8 tipos de blogs que espantam os leitores. Será que o seu é um desses?

8 tipos de blogs que espantam os leitores. Será que o seu é um desses?

Você trabalhou duro, criou seu blog, atraiu leitores e eles acessaram sua página. O único problema é que eles entraram e saíram (o famoso bounce rate). Perder um leitor tão rapidamente é sinal de que algo está errado. Na maioria das vezes, o problema está no conteúdo que você está produzindo.

Para impedir que novos visitantes abandonem o barco tão rapidamente e garantir que seu blog conquiste uma legião de fãs, listamos 8 tipos de blogs que você deve evitar a qualquer custo! A seguir você descobre se o seu blog é um desses e como corrigir o erro.

Blogs com conteúdos muito complexos – O blog “tecniquês”

Por mais que você goste de utilizar palavras rebuscadas ou filosofias complexas, tente não escrever isso em seu blog. A palavra de ordem na internet é a simplicidade. Vá direto ao assunto, não enrole o seu leitor e facilite a leitura, essas características te auxiliarão a não afugentar os leitores.

A não ser que seu blog seja de um nicho realmente técnico, isso é aceitável, mas como via de regra esse não é o caso.

Blogs que só falam de si mesmos – O blog “metido”

Tenho certeza que você tem coisas interessantíssimas para falar de si mesmo ou de sua empresa, mas certamente os leitores não estão atrás desse tipo de informação. Não foque em si mesmo, utilize seu blog para educar e solucionar os problemas dos leitores. Escreva sobre temas que eles desejam ler.

Textos exclusivos para SEO – O blog para o Google

Todo produtor de conteúdo deve conhecer pelo menos o básico de SEO (Search Engine Optimization). Porém, não leve tudo ao pé da letra e escreva artigos que pareçam ter sido pensados apenas para o Google. Repetir palavras-chave é importante, mas pense em seu leitor na hora de escrever, não no motor de busca.

Quantidade de palavras em primeiro lugar – O blog “tagarela”

Quantidade não é qualidade. Antes de pensar no tamanho ideal do seu blog post, tente focar na mensagem que você deseja passar. Não crie um conteúdo de 10 laudas que possa ser resumido em apenas uma. Um texto redundante e repetitivo focado na quantidade de palavras desvaloriza a mensagem a ser passada.

Jargões, português arcaico, gírias… – O blog “verboso”

Inviabilizar a leitura de seu texto, em favor de nada, é uma prática que afasta os leitores. Termos técnicos, português arcaico, períodos longos e truncados, tudo isso faz com que os visitantes percam interesse no seu blog. Certamente o seu público não está disposto a perder tempo decifrando suas elucubrações virtuais. Compreende?

Não se sabe para quem se escreve – O blog “para ninguém”

Produzir um post sem direcionamento é a maior roubada! Conheça seu público, solucione os problemas que eles tenham e foque em temas relevantes para os mesmos. Faça isso e tenha certeza de que em pouco tempo você terá conquistado um fiel grupo de leitores.

Qualquer tema serve – O blog “sem foco”

Este ponto é semelhante ao anterior. Produzir um blog  sem um propósito específico não faz sentido algum. Escolha um nicho, especialize-se e produza conteúdos que façam sentido a um público. Resumo: Para conquistar uma legião de fãs você deve possuir um tema específico e também deve conhecer bem seu público-alvo.

Posts editados em cinco minutos – o Blog “rapidinho”

Nunca, repito, nunca publique um blog post em sua primeira versão. Dedique tempo suficiente para realizar a quantidade de revisões necessárias. Erros de português, concordância e digitação, comprometem sua autoridade e também afastam os leitores.

Todos os erros listados acima podem afugentar visitante de seu blog. Agora que você conhece os 8 tipos que são o terror dos leitores, corrija quaisquer erros que possam estar atrapalhando seu desempenho. Lembre-se que para conquistar o maior número de fãs você deve ajudar e educar quem lê seus conteúdos.

Existe algum outro tipo de blog que você conhece que poderia entrar nessa lista? Diga nos comentários (e se for bom nós inserimos ele no post!)

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!