logo do snapchat

Snapchat para marcas: um guia de marketing na rede social

Você já ouviu falar no Snapchat?

Se já ouviu, sabe como funciona?

Se você respondeu que não para estas perguntas, fique tranquilo! Vamos te ajudar a entender melhor o potencial desta rede social.

Primeiramente, o que é Snapchat?

O Snapchat é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que tem um diferencial das demais.

O conteúdo compartilhado nela tem um tempo de duração determinado por quem enviou.

Ou seja, se você envia uma foto com 5 segundos de duração, a pessoa que receber a imagem só terá acesso a esta foto por 5 segundos.

O tempo máximo que pode ser escolhido é 10 segundos e à medida que forem enviadas mais imagens ao mesmo destinatário, o tempo total vai se somando.

Para enviar as imagens, você tem três opções: escolher um destinatário específico, fazer uma lista de destinatários ou deixar as imagens como “públicas” para que as pessoas que seguem o seu perfil consigam ver as imagens durante o período de 24 horas.

destinatários no snapchat

Esta última funcionalidade é chamada de “Minha História” e é também muito utilizada pelas pessoas que querem compartilhar um pouco mais das suas rotinas do dia a dia.

Além disso, o próprio Snapchat possibilita que se use legendas, emojis e pincéis para desenhar sobre a imagem. Isso faz com que a interatividade e conectividade do conteúdo aumente muito.

As pessoas retratadas em vídeos e fotos podem simular uma interação com estas extensões, gerando humor ou um sentido diferente à imagem inicial, por exemplo.

imagem no snapchat

Duas funcionalidades que são interessantes também são os de “Ao vivo” e “Discover”.

A função “Ao vivo” é construída pelos usuários que estão participando de algum evento ou estão em alguma cidade específica ao redor do mundo.

Os eventos ou cidades estão em constante atualização, dependendo dos acontecimentos mais atuais.

ao vivo no snapchat

Imagens: snapchat.com

Já a função de “Discover” é outra forma de as pessoas interagirem com marcas e acontecimentos. Este recurso apresenta aos usuários notícias, artigos e vídeos de vários canais diferentes.

Porém, você pode estar se perguntando: “o que eu vou fazer com uma rede social tão efêmera?”

Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem.

Mas o sucesso da rede não é a toa. O Snapchat tem muito valor para quem entender e souber usá-lo a seu favor.

Confira alguns dos principais dados de uso do Snapchat para entender mais a razão do seu sucesso:

Alguns dados sobre o Snapchat

O Snapchat pode parecer um pouco simples e banal, mas a ideia desta rede social acabou se tornando uma empresa que vale cerca de 10 bilhões de dólares.

Isto significa que muitas pessoas compraram a ideia e estão usando o aplicativo com tanta frequência a ponto de ser muito rentável para quem tem o controle da situação.

Segundo dados lançados pela própria empresa, é possível notar algumas informações importantes sobre os usuários e sobre o seu comportamento na rede.

Veja algumas delas:

  • O principal público do Snapchat tem de 13 a 34 anos;
  • Cerca de 70% dos usuários é do sexo feminino;
  • Mais de 5 bilhões de vídeos são visualizados na rede diariamente;
  • Existem mais de 100 milhões de usuários ativos na rede diariamente (para se ter uma noção do que isto significa, comparamos com o número de usuários do Twitter: cerca de 320 milhões mensais);  
  • Os jovens de 13 a 34 anos costumam assistir a eventos globais através do compartilhamento dos usuários através da função “Ao vivo”, ao invés de televisão, por exemplo.

Entendeu agora o potencial que o Snapchat tem a oferecer para quem souber usar os recursos que tem em mãos?

O principal público que utiliza a rede é considerado como uma geração que prefere o acesso a informações através de dispositivos móveis, priorizando também formas rápidas e práticas de interagir.

Se a sua marca estiver procurando engajamento e um maior conhecimento de marca, esta é ou não é uma ótima oportunidade?

Como criar a sua conta

Agora que você já entendeu a importância e a magnitude que o Snapchat está alcançando cada vez mais, está na hora de criar a conta da sua empresa, certo?

