vale a pena usar o google adwords

Vale a pena usar o Google Adwords?

Investir em Google Adwords ou não investir: eis a questão que permeia a mente de vários empreendedores. Por um lado, parece bastante atrativo, por outro, será que os resultados são realmente válidos? Vale a pena usar o Google Adwords?

Para sanar um pouco das suas dúvidas, saiba que a publicidade online é uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas pelas empresas, representando 6,8 bilhões em investimentos previstos para 2015, sendo que destes, 4,4 bilhões serão destinados somente a propagandas relacionadas a pesquisas.

Esses dados são da E-consulting e revelam que essa estratégia só tende a crescer no universo digital, por isso reunimos o pessoal aqui para fazer um bate bola sobre as vantagens e desvantagens do Google Adwords, a principal plataforma de anúncios patrocinados da internet. Curioso para saber se vale a pena cair de cabeça nessa estratégia?

Então fique ligado!

Por que investir em Google Adwords

Obviamente vamos começar pelos benefícios. Afinal, se tem tanta gente investindo em Google Adwords é porque para alguém (ou alguéns) ele está valendo muito a pena.

Facilidade de implementação

Você não precisa se preparar por dias ou semanas para colocar uma campanha de Google Adwords em ação. Se você tem uma boa equipe de marketing, antenada com o perfil das suas personas, em algumas horas você pode criar uma, duas, dez campanhas de links patrocinados e ir em busca dos seus objetivos.

Orçamento flexível

Puxa, investir em publicidade é sempre muito caro, não é?

Nem tanto. No Google Adwords você define seu orçamento diário e não ultrapassa os limites de crédito nunca. Além disso, você tem a opção de fazer uma campanha pré-paga ou pós-paga, o que ajuda no controle financeiro da sua empresa.

Segmentação de clientes

Uma das dádivas do marketing digital, em especial dos anúncios patrocinados, é a segmentação de clientes. Com ela você define com precisão qual o perfil do público que poderá ver seus anúncios, deixando suas campanhas mais assertivas e personalizadas.

Pagamento por clique

O modelo de pagamento mais utilizado no Google Adwords é o PPC – Pay Per Click.

Nele você define um valor máximo que está disposto a pagar para que uma pessoa clique no seu anúncio. Se ninguém clicar, tudo bem, você não paga nada, mas também não converte. O jeito então é investir em boas estratégias de SEO para atrair as pessoas certas e então gerar tráfego qualificado.

Tráfego qualificado

Sabe aquela história de pessoa certa, na hora certa? Então, quando você investe em links patrocinados e cria anúncios matadores, não perde tempo com quem não vai comprar de você.

Seus anúncios aparecem somente para as pessoas que estão em busca do que você oferece (por isso a importância do SEO), aumentando as chances de conversão logo no primeiro clique.

Visibilidade para a marca

Links patrocinados não servem apenas para vender. Você pode querer lançar sua marca no mercado, promover um conteúdo ou ainda fortalecer o relacionamento com sua audiência. Tudo isso requer visibilidade para que você chegue mais próximo dos seus clientes e potenciais clientes, o que o Google Adwords faz com primazia.

Além dos resultados de busca, ele tem os anúncios que são exibidos na rede de displays, isto é: sites parceiros que exibem os anúncios de acordo com o contexto e relevância.

Se você vende sanduíches naturais, por exemplo, seus anúncios são exibidos em sites de revistas de saúde, blogs de profissionais de nutrição, entre outros. Ou seja, mais uma vez, atinge seu público com qualidade.

Acompanhamento em tempo real

Como se não bastasse ser acessível a qualquer negócio, o Google Adwords ainda conta com a integração com o Google Analytics, fornecendo métricas e indicadores de desempenho para suas campanhas de links patrocinados gratuitamente.

Com ele você sabe exatamente quantas vezes seus anúncios foram exibidos, quantos cliques foram dados, quantas rejeições seu link de destino teve, quantas pessoas foram convertidas, quanto custou cada clique e muito mais.

Controle total sobre os resultados

Dois dias de campanha e nada de conversões? Não espere mais.

Entre no Google Adwords, pause seus anúncios, modifique a estratégia e coloque-a em ação de novo. Você não precisa esgotar o seu orçamento para saber que uma campanha não deu certo. Acompanhando seu desempenho dia a dia, você faz os ajustes necessários e maximiza seu retorno sobre o investimento.

Vale a pena usar o Google Adwords? Porque pensar duas vezes antes de investir em Google Adwords

Tantas vantagens deixam a gente com vontade de colocar esses links patrocinados para funcionar de uma vez por todas, não é? Mas antes de se lançar de cabeça nessa estratégia, avalie essas questões:

Orçamento apertado

Se você vende produtos que não geram um ticket médio alto nem um grande volume de vendas, pense bem antes de investir no Google Adwords, pois o retorno com os links patrocinados deve ser maior do que o seu investimento.

Por exemplo: imagine que você tem uma loja de cosméticos e sua campanha de links patrocinados é para vender tintura para cabelo. Uma cliente vai usar uma unidade, quem sabe duas, no máximo, por mês, gerando uma venda que fica entre 25 e 50 reais. Para investir em Google Adwords, você precisa alavancar o volume de vendas, caso contrário pode ser que a estratégia consuma mais recursos do que o retorno que gera, comprometendo seu orçamento.

Concorrência de palavras-chave

O Google Adwords funciona por meio de um leilão de palavras-chave, que leva em consideração uma série de fatores, como o lance que você dá, relevância das palavras-chave, contexto do anúncio e concorrência das palavras-chave, entre outras.

Quanto maior a concorrência das palavras-chave que você seleciona para os seus anúncios, mais difícil fica aparecer nos resultados de busca. Sendo assim, antes de investir em Google Adwords, converse com um profissional de SEO para identificar as palavras-chave que melhor se adequam à sua estratégia.

Conteúdo relevante

Por mais que você consiga atrair uma boa quantidade de internautas com seus anúncios no Google Adwords, se a página de destino não tiver um conteúdo relevante, que prenda a atenção do visitante, você está jogando dinheiro fora.

De nada vai adiantar todo seu esforço em conseguir um clique se depois disso, em segundos, o visitante abandonar sua página. Por isso é de extrema importância que você integre os links patrocinados a uma estratégia completa de marketing digital, considerando todas as ferramentas disponíveis para atrair, reter e converter mais clientes.

O veredicto final fica por sua conta: vale a pena investir em Google Adwords? E se você quer saber mais sobre a ferramenta, baixe agora nosso ebook gratuito sobre o tema!

download google adwords ebook

 
Autor(a)

Escrito por: Redator Rock Content Este artigo foi produzido por um dos mais de 5000 redatores da base da Rock Content. Quer conteúdo legal assim no seu blog? Fale com um consultor!



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!