[Infográfico] O Tamanho Ideal de Todas suas Postagens Online

[Infográfico] O Tamanho Ideal de Todas suas Postagens Online

Sempre quando vou escrever um título de um texto ou pensar em uma apresentação fico pensando em qual seria o melhor tamanho. Um título mais extenso seria melhor que um curto? E uma apresentação deve durar quanto tempo?

Para responder as perguntas que podem surgir sobre os tamanhos ideais de todas as postagens online, fizemos uma pesquisa e coletamos todos os dados que você precisa saber! Você verá o tamanho ideal para suas postagens no Facebook, seus tuítes e chamadas no Google+. Também saberá qual a quantidade de palavras que o título do seu blog post deve ter e quantos caracteres são ideais para o assunto de seu email! Tudo embasado por pesquisas de empresas especialistas na área.

rockcontent-postagens-online_vf

>> Quer uma versão em PDF, para imprimir ou visualizar em alta resolução? Só baixar aqui! <<

Quer colocar esse infográfico no seu site?

Só copiar e colar o código HTML:

Estatística para tuítar:

  • O tamanho ideal de um tuíte é de 100 caracteres.  (Tweet agora!)
  • Um post de Facebook deve ter menos de 40 caracteres. (Tweet agora!)
  • Posts no Fb com 80 caracteres ou menos tem taxas de engajamento 66% maiores. (Tweet agora!)
  • O tamanho ideal de uma chamada no Google+ é de 60 caracteres ou menos. (Tweet agora!)
  • O tamanho ideal de um título de blog post é de 6 palavras. (Tweet agora!)
  • A largura de uma linha deve ser de 40 a 55 caracteres. (Tweet agora!)
  • O assunto de um email deve variar de 28 a 39 caracteres.  (Tweet agora!)
  • O tamanho ideal para uma apresentação – palestra online, webinar e similares – é de 18 minutos. (Tweet agora!)
  • O tamanho ideal para o título da sua página (para o Google) é de 55 caracteres. (Tweet agora!)
  • A meta description não deve ter mais do que 160 caracteres. (Tweet agora!)
  • O tamanho ideal para seu domínio são 8 caracteres. (Tweet agora!)

Mas o que esse números significam?

Diversas empresas realizam pesquisas constantes em suas atividades. O MailChimp, por exemplo, coleta todo o tipo de informação na entrega dos emails que eles executam. Apartir disso, eles geram relatórios completíssimos sobre as melhores práticas na hora de montar uma campanha de emails, tudo com base nos resultados que eles vêem em seu dia a dia. E tudo tem explicação. É isso que iremos lhe mostrar agora.

Info_parte2

  • A chamada ideal para Facebook deve ter cerca de 40 caracteres.

O grande problema disso é que 40 caracteres não é muito. (Essa frase tem 56!). Mas Jeff Bullas, afirma que 40 caracteres é o número mágico para esse tipo de postagem. Ele mensurou engajamento em posts – ou seja, curtidas e comentários – e os posts superpequenos tiveram taxas 86% maiores do que o resto.

Mas em campanhas de marketing digital será quase impossível produzir postagens de qualidade com 40 ou menos caracteres. Para sugerir as melhores práticas na hora de postar no Facebook, vamos olhar para a próxima postagem com taxa de engajamento alta. Eis que encontramos:

Postagens com 80 ou menos caracteres apresentam taxas de engajamento 66% maiores.

Vale lembrar que o Facebook permite textos de até 63.206 caracteres, o que pode ser uma ótima ideia quando o objetivo é divulgar comunicados ou artigos mais complexos.

Tudo que você faz em social media deve ser mensurado, e o ideal é fazer testes e compará-los. Vamos a dois exemplos totalmente distintos de cases. A marca Guaraná Antarctica, considerada uma das maiores do Brasil tanto em número de seguidores quanto em engajamento, aposta em textos curtos. O público jovem tende a preferir textos mais compactos, então essa fórmula funciona excelentemente bem nesse caso. O mesmo vale para páginas voltadas ao entretenimento.

Já em casos como Harley Davidson e Rolex, marcas que possuem altos níveis de lovemark (amor à marca), textos mais longos funcionam perfeitamente. Existem casos onde até mesmo postagens apenas de imagens ou links geram grande quantidade de engajamento. Por isso, a análise dos resultados é essencial.

  • O tamanho de um texto em uma imagem em links patrocinados no Facebook não deve passar dos 20%

Às vezes, quando um profissional de mídias sociais vai impulsionar uma publicação, ele recebe uma notificação de impossibilidade. Isso ocorre porque o texto inserido nas imagens ultrapassa os 20% do espaço. Uma imagem com muito texto polui a timeline com anúncios com exagero de informações. Portanto, não se esqueça: deixe que as imagens falem mais alto ou o seu anúncio será recusado pela plataforma.