Vamos ao passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo no dispositivo que você irá usar para postar o conteúdo;
  2. Quando o aplicativo estiver devidamente instalado, abra-o e escolha a opção “Criar conta” para se cadastrar;
  3. Preencha os dados cadastrais solicitados, que são o seu email, uma senha e a sua data de aniversário. Depois clique em “criar conta” para completar o cadastro;
  4. Na próxima tela, escolha um nome para que os usuários vejam quando entrarem em contato com o seu perfil. Pode ser o nome da sua empresa ou algum apelido que for interessante para alcançar melhor o público. Clique em “continuar” e terá a sua conta finalizada.

Pronto! Agora você já tem a sua conta e já pode começar a usar.

Na opção “encontrar amigos” você pode tanto procurar pessoas para adicionar à sua rede pelo nome de usuário delas, quanto sincronizar com a agenda de contatos para adicionar as pessoas que você conhece na rede.

6 dicas para se dar bem nessa rede social

Criar a sua conta foi fácil, não é mesmo?

Agora, o próximo passo é conseguir utilizar a rede para engajar o seu público e conseguir ter mais sucesso na estratégia.

Para isto, listamos a seguir algumas das principais dicas para alcançar o sucesso. Confira a seguir:

Promova o seu perfil

Para ter sucesso no Snapchat, é importante que as pessoas saibam da existência do seu perfil.

Por isso, divulgue o seu nome de usuário e informações relevantes para o público nas suas outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo.

Dica de ouro: o LinkedIn pode não ser a melhor rede para compartilhar informações sobre o seu perfil no Snapchat.

São duas redes sociais bem diferentes, com estruturas e públicos diferentes, podendo causar o efeito contrário ao desejado se publicar informações de uma na outra.

Seja relevante

Muito mais do que simplesmente postar informações engraçadas e interativas, é importante fazer com que o público queira ver o seu conteúdo, buscando sempre aprender um pouco mais com ele.

Isto é, produza conteúdos relevantes, para garantir o interesse e o engajamento do público com a marca.

Faça promoções

Esta dica é direcionada principalmente para empresas B2C, ou seja, que se comunicam diretamente com os consumidores finais.

Uma maneira interessante de fazer com que o público interaja e veja mais valor em seguir a sua marca no Snapchat é promover ações de venda na rede.

Você pode fazer postagens premiando ou dando descontos para as pessoas que tirarem “print screen” das suas postagens em um tempo hábil e levarem a imagem na loja física, por exemplo.

Assim, além de fazer com que as pessoas interessadas no desconto acompanhem as suas postagens na rede, você as leva para a loja física, podendo aumentar as vendas da loja.

Promova um conteúdo exclusivo

Este é um dos principais diferenciais que podem ser usados no Snapchat.

Através dele, as marcas podem fazer coberturas de eventos, mostrar backstage de shows e desfiles, pré-lançamentos de produtos e uma série de outras ações que vão ser consideradas exclusivas pelo público, apresentando também alta relevância. 

O público vai querer acompanhar o seu perfil para estar sempre por dentro das novidades sobre o assunto tratado.

Use também o chat

Além de conversas através de fotos e vídeos, o Snapchat também possibilita que os usuários compartilhem mensagens de texto.

Elas funcionam com a mesma premissa do restante dos conteúdos, mas com um pequeno diferencial: ficam disponíveis na tela enquanto se estiver com a janela de conversa aberta.

A partir do momento em que se sair da janela ou até mesmo do aplicativo, a conversa é apagada do histórico.

O chat pode ser usado como meio para concursos e promoções também, estimulando os usuários a responderem os “snaps” ou a sugerirem dicas de postagem, por exemplo.

Mostre mais sobre o cotidiano

Uma boa forma de interagir com o público sem ter que fazer sempre promoções, concursos ou prévias de produtos é mostrar um pouco sobre o cotidiano da empresa.

Mostrar os funcionários, o ambiente de trabalho, alguma novidade, possíveis parceiros ou qualquer outra informação assim pode ser interessante para humanizar a marca e manter o relacionamento com o público mesmo quando não se tiver ações de venda para propor.

Ferramentas úteis para o Snapchat

Para usar o Snapchat da melhor maneira possível vamos a algumas ferramentas que podem ser úteis.

Listaremos as ferramentas do próprio aplicativo e algumas externas também.

