smo

O que é SMO e como otimizar seu conteúdo para mídias sociais

Para alguns, basta ouvir a palavra “otimização” e pensar imediatamente em coisas complicadas, envolvendo matemática e análise de dados.

Parece uma daquelas coisas que somente um verdadeiro nerd conseguiria entender.

Mas a verdade é que a ciência da otimização é muito mais simples do que parece.

A otimização nada mais é do que tornar as coisas melhores.

Ela envolve pegar algo que já foi criado e então, por meio de testes e medições, descobrir formas de torná-la ainda melhor.

Você com certeza já ouviu falar de SEO (Search Engine Optimization), cujo “O” da sigla é abreviação justamente de “otimização”.

O Search Engine Optimization se preocupa em otimizar o seu site ou blog, melhorando o rankeamento deles nos mecanismos de busca, como o Google, Yahoo e outros.

E da mesma forma que existem técnicas para deixar seus textos e sua página na internet mais visíveis nas pesquisas dos usuários, também é possível — e essencial — que você aplique estratégias para deixar seus posts nas redes sociais mais atraentes.

Esse é o chamado SMO, Social Media Optimization, que busca otimizar suas redes sociais para que você consiga atrair novos seguidores e fidelizar ainda mais os antigos!

Neste post, vamos te ensinar tudo que você deve saber sobre SMO, desde como surgiu até as melhores práticas para tornar seus posts únicos e aumentar o engajamento.

Mas antes, para você entender melhor o por quê deve otimizar suas redes sociais, é preciso falar um pouquinho de choque de conteúdo.

Vamos lá?

O que é choque de conteúdo?

O choque de conteúdo foi primeiramente mencionado por Mark Schaefer, um blogger reconhecido mundialmente pelo seu trabalho no {grow} — um dos blogs de marketing mais bem referenciados do mundo.

Ele definiu o choque de conteúdo como a época do marketing emergente definida quando os volumes exponencialmente crescentes de conteúdo irão cruzar a capacidade humana limitada de consumi-lo.

Para entender melhor, basta pensar no seguinte: você já entendeu o valor do marketing de conteúdo, certo?

Ele chega a ser 62% mais barato do que estratégias de marketing tradicionais e entrega 3x mais leads do que estas.

Mas assim como você, empresas de todo o mundo tem enxergado cada vez mais que investir em marketing digital é essencial para quem quer sobreviver neste novo mercado.

E por causa disso, o volume de conteúdo criado tem crescido exponencialmente.

Porém, nossa mente humana é limitada, e só pode consumir certa quantidade de conteúdo por vez.

O que significa que cada vez mais é preciso se diferenciar e destacar nessa enxurrada de material que invade as telas dos usuários diariamente.

Cada post que você escrever ou já foi escrito antes ou será escrito nos próximos minutos depois de você.

Então o que fazer? Como fazer com que seu conteúdo seja interessante e único e manter seus resultados ótimos?

E onde entra o SMO – Social Media Optimization?

Exatamente aqui! A batalha por atenção nos conteúdos e nas redes sociais está virando uma verdadeira guerra.

Com isso, não basta somente estar presente nesses canais: é preciso otimizar sua presença.

Essa ideia já vem sendo discutida há algum tempo, mas foi ganhar mesmo popularidade quando o Google lançou o Hummingbird, uma nova versão do algoritmo da empresa.

O Google usa esse algoritmo para rankear as páginas de acordo com sua relevância para a pesquisa de cada usuário.

E bem sabemos que um dos fatores mais importantes para que sua página tenha destaque é o link building, links de outros sites para suas páginas.

Porém, com o lançamento desse novo algoritmo, o Google passou a dar um valor ainda maior para as redes sociais.

Não é de surpreender que isso tenha acontecido, afinal, o uso das redes sociais tem crescido cada vez mais e empresas de todos os segmentos tem visto os benefícios de se investir em uma boa estratégia de marketing com presença nelas.

