sucesso para agencia

Os 6 passos fundamentais para alcançar o sucesso da sua agência

Todas as agências de uma forma geral estão tão focadas em atender bem os seus clientes atuais e sempre à procura de novos, que acabam esquecendo de algo muito importante: o seu próprio negócio.

E esse pode ser o principal obstáculo que está impedindo a sua agência de alcançar o sucesso.

Sabemos que no seu negócio você sempre busca aumentar a receita, poupar gastos e diminuir riscos. Esses três desejos estão ligados e só serão alcançados a partir de um bom funcionamento de sua agência.

Isso significa que os processos internos precisam ser bem definidos e estar alinhados com cada membro de sua equipe. Além disso, é necessário oferecer serviços condizentes com a necessidade e as tendências do mercado.

Ser uma agência digital que oferece serviços de Marketing de Conteúdo já é uma realidade que atinge cerca de 75% das agências entrevistadas na Pesquisa Panorama das Agências Digitais.

As vantagens de se adotar essa estratégia não se restringem apenas aos serviços que você pode prestar para os seus clientes, elas também abrangem a sua própria agência. Afinal de contas, ela é o seu principal cliente.

Ser um negócio que, além de oferecer, também adota Marketing de Conteúdo como estratégia para si, agrega mais autoridade e credibilidade, além de possibilitar que a sua agência se beneficie de todos os ganhos que os próprios clientes também apresentam com essa estratégia.

Já adiantamos uma dica! E você pode conferir ainda mais vantagens do Marketing de Conteúdo aqui. Mas, para ajudar a sua agência a alcançar o sucesso, vamos listar e explicar os 6 passos que você precisa colocar em prática o quanto antes.

1.Cuidar do próprio marketing

A maioria das agências não apresentam uma estratégia de marketing para a própria agência. E, isso reduz a visibilidade que ela poderia ter no mercado e as chances de conquistar novos clientes.

Além disso, cuidar do próprio marketing ajuda a mostrar a autoridade de sua agência, afinal a sua equipe terá mais conhecimento e experiência para oferecer aos clientes e o principal caso de sucesso será a sua agência.

E, para isso a sua agência precisa:

Definir a persona de sua agência

É papel da sua agência descobrir quem seria o cliente ideal do serviço que ela oferece, no caso, a persona.

Com ela construída é possível saber sobre objetivos, desafios e outras características essenciais para compreender suas necessidades e oferecer um serviço condizente, aumentado as chances de fechar negócio.

Se você já sabe todos os aspectos da sua persona, que tal construí-la? Uma forma simples e fácil é com O Fantástico Gerador de Personas.

Elaborar a jornada de compra pela qual essa persona irá passar

Agora que você já conhece a sua persona precisa saber também em qual etapa ela se encontra para tomar a melhor atitude. Existem quatro fases e elas precisam ser levadas em conta para que a sua estratégia de marketing tenha sucesso:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra;
  • Ação.

Conheça mais sobre cada uma dessas etapas aqui.

Produzir conteúdo relevante

Com a persona e jornada definida, é momento de produzir conteúdo para atrair potenciais clientes.

Um conteúdo adequado de acordo com o momento no qual a persona se encontra na jornada faz toda a diferença e pode ser o que faltava para ela se transformar em cliente.

Isso envolve:

  • Muito planejamento para definir quais as melhores palavras-chave e formatos para cada etapa;
  • Uma execução bem feita para que os conteúdos acrescentem valor para o leitor;
  • Uma divulgação com frequência e adequação para cada canal escolhido;
  • E, claro, mensuração para analisar o resultado de cada conteúdo produzido.

2. Focar em reter clientes

Uma das grandes dificuldades das agências é reter clientes. Para resolver esse obstáculo é preciso mostrar o diferencial do seu negócio e apresentar resultados satisfatórios e de forma periódica para os clientes.

Essa retenção é importante para a receita de sua agência não depender de um único cliente, conquistar fidelização, oferecer novos serviços para os clientes atuais, e aumentar o ticket médio já gerado por esses, ganhando mais previsibilidade.

Confira mais sobre a retenção de clientes no nosso ebook sobre o assunto!

sucesso-da-sua-agencia

3. Adotar um modelo de receita recorrente (MRR)

Saber como vai estar a sua agência em curto prazo não te oferece nenhuma segurança. Por isso, é necessário sempre ter um planejamento maior que mostre um panorama da sua agência no futuro. Assim, além de diminuir os riscos, a sua equipe também passa a ter mais confiança quanto à segurança de seus empregos.

Essas são algumas das vantagens de se adotar um modelo de receita recorrente ao invés dos vários jobs, que normalmente são as únicas fontes financeiras da agência e não trazem nenhuma previsibilidade.

Outros benefícios de se aplicar esse modelo são:

Estabilidade financeira

Estabelecer contratos com prazos maiores para os seus clientes oferece para a sua agência previsibilidade.

Com ela, é possível planejar mais facilmente os próximos gastos e ter mais segurança sobre o melhor momento de fazer um investimento, pois ela viabiliza uma maior organização para ter uma certa estabilidade financeira.

