techtrends

[RELATÓRIO COMPLETO] TechTrends: Benchmarks de ferramentas para empresas de tecnologia

As ferramentas de tecnologia são instrumentos cada vez mais essenciais no dia a dia da Rock Content. Elas otimizam nossos processos, contribuem para a obtenção de resultados nas mais diversas áreas da empresa, além de facilitarem inúmeras funções dos colaboradores.

Pensando neste importante papel que elas exercem, surgiu uma dúvida: essa é uma tendência em todo o setor de tecnologia?

Procurando responder a essa pergunta, nos unimos à Resultados Digitais para realizar uma pesquisa inédita no Brasil sobre a adoção de ferramentas nas empresas de tecnologia. Os objetivos, o processo de desenvolvimento e os resultados você pode conferir agora:

Objetivos da pesquisa

Nosso principal objetivo ao realizar esta pesquisa era descobrir quais são as ferramentas mais utilizadas pelas empresas de tecnologia no Brasil e, assim, conhecer os benchmarks do mercado.

Queríamos entender como estas soluções estão sendo aplicadas, qual o impacto real nos resultados obtidos e se há uma preferência por ferramentas brasileiras ou estrangeiras.

Desenvolvimento da pesquisa

A pesquisa TechTrends começou a ser desenvolvida em fevereiro, quando iniciamos a montagem de uma lista extensa de ferramentas e as classificamos em 6 categorias:

  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Comunicação/Help Desk
  • ERP/BI/Gestão de Projetos
  • Para Desenvolvedores
  • Colaboração/Suítes de Produtividade

Em seguida, trabalhamos na produção do formulário e no dia 16 do mesmo mês enviamos para uma base de mais de 20 mil empresas de tecnologia e promovemos em redes sociais.

Ele era formado por 16 questões e ficou aberto para respostas até o dia 22 de fevereiro. Desde este dia, trabalhamos para analisar todos dados e produzir um relatório de 42 páginas com inúmeros dados, gráficos e informações relevantes sobre o setor de tecnologia.

Resultados

Verificamos que empresas de diferentes portes apresentam médias semelhantes na quantidade de ferramentas adotadas. Isso indica que as micro e pequenas empresas têm tido as mesmas oportunidades de acesso às aplicações mais utilizadas no mercado de tecnologia.

Entre as categorias de ferramentas definidas para a pesquisa, aquela que apresenta maior adesão é a de marketing digital. Mais de 97% das empresas de tecnologia adotam ao menos uma ferramenta dessa categoria.

Outro dado interessante é: 74% dos respondentes já reconhecem a importância de se ter um blog. Entre eles, a plataforma mais popular é o WordPress, com 75,6% de adoção.

techtrends

Benchmarks para o setor de tecnologia

Para ver mais resultados e conhecer outros benchmarks, acesse o relatório completo da pesquisa. Nele você encontrará diversas estatísticas sobre as ferramentas mais utilizadas no setor, além de dicas sobre como cada uma delas pode te ajudar a alavancar o seu negócio.

techtrends

 
Autor(a)

Escrito por: Juliana Ribas Analista de marketing na Rock Content. Apaixonada por marketing digital, séries, futebol e chocolate.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!