startups e softwares

24 startups e softwares que ajudaram a Rock Content a crescer

Conheça 24 startups e softwares que ajudaram (e muito!) a Rock Content a conquistar ótimos resultados e a crescer de maneira sustentável

Quando penso em como o mercado americano de startups é bem desenvolvido, é impossível não associar isso ao quanto de informação real é compartilhada por quem vive esse mundo todos os dias.

Foi por isso que escrevi sobre como chegamos a R$20 milhões de receita recorrente anual nos 4 anos de empresa até agora, para ajudar também os empreendedores aqui do Brasil.

Seguindo essa mesma ideia, acho interessante também falar um pouco sobre as ferramentas que usamos por aqui e nos ajudaram a alcançar essa meta expressiva (e lançar novas para 2017!).

Veja só algumas dos softwares que fazem parte do nosso dia a dia aqui na Rock e que com certeza também vão te ajudar na sua jornada:

Marketing e vendas

Como CMO aqui da Rock, passo boa parte do tempo usando essas ferramentas:

1. RD Station

Startups e Softwares

O RD Station é um software de automação de marketing da Resultados Digitais, com quem nós até já fizemos algumas parcerias e ações de co-marketing.

Mais de 5.000 empresas usam o RD para criar landing pages, monitorar leads, gerenciar contatos e realizar diversas outras atividades importantes que ajudam a alavancar as vendas. Vale muito a pena!

2. Hubspot

startups e softwares

A Hubspot é líder mundial em Inbound Marketing e também conta com alguns excelentes produtos, que podem ser escalados conforme a sua necessidade, o que para nós foi muito bem-vindo.

Eles contam até com um CRM 100% gratuito que eles criaram para ajudar empresas de todos os tamanhos a gerenciar melhor seus clientes.

3. Hello Bar

startups e softwares

Nossa hello bar do artigo sobre Pokemon Go e Marketing 🙂 Clique para ler!

Parte importante do nosso crescimento se deve ao desempenho deste blog que você está lendo, e a Hello Bar teve um papel valioso no sucesso dele.

O funcionamento é bem simples: uma barra que mostra uma mensagem personalizada no momento certo para os usuários.

Nós conseguimos promover muitos materiais interessantes já lançados por aqui, aumentando nossa base de leitores e os assinantes da newsletter.

4. SEMrush

startups e softwares

O SEMrush é um verdadeiro kit de ferramentas de marketing voltadas para o monitoramento da marca.

O software inclui, por exemplo, um recurso de análise de menções à marca, muito útil para analisar o quanto de buzz as nossas campanhas geram em cada canal.

A minha funcionalidade preferida é a análise de concorrentes, onde eu pego vários insights para os temas que vamos abordar na Rock e o que podemos melhorar nos nossos posts.

5. Buzzsumo

startups e softwares

Nós somos uma empresa de conteúdo, então desde o primeiro dia precisávamos entregar conteúdo de qualidade.

O BuzzSumo analisa os tópicos mais quentes do momento em nossa área de busca e nos permite escolher os assuntos que interessam de verdade as personas para ajudá-las de forma definitiva.

Além disso podemos acompanhar os conteúdos que tem performado melhor nas nossas redes sociais.

6. WordPress

startups e softwares

O WordPress é simplesmente a plataforma de blog mais conhecida do mundo, e tem tudo que é preciso para manter um site de excelente qualidade funcionando.

Não é à toa que nossos blogs — marketingdeconteudo.com, saiadolugar.com.br, inteligencia.rockcontent.comcomunidade.com.br — são feitos em WordPress.

7. Google Analytics e Search Console

startups e softwares

O Google Analytics é a base do nosso acompanhamento de métricas e KPIs aqui na empresa, e só pela quantidade de conteúdo que criamos falando sobre ele já dá para ver que nós gostamos muito dele, não é mesmo?

startups e softwares

Já o Search Console mantém todos os nossos sites “na linha” e impede que tenhamos qualquer problema de rankeamento por sair das guidelines que o Google apresenta.

Já pensou perdermos o primeiro lugar que suamos tanto para conquistar nas SERPs? Nem pensar!

Sucesso de Clientes

Uma coisa é certa: nós não teríamos crescido tanto se não fosse pelo excelente trabalho de sucesso de clientes que tem sido realizado aqui.

E ter ferramentas de qualidade faz toda a diferença, não concorda? Pelo menos duas delas são muito úteis para nós:

8. Zendesk

startups e softwares

A Zendesk é uma startup que conta com o maior software de suporte do mundo, e desde que a adotamos aqui na Rock não temos do que reclamar.

Foi por meio de uma solução de Knowledge Base da Zendesk que criamos o nosso fórum exclusivo para os redatores e revisores freelancers que atuam na plataforma.

9. Intercom

startups e softwares

Esse app tem ótimas opções de comunicação com os clientes, mas uma que chama atenção é a ferramenta de onboarding.