E o Google não só enxergou isso, como adaptou seu mecanismo de busca para considerar o engajamento que suas páginas tem nas redes sociais.

Sim, o link building ainda é muito importante.

Mas também é importante o número de curtidas que você tem no Facebook, o número de retweets no Twitter e o número de compartilhamentos no LinkedIn.

Isso significa que agora é essencial se preocupar em produzir conteúdos que ganhem mais e mais curtidas e mais compartilhamentos do que o seu concorrente.

E para isso é que foi desenvolvido o SMO.

Veja abaixo as 5 principais estratégias de SMO

1. Teste a frequência de postagem para achar o ponto ideal

Não é segredo saber a frequência certa de postagem para seus perfis nas redes sociais é essencial para uma estratégia efetiva.

Postar demais pode cansar sua persona, enquanto que de menos irá fazer com que você entre no mar do esquecimento.

Sua frequência de postagem ideal irá depender de quantos posts no geral estão enchendo o feed dos seus seguidores.

Por exemplo, se a maioria dos seus seguidores no Twitter só chega a ver em média 20 tweets por hora, isso significa que se você postar um tweet a cada 15 minutos seu seguidor irá ver uma postagem sua a cada 5 novos tweets que ele lê.

Parece um pouco demais, não é mesmo?

Portanto, o segredo para achar a frequência certa é conhecer bem o comportamento dos seus seguidores em cada rede social, além de testar diferentes frequências para achar aquela que melhor serve para você.

Para isso, você pode seguir a seguinte a estratégia: primeiro, para cada rede que você for testar, programe seus posts com uma frequência pré-determinada, como duas horas, por exemplo.

Mantenha essa frequência por uma semana, período no qual você deverá acompanhar de perto suas métricas, como curtidas, nível de engajamento e cliques.

Na semana seguinte, reduza a sua frequência e continue acompanhando as métricas.

Faça isso semana após semana, até ter dados o suficiente para comparar e descobrir qual frequência de postagem maximizou mais seus resultados.

2. Descubra a melhor hora de postar

Além de ter calculado a frequência de postagem ideal, é essencial que você procure descobrir os melhores dias e horários para postar em cada rede social.

Ultimamente, existem muitos estudos que indicam diferentes dias e horários para postar.

Então, você deverá fazer da mesma maneira que fez para descobrir sua frequência de postagem ideal e testar!

Para começar, crie uma lista com todos os seus posts antigos, as principais métricas referentes a eles e a data e horário de postagem de cada um.

Ao avaliar essa lista, você deverá ser capaz de identificar tendências relativas ao momento da postagem.

Por exemplo, se você ver que 7 dos seus 10 posts mais curtidos no Facebook foram postados entre 13h e 14h é um bom indicativo de que esse é o melhor momento para fazer suas postagens.

3. Reutilize o seu conteúdo de forma inteligente

Fazer SMO também quer dizer ser inteligente com seu conteúdo nas redes sociais.

O choque de conteúdo nos mostrou que cada vez mais temos que dedicar mais e mais tempo em fazer nosso conteúdo espetacular.

Isso porque só com um conteúdo realmente “sensacional” conseguiríamos ter o mesmo retorno que teríamos com um conteúdo “bom” há um ano atrás.

Em vez de dedicar toda sua vida em fazer um único artigo que brilhe como o sol, é preciso reutilizar seu conteúdo de maneira inteligente.

Aquele seu artigo para o qual você dedicou muita pesquisa e tempo deve servir como base para produzir conteúdos em outros formatos.

Inforgráficos, Webinars, SlideShare, além de servir de munição para suas postagens nas redes sociais e, ainda, um e-book matador que aborde o conteúdo mais a fundo.

4. Integre as redes sociais com seus outros canais de marketing

Seus canais de marketing não vivem separados: eles estão todos interligados.

Quando falamos de redes sociais então, essa ligação é ainda mais importante.

Seu blog não é o único canal que pode se beneficiar de ter botões de compartilhamento nas redes sociais.