Para verificar se o tamanho do texto inserido na imagem está adequado, basta acessar a ferramenta de grade, gratuitamente cedida pelo Facebook para facilitar a vida dos anunciantes.

  • O tamanho ideal de um vídeo no Facebook deve ser entre 30 e 40 segundos

O Facebook é caracterizado como um tipo de mídia de consumo rápido, então vídeos curtos terão melhores índices de engajamento. Segundo o Hubspot, esse tempo deve variar entre 30 e 40 segundos. Assim, você evitará que o usuário abandone o seu vídeo na metade do caminho.

  • O tamanho ideal de uma chamada no Google+ é de 60 ou menos caracteres.

Demian Farnworth do Copyblogger estudou todas as postagens feitas no Google+ e descobriu que chamadas nessa rede social não deveriam ter mais do que 60 caracteres. Ele ainda dá outra dica: Se você não conseguir restringir sua chamada à esse número de caracteres, passe para o plabo B- escreva um começo de frase extremamente convincente.

  • O Tweet perfeito terá 100 caracteres.

Apesar de ser uma plataforma que poderá ser consumida em qualquer mídia sem problemas, afinal são somente 140 caracteres,as melhores práticas para o Twitter, pesquisadas pela Buddy Media recomendam tweets de 100 caracteres. A pesquisa mostrou que tweets que seguem essa prática apresentam 17% a mais de engajamento.

  • O comentário em um retweet deve ter no máximo 116 caracteres.

Quando a sua intenção é retweetar algum post interessante, o ideal é que ele não ultrapasse os 116 caracteres. E não se esqueça de encurtar os links através do encurtador de URL’s do Google, do Migre.me ou de um encurtador de sua preferência. Além de ser uma ótima ferramenta para diminuir o tamanho das suas postagens, revelarão importantes dados sobre o número de cliques.

  • O tamanho ideal de uma hashtag deve ser menor do que 11 caracteres

Nem todos os usuários sabem como funciona uma hashtag, mas um profissional de marketing deve ter em mente que esse recurso vai muito além de enfeite nas postagens. Com ela é possível fazer um trabalho de “etiquetagem”, tornando a filtragem um processo fácil, o que é um prato cheio para execução de promoções.

Segundo o Hubspot, uma hashtag deve ter menos de 11 caracteres e devem ser utilizadas de uma a duas em cada postagem.

Info_parte3

  •  O título ideal para um texto deve ter 6 palavras.

Você lê um título inteiro antes de clicar em seu link? Segundo um post da KISSmetrics, não. De acordo com o especialista em títulos, Bnonn, suas pesquisas em usabilidade mostraram que nós não escaneamos apenas os textos que lemos. Nós escaneamos seus títulos e tendemos a absorver somente as 3 primeiras e 3 últimas palavras deles. Então se você quer que seu público absorva todo o seu título, escreva 6 palavras!

  • A linha de um artigo do seu blog post deve apresentar de 40 a 55 caracteres.

Essa é um pouco mais complicada. Segundo o expert em mídias sociais, Derek Halpern, existe alguns fatores de extrema importância relacionado à largura das linhas de seus textos. Segundo ele:

  • A largura do conteúdo pode dar a aparência de simplicidade ou complexidad.
  • A largura do conteúdo será uma das chaves para maximizar a compreensão do leitor.

O tamanho ideal de um parágrafo deve ser algo que aparenta ser simples e facilita o entendimento de quem estiver lendo. Uma linha de 40 a 55 caracteres terá de 8 a 11 palavras, o que é parecerá uma linha curto e de fácil compreensão. Claro que isso variará de acordo com o layout de seu blog, mas a ideia é bem simples!

  • O tamanho ideal do seu blog post é…

Esse é sem dúvida o momento mais crucial para nós. Um blog post não tem um tamanho ideal definido. Tudo dependerá de sua qualidade. Seth Godin, um dos gurus do marketing digital atual, escreve post com 250 caracteres. Mas todas as suas palavras são interessantes e úteis.

Não adianta redigir um texto de 2000 palavras recheado de abobrinhas e encheção de linguiça. Não é isso que seu público deseja ler. Textos longos tem o objetivo de passarem informações mais completas para sua audiência. Então foque na qualidade do seu conteúdo e não em seu tamanho. (Mas escrever um post com menos de 500 palavras e manter a qualidade altíssima é bem difícil!)

Já para a Hubspot, uma das maiores empresas de marketing de conteúdo em caráter global, o tamanho ideal de um blog post é de 1600 palavras, ou uma média de 7 minutos para leitura. Porém essas estatísticas variam de público para público, então o melhor caminho para saber que tipo de posts são mais efetivos para o seu negócio é através da análise de métricas. É possível que o seu público-alvo mantenha um melhor relacionamento com textos curtos, mas há diversos casos em que textos longos (geralmente, os educativos, com informações específicas sobre um tema) obtém excelentes resultados.

