tráfego orgânico

Como a Rock Content aumentou em 615% o tráfego orgânico do blog marketingdeconteudo.com em apenas 6 meses

Quando você pensa em uma estratégia de sucesso de marketing de conteúdo, o que é que vem em sua mente? Se você respondeu aumentar o tráfego orgânico de um blog que você criou ou do seu site saiba que você está no caminho certo.

Uma vez que o tráfego orgânico de seu blog está aumentando gradativamente, você consegue reduzir os custos de algumas estratégias adicionais que têm como objetivo aumentar o tráfego em seu domínio.

O tráfego orgânico é a galinha dos ovos de ouro do marketing de conteúdo, se é que eu posso fazer uma referência tão bizarra, mas você compreendeu onde eu quero chegar.

A Rock Content é uma empresa focada em gerar resultados para seus clientes através do marketing de conteúdo. Já interrompo esta sentença para deixar claro que este post não será um material que falará apenas da Rock. Explicarei quais foram as estratégias de SEO que utilizamos em nosso time de marketing para aumentar o tráfego orgânico do blog que você está lendo.

Arrisco dizer que ao encontrar este post você ficou surpreso. Afinal,  como uma empresa especialista em marketing de conteúdo estava tendo problemas com o tráfego orgânico?

Não entrarei no assunto agora, mas já dou uma prévia para você: nós estávamos errando nos pontos mais básicos de uma estratégia de SEO. Coisas tão pequenas que parecem não terem importância. Quando acertamos a máquina e corrigimos os erros os resultados foram incríveis!

Espero que você aprecie a leitura e que este post consiga abrir seus olhos para possíveis erros que você esteja cometendo, mesmo sem perceber. Falaremos bastante de técnicas de SEO que utilizamos para potencializar nossos resultados!

Panorama de 2014 em relação a SEO

Antes de ir direto ao ponto e explicar como foi que nós conseguimos o aumento de 615% no tráfego orgânico é essencial que você compreenda como nós fazíamos marketing de conteúdo e SEO até o final de 2014.

Quando a startup Rock Content foi fundada, no final de 2013, a mão de obra era reduzida. Todo mundo fazia de tudo. Quem podia vender, vendia. Quem podia escrever, escrevia. E assim por diante, sem esquecer um caminhão de coisas que ainda precisavam serem feitas para que a empresa continuasse crescendo.

O blog marketingdeconteudo.com teve seu primeiro artigo publicado no dia 26 de setembro de 2013 (você pode conferir ele aqui) e seu principal objetivo era educar o mercado sobre marketing de conteúdo e outros temas relacionados. Além disso, ele seria um dos mais importantes pontos de acesso de novos visitantes com a marca.

Até aí tudo bem, correto? Se identificou com a Rock Content?

Produção mensal 

No primeiro momento o objetivo era simples: produzíamos um caminhão de conteúdo para que o blog começasse a andar e a missão era acelerar a geração de leads. A publicação era diária e 90% dos posts produzidos na época eram de responsabilidade da equipe de marketing da Rock Content.

Naquela época o planejamento mensal de conteúdo era fechado no final de cada mês. Eram definidas algumas palavras-chave que seriam trabalhadas no próximo mês, além dos ebooks que também seriam produzidos internamente. A grande parte dos conteúdos eram produzidos a partir deste planejamento, mas algumas ideias também surgiam das dúvidas de nossos clientes e leitores. Apesar disso, naquela época o foco não era o SEO.

Em média, os conteúdos que eram publicados no blog possuíam 500 palavras e apenas algumas peças mais elaboradas passavam das 1.000 palavras. Eram realizadas 5 postagens semanais: 3 eram produzidas internamente e outras duas, mais simples, eram feitas pelos nossos redatores freelancers. Com este volume conseguíamos alcançar uma média de 20 publicações mensais no blog marketing de conteúdo.

