Como PMEs usam o Twitter: 15 estatísticas que você precisa saber

Como PMEs usam o Twitter: 15 estatísticas que você precisa saber

Cada vez mais pequenas e médias empresas estão adotando estratégias de marketing de conteúdo para conquistar novas leads e clientes. O baixo custo e a eficiência dessas estratégias são vantagens difíceis de ignorar e as redes sociais são parte crucial do sucesso alcançado por essas empresas. Quando bem utilizadas, elas espalham seu conteúdo para uma audiência imensa e divulgam sua marca para seu público.

Em 2013, 36% das PMEs atrairam consumidores através de campanhas de marketing no Twitter. Sim, são dados de empresas americanas mas, que com o crescimento do mercado brasileiro, podem muito bem servir de parâmetro para nós. Cada vez mais companhias voltam seus olhos para o Twitter como forma de gerar tráfego para seu site. As interações entre prospectos e empresas estão ficando cada vez mais significativas e repercutem entre o público de forma tanto positiva quanto negativa.

Recentemente o Twitter lançou um estudo sobre 1.000 pessoas que vivem nos EUA, usam a plataforma mensalmente e são seguidoras de PMEs para determinar como as empresas interagem com sua audiência. (Você pode baixar a pesquisa aqui) Separamos algumas das melhores estatísticas desse relatório para mostrar como as PMEs estão usando o Twitter e interagindo com seus seguidores.

Como as PMEs estão usando o Twitter em 2014

1) 51% das PMEs usam o Twitter diariamente. (Tuítar!)

2) 73% das pessoas dizem sentir mais confiança em uma PME após seguirem seu perfil e ler algo que eles tuitaram. (Tuítar!)

3) 57% das pessoas descobriram uma nova PME no Twitter. (Tuítar!)

4) A forma que as pessoas mais descobrem novas PMEs é nas recomendações de “Quem seguir”, posicionada à esquerda do perfil. (Tuítar!)

5) 32% das pessoas encontraram uma nova PME através de um tuíte promovido pela empresa. (Tuítar!)

6) 40% das pessoas que seguem uma PME o fazem pois querem saber mais sobre novos produtos. (Tuítar!)

7) Dois terços das pessoas retuítaram algo de uma PME. (Tuítar!)

8) 81% das pessoas que seguem uma PME estão inclinadas a tomar uma ação após ver algo no Twitter – mais do que em qualquer outro canal de marketing – incluindo visitar o site da PME e assinar uma newsletter. (Tuítar!)

9) 9 entre 10 pessoas engajaram em uma conversão com ou sobre uma PME no Twitter. (Tuítar!)

10) 76% das pessoas tuitaram diretamente para uma PME. (Tuítar!)

11) 90% daqueles que receberam uma resposta de uma PME se sentiram melhor em relação à empresa. (Tuítar!)

12) Das pessoas que notaram perfis promovidos no Twiter, dois terços começaram a seguir uma PME por causa dele. (Tuítar!)

13) 48% das pessoas que viram um tuíte promovido clicaram no link divulgado. (23% acabaram comprando algo!) (Tuítar!)

14) 85% do seguidores se sentem mais conectados a uma PME após começarem a seguí-la. (Tuítar!)

15) A razão mais comum de alguém tuítar sobre uma PME é para compartilhar uma experiência positiva que eles tiveram com a marca. (Tuítar!)

E então?

Sim, são estatísticas dos EUA e PMEs americanas. Infelizmente, não temos estudos como esse sendo feitos no Brasil (ainda!). Mas já temos alguns exemplos de empresas nacionais que fazem um uso excelente do Twitter. O Ponto Frio e a Oi são alguns deles. Já tivemos até casos de alguns bancos respondendo clientes via Twitter e conquistando uma repercussão muito positiva.

Portanto não fique parado! Coloque seu perfil do Twitter para trabalhar a seu favor (se precisa de dicas, dê uma lida nesse artigo) e nos conte como vem sendo a experiência e os resultados que estão atingindo nos comentários!

Quer saber mais? Confira nosso guia completo sobre marketing no Twitter!

Marketing_no_twitter_CTA para o blog (com botão de dl) 630x300

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!