Tim Ferris

Você sabe quem é Tim Ferriss? Conheça sua biografia e aprenda life hacks desse mestre

Aprenda como ser mais produtivo, aliando trabalho com qualidade de vida!

Sabe aqueles empreendedores bilionários, que inspiram meio mundo e pregam a importância de trabalhar o quanto for necessário, se preciso dedicando a vida a isso?

Tim Ferriss não é um deles.

Mas não me entenda mal, ele é um empreendedor que inspira muita gente, e sem dúvida trabalha para conquistar diversos objetivos — alguns deles bem inusitados.

A questão é que, diferente do tipo “executivo que vai dominar o mundo”, esse cara pode ser considerado um mestre por outras razões.

Ele conseguiu aliar resultados profissionais com a tranquilidade de uma vida pessoal bem realizada, e depois disso passou a ensinar outros como fazer o mesmo.

Gostou da ideia?

Então conheça mais sobre essa figura marcante e, enquanto faz isso, aprenda alguns life hacks salvadores que o Tim tem a nos ensinar!

Quem é Tim Ferriss

Tim Ferriss

Fonte: blogs.scientificamerican.com

Tim Ferriss é um empreendedor, escritor, palestrante e investidor anjo americano.

Tudo bem que essa já é a descrição de um profissional de muito respeito, mas ainda assim não é o bastante para descrever o quanto o cara é bom.

Ele criou um conceito que o levou a ser considerado um guru da produtividade, além de acumular investimentos de sucesso e realizações pessoais incríveis.

Por que Tim Ferriss é um mestre que você deve seguir

Será que é exagero chamar Tim Ferriss de mestre? Absolutamente não, e vou te explicar por que agora mesmo.

A própria definição da palavra descreve alguém que tem excepcional saber, competência ou talento em qualquer arte ou ciência, e também alguém que ensina.

Como você vai ver a seguir, Tim se encaixa muito bem nessa definição, e merece a sua atenção:

Autor de best-sellers

Se você já ouviu falar de Tim Ferriss antes, provavelmente foi por conta do seu livro Trabalhe 4 Horas Por Semana, um best-seller mundial publicado em mais de 35 idiomas.

Mas esse não foi o único livro que o cara lançou a chegar no topo das prateleiras.

Ele também publicou 4 Horas Para o Corpo, best-seller no New York Times, e O Chefe de Cozinha de Quatro Horas, entre os mais vendidos do Wall Street Journal.

Investidor de sucesso

Outra faceta importante de Tim Ferriss é a sua atuação como investidor anjo, que também é notável. Alguns de seus investimentos incluem empresas como:

  • Twitter;
  • Facebook;
  • Shopify;
  • Duolingo;
  • e muitas outras.

Esses aportes em empresas que se transformaram em gigantes do mercado foram suficiente para que ele fosse colocado entre os 20 principais investidores anjo de 2014.

Palestrante respeitado

O reconhecimento de um palestrante normalmente é medido pelos eventos e locais nos quais ele já discursou.

Quer ver uma lista dos lugares pelos quais Ferriss já fez isso?

Algumas das empresas mais notáveis do planeta já convidaram Ferriss para palestrar, tais como:

  • Google;
  • MIT;
  • Harvard Business School;
  • Nike;
  • PayPal;
  • Facebook;
  • Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA);
  • Microsoft;

Além de todas essas organizações, ele também é palestrante convidado da Universidade de Princeton desde 2003, e fala sobre o empreendedorismo como ferramenta de transformação do mundo.

Como o conteúdo de Tim Ferriss muda vidas

Novamente, parece exagero?

Pois apresento a você um caso aqui mesmo da Rock: o Diego Gomes escreveu sobre como o Tim Ferriss mudou a vida dele.

Além disso, ele recebeu uma “carta de amor” publicada num artigo da Forbes. Dá para ver que o conteúdo de Ferriss é impactante, não é mesmo?

Sendo assim, veja de que maneiras ele produz conteúdo de qualidade, e já aproveite para conhecer (depois de ler este artigo até o fim, é claro) alguns desses canais:

Blog

O blog do Tim Ferriss é o centro de toda a sua produção de conteúdo, e como não poderia deixar de ser, merece atenção de qualquer pessoa que acha os ensinamentos dele interessantes.

O blog também é bastante reconhecido na mídia, alcançando menções de publicações respeitadas, incluindo:

  • um dos 19 blogs que os leitores devem marcar, pela revista Inc;
  • primeiro lugar entre os 150 blogs de gestão e liderança do mundo todo.

Um bônus: o perfil do Tim no Twitter também merece menção de honra, já que foi considerado uma das 5 contas que os empreendedores devem seguir pelo Mashable, um dos principais sites sobre mídias sociais no mundo.

Podcast

Tim Ferris Podcast

Fonte: Blog do Tim Ferriss (http://tim.blog/podcast/)

O podcast comandado por ele tem um conceito realmente interessante: desconstruir as jornadas de pessoas que desempenham tarefas de alto nível, e aprender com o que elas fazem.

