Tamanho é documento? Por que não vale a pena investir em conteúdo

Tamanho é documento? Por que não vale a pena investir em conteúdo “magro”

Assunto mais polêmico que o cabelo do Neymar, mais controverso que debate político e mais assustador que a goleada que o Brasil tomou da Alemanha na copa do mundo. Pois é, chegou a hora de falarmos sobre tamanho… ideal para blog posts. Achou que era o que?

Você sempre procurou e nós temos a resposta, ou pelo menos algumas.

Se você possui um blog, independentemente de qual seja o objetivo dele, certamente a dúvida sobre qual é o tamanho ideal para seus conteúdos já assombrou sua mente.  Escolher o tamanho correto é um assunto bem delicado e essa escolha pode garantir o sucesso, ou não, de seu blog.

Sem mais delongas, vamos direto ao ponto.

Qual é o tamanho ideal de um blog post?

Depende. Calma, antes que você pare de ler este texto nós vamos te explicar o motivo dessa afirmação.

Visando a melhor otimização para o SEO (Search Engine Optimization), seu blog post deve possuir mais de 300 palavras para ser indexado de maneira correta. A maioria dos gurus de conteúdo, afirmam que o tamanho correto pode variar de 400 a 600 palavras.

Porque não vale a pena criar um conteúdo curto?

Como você é uma pessoa muito bacana e esperta, acredito que já tenha entendido o recado. Posts menores que 300 palavras não são bem vistos pelos algoritmos dos mecanismos de busca. Em outras palavras, isso significa que caso o seu post não esteja bem otimizado para o SEO você não atingirá seus objetivos com a publicação.

Criar blog posts muito curtos que contenham conteúdo aprofundado é uma tarefa muito difícil. Não adianta colocar uma questão em pauta sem discuti-la. Compreenda que não estamos dizendo que isso seja impossível, mas encontrar posts aprofundados e concisos é algo muito raro.

Então eu posso criar qualquer post acima de 300 palavras?

Calma aí escriba. Lembre-se que o  seu leitor possui inúmeras distrações e por mais que seu conteúdo seja espetacular você perderá a atenção dele facilmente. Compreenda a lógica dos posts abaixo:

  • 500 palavras – Escrever blog posts aprofundados deste tamanho é uma missão bem difícil;
  • 1.000 palavras – Não é curto nem extenso, alguns acreditam que esse é o tamanho ideal;
  • 2.000 ou mais palavras – Seu post está evoluindo para um e-book

Benefícios de um post no tamanho ideal

Todo post é uma pequena história sendo contada. Então como é que você prende algum leitor ao contar uma história com 200 palavras? Bem difícil né?

“O herói chegou ao castelo e conheceu a princesa. Eles casaram e foram felizes para sempre”

Para desenvolver qualquer assunto, você precisa de um espaço mínimo para produzir uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Estrutura necessária para a compreensão de qualquer tema.

Ao produzir um post de 500 palavras você tem espaço de sobra para fazer os três pontos principais do conteúdo. E ainda consegue adicionar algumas fotos e outros elementos gráficos para auxiliar na leitura do seu conteúdo.

Se você é contra a regra do tamanho é documento, tudo bem. Ninguém está dizendo que você não pode escrever textos surpreendentes de 250 palavras ou que seus conteúdos de 2 mil palavras não terão visualizações. O ponto dessa questão é conseguir produzir posts que atraiam leitores e que estejam bem otimizados para o SEO.

 

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!