Com ela, se torna muito mais fácil engajar os clientes assim que entram na plataforma e impedir que o interesse pelo produto diminua.

Administração e recrutamento

Administrar um negócio exige fazer uma série de tarefas chatas que passam longe do glamour que parece cercar uma startup, mas que são indispensáveis para o sucesso.

E a Rock Content é prova disso: nesses 4 anos de vida, aumentou o tamanho de tamanho várias vezes e contratou bastante!

Isso envolveu muito trabalho e alguns softwares de qualidade:

10. RockJobs

startups e softwares

O RockJobs não é só um produto que temos orgulho de ter criado, mas também ficamos felizes por poder realmente fazer uso dele no dia a dia.

Sempre que temos uma vaga (coisa já frequente por aqui! hehe) a lançamos no RockJobs e esperamos que os profissionais mais qualificados se candidatem.

11. Superlógica

startups e softwares

Eu sou fã declarado de negócios SaaS, e sou fã também da Superlógica por tornar tão fácil para nós receber pagamentos dos nossos clientes sem dor de cabeça.

Nós só precisamos criar os planos e gerenciar as assinaturas. O resto é com a Superlógica, que ainda oferece relatórios precisos que nos dão uma visão mais ampla das finanças.

12. Slack

O Slack é um app de comunicação interna fantástico! Nós usamos para trocar ideias e passar informações entre equipes de forma fácil e rápida.

Com o Slack nós conseguimos deixar de lado a burocracia e a comunicação corporativa engessada que começa a se instalar quando uma empresa cresce.

13. Clicksign

startups e softwares

Sempre que precisamos assinar documentos aqui na Rock usamos o Clicksign, um excelente sistema de assinaturas eletrônicas.

Se não fosse por ele, teríamos de imprimir os documentos, assiná-los manualmente e depois digitalizá-los para enviar eletronicamente. Quanto trabalho, não?

Produtos e eventos

Eu preciso admitir: nós somos inquietos!

Duas coisas que nós amamos na Rock Content são marcar presença em eventos bacanas e lançar ferramentas e produtos interessantes. Alguns destaque são:

14. RD Summit

O RD Summit, organizado pela Resultados Digitais, é o maior evento de Marketing Digital da América Latina e sem dúvidas um dos lugares mais incríveis que tive o privilégio de palestrar.

A Rock foi patrocinadora master nas últimas edições. A de 2016 foi muito marcante. Além de palestrar no segundo maior palco do evento fizemos uma das campanhas mais sensacionais do evento, distribuímos camisetas grátis e, claro, geramos muitas leads!

Você pode conferir toda a nossa campanha no RD Summit 2016 aqui!

15. RD On The Road

Outro evento organizado pela Resultados Digitas o RD On The Road é itinerante e passa por diferentes estados ao longo do ano. O Peçanha já palestrou algumas vezes em diferentes lugares.

Ambos os eventos são enriquecedores e uma ótima oportunidade para encontrar os maiores nomes do mercado e aprender com eles.

16. ID 360

O ID 360 é o maior evento de marketing digital de Minas Gerais, e foi um enorme prazer palestrar nesse evento no ano passado.

Além de mim, o Peçanha também palestrou, o que sempre aumenta a visibilidade para a Rock, ainda mais no meio de outras feras do marketing e empreendedorismo.

17. LearnDash

Com o LearnDash, um plugin WordPress para sistemas de ensino online, nós pudemos lançar um projeto muito importante, a Universidade Rock Content.

O sistema automatiza todo o processo, desde a criação dos cursos até a emissão de certificados e processamento dos pagamentos.

18. Typeform

startups e softwares

O Typeform é um software de criação de formulários online, que permite uma personalização tão impressionante quando o visual que os “forms” ganham no fim.

Usamos esse aplicativo principalmente ao elaborar pesquisas de mercado e relatórios como o Content Trends, e os resultados são ótimos.

Soluções de tecnologia

Operar uma plataforma que movimenta a produção de mais de 8.000 peças de conteúdo por mês exige uma estrutura robusta.

Por isso, a gente não brinca em serviço. Usamos o que há de melhor:

19. Github

startups e softwares

O Github é um sistema de controle de versão de programação.

Em bom português, ele permite que vários profissionais do nosso time de dev trabalhem ao mesmo tempo nos projetos sem qualquer problema.

Se a sua empresa possui uma necessidade similar, é hora de usar o Github.

20. AWS

O Amazon Web Services, ou AWS, é um pacote de serviço de computação em nuvem, que nós utilizamos muito para manter dados e aplicações seguros.

A infraestrutura espetacular que a Amazon oferece garante uma estabilidade de funcionamento, em diversos sentidos, que para nós é fundamental.

21. Heroku

startups e softwares

O Heroku é o software que usamos aqui para manter a plataforma principal funcionando.

Por se tratar de um sistema muito mais completo e repleto de funcionalidades, precisávamos de uma plataforma que facilitasse a implementação e a escala do projeto.

