desenhos em dedos mostrando pessoas se comunicando

5 dicas para aumentar seu tráfego nas redes sociais

Este post foi adaptado do original no blog da Hubstaff. Confira o original aqui.

Este post foi adaptado do original no blog da Hubstaff. Confira o original aqui.

Quem trabalha com marketing digital sabe que manter um bom tráfego nas redes sociais e sites da empresa nem sempre são tarefas simples. Sabe-se que manter um bom feed de notícias atualizado e com um bom fluxo pode ser complicado. Afinal, as empresas estão cada vez mais se empenhando em adaptarem-se melhor às mudanças constantes que existem com a chegada das novas mídias.

E para que essa adaptação seja bem feita e que o tráfego nas redes sociais continue de maneira contínua e com bom número é necessário montar estratégias para aumentar – e manter alto! – o nível de alcance orgânico do seu conteúdo.

Veja a seguir as 5 dicas para aumentar seu tráfego nas redes sociais:

Dica 1: Criar uma estratégia de cauda longa para seus posts

Como já foi adiantado anteriormente, é de suma importância criar estratégias para aumentar o tráfego. A primeira estratégia que o social media Madhav Bhandari nos dá é montar uma estratégia de cauda longa.

Mas o que é uma estratégia de cauda longa?

Este é um termo da estatística, muito usado para designar e identificar os dados de gráficos e o volume de dados. Para Chris Anderson, o método de cauda longa usado na internet é a grande inovação dos últimos tempos. Pois o foco mudou de um ápice único para uma curva que se mantém durante certo tempo.

Em uma maneira simples de explicar, a estratégia de cauda longa sugere que você deve manter o foco para determinado ponto durante um período mais longo. Em termos de vendas seria como se tirássemos a atenção da sensação do momento (que vende bastante em um dado período e depois some do mercado). Em outras palavras, eliminaríamos a sazonalidade e manteríamos uma constante de vendas.

A estratégia de cauda longa no Marketing Digital

Trazendo este fenômeno da Cauda Longa para o mundo dos posts de suas redes sociais ou sites, o social media afirma que um conteúdo divulgado em janeiro deve ser compartilhado novamente e de maneira periódica. Desta forma, o material que você divulgou poderá ser visualizado por um maior número de pessoas, afinal quem começou a lhe seguir somente em março, por exemplo, ainda não teve acesso ao conteúdo. E quem já teve um contato inicial pode aprimorar-se e absorver mais. Deve-se salientar que o conteúdo deve ser divulgado em diferentes plataformas de mídia social.

Dica 2: Determinar os melhores horários para postar

Qualquer usuário de redes sociais já percebeu que existe uma melhor hora para postar e ter um retorno junto a seus seguidores/amigos. É importante definir se você quer apenas que seus posts tenham um maior alcance junto a seus amigos ou se você, social media de uma empresa, deseja que as postagens obtenham um maior número de acessos. Nesse caso, definir um horário em que seu público-alvo esteja online é ideal para começar a ter um tráfego maior.

Junte a estratégia de cauda longa com o melhor horário

Implantar o método de cauda longa e analisar quais horas são as mais envolventes para lançar as postagens é de grande importância para otimizar o alcance do conteúdo junto ao público alvo.

Dica 3: Escreva títulos e conteúdos que despertem o interesse de seu público

Antes de começar a explicar, é importante que qualquer pessoa ou empresa que deseja compartilhar conteúdo na internet conheça seu público-alvo. Pois é: somente através desse conhecimento que se consegue criar um material e títulos que despertem o interesse de seu target.

Descubra seu público alvo

Um bom replicador de conteúdo deve conhecer a quem deseja alcançar. Assim como existem ferramentas para definir a hora certa para as suas postagens, também há ferramentas que auxiliam na hora de definir o perfil de quem é interessado no conteúdo que você compartilha.

Ofereça bom conteúdo

E já que foi possível definir o perfil dos seus seguidores, pode-se agora definir qual o melhor conteúdo a ser postado. Lembre-se que para que o público se mantenha ativo e presente é importante ter um bom conteúdo, que seja relevante e traga as informações que os leitores querem absorver

Não se esqueça de compartilhar imagens interessantes e que chamem a atenção para o seu material. E o mais importante depois de descobrir e definir seu público-alvo é construir a sua identidade a fim de que o público seja capaz de reconhecer suas ideias e seu alcance nas redes sociais seja do jeito que você espera.

Dica 4: Chame atenção para outros conteúdos

Se o seu objetivo é aumentar o tráfego em seu blog, site e/ou redes sociais, é importante que você crie chamadas interessantes para outras postagens e conteúdos interessantes que você tenha feito no seu site ou blog.

Nesse ponto, o usuário que estiver lendo o seu material pode se interessar por outro conteúdo e é neste momento que entra a dica anterior: crie títulos/chamadas criativas que despertem o interesse. Ao manter o leitor em seu site e lendo diversos materiais você está fazendo com que o alcance do seu conteúdo seja maior. Por isso, não se esqueça de criar chamadas, como:

  • Você leu o nosso novo post?
  • Veja o nosso post mais acessado do último mês!

Dica 5: Compartilhe seu conteúdo e marque as pessoas citadas nele

E, por último, porém não menos importante: quando o seu conteúdo citar alguém, faça questão de marcá-lo. É comprovado que ao fazer um post e não marcar pessoas que estão mencionadas no conteúdo o alcance é bem menor. A pessoa ou marca citada pode ter um número de fãs e seguidores considerável, o que, consequentemente, aumentará o compartilhamento e o alcance do seu conteúdo. Assim você consegue alcançar um público fora do círculo inicial. Uma simples mudança é capaz de fazer uma enorme diferença!

Finalizando…

Por fim, podemos afirmar que para aumentar o tráfego nas redes sociais e sites é preciso um estudo detalhado e um olhar mais minucioso de todo o seu trabalho. Deve-se ter sensibilidade e expertise para decidir quais serão as mudanças mais importantes e relevantes para que o seu tráfego aumente junto às suas redes sociais. Não meça esforços e observe quais ideias podem e vão fazer a diferença para que você se torne um replicador de conteúdo que agrega valor nos sites e redes sociais.
E aí, concorda com nossas dicas? Tem sugestões, críticas ou comentários? Compartilhe com a gente, adoramos ouvir de você!