comuns, as páginas mais acessadas, os conteúdos mais visualizados entre outros dados que permitem que a companhia identifique o comportamento e preferências do público.

Além do monitoramento, também é possível utilizar a análise de dados para criar conteúdos mais completos e relevantes para o público-alvo, a estratégia é conhecida como Data Content Marketing.

Além das formas indiretas de adquirir informações úteis, a conversão de visitantes em leads é outro mecanismo que expande as oportunidades de atualização do banco de dados da companhia.

Por meio dos dados fornecidos pelos leads é possível sistematizar e compreender muitas as ações dos clientes, assim como limitações do produto, pontos falhos nos processos de vendas e oportunidades de crescimento.

Com a grande adesão ao marketing digital, o sistema de informação de marketing tornou-se uma realidade acessível para qualquer empresa.

O marketing digital, por meio de métricas mais ricas, como os KPIs, permite que a empresa também tenha um conhecimento mais aprofundado dos próprios dados e processos, como com as informações obtidas com os CRMs.

Quais as vantagens e limitações da estratégia?

Para que seja possível impactar realmente a tomada de decisão de uma empresa, o SIM efetua uma série de mudanças na própria estrutura organizacional do negócio.

Com isso gera uma série de benefícios, entre eles, podemos destacar:

Coleta dos dados

Por meio do SIM a empresa passará a ter mecanismos e processos de coleta de dados mais eficientes, resultando em dados de maior qualidade.

Visão de mercado

Uma vez que inclui processos internos e externos, o SIM viabiliza uma visão mais ampla do mercado, permitindo a análise de eventos isolados, assim como tendências para o segmento como um todo.

Banco de dados eficiente

Não apenas a coleta de dados se torna mais eficiente, como a adoção de um banco de dados permitirá uma melhor organização das informações, sistematização e também a análise desses resultados.

Também permite armazenar dados de diferentes períodos, aumentando a capacidade de compreensão do mercado e dos diferentes ciclos.

Prevenção de problemas

Entre os objetivos do SIM destaca-se a capacidade de prever tendências e dessa forma, também os problemas.

Entre as situações que podem ser evitadas por essa característica inclui limitações de estoque, mudanças logísticas necessárias e outras.

Análise e planejamento

Com uma série de informações disponíveis, o sistema de informação de marketing permite análises detalhadas para embasar o planejamento da empresa.

Seja no que diz respeito a produtos ou serviços, mas também atendimento, presença online, estratégias de marketing, direcionamento do orçamento, estrutura organizacional e outros aspectos relevantes de um negócio.

Processo decisório mais eficiente 

O objetivo máximo do SIM é auxiliar no processo decisório da empresa, tornando-o mais eficiente e assertivo por oferecer ao gestor as informações mais relevantes.

Estabilidade

Em períodos de crise o SIM pode ser determinante para indicar soluções alternativas para um negócio.

Entretanto, em períodos normais ele também proporciona informações relevantes para manter a estabilidade da empresa.

Entre as limitações do SIM, destaca-se os riscos de análises equivocadas, principalmente quando o banco de dados não possui as informações corretas do segmento.

Nesses casos é indicado que os dados inseridos no sistema sejam avaliados e haja um esforço na empresa para que o sistema que seja atualizado constantemente.

Como adotar o SIM na minha empresa?

Para iniciar um sistema de informação de marketing em uma empresa é necessário avaliar três elementos importantes:

  1. Se a empresa já possui um banco de dados ou se precisará começar do zero;
  2. Se a cultura organizacional oferece autonomia e preparo para os gestores de área;
  3. A viabilidade de contratar uma empresa especializada para oferecer o suporte inicial necessário.

Todos esses aspectos são essenciais para que o SIM alcance os resultados desejados pela empresa e possa ser usado de forma efetiva pelos diferentes setores, permitindo que todas as áreas se beneficiem das ferramentas e conhecimento proporcionados pela adoção da estratégias.

Quer expandir seus conhecimentos sobre marketing para adotá-los na sua empresa? Confira o artigo O que é Marketing: tudo que você precisa saber sobre o assunto e mantenha-se atualizado!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!