Tamanho da equipe

Você arriscaria dizer quantas pessoas a equipe de marketing da Rock Content tinha durante quase dois anos? Três é o número, mas durante 80% desse período ela era comandada por apenas duas pessoas.

Elas eram responsáveis pela:

  • Produção de conteúdos para o marketingdeconteudo.com;
  • Criação de e-books e demais materiais ricos;
  • Campanhas de Google Adwords e Facebook Ads;
  • Geração de leads;
  • Gerenciavam fluxos de nutrição para que o time de vendas recebesse boas leads;
  • E-mail Marketing;
  • E muitas outras coisas.

Com tantas coisas para se preocupar, o time de marketing da Rock Content fez um ótimo trabalho e conseguiu alcançar um tráfego orgânico de 57 mil acessos desde seu lançamento até dezembro de 2014.

1

Como era feito o planejamento mensal e do quarter

Bom, como eu já havia introduzido anteriormente, o planejamento mensal não era focado em SEO. A pesquisa de palavras-chave tinha como objetivo encontrar algumas keywords que faziam sentido para nossos leitores e para solucionar dúvidas de clientes.

Estratégias de SEO utilizadas

A única estratégia de SEO que era utilizada nesta época era a produção de conteúdo.

A otimização on page era precária, bem como a off page. Apenas produzíamos conteúdo como uma máquina desenfreada. Apesar disso, no primeiro ano de empresa, a Rock Content conseguiu conquistar mais de 56 mil sessões únicas no blog.

Como percebemos que estávamos perdendo oportunidades…

Ao final do ano de 2014 o blog marketingdeconteudo.com já dispunha de mais de 300 posts. Sempre abordando temas que são relevantes para nosso público, como:

  • Marketing Digital
  • Marketing de Conteúdo
  • Inbound Marketing
  • Inbound Sales
  • Social Media
  • Entre outros

Em meio a tantas peças de conteúdos, algumas se destacavam por serem um tema amplo, evergreen (perene) e por serem uma dúvida recorrente de clientes, leitores do blog e amigos. Apesar disso, uma grande parte dos conteúdos publicados no blog eram superficiais. Para quem quer educar o mercado e seus clientes é essencial produzir conteúdos que sejam aprofundados e realmente tirem as dúvidas dos leitores.

Em dezembro daquele ano a equipe de Marketing sofreu algumas mudanças. Novas contratações foram feitas e começávamos a pensar como é que poderíamos lidar com o blog em 2015.

Utilizando algumas ferramentas específicas, como SemRush e Moz, identificamos uma série de erros de SEO em uma grande maioria dos posts do blog. Entre os principais erros:

  • Falta de definição de palavra-chave
  • Artigos sem meta-description
  • Imagens sem Alt Text definidas
  • Ausência de links internos e externos
  • Vários links e imagens quebrados
  • Conteúdos com mais de um H1
  • Title Tags e H1 duplicados

A lista era extensa. As falhas se acumularam e um mar de oportunidades estava sendo perdido (na verdade, desperdiçado).

Além desse detalhe – após uma série de análises de rankeamento de keywords – percebemos que alguns de nossos melhores artigos possuíam uma enorme oportunidade de alcançar as primeiras posições e páginas dos motores de busca, com palavras-chave com um volume de buscas mensal significativo que nós poderíamos estar tirando proveito.

As oportunidades eram muitas e nós já havíamos perdido muito tempo.

E como atacamos essas oportunidades?

Várias medidas foram tomadas para que o blog voltasse a crescer com todo o potencial que ele possuía. Mudanças que aparentemente são bobas e simples foram feitas para testar os possíveis resultados que teríamos acerca do aumento do tráfego orgânico.

Em janeiro de 2015 decidimos que a produção do conteúdo, volume de publicação e planejamento mensal e trimestral seriam aumentados de maneira drástica.

O ponto principal que precisava ser resolvido com urgência eram as correções de erros de SEO, que estavam prejudicando o desempenho do blog.