Maiores chances de fidelização

Com um contrato de serviço de um ano, por exemplo, é possível que nesse tempo tanto a sua equipe quanto o seu cliente realmente vejam os resultados que serão obtidos, o que pode ser feito para continuar melhorando e o que precisa ser alterado.

Ou seja, é possível aprender com os erros e mostrar valor, e não somente entregar um trabalho sem um resultado satisfatório.

Isso é uma grande vantagem para a sua agência gerar autoridade e ganhar a confiança do cliente, que vai poder acompanhar todo esse processo, melhorando o relacionamento entre vocês e até mesmo a chance de renovação deste contrato.

Satisfação da equipe

Oferecer um serviço que possibilita o alcance de resultados a longo prazo aumenta as chances de satisfazer o seu cliente e, claro, a sua equipe. Alcançar resultados com contratos de longo prazo pode propiciar uma maior retenção de clientes, e isso significa mais negócios para serem planejados e mais aprendizado para a agência.

Uma equipe satisfeita, mais capacitada e gerando resultado é o sonho de qualquer agência!

4. Ter uma equipe comercial

Muitas agências se tornam dependentes de indicações para conseguir clientes e isso é um grande erro. A sua agência não pode ficar esperando ser encontrada ou indicada por alguém, é preciso buscar novos clientes e uma equipe comercial pode ajudar.

Com tantas agências que existem por aí, a sua precisa ter um diferencial e ele será um dos principais argumentos utilizados por seus vendedores para fechar novos contratos. Para dar início a sua equipe comercial é necessário:

Planejar e estruturar o seu processo de vendas

Com a persona e a jornada já prontas, próximo passo é construir o seu processo de vendas. Isso consiste em elaborar quem será responsável e como deve ser feito o contato com esse cliente em potencial da maneira que ofereça a melhor chance de fechar o negócio.

Definir os KPIs

Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Performance é uma maneira de mensurar o resultado de seu processo de vendas. Ele é essencial para acompanhar o desempenho da equipe comercial, portanto, é preciso entender quais métricas são importantes para sua agência e definir junto com o setor de vendas quais serão as escolhidas.

Adotar um CRM

Essa última dica não é obrigatória mas com certeza faz toda a diferença para a sua equipe comercial. Com um CRM é possível gerenciar todo o processo de vendas e otimizar para que seja feito da melhor maneira possível, por meio do:

  1. Gerenciamento de contatos e conversas
  2. Qualificação de leads
  3. Organizar tarefas e registrar processos
  4. Funcionar como um indicador de métricas

5. Produzir conteúdo consistente e em escala para os clientes

Produzir conteúdo de forma consistente e em escala já é uma tarefa difícil, ainda mais para ser realizada apenas internamente. O processo envolve diversos custos e apresenta limitação quanto aos tipos e a qualidade de conteúdos que podem ser oferecidos.

Por isso, não tenha dúvidas na hora de procurar uma empresa terceirizada para produzir esses conteúdos para os seus clientes. Além de apresentar um custo inferior se compararmos à produção interna, a sua agência não precisa ter a equipe ampliada nem mudar o foco do trabalho que já é feito.

Gostou da ideia? Seja um parceiro da Rock Content e descubra como nós podemos te ajudar no sucesso de sua agência.

6. Treinar a sua equipe

A resposta mais falada para essa dica é que a agência não possui tempo nem conhecimento para treinar a sua equipe. Com isso, o treinamento vai sendo deixado de lado junto com todas as vantagens que se ganha com a sua execução.

Além de educar a sua equipe, o treinamento ajuda também a reforçar a autoridade de sua agência e, consequentemente, a conquistar novos clientes.

Se a falta é de conhecimento, procure empresas parceiras, negocie palestras e workshops para serem dadas, e incentive sua equipe a fazer cursos e tirar certificações.

O treinamento é um investimento necessário para a sua agência, nunca se esqueça disso e se planeje para que ele aconteça. Além disso, também existem cursos gratuitos que podem ser excelentes para qualificar o seu time.

Ao todo vimos seis grandes dicas para serem executadas na sua agência e trazerem resultados positivos para o negócio. Cada uma delas tem um efeito, mas se todas forem feitas, o que você irá colher é o sucesso da sua agência!

O foco no cliente deve sempre existir, mas não isoladamente. É preciso investir tanto no cliente quanto na sua agência, pois um depende do outro.

Portanto, fique sempre atento ao que pode ser melhorado e esteja próximo de sua equipe para saber o que acontece diariamente: quais são os principais desafios, problemas e até mesmo as soluções encontradas. Esse acompanhamento é crucial para a sobrevivência e crescimento de sua agência.

Gostou do artigo? Acredita que há alguma dica que não falamos? Conte para a a gente nos comentários! E se quiser continuar os estudos, aproveite para tirar gratuitamente o seu certificado em Marketing de Conteúdo!

 
Autor(a)

Escrito por: Letícia Fonseca Estudante de PP e aprendiz de MasterChef. Apaixonada por Marketing de Conteúdo, séries, sushi e pugs.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!