OMFG! 5 lições de South Park sobre marketing de conteúdo 2

OMFG! 5 lições de South Park sobre marketing de conteúdo

South Park é um dos desenhos animados de maior sucesso no mundo. A série conta com 17 (isso mesmo, 17!) temporadas e mais de 230 episódios. Lançada em 1997, South Park já ganhou inúmeros prêmios, dentre eles 4 Prime-Time Emmy Awards, um dos mais importantes da televisão mundial.

Mas o que nós, do marketing, podemos aprender com um bando de crianças que só falam palavrões?

MUITO.

1# Não deixe as críticas te abaterem

“Stan: Dude, we don’t have any talent. (Cara, nós não temos nenhum talento!)

Cartman: That didn’t stop any of the other boy bands, damn it! (Isso não parou nenhuma das outras boy bands, *orra!)”

South Park correu sérios riscos de ser cancelado, antes mesmo de ir ao ar, pois os testes de audiência deram resultados ruins. Mas mesmo assim, os autores acreditaram no potencial do que estavam desenvolvendo.

Você irá receber críticas sobre seu trabalho. Não desista do seu projeto por causa disso. Confie no seu projeto e use das críticas como uma forma de melhorá-lo. Preste atenção no que está sendo dito e corrija tais pontos.

2# Mantenha-se atual

“It’s an Afghanistan goat, so it can’t stay here, or else it’ll choke on the sweet air of freedom.” — Cartman on a goat sent to him and his friends by some kids in Afghanistan (É uma cabra afegã, então ela não pode ficar aqui, ou então ela irá engasgar no doce ar da liberdade – Cartman sobre uma cabra enviada para ele e seus amigos por algumas crianças no Afesganistão)

Cada episódio do desenho é escrito na semana que ele será lançado, o que permite que o desenho se mantenha a par dos tópicos que estão acontecendo e responda rapidamente aos eventos que ocorreram recentemente.

Sempre falamos que escrever conteúdo atual e relevante é um dos pontos mais importantes de uma estratégia de marketing de conteúdo. South Park nos mostrou o por quê. Ao envolver em seus roteiros assuntos que estão no olho do furacão, a série aproveita de toda a comoção que está sendo gerada para aparecer ainda mais.

3# Contribuidores convidados

Ao longo dos anos, diversos famosos fizeram participações especiais na série. Jennifer Aniston, George Clooney e a banda Radiohead são exemplos disso. Esses convidados traziam sempre algo de especial para o desenho, o que alavancava ainda mais a audiência.

Mas como fazer isso na sua estratégia de conteúdo? Guest blogging pode ser uma resposta. Entrevistas e vídeos com especialistas de áreas relevantes para sua audiência também podem ser interessantes. Trazer alguém ou alguma empresa para falar de sua especialidade da credibilidade para seu material.

4# Não fuja das controvérsias

“Cartman: I would never let a woman kick my ass. If she tried something, I’d be like, HEY! You get your bitch ass back in the kitchen and make me some pie!” (Cartman: Eu nunca deixaria uma mulher me bater. Se ela tentasse algo, eu gritaria, HEY! Você leve essa sua bunda de vadia de volta para a cozinha e me faça torta!)

South Park já abordou diversos temas polêmicos:

  • AIDS
  • Guerras no Iraque e Afeganistão
  • Pedofilia
  • Pena de Morte
  • Antissemitismo

Os personagens são muito caricaturais, críticos e incentivam a discussão de temas complicados.

South Park e marketing de conteúdo

Saddam e a Guerra do Iraque: Um assunto muito complicado.

Porém tome cuidado! Ao entrar em assuntos controversos, você com certeza atrairá muito a atenção, mas você corre um grande risco de se queimar e perder seu público. Então, ao abordar um tema mais complicado, tenha muito cuidado com as opiniões que irá emitir e a forma que irá se posicionar. E lembre-se de sempre responder comentários de forma respeitosa e não comprar uma briga com alguém.

5# Saia da sua zona de conforto. Estrategicamente.

“Towlie: I’ve learned something today. I shouldn’t get high and come up with ideas. I should come up with ideas and get high to reward myself.” (Eu aprendi algo, girino. Eu não deveria ficar doidão e ter ideias. Eu deveria ter ideias e então ficar doidão como uma forma de recompensa para mim mesmo.)

A série animada lançou um filme em 1999, South Park: Bigger, Longer and Uncut. Rapidamente ele se tornou um sucesso de vendas e críticas. Os cinemas eram um novo território a ser conquistado, mas com um planejamento bem feito e um filme bem executado não tinha como se evitar o sucesso.

South Park e marketing de conteúdo

Games: uma nova fronteira conquistada.

Apostar em uma nova forma de divulgar seu conteúdo é sempre bom, se planejado e bem executado. Você já tem um blog estruturado com um conteúdo bom e leitores fiéis, então porque não se arriscar a produzir um vídeo ou um infográfico? Quem sabe lançar um ebook possa aumentar ainda mais o número de visitantes de seu site e blog?

Bônus# Forme e mantenha boas parcerias

“Kyle: Look, Stan. When Kenny died I learned how important friends are. I’m not gonna lose another friend.” (Olhe, Stan. Quando Kenny morreu eu aprendi o quão importante amigos são. Eu não irei perder outro amigo.)

Assim como o grupo de amigos protagonistas da série estão sempre juntos (até mesmo Kenny, que morre em quase todo episódio, e Cartman, que é um grande babaca), os criadores de South Park também são parceiros de longa data. Trey Parker e Matt Stone trabalham juntos desde a época de faculdade, quando foram para a classe de Cinema na Universidade do Colorado juntos.

Uma parceria dessa qualidade deve ser mantida, superando todos problemas e obstáculos. As vantagens que elas trarão sempre superarão os pontos negativos. Então, valorize e preserve seus melhores parceiros, afinal eles estão ajudando no seu crescimento e colaborando com sua empresa.

Podemos aprender diversas lições de shows de TV, filmes e bandas. Mesmo os mais inusitados como os pequenos faladores de bobagem do South Park podem apresentar casos muito interessantes. E o que vocês acham? De que programa ou personagem inusitado você aprendeu algo?

 

 

(Nota: Eu sei que o Justin Bieber não foi convidado e não concordou com a cena. Mas ela é divertida demais para eu deixar passar. #controvérsia #brigacomfãs)

 

 

 

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!