É justamente isso que o Heroku oferece, além de segurança e estabilidade.

Softwares que uso no dia a dia

Eu não poderia deixar de citar alguns dos softwares e startups que uso pessoalmente, até porque cresci junto com a empresa desde que começamos essa jornada.

Alguns dos meus favoritos são:

22. HemingwayApp

startups e softwares

O HemingwayApp é fantástico para quem produz conteúdo. Ele ajuda a deixar a escrita mais clara e simples, contribui para a criação de artigos escaneáveis.

Mesmo para quem já está acostumado com a rotina de escrever para a web é fácil deixar de lado um detalhe ou outro que torne o texto mais difícil de ler, então o app é garantido no meu processo de escrita.

23. Asana

startups e softwares

O Asana é um dos sistemas de gestão de projetos mais conhecidos do mundo, e conta com recursos que são muito úteis para o dia a dia de um empreendedor.

Desde uma simples lista de tarefas até uma discussão em torno daquela estratégia de geração de leads que está para ser implementada, o Asana dá o que você precisa para executar bem suas ideias.

24. Evernote

startups e softwares

O Evernote é um aplicativo de organização que me ajuda a manter todos os compromissos em dia, tanto os que são relacionados à Rock quanto os pessoais.

É muito fácil criar lembretes, listas de tarefas, salvar documentos importantes e impedir que o caos se instaure. O Evernote é incrível.

25. 12min

startups e softwares

O 12min é um app que desenvolvi que ajuda você a encontrar resumos de 12 minutos de livros bacanas de marketing e negócios.

O 12 minutos é uma plataforma que seleciona, lê e sumariza os pontos mais importantes de livros de não ficção. Como eu sempre fui fanático por leitura, desenvolvi o 12 Minutos como um projeto paralelo para combater um problema que me incomodava muito: o excesso de informação.

Todos os Rockers tem acesso gratuito ao app, além da nossa verba infinita para compor a Biblioteca Rock Content. Ele ajuda bastante a galera a filtrar as próximas leituras, dando um panorama geral do livro antecipadamente.

Tenho aprendido muito sobre mobile marketing nesse projeto. Se quiser conhecer a trajetória do 12min e de outros projetos paralelos, confira esse post que eu escrevi.

26. Universidade Rock Content

startups e softwares

A Universidade Rock Content, assim como o Rock Jobs, é um produto de origem interna. Hoje a plataforma é fundamental tanto para aumentar o nível de qualidade no nosso recrutamento, quanto para ajudar nossos profissionais a se tornarem especialistas em Marketing Digital.

Além da evolução encontrada dentro da Rock Content, podemos observar isso na educação dos nossos clientes e parceiros. Aqueles que adquiriram os cursos estão conseguindo ter resultados ainda melhores.

É provável que você já conheça e use pelo menos alguns desses softwares e startups, ou quem sabe conhece opções tão boas quanto essas para realizar as mesmas tarefas. O importante é encontrar ferramentas que facilitem a sua vida e otimizem o seu trabalho o máximo possível.

E aí, ficou ansioso para ter mais acesso aos bastidores e ver experiências interessantes aqui da Rock? Veja como usamos muito Rock N’ Roll para gerar milhares de leads no RD Summit!

  • Marina Cordeiro

    Boa! Não conhecia o Hemingway… Sempre usei o Language Tool ( https://languagetool.org/pt-BR/ ). Mas é sempre bom ter outras opções, né?! rs

    • Gustavo

      Hemingway é puro amor! Pena que não tem em pt-BR ):

  • Guilherme Barra

    O 12 min tem me ajudado muito! A forma de disponibilizar os livros é muito massa. Conteúdo muito bom e objetivo!

  • Juliana Ribas

    Aplicativos essenciais no dia a dia na Rock. O Typeform é excelente para coleta de dados!

  • Lizandra Muniz

    O Asana e o Slack salvam minha vida todo dia! 😛

  • Laís Bolina

    Eu sem o asana = não sou ninguém!

  • Fábio Mazzeu

    Não vivo sem o Evernote! O 12min tem sido uma excelente surpresa (tem muita coisa boa lá) e a RD facilita meu trabalho uns 300% haha 🙂

  • Clara Kraft Borges

    Queria adicionar mais um: o ID Control (http://idcontrol.buscarid.com/), que usamos no time de Marketing da Rock para gerar dashboards e acompanhar nossos números mais estratégicos todos os dias.

  • Letícia Abrantes

    Google Analytics e eu nos tornamos inseparáveis <3

  • Letícia Nonato

    Quem trabalha na Rock Content sabe como essas ferramentas são indispensáveis!

  • Renato Mesquita

    Wow!

  • Luiza Drubscky

    Muito bom encontrar esse diretório de ferramentas assim. Bom de se ter em mãos sempre 🙂

  • ZûK Chagas

    Eu sem o asana = não sou ninguém! (2 membros)