Ferramentas do Snapchat

  • Pincéis de cores diferentes para poder desenhar sobre as imagens e incrementar o conteúdo;
  • Legendas para descrever o momento ou dar um significado diferente às imagens;
  • O recurso do botão “T”, que faz com que a legenda fique em uma fonte maior, podendo ser colorida também;
  • Uso de efeitos e filtros para incrementar as postagens. Existem filtros de tratamento de imagem, como os usados pelo Instagram, e também alguns filtros diferentes, como os que mostram horário, temperatura e velocidade, por exemplo;
  • Adicionar emojis aos conteúdos, interagindo com os próprios cenários;
  • Visualização da quantidade de pessoas que viu os seus “snaps”;
  • Informação sobre quais pessoas tiraram “print screen” das imagens;
  • Uso de flash para a câmera frontal. Esta opção precisa ser habilitada na parte de configurações e permite que a câmera frontal também tenha um recurso extra de iluminação, para facilitar a visualização;
  • Possibilidade de salvar as fotos ou vídeos tirados, caso se tenha interesse em postar em outras redes sociais.

Estas são algumas das ferramentas que podemos aproveitar quando usamos o Snapchat.

Se souber mais alguma e quiser acrescentar a informação, deixe um comentário com a sua contribuição!

Além disso, ainda estão começando a aparecer algumas ferramentas de análise e mensuração de dados, para serem usados principalmente por empresas que pretendem manter uma estratégia específica para a rede.

Ferramentas como o Snaplytics podem ser usadas para medir o percentual de abertura de “screenshot”, ou seja, tirar uma foto da tela (ou tirar um “print screen”), histórico e perfil dos seguidores e diversas outras métricas.

É muito importante usar este tipo de plataforma para conseguir ter uma estratégia consistente e eficiente no Snapchat.

Quem está fazendo um bom trabalho na rede?

Apesar de ser uma nova rede social, já existem algumas empresas que estão fazendo bom uso dela como ferramenta de divulgação e interação com o público.

Vamos explicar um pouco mais sobre o que cada uma delas está fazendo como estratégia para que você consiga aplicar na sua empresa também!

16 Handles

Esta é uma empresa americana que vende iogurte congelado . Ela foi a empresa que começou a usar o Snapchat para marcas.

A estratégia era enviar um cupom de desconto que só ficava disponível por 10 segundos para as pessoas que enviassem um “snap” seu ou de seus amigos no 16 Handles tomando um iogurte.

Os cupons eram de 16 a 100% de desconto e eram distribuídos de maneira aleatória.

Desde então, a marca usa este tipo de promoção para seus clientes.

CNN

O canal de notícias que normalmente tem um tom mais sério aproveitou a rede social que tem grande apelo com os jovens para ter um posicionamento mais leve e descontraído.

Eles usaram o seu canal no espaço de “Discover” para continuar divulgando as notícias, mas de uma maneira mais atraente e leve para os jovens que acessam a rede.

Amazon

A Amazon é uma empresa que preza pela diversão e pelo cuidado com os animais, até mesmo no ambiente de trabalho.

Por isso, eles fizeram uma série de “snaps” retratando um pouco mais da cultura da empresa e do ambiente de trabalho, postando foto dos animais que vivem no escritório também.

Com este tipo de postagem, o principal efeito que é possível notar é o de humanização da empresa.

Isso faz com que o engajamento aumente muito e que as pessoas comecem a enxergar a empresa com outros olhos.

Coca-Cola

Não poderíamos deixar de falar sobre a Coca-Cola.

Pioneira em diversas estratégias de marketing, ela também está presente no Snapchat, levando para o seu público o conceito principal defendido pela empresa: o de felicidade.

A empresa incentiva o público a compartilhar e engajar com a marca, fazendo um trabalho de mídias sociais integrado com os demais perfis da marca, como no Facebook e no Instagram.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Snapchat e entendeu como as marcas que estão fazendo sucesso na rede estão agindo, está pronto para colocar em prática e utilizar na sua própria empresa?

Use o nosso guia passo a passo para criar a sua conta e desenvolva agora mesmo a sua estratégia.

Confira outros posts do nosso blog para ficar por dentro das melhores estratégias para a sua presença digital!

Veja também nossos materiais gratuitos te ensinando a fazer um marketing de sucesso nas principais redes sociais da atualidade:

 
Autor(a)

Escrito por: Luiza Drubscky Gerente de comunidade na Rock Content. Se divide entre marketing, É o Tchan e levantamento de peso olímpico :D



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!