Sitemap: O que é e por que você deve criar o seu agora mesmo

Sitemap: O que é e por que você deve criar o seu agora mesmo

Muitas empresas já entenderam a importância de se posicionarem bem nos mecanismos de buscas, aumentando sua visibilidade na web e, consequentemente, conquistando novas oportunidades de negócio.

As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) podem trazer resultados surpreendentes nesse sentido. Uma das estratégias que fazem a diferença no SEO é o uso do sitemap, que facilita a indexação das páginas pelos mecanismos de busca.

Se você ainda não conhece essa ferramenta, saiba qual a importância de utilizá-la para aparecer bem nos resultados dos buscadores:

Conheça o sitemap

O sitemap.XML nada mais é que um mapa que mostra o caminho correto a ser seguido dentro de seu site. Em outras palavras, ele é um arquivo .XML que tem uma lista com as URLs do site, a relação entre elas, as seções a que pertencem, a última data de modificação, entre outras informações.

Além do XML, que é usado no Google, também é possível utilizar sitemaps em HTML para buscadores como Yahoo e Bing.

O objetivo da ferramenta é fazer com que a navegação no website seja facilitada para os mecanismos de busca, agilizando e simplificando a indexação das páginas.

Desenhando o mapa

Um sitemap.XML pode ser construído de duas formas. A primeira exige o download de um gerador de sitemaps e o conhecimento de linguagem de programação para redigir as instruções ao sistema. Apesar de ser um pouco mais complexa e exigir trabalho manual, essa alternativa permite maior controle sobre o resultado final.

Já o segundo método é bem mais fácil e pode ser conduzido até mesmo por usuários menos experientes. O sitemap pode ser feito baixando um aplicativo ou acessando uma ferramenta que irá rastrear o site, assim como um mecanismo de busca, gerando automaticamente o arquivo.

Depois que o sitemap é criado, será necessário fazer o upload no site e notificar o Google. A notificação pode ser feita pela ferramenta de webmasters do mecanismo de busca, que possui uma seção para submissão de arquivos e acompanhamento do status de indexação.

Vantagens

Apesar de não existirem evidências de que o uso do sitemap melhore substancialmente o posicionamento de um site nos resultados de uma busca, a navegação facilitada pelos mecanismos favorece a indexação e pode fazer com que algumas páginas sejam encontradas com maior facilidade.

Com o sitemap, sua empresa mostra aos mecanismos de busca exatamente onde quer que os resultados sejam buscados, permitindo uma atuação mais estratégica na construção do conteúdo de seu website.

Isso significa que você pode dar mais destaque às páginas que possuam informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, priorizado-as durante a busca.

Outra vantagem é que seu site passa a depender menos da relação com os links externos para que o mecanismo de busca faça o rankeamento, favorecendo a sua sugestão de organização.

Os recursos de sitemap usado pelos mecanismos de busca ainda estão em evolução e, à medida que as tecnologias são desenvolvidas, sua empresa poderá obter mais vantagens da ferramenta.

O uso de um sitemap.xml não é nenhuma uma novidade quando o assunto são técnicas de SEO. No entanto, essa é uma daquelas ferramentas que, embora não sejam o segredo para o sucesso, também não podem ser deixadas de lado na busca por mais visibilidade na web.

Ficou com dúvidas sobre a importância do sitemap? Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de acessar o blog da Rock Content para entender como o conteúdo do seu site pode ganhar mais destaque.

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!