Panorama de 2015 em relação a SEO

Encerramos a primeira fase do blog marketing de conteúdo com um saldo positivo. E em 2015 o marketingdeconteudo.com sofreu uma reformulação drástica, que aumentou significativamente o número de acessos, bem como a qualidade dos conteúdos.

Agora você confere detalhadamente as mudanças que fizeram nosso tráfego orgânico aumentar 615% em apenas 6 meses.

Produção mensal

Resolvemos utilizar ao máximo a capacidade de produção de conteúdo que dispúnhamos em nossas mãos. A produção de conteúdo foi duplicada, bem como o tamanho das publicações. Saímos de 20 para 40 publicações mensais, fora os guest posts. Deixamos a produção interna focada na produção de peças únicas que realmente precisavam de atenção especial.

Exemplo: marketing digital / inbound Marketing / Marketing

Deixamos de lado os artigos de 500 palavras e a partir daquele momento o tamanho mínimo de toda publicação no blog foi definido para 1.000 palavras. Além disso, todos os artigos passaram a contar com definição de palavra-chave, bem como linkagem interna previamente definida.

Tamanho da equipe

Em um ano a equipe de Marketing da Rock Content aumentou para 8 pessoas, das quais duas eram as responsáveis pelo blog – no caso, uma delas é o narrador que vos fala. Com mais “mãos” focadas na produção, correção e otimização dos conteúdos, a máquina começou a andar de maneira mais fluída.

Como era feito o planejamento mensal e do quarter

Possivelmente este foi o fator que mais proporcionou melhorias para o blog. Abandonamos o antigo hábito de apenas produzir conteúdo sem planejamento e adotamos algumas estratégias básicas:

  • Cada mês possuiria um tema específico
  • Os temas eram definidos no início de cada quarter
  • Pesquisa de palavras-chave mensal de acordo com o tema
  • Metade da produção mensal seria destinada ao tema decidido e a outra seria livre

Graças à estas mudanças no planejamento, tamanho do conteúdo e estratégias de SEO (que você confere a seguir) adotadas, o panorama começava a mudar.

Estratégias de SEO utilizadas

Pesquisa de palavras-chave voltada para tráfego orgânico

No início de cada quarter são definidos os temas dos três meses que virão a seguir. Após a definição dos assuntos, são realizadas as pesquisas de palavras-chave. Um dos principais objetivos dessa estratégia de SEO é encontrar as melhores keywords para cada tema, de acordo com número de pesquisas mensais e relevância para nosso público. Para nós de nada adianta escolher uma palavra-chave que possua um enorme volume de buscas se para nosso público aquele assunto não desperta interesse algum.

Foi com estas pesquisas que encontramos incríveis oportunidades de assuntos que poderíamos estar abordando, mas que por falta de planejamento estávamos perdendo.

Otimização de conteúdos antigos

Na primeira fase do blog marketingdeconteudo.com não existia a preocupação com o SEO on e off page. Por isso, uma das principais missões que tivemos nesta segunda fase foi a otimização dos conteúdos antigos.

Com mais de 300 blog posts já publicados em nosso domínio, é de se imaginar a quantidade de termos e posts que poderiam estar ocupando posições muito melhores no rankeamento orgânico do que elas estavam.

Um a um, post por post, todos eles sofreram atualizações ou inclusões de:

  • Palavras-chave
  • Title Tags
  • H1, H2, H3
  • Alt text de imagens
  • Correção de links e imagens quebradas
  • Inserção de novos links internos e externos

Sim, isso requer tempo e dedicação. Logo você vai conferir os resultados dessa mão de obra!

Produção de conteúdo focada no usuário e motores de busca

Deixamos de nos preocupar com temas bobos ou ótimas ideias. Passamos a adotar uma visão mais analítica, focada em resultados. Todos os conteúdos a partir deste momento passaram a ser desenvolvidos após uma definição de quem é a pessoa que busca este conteúdo, como é que ela busca este conteúdo e quais são as dúvidas que devemos sanar com este conteúdo.

