Tamanho do Email marketing

Qual o tamanho ideal do email marketing? Aprenda aqui!

Que atire a 1ª pedra aquele que nunca leu e releu um email mil vezes antes de apertar o botão de enviar. Afinal, aquele botãozinho tão simples carrega uma responsabilidade imensa. E, uma vez que ele foi pressionado, não tem mais volta.

Dentre todas as questões que passam pela nossa cabeça antes de disparar uma mensagem, o tamanho do email sempre está entre elas.

Será que a mensagem está muito grande? Muito pequena? Será que as pessoas vão ler até o fim, onde fica o CTA?

Então, para acabar com todas essas dúvidas e te ajudar a ganhar um pouco de confiança antes de enviar suas campanhas, hoje nós vamos falar sobre o tamanho ideal do email marketing e todas as variáveis que você deve levar em consideração. Vamos lá?

Os fatores que influenciam o tamanho do email marketing

Assim como várias outras estratégias digitais, não existe uma receita para o sucesso da sua campanha de email marketing. Mas não se desanime.

Existem dicas e boas práticas que você deve conhecer e testar para então descobrir qual é a melhor e a mais adequada a sua empresa.

Pensando nisso, vamos listar 3 perguntas que você deve se fazer ao analisar o tamanho das suas campanhas de email marketing:

Para quem você está enviando?

A essa altura do campeonato, você já deve estar cansado de saber o quão importante é o conceito de persona e por que você deve utilizá-lo. E isso também se aplica ao email marketing.

Saber exatamente para quem você está enviando a sua mensagem vai te ajudar a avaliar se uma mensagem é longa demais ou não.

Pense de modo prático: a sua persona vai ter tempo (ou paciência) para ler todo aquele conteúdo?

Que tipo de email você vai enviar?

Como você bem sabe, existem 3 formatos de email marketing:

  • transacionais;
  • relacionais;
  • e promocionais.

Cada um deles tem as suas particularidades, e elas são um bom argumento para avaliar o tamanho da sua mensagem:

  • os transacionais exigem simplicidade, afinal, carregam informações de extrema importância para o receptor e devem ser de fácil reconhecimento e leitura;
  • os relacionais têm como objetivo o engajamento e, portanto, devem conter o que for necessário para conquistar a simpatia do leitor;
  • por fim, os promocionais, que precisam ter um foco total na conversão do cliente, o que exige um copywriting com um alto poder de persuasão.

Sobre o que você vai falar?

O tema da sua mensagem também é extremamente relevante.

Se você vai tratar sobre as questões jurídicas que envolvem a sua empresa, vai precisar de uma mensagem bem mais elaborada do que um email que vai falar sobre as novelas mais populares do momento.

Bom, agora que você já tem essas particularidades em mente, confira algumas boas práticas que vão te nortear em relação ao tamanho ideal para a sua campanha:

O tamanho do assunto

Se o seu email fosse um livro, o assunto seria a capa. E, embora todos digam que “não se deve julgar um livro pela capa”, é exatamente isso que as pessoas fazem quando estão na caixa de entrada.

Por conta disso, pense muito bem no assunto que você vai escolher. É ele quem vai “seduzir” os leitores a abrirem a sua mensagem ou não.

Só que a questão do tamanho é um pouco mais complicada.

A verdade é que o número de caracteres que uma pessoa consegue ler no assunto vai variar de acordo com:

  • aparelho (tablet, celular ou computador);
  • navegador de internet (Chrome, Internet Explorer, aplicativo de e-mail etc.);
  • e o servidor de email (Gmail, Yahoo!, Hotmail etc.).

Como não é possível controlar essas variáveis, use o bom senso e siga os valores da maioria: normalmente, as pessoas só conseguem ler os primeiros 55 caracteres do assunto.

Isso é, se elas estiverem visualizando a sua mensagem por meio de um navegador do computador. Se o receptor estiver no celular, só consegue ler os 47 primeiros.

Por via das dúvidas, não deixe de testar o comprimento do seu assunto por meio desta ferramenta.

Apesar disso, não se esqueça das questões que nós comentamos no começo do texto e sempre avalie a performance dos assuntos que você utilizar.

Até encontrar o tamanho ideal para o seu público, realize testes A/B. Envie um assunto maior para uma parte da base e um assunto mais curto para os demais. Depois, é só conferir qual teve a maior taxa de abertura.

Se o mesmo resultado se repetir várias vezes, você já tem um bom indicativo do tamanho que deve usar no futuro.

O tamanho do preheader

Se você utiliza uma ferramenta de automação, também pode incluir um pequeno texto de apoio (ou preview text) para complementar o seu assunto.

Esse recurso, quando bem utilizado, é um ótimo aliado para convencer as pessoas a abrirem a sua mensagem.

O tamanho dele vai variar de acordo com o tamanho do seu assunto: quanto mais caracteres no título, menos caracteres de apoio.

Nesse caso, a melhor forma de definir o tamanho é utilizando esta ferramenta e realizando um envio de teste para checar a aparência final.

O corpo da mensagem

Por último, mas não menos importante, a cereja do bolo: a mensagem que você deseja entregar.

Embora algumas pesquisas indiquem que emails com aproximadamente 200 palavras consigam as maiores taxa de cliques, isso não deve ser levado à risca.

Definir o tamanho dessa parte depende muito mais do que você respondeu lá em cima: de que tipo de email estamos falando e qual o tema que ele vai tratar.

Com isso em mente, basta organizar as informações de modo estratégico:

  • o que você está oferecendo?: essa é a sua chamada;
  • como isso será útil para o leitor?: esse é o corpo da sua mensagem;
  • o que o leitor deve fazer em seguida?: esse é o seu call to action.

Resumindo, o tamanho do texto do seu email marketing deve estar diretamente relacionado com a quantidade de informações que o leitor precisa para atingir o seu objetivo.

Por exemplo: quer incentivar a leitura de um blog post? Então a sua mensagem deve criar interesse suficiente para que o receptor queira clicar no CTA e continuar a leitura no site.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a otimização para dispositivos móveis. Os smartphones já estão dominando o mercado digital, e o consumo de conteúdos extensos dentro das telinhas pode ser desmotivador.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que é preciso para definir o tamanho ideal para o email marketing. Aproveite o embalo e aprenda como criar um fluxo de nutrição matador para a sua empresa!