logo do pinterest

Tamanho de imagens no Pinterest: tudo que você precisa saber

Você já deve estar cansado de ler as máximas “somos seres visuais” ou “uma imagem vale mais do que mil palavras” em textos que tentam persuadi-lo a apostar – cada vez mais – em imagens nas suas divulgações.

Entretanto, mesmo sendo um grande clichê citar estas máximas é inegável que elas são verdadeiras. Tanto no Ocidente quanto no Oriente as pessoas são cercadas por telas (TV, celulares, computadores, painéis eletrônicos…) desde a infância.

Com isto somos seres educados a interpretar e guardar conteúdos visuais com maior rapidez e facilidade. Além de nos tornamos mais suscetíveis e emotivos a impactos que apostem em elementos deste tipo (fotos, vídeos…).

Existem inúmeras estatísticas que apontam que uso de conteúdos visuais aumenta o engajamento do público e compartilhamento de informações na rede. Assim, se você quer ter relevância para atrair e fidelizar pessoas, a melhor dica que posso lhe oferecer é simples:

Use imagens!

Neste contexto, não é lá uma grande surpresa que redes sociais como o Pinterest – baseada em imagens – tenham se tornado uma excelente opção de divulgação, em especial para empresas que oferecem produtos com forte apelo estético e visual (marcas nos segmentos de moda, artesanato, arquitetura, design…).

Por isto, neste artigo vamos falar de tudo que você precisa saber sobre o elemento que mais determina como a sua imagem vai aparecer nesta plataforma: o tamanho de imagens no Pinterest.

Partindo do princípio: o Pinterest.

Apesar de ser ainda subestimado nas estratégias de marketing de conteúdo, dentre as redes baseadas em imagens, o Pinterest é a segunda maior do mercado – atrás apenas do Instagram – e ocupa a sexta posição entre as redes sociais.

O Pinterest possui um layout intuitivo, com mais de 70 milhões usuários de mundo. A rede funciona a partir do compartilhamento de um acervo de mais de 30 bilhões de “pins” (imagens, fotos…), pelos 750 milhões dos chamados “pinboards” (painéis ou quadros de coleções imagens e interesses) criados pelos usuários.

O tamanho importa: Qual o tamanho de imagens no Pinterest ideal para aparecer bem na rede social?

Cada rede social possui especificidades de tamanho que devem ser respeitadas para que você obtenha a melhor apresentação das suas imagens através dos diversos dispositivos compatíveis com a plataforma escolhida.

O Pinterest é compatível com desktops, aplicativos para dispositivos móveis e também disponibiliza a possibilidade de conectar o perfil a outras redes sociais, publicando conteúdos carregados na plataforma automaticamente entre os seus perfis (Facebook, Twitter, Google +), de acordo com as configurações adotadas para sua conta.

Os formatos de imagens no Pinterest são:

No feed: A largura das imagens é limitada a 235 pixels e a altura é (ajustada) proporcional à imagem.

Profile (Foto do perfil): 165×165 pixels.
O Pinterest recomenda que você faça o upload de imagens com dimensão de 600 x 600 pixels – imagens maiores são redimensionadas.

Foto do perfil (miniatura): 49 x 49 pixels

Pin: 600 x (infinito)

Board thumbnail (na linha do tempo): 222 x 150 pixels

Imagens expandidas: Ao expandir imagens para visualização, a largura será de 736 pixels e, novamente, altura é (ajustada) proporcional à escala da figura.

O quadro completo (Complete Board): 238 x 284 pixels e inclui:

A imagem da capa: 217 X 147 pixels

– E small thumbnails (miniaturas abaixo da capa): 51 x 51 pixels

O Pinterest trabalha com “aspect ratio” (melhor aspecto da imagem) entre 2: 3 e 1: 3,5 – com uma largura mínima de 600 pixels.

Ou seja, é relação largura x altura para melhor apresentação da imagem:

2:3 – A cada 2 pixels de largura a imagem terá 3 pixels de altura.

1:3,5 – A cada 1 pixel de largura a imagem terá 3,5 pixels de altura.

“O melhor tamanho” no Pinterest – de forma geral – para compartilhamento é de: 735 x 1,102 pixels.

Finalmente, as imagens mais altas são mais compartilhadas nesta rede e o estilo vertical é o preferido pelos usuários no Pinterest. Você pode ainda adequar a suas figuras as estas preferencias usando a ferramenta de desenho livre em canvas, que contém um modelo predefinido de template do Pinterest: 736 X 1103 pixels.

Quer saber mais sobre o assunto? Comente e acompanhe as nossas publicações!

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!