Aumento do tamanho dos conteúdos

Analisamos todos os conteúdos e percebemos que os artigos mais longos estavam performando de maneira muito mais significativa. Após esta análise começamos a procurar por referências nacionais e internacionais sobre o assunto até descobrirmos que isso realmente é uma realidade.

Conteúdos mais longos, aprofundados e menos introdutórios performam muito melhor que os famosos “5 dicas matadoras” e assim por diante. Não que conteúdos como este não funcionem, mas buscamos algo a mais. Conteúdos que vão além do básico que são capazes de comprovar seu conhecimento e autoridade em determinado assunto.

Guest posts / Link Building

Seu artigo pode ser espetacular, otimizado e impecável. Sem links externos será muito difícil alcançar as primeiras posições nos motores de busca. Por isso, realizamos um intenso trabalho de linkagem externa para as publicações que queríamos melhorar o posicionamento orgânico.

Foco principal: otimização on page

Agora já deu para perceber o quanto nossa preocupação voltou para a correção de erros do passado para conseguir obter melhores resultados com o que já havíamos em nossas mãos. A primeira etapa seria colocar ordem em casa e você aprende agora como foi que alcançamos o incrível crescimento em um semestre.

O resultado

Janeiro e fevereiro – Otimização, correção e produção [esforço máximo]

Sem dúvida alguma este foi o momento em que mais tivemos trabalho. O esforço máximo aconteceu nos dois primeiros meses do ano de 2015. Precisávamos colocar o SEO on page de mais de 300 posts em dia, e, quanto mais rápido isso fosse feito, mais rápido poderíamos sentir e analisar as mudanças no tráfego orgânico.

Além deste “pequeno” detalhe, ainda havia a missão de dobrar a produção de conteúdo que estava sendo feita até o momento. Não sabíamos como isso seria de fato, os problemas que isso acarretaria e nem quais seriam os reais reflexos deste aumento repentino.

Janeiro e fevereiro também foram meses onde focamos bastante na produção de peças de conteúdos únicos e que eram extremamente importantes para nosso blog. Os posts de Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing foram publicados no final de dezembro e início de janeiro. Após a publicação destes artigos nosso trabalho de link building e guest post tomou força total.

Nosso maior receio durante este período foi o tão querido e odiado carnaval. Quem trabalha com marketing sabe muito bem do que estou falando. É neste período que costuma-se sentir uma queda enorme de tráfego orgânico e pago. Os cinco dias de festa causam reflexos negativos na semana que antecede e na semana seguinte à festa.

Bom, vamos lá. Após compreender tudo que precisava ser realizado nos dois primeiros meses, este foi o resultado de tráfego orgânico que obtivemos após o período.

2

Em comparação com novembro e dezembro obtivemos um aumento de 53,1% no tráfego orgânico do blog marketingdeconteúdo.com.

Principais mudanças feitas neste período:

  • Otimização e correção de erros de SEO de conteúdos antigos
  • Duplicação da produção de conteúdo mensal
  • Pesquisa de palavras-chave para selecionar as melhores oportunidades
  • Produção de conteúdo voltada para SEO, mas principalmente pensando no usuário
  • Linkagem interna de posts relacionados dentro do blog
  • Guest posts
  • Link Buiding

 

Resultado: mais 53% de tráfego orgânico em dois meses

Março e abril – 1ª Revisão da estratégia (Foco em head tail Mkt Digital) / 1ª Parte de resultados

Após a primeira etapa da nova estratégia de SEO chegamos ao mês de março, o último do primeiro quarter do ano. Junto com a meta de Leads que possuímos, havia o objetivo de aumentar ainda mais o tráfego orgânico. Depois de atingir um ótimo resultado nos dois primeiros meses do ano, percebemos que ainda havia muito a ser feito e que os resultados poderiam ser ainda melhores.

