tv no marketing digital

Aprenda qual o papel da TV no Marketing Digital!

Quando uma nova prática se populariza, como o uso intenso da internet, muitas pessoas começam a acreditar que os antigos meios se extinguirão.

Entretanto, um exemplo de como as tecnologias podem se completarem ao invés de se substituírem é o uso da TV no marketing digital.

Inicialmente, muitos especialistas passaram a acreditar que o uso da internet tiraria a importância da TV na área de marketing.

No entanto, pesquisas recentes da Adweek mostraram que a TV possui mais influência que o marketing digital quando comparados os investimentos e é mais confiável para cerca de 15% dos consumidores, quando comparada com a publicidade online.

Por outro lado, constatou-se que os anúncios digitais atingem mais pessoas, principalmente quando considerado um público que assiste menos TV.

Com benefícios em ambas as estratégias, o uso da TV no marketing digital consiste em utilizar o que cada alternativa tem de positivo, visando alcançar melhores resultados.

A TV na internet

A influência da TV no marketing digital alcançou a principal expressão quando se analisa as mídias socais.

É comum no Brasil que finais de programas televisivos, por exemplo, sejam detalhadamente comentadas pelos usuários nas redes sociais, muitas vezes atingindo os Trending Topics do Twitter no dia.

Tem se tornado mais comum também o lançamento de campanhas na internet e posteriormente na TV, o que mostra que a opinião dos usuários na rede tem influenciado a atuação das marcas e determinado tendências.

Mas a TV na internet se estende a diferentes formatos como, por exemplo, diversos canais que possuem plataformas digitais que permitem que os usuários acessem programas passados, revejam, pause uma transmissão ao vivo, entre outros recursos que torna a própria experiência com a TV mais dinâmica.

Pode-se dizer então, que a experiência entre TV e redes sociais está cada vez mais fundida, sendo que os próprios canais e programas criam e aprimoram meios de serem encontrados e interagirem com os telespectadores por meio das ferramentas digitais.

Por que investir na TV na sua estratégia de Marketing?

Ainda que o investimento em publicidade digital esteja crescendo exponencialmente, enquanto a publicidade em TV apresenta queda dos recursos, é inegável o alcance mais abrangente dos meios televisivos.

Entre os principais fatores que fazem com que a TV tenha grande relevância para o marketing, destaca-se o fato de que a TV se aprimorou nos últimos anos e conquistou uma melhor capacidade para medir o impacto que possui sobre os consumidores, enquanto a mídia digital ainda apresenta limitações em medir a influência da publicidade sobre o usuário.

O uso da TV no marketing digital é uma realidade cada vez mais consolidada para marcas mais estabilizadas, dado o custo do investimento em publicidade televisiva.

É preciso compreender que ambas as estratégias apresentam resultados efetivos e elas podem ser unidas visando um grande impulso em uma campanha, por exemplo.

O ideal é que as duas estratégias, TV e internet, possam se completarem e, dessa forma, trazerem resultados mais completos para a empresa.

Uma intensiva divulgação na TV, mas sem uma assistência digital que possa apoiar esses esforços, poderá limitar os resultados alcançados.

Como usar dados digitais para publicidade na TV?

São várias as formas de consolidar as estratégias. Um exemplo é o uso dos dados e métricas coletadas na internet para a criação de uma peça publicitária mais eficaz, considerando as características do público, que serão abordadas mais adiante.

Inicialmente é necessário refletir sobre algumas questões relevantes:

  • Produção: os comerciais de TV precisam de um investimento maior em produção, pois a qualidade do vídeo será determinante no impacto que ele causará no telespectador. Nesses casos pode-se usar a internet previamente e canais como o YouTube para determinar as imagens que tem melhor apelo com o público-alvo do negócio. A internet é um espaço único para testes e pode ser aproveitada previamente, antes de um investimento elevado em TV.
  • Canal: para que o anúncio tenha aceitação ele não pode ser veiculado em um canal com um público totalmente diferente do da empresa. Esse tipo de informação pode ser analisada considerando as características do público da marca nos meios digitais.
  • Horário: alguns programas e horários tem mais apelo que outros. Não adianta veicular uma peça publicitária no horário nobre (e gastar mais com isso!) se o público-alvo da marca não assiste TV nesse horário. Conhecer os interesses do seu público é fundamental e os meios digitais oferecem melhores possibilidades para atender essa demanda.

Como conciliar o uso da TV no marketing digital?

Entre os principais benefícios de se conciliar a estratégia de TV e de marketing digital consiste em aproveitar as informações obtidas no digital para produzir peças publicitárias mais eficazes para TV, que terá um alcance maior.

Definição do seu público

O marketing digital permite a identificação de várias características da persona como, por exemplo:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Nível de renda;
  • Escolaridade;
  • Localização geográfica;
  • Profissão etc.

A partir desses elementos, o conteúdo de uma peça publicitária pode ser completamente alterado visando se aproximar mais de determinadas características e interesses que o público apresente.

Com uma análise prévia dessas informações, pode-se criar campanhas diferentes considerando particularidades do público, direcioná-las para determinadas regiões, utilizar imagens mais adequadas, entre outros.

Na TV a publicidade também tem um tempo reduzido o que torna mais importante que a mensagem seja direta.

Conhecer o público influencia diretamente na mensagem transmitida e na linguagem utilizada, adequando melhor o tempo disponível, aos recursos e ao objetivo da campanha.

Hashtags

Outro elemento que tem tornado a interação entre TV e marketing digital mais intensa é o uso de hashtags que permite a interação entre usuários nas mídias sociais e também um contato entre marca e consumidor.

Muitos canais, e empresas durante peças publicitárias, usam esse espaço para anunciar uma hashtag como marca d’água ou mesmo explicitamente, incentivando a participação do público.

O recurso influencia positivamente a marca tanto na TV, quanto no digital, utilizando o alcance de um para aumentar a interação no outro.

Que baixar nosso ebook sobre Marketing Digital e começar a aplicar essa estratégia no seu negócio?

o que e inbound marketing

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!