Normalmente, o podcast está em #1 no iTunes, e já recebeu alguns prêmios, como:

  • melhor podcast do iTunes por 3 anos seguidos;
  • episódio de podcast do ano em 2015, pelo iTunes, por conta do episódio com o ator Jamie Foxx.

Livros

Livro Trabalhe 4 horas por semana, de Tim Ferriss

Fonte: Saraiva

Dos 3 livros já citados aqui, o primeiro  —  Trabalhe 4 Horas Por Semana  —  certamente é o mais conhecido, e o que mais gerou impacto para a carreira de Tim.

Os ensinamentos do livro, basicamente, mostram como buscar o equilíbrio entre o estilo de vida que as pessoas idealizam e uma solução mais prática, diferente do que a maioria pensa em fazer.

Os outros dois livros trabalham o mesmo conceito de produtividade, mas aplicada em conceitos mais específicos, como a cozinha e o cuidado com o corpo.

O ponto é que Tim não é considerado um guru da produtividade à toa: seus conceitos mais difundidos se baseiam na boa distribuição do tempo, com a regra 80/20, e outras técnicas que vale a pena aplicar.

5 curiosidades de Tim Ferriss e o que aprendemos com elas

No título do artigo prometemos alguns life hacks, e agora é o momento de ver quais são eles.

Para alguém que bate tanto na tecla de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, é de se esperar que o Tim Ferriss faça algo interessante nas horas vagas, certo?

Pois ele faz MUITA coisa interessante. Veja 5 delas, e o que isso pode nos ensinar na prática:

Campeão de kickboxing

Pois é, além de conquistar o mundo dos negócios, ele conseguiu também o título de campeão nacional de kickboxing na China.

Não estamos falando de um hobby, e sim de um título nacional!

Se a pessoa em questão fosse um atleta já conhecido, alguém que dedicou sua vida ao esporte, seria mais natural.

Mas quando se pensa em uma figura como Ferriss, dificilmente alguém vai pensar em um feito como esses.

A lição aqui é: às vezes é preciso simplesmente fugir dos rótulos, quebrar as expectativas e, principalmente, se desafiar para conquistar novos objetivos.

Fala 5 idiomas

Outro feito um tanto notável de Tim foi aprender a falar 5 idiomas, em diferentes níveis —  como ele gosta de notar. A lista inclui:

  • inglês, seu idioma nativo;
  • japonês;
  • mandarim chinês;
  • alemão;
  • e espanhol.

A grande maioria das pessoas acha difícil aprender sequer uma língua, mas ele conseguiu aprender 4 idiomas, alguns considerados bem complicados.

Segundo Tim, o segredo foi encontrar a forma certa de aprender. Essa lição pode ser aplicada em qualquer área da vida, e produzir ótimos resultados.

Primeiro americano a conseguir um recorde em tango no Guinness

Enquanto viajava pela Argentina, Tim decidiu fazer algumas aulas de tango.

Para se desafiar, resolveu participar de uma competição de dança, competindo contra profissionais.

Observando o comportamento dos melhores dançarinos, ele percebeu um padrão, que passaria a imitar ao desenvolver seu próprio estilo de dança.

O resultado foi um recorde mundial de tango  —  o primeiro a ser registrado por um americano  —  enquanto disputava a competição.

O que podemos aprender disso? Observar como os melhores trabalham e aplicar alguns de seus métodos pode trazer grandes benefícios.

Eleito melhor “self promoter” de 2008 pela revista Wired

Entre os vários prêmios e reconhecimentos que ele ja recebeu da imprensa, um dos que chamam a atenção foi o título de melhor “self promoter” de 2008, concedido pela revista Wired.

O que chama a atenção é o estilo de Ferriss, que nem de longe é tão agressivo quanto o de outros influenciadores, como Gary Vaynerchuck, mas nem por isso deixa de fazer sucesso.

Isso só prova que não há necessidade de mudar completamente de personalidade, basta saber usar o que tem de melhor e criar valor para outros de forma genuína.

Aprendeu a surfar em Florianópolis

Tim também aprendeu a surfar em Florianópolis.

Mas tirando o fato de que ele veio para o Brasil, o que isso tem de interessante? Que tal o fato de ter nascido prematuro e ter apenas um dos pulmões funcionando plenamente?

Por conta desse problema, nadar sempre foi uma situação traumática para ele, e foi preciso muito esforço para se ver em cima de uma prancha, envolvido por águas profundas.

Depois disso, Tim conseguiu superar seus medos, e hoje tem prazer em nadar e surfar. Superar um trauma pode ser bem difícil, mas pode abrir novos horizontes.

Se sentiu cansado só de ler esse artigo?

Talvez a maior lição que Tim Ferriss tenha a nos ensinar seja a de que para ter sucesso com os negócios não é preciso deixar a vida pessoal de lado.

Aliás, é bem provável que uma coisa esteja ligada a outra com mais frequência do que pensamos.

Se você gostou de conhecer Tim Ferriss, provavelmente vai achar legal descobrir outra figura importante no mundo do marketing: Brian Halligan. Veja quem é ele e quais lições tem a compartilhar!