Naquele momento as otimizações de SEO ainda não haviam sido finalizadas, pois a produção de conteúdo estava a mil e nossa equipe estava atolada com produção, correção e gerenciamento do blog, além de várias outras tarefas.

O que mudou de principal neste período foi que a demos foco total na palavra-chave marketing digital. Com mais e 14 mil buscas mensais, este termo foi escolhido como o tema do mês de fevereiro. Durante o mês percebemos a enorme demanda e interesse de nossos leitores sobre o assunto. Mais de 20 artigos sobre marketing digital haviam sido publicados durante o período e resolvemos adotar outra estratégia.

O artigo “Marketing Digital: O que é isso, afinal?” estava publicado no blog há pouco mais de dois meses e, apesar de ter um conteúdo completo e único, estava alcançando pouco mais de 100 acessos mensais. E foi neste período que trabalhamos pesado na head tail marketing digital. Criamos uma enorme rede de links internos, bem como mais de 20 links externos que atraiam pessoas de outros lugares ao nosso post. Para finalizar, atualizamos o artigo incluindo diversas variações da palavra-chave que possuíam um bom volume de buscas. Com isso, adicionamos mais 1.500 palavras ao post, que já era grande.

Ok, vamos aos resultados. Primeiramente vamos falar do geral:

3

Sem o feriado de carnaval e após ter arrumado 70% dos problemas de SEO existentes no blog, conseguimos alcançar um aumento de 100.9% no tráfego orgânico neste período. Sim, foi surpreendente e nossa equipe também ficou impressionada. Estávamos acertando os últimos detalhes da estratégia de produção de conteúdo no blog, o SEO estava em dia e o link building continuava a todo vapor. Durante este período vários posts do blog obtiveram um aumento de 100, 300 e até 400% de tráfego orgânico, mas o melhor ainda estava por vir.

Ficou curioso para ver o resultado que obtivemos com a head tail marketing digital?

4

1.189,36%.

Sim, este número está certo e foi exatamente o aumento de tráfego orgânico que obtivemos apenas em um post. Nos dois primeiros meses de 2015 o post de marketing digital havia recebido apenas 141 visitantes, mas após todo o trabalho realizado em março e abril finalizamos o bimestre com mais de 1.800 acessos.

Após este resultado, decidimos mudar um pouco o foco de nossa estratégia de SEO e foi assim que chegamos na segunda fase da nossa estratégia de 2015.

Principais mudanças feitas neste período:

  • Finalização dos erros de SEO no blog
  • Atualização de conteúdos com palavras-chave promissoras de grande volume de busca
  • Foco em keywords head tail

 

Resultado: mais 100% de tráfego orgânico em dois meses

Maio e Junho – Expansão da segunda estratégia [Mais head tails] e resultado final do quarter

No final do quarto mês da nova estratégia encontramos e identificamos a maior oportunidade pra aumento de tráfego orgânico em nosso blog: head tails. O incrível resultado que obtivemos com a palavra-chave marketing digital só comprovou que deveríamos focar nossos esforços em keywords relevantes para nossos leitores e que possuem um grande volume de buscas mensais.

Para coroar nossos esforços nos quatro primeiros meses do ano, em maio o post de marketing digital chegou à primeira colocação no Google e isso foi mais uma prova de que estávamos no caminho certo.

5

O blog continuou crescendo e mais uma vez conseguimos bater o esperado: alcançamos 113,56% de crescimento no tráfego orgânico

Neste momento estávamos dedicando nossos esforços em atualizar conteúdos antigos, para que eles melhorassem seus respectivos rankeamentos nos motores de busca. Algumas palavras-chave antigas estavam começando a receber mais tráfego e com isso melhoraram suas posições de rankeamento.

