Twitter: Faça um perfil matador para sua empresa

Twitter: Faça um perfil matador para sua empresa

Para sua estratégia de marketing de conteúdo alcançar resultados excelentes é muito importante promover seus artigos e materiais. E para isso o melhor é usar todas as armas disponíveis, não é? Não adianta ficar preso somente ao Facebook ou acreditar que rankear bem no Google irá solucionar seus problemas.

O Twitter oferece uma comunicação direta e instantânea com seus seguidores e adiciona uma nova ferramenta ao arsenal de quem está lutando para conquistar seu espaço no mercado. Como toda rede social, você precisa ter uma linguagem bem específica e adaptada para ela. O limite de 140 caracteres do Twitter é um desafio interessante de se lidar e fará com que você pratique muito sua habilidade de ser conciso.

Você também terá que ficar atento e pensar rapidamente, pois o dinamismo do Twitter cobra isso. Se um seguidor te citar ou falar com sua marca, é importante que você responda imediatamente. Ainda por cima, se você estiver em um setor mais descolado ou divertido, respostas criativas farão toda a diferença. As repercussões de bons diálogos e interações são sempre bem-vindas e irão divulgar ainda mais sua marca.

O diálogo entre um cliente e a Oi, pelo Twitter.

O diálogo entre um cliente e a Oi, pelo Twitter.

Mas como montar um bom perfil? Não ache que é simplesmente se cadastrar e pronto. Alguns pontos merecem atenção antes de entrar nessa batalha!

Trace seu plano de combate

A pior coisa que você pode fazer ao entrar em uma rede social como o Twitter é não saber quais caminhos trilhar. Você precisa definir como irá usar seu perfil e qual será a linguagem que você adotará. Será mais casual e postará frases engraçadinhas? Será institucional e de tom sério, divulgando somente seu conteúdo? Abrirá a chance de usá-lo como um SAC?

Deixe todos esses pontos definidos para não se perder depois de começar e acabar fazendo uma bobagem!

Vista sua melhor farda

A imagem do seu perfil e seu plano de fundo representam sua marca, visualmente falando. Logos funcionam, mas você também pode colocar uma pessoa ou personagem. Sinta-se livre para ser extra criativo com o plano de fundo e o cabeçalho – esses elementos irão adicionar algo a mais ao seu visual único.

  • O tamanho ideal de uma imagem de fundo para seu perfil é de 2500×1600 pixels. Esse tamanho irá acomodar e se adaptar a todas as telas (seja monitores gigantescos ou telas de smartphones).

  • Para o cabeçalho, você precisa de uma imagem de 520×260 pixels

  • Para a foto do perfil em si, 80×80 pixels.

Uma página feia ou mal cuidada não fará com que seus seguidores confiem em você e, pior, pode espantá-los antes mesmo deles lerem seu conteúdo!

Escolha um bom nome de batalha (a.k.a. @username)

Seu @username será a URL do seu Twitter, então ela precisa ser uma escolha bem óbvia que fortalece a identidade de sua marca. Uma vez decidido qual será o seu usuário, coloque-o em todos os seu materiais de marketing, assinaturas de e-mail e site para que seus clientes e parceiros saibam onde encontrar você.

Por exemplo, se sua empresa de construção civil chama-se Constructo, ter um @username chamado @opadeiro não faz sentido algum. Se você quiser criar uma personagem, @opedreiro ou @oengenheiro pode ser mais interessante. E para reforçar a marca, porque não @Constructo?

Se apresente

Escreva uma pequena biografia, clara e concisa, que descreva sua marca, seus produtos ou serviços. Não é necessário escrever um romance. Quanto mais curto, melhor. Para ajudar a gerar tráfego para seu site, inclua um link dele ou de uma landing page específica. Lembre de colocar um código de rastreamento nesse link. Isso irá lhe mostrar quantas pessoas clicaram nele e você terá dados para saber o quanto de tráfego o Twitter está gerando para seu site.

Se a pessoa estiver tendo seu primeiro contato com sua empresa pelo Twitter, essa biografia será sua carta de apresentação. Então, escreva-a com cuidado e sem delongas, mostrando o porque aqueles usuários deveria te seguir!

Alinhe todos os elementos

Tudo em seu perfil deve ser feito pensando no melhor reflexo do seu negócio. Seu nome, biografia, site e imagens de perfil e fundo devem se juntar para contar sua história e divulgar sua empresa. O tom de suas mensagens de estar bem definido e de acordo com sua estratégia e os objetivos a serem alcançados devem estar claros.

Um veterano bem sucedido

Um dos casos de maior sucesso do Twitter no Brasil é, sem dúvida, o Pinguim do Ponto Frio. As escolhas feitas por eles foram excelentes e trouxeram resultados ótimos (foram um total de 20 milhões de reais em vendas através das ações em redes sociais – Facebook e Twitter). Primeiro, podemos ver a decisão de usar o humor e uma linguagem descontraída, que é bem diferente do padrão da marca. A criação do personagem envolveu essa nova personalidade e trouxe uma imagem bem diferente.

Segundo, a velocidade com as quais eles captam o que acontecem e traduzem em publicações. Essas publicações não são somente para entretenimento. Eles usam o humor como forma de chamar a atenção e levam os leitores para uma oferta ou anúncio.

O Pinguim em ação!

O Pinguim em ação!

O Pinguim é um exemplo a ser seguido. Nem todas empresas devem adotar esse discurso bem humorado e cômico, mas o profissionalismo com o qual ele é produzido deve ser uma referência.

E então? Que tal preparar o seu perfil no Twitter e começar a conquistar seguidores? Divulgar seu conteúdo é a chave do sucesso da sua estratégia, então mantenha uma coisa em sua cabeça: use todas as armas que puder! Não deixe de comentar suas experiências ou esclarecer suas dúvidas com a gente.

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!