Info_parte4

  •  O assunto de um email deve ter de 28 a 39 caracteres.

A diferença que o número de caracteres do assunto de um email causa em sua taxa de abertura é bem pequena. Porém em uma pesquisa realizada pela MailChimp, foram apresentados resultados que mostram que emails com assuntos de 28 a 39 caracteres apresentam uma taxa de abertura de 4% – a maior apresentada.

  • Uma apresentação ideal deve ter em torno de 18 minutos.

Os organizadores do TED, uma das maiores convenções de inovação do mundo, realizaram estudos sobre atenção de ouvintes e concluíram que o tempo que uma pessoa consegue manter o foco em uma apresentação antes de divagar é de 10 a 18 minutos. Os cientistas embasaram esse número com estatíscas que envolvem o uso de glicose, oxigênio e fluxo sanguíneo no cérebro.

O TED leva esse tempo tão a sério que figuras como Bill Gates e Bono Vox tem que respeitar os 18 minutos!

  • O “título” de sua página deve ter 55 caracteres.

Sabe o título do seu link, que aparece no Google, quando uma pesquisa é feita? Aquela é a “title tag” do seu artigo. E sua medida é simples: o Google limita as “title tags” em 60 caracteres, portanto se você exceder esse limite, seu título será cortado ao meio e aparecerá com reticências.

  • Sua meta description deve estar limitada a 160 caracteres.

Outro ponto bem simples: se sua meta description – aquele texto que descreve o link em uma pesquisa no Google – tiver mais do que 160 caracteres, ele aparecerá cortado!

  • O seu domínio deve ter cerca de 8 caracteres.

De acordo com o Daily Blog Tips, seu domínio deve ter algumas características:

  1. Ser curto
  2. Ser fácil de lembrar
  3. Ser fácil de soletrar
  4. Ser descritivo ou apresentar sua marca
  5. Não ter hífens ou números
  6. Ser “.com” (ou “.com.br” em caso de um alcance nacional)

Em sua pesquisa, o Daily Blog Tips mostrou um relatório em que 70% dos sites mais populares dos EUA apresentavam domínios com 8 ou menos caracteres.

  • Tamanhos de textos em perfis no LinkedIn

A maior rede profissional do mundo também tem o seu manual de boas práticas. Segundo o Hubspot, o título de um profissional deve ter no máximo 120 caracteres, e o sumário, ou seja, o resumo do seu currículo online, deve parar antes de atingir o limite de 2.000 caracteres.

Já para uma atualização de status, o ideal é que não passe de 600 caracteres. Já Kevan Lee, em seu artigo para o Bufferapp, indica o número de 25 palavras. O mesmo não vale para artigos acadêmicos ou de caráter empírico, que podem ser mais longos, com as características se assemelhando às de um blog post.

  • Uma biografia no Instagram deve ter até 150 caracteres

A biografia do seu Instagram deve ser feita com muito cuidado, já que pode ser o primeiro contato com o seu negócio. Por isso, ela deve ser suscinta: no máximo 150 caracteres, e você deve inserir também o link para o seu site, já que trata-se do único local onde o app permite a inclusão de links clicáveis.

Os textos nas imagens e fotos postadas no Instagram possuem um limite de 2.200 caracteres, mas lembre-se de que ele irá ser cortado quando ultrapassar 3 linhas. Desse modo, o usuário somente terá acesso às informações escondidas clicando em “mais”.

  • Um vídeo no YouTube deve ter em média 3 minutos

A chave para o sucesso nos seus vídeos no YouTube é ter em média 3 minutos de duração. É claro que há variação, dependendo do público e do tema, mas em geral, vídeos curtos produzem mais engajamento.

  • Um podcast deve ter cerca de 22 minutos de duração

Passando para mídias de áudio, os podcasts vêm se revelando como uma ótima maneira de engajar o usuário. A média de tempo que os usuários costumam ouvir em um podcast é de 22 minutos e, após esse tempo, a atenção diminui ou o processo é interrompido.

  • Uma apresentação no SlideShare deve ter em torno de 61 slides

Geralmente utilizado para apresentações de caráter educativo, O SlideShare é comumente acessado para conteúdo específico. Pesquisas realizadas pelo blog Bufferapp revelam que o tamanho ideal é o de 61 slides, ou 6 minutos para leitura de toda a apresentação.

  • A descrição de uma imagem no Pinterest deve ter cerca de 200 caracteres

Embora seja uma mídia predominantemente visual, o Pinterest concede a opção da descrição em formato de texto. O número máximo de caracteres é de 500, mas o ideal é preencher o espaço com cerca de 200. Isso tornará os seus posts mais engajadores, e a chances de serem “repinados” são grandes.

Concluindo

Suas postagens online dependem de muitos fatores, incluindo o seu tamanho ideal! Com esse infográfico, você tem acesso à todos os tamanhos que precisa conhecer para já começar a otimizar todas suas postagens!

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!