Agora há pouco eu estava falando do post de marketing digital. Ele alcançou a primeira colocação no Google para a keyword principal do assunto e este foi o resultado que ele obteve em relação ao tráfego orgânico:

6

Mais uma vez o post alcançou um crescimento assustador e atingiu 943% de tráfego. Agora a missão mudou. Nossa principal preocupação é monitorar a concorrência para ver como eles estão trabalhando os posts sobre o assunto. Lembre-se: o trabalho não acaba quando você alcança a primeira colocação. Possivelmente o maior trabalho será o de agora. O conteúdo precisará sofrer atualizações constantes de acordo com as novidades do mercado.

Após o sucesso que tivemos com o post de marketing digital, decidimos testar a mesma estratégia com outra head tail importantíssima de nosso blog: inbound marketing. O volume de buscas mensais para a palavra-chave é de apenas 1.4 mil. Apesar de ser um número baixo quando comparado com marketing digital, esta keyword é de extrema relevância para o público que desejamos alcançar com nosso blog. Pensando nisso, adotamos a mesma estratégia:

  • Atualização de conteúdo
  • Inclusão de novas variações da palavra-chave
  • Adicionamos mais de 3.000 palavras de conteúdo único ao post

Como o assunto é extremamente abrangente, fizemos um trabalho especial no post “O que é Inbound Marketing” e o resultado no final de dois meses foi o seguinte:

7

Neste período o artigo teve um crescimento de 402% de tráfego orgânico e hoje em dia oscila sua colocação nos motores de busca entre a primeira e a terceira colocação. Ele não está fixo em uma posição porque os conteúdos que disputam pelo termo estão tão completos quanto o nosso.

Após as atualizações este post se tornou o maior artigo do nosso blog. Em termos de SEO também é um dos mais trabalhados. Além de uma enorme quantidade de links internos e externos, ele conta com uma imensa quantidade de variações da palavra-chave inbound marketing. Vale lembrar que o principal trabalho de link building neste artigo havia sido iniciado em janeiro e fevereiro, logo quando iniciamos a nova estratégia de SEO.

 

Resultado: mais 113% de tráfego orgânico em dois meses

Considerações finais

Quando começamos a pensar na nova estratégia de SEO que adotaríamos para nosso blog, tínhamos 7.201 acessos no marketingdeconteudo.com. Ao final do mês de junho, seis meses depois, fechamos o segundo quarter do ano com 51.670 sessões únicas. Alcançamos a incrível marca de 615% de crescimento no tráfego orgânico em um período curto.

Não vou dizer que essa é a receita do bolo. Não basta replicar o que eu falei aqui para que você tenha um resultado semelhante ao nosso, mas uma coisa eu posso lhe garantir: pequenos erros de SEO podem comprometer o sucesso de qualquer blog. São falhas que muitas vezes ignoramos, negligenciamos por preguiça ou até mesmo deixamos de lado por acreditar que elas não são tão importantes assim.

Você percebeu que o trabalho foi enorme e o resultado não foi rápido. Neste post você acompanhou a trajetória de dois anos de um blog. Hoje contamos com quase 550 posts no blog da Rock Content e o trabalho continua o mesmo, dia após dia. Estude, se atualize e sempre busque por novas oportunidades ou maneiras de melhorar seus resultados. Não espere alcançar resultados diferenciados se você faz as mesmas coisas todos os dias.

O SEO não morreu e você deve se dedicar à sua estratégia para alcançar resultados positivos. Bater 615% de crescimento orgânico em apenas 6 meses não seria possível se nós tivéssemos apenas publicado conteúdo no marketingdeconteudo.com. O trabalho de análise, pesquisa, estudo e principalmente a dedicação com a estratégia de marketing de conteúdo e SEO são as ferramentas essenciais para seu sucesso.

Agora eu te faço uma pergunta:

Como está o SEO do seu blog?

Material Gratuito: O guia de SEO da Rock Content

Esperamos que este conteúdo tenha te auxiliado a compreender mais sobre o assunto.
Se você deseja aprender ainda mais sobre SEO, não deixe de baixar o nosso material gratuito!

New Call-to-action



 

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!