Ao incorporar essa funcionalidade também aos seus e-mails, você poderá aumentar sua taxa de abertura e conversão e, ainda, você deixará claro para seus contatos que existem outros lugares na web onde eles podem se engajar com você.

Páginas de agradecimento são outra localização boa para adicionar os botões e fazer a diferença.

Essas são as páginas onde os usuários efetivamente fazem o download ou acessam algum de seus materiais depois de preencher um formulário nas suas landing pages.

Enquanto que nestas é recomendável que você retire todos os links de navegação, para que o usuário possa focar exclusivamente em preencher o formulário, as páginas de agradecimento são outra história.

Nesse momento, o visitante já te deu suas informações de contato e então você pode focar em convencê-lo a compartilhar seu conteúdo!

5. Foque em ser social

Com a internet abrindo seu caminho para cada cantinho da sociedade, o consumidor de hoje se tornou mais atraído por marcas, personalidades e, portanto, por marcas que tenham personalidade!

Este é um dos mais importantes fatores para fazer seu conteúdo se destacar.

Ponha mais da personalidade da sua marca no seu conteúdo.

Aqueles artigos que o conteúdo soa como uma conversa com a pessoa que está do outro lado da tela possuem resultados muito melhores do que aqueles que o leitor se sente como em uma sala de aula, lendo o material de um livro.

Além disso, é essencial saber escrever no tom certo, de acordo com a persona para quem você está falando e usar pronomes pessoais para aumentar o senso de individualidade e aproximar o leitor do seu conteúdo.

6. Faça um conteúdo compartilhável, único e engajante

Por último, a dica básica. Se você quer ser visto primeiro, ser mais lido e respeitado, você deve se preocupar em criar conteúdos que sua persona ame.

Nós aqui da Rock entendemos que essa pode ser uma definição simplista para algo que é uma luta diária e que toma grande parte do seu tempo.

Então, aqui vão algumas dicas para você usar e fazer seus posts brilharem!

Abuse dos elementos visuais: quando você posta um link para um de seus artigos no Facebook, você deve usar uma imagem.

Isso porque já foi provado que os usuários no Facebook tendem a prender mais sua atenção em materiais que sejam visuais do que aqueles que só possuem texto.

Por isso, as imagens que ilustram suas postagens devem ser escolhidas com cuidado.

Use imagens relacionadas ao tema do post, que capturem a atenção do usuário e facilitem o entendimento que ele tem do conteúdo.

Elas irão garantir mais engajamento para seus posts.

Encoraje o compartilhamento: você já sabe que definitivamente deve promover seus conteúdos nas plataformas sociais, certo?

Mas tão importante quanto isso é encorajar os usuários a eles mesmos promoverem os materiais dos quais gostaram!

Nós já falamos da importância de acrescentar botões de compartilhamento nas suas páginas.

Mas só para que você possa se convencer ainda mais da importância disso, aqui vai um dado: acrescentar os botões de compartilhamento podem aumentar sua performance nas redes sociais em até 700%.

Esse passo simples pode ter uma grande influência na performance do seu blog, e se você ainda não está fazendo isso, está na hora de começar.

Não tenha medo também de pedir por uma curtida.

Conquanto você o faça de forma gentil (nada de “Curta esse post!”, em letras maiúsculas), não há nada de errado com um simples pedido de curtir ou compartilhar.

O mesmo vale para pedir comentários.

Faça isso sutilmente no final do artigo encorajando o leitor a comentar e compartilhar com você suas próprias experiências.

Cada um dos seus conteúdos deve possuir um Call-to-Action (CTA), seja para baixar um e-book, assinar sua newsletter ou mesmo deixar um comentário.

Mas lembre-se de focar somente em um CTA e não deixar seu leitor perdido com tantas chamadas.

Gostou de saber mais sobre o choque de conteúdo e como superá-lo usando técnicas de SMO?

Leia também nosso guia definitivo sobre como criar e administrar uma Fan Page e saiba ter uma página no Facebook que as pessoas amem e curtam!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!