vendedores dando um aperto de mãoContent Trends de 2016.

">

5 maneiras para você se tornar um vendedor de relevância

Vivemos em um tempo onde cada vez mais as empresas estão buscando maneiras de vender sem a necessidade de um vendedor. Manter um time de vendas custa caro para as empresas. Além disso, custo de treinamentos e constante necessidade de encontrar novos vendedores torna a tarefa difícil. A reputação de vendedor nunca é das melhores e a constante mudança na maneira que as pessoas compram torna difícil definir processos com sucesso.

Dito isso, o perfil do vendedor mudou radicalmente nos últimos anos. Devido ao excesso de informações que clientes podem encontrar online um vendedor muitas vezes se torna dispensável. Para que você não corra o risco de se tornar dispensável, você precisa ajustar sua maneira de vender. Aqui estão 5 maneiras para você se manter um vendedor de relevância:

Mensure todas suas ações

Você precisa entender o seu próprio funil de vendas para determinar onde deve focar suas energias. Faça uma análise regressiva dos seus números e identifique quantas ligações precisa fazer para cada reunião agendada, quantas reuniões para cada venda e quantas vendas para bater sua meta. Assim você consegue definir a quantidade e qualidade das atividades que precisa fazer para alcançar seus números. Todo seu foco e esforço deve ser para manter estes números ou superá-los. Isto também facilitará o trabalho do seu gerente que poderá melhor gerenciar o pipeline.

Tenha conteúdo para compartilhar

Cada dia mais as pessoas consomem conteúdo online em busca de soluções para seus problemas. O Blog é um dos canais mais populares na atualidade. Criar o seu próprio blog ou compartilhar blogs sobre dicas que ajudem o seu cliente são muito eficientes para manter o engajamento com ele. Por isso, sempre tenha bons artigos para compartilhar.

Se você quiser ir além, pode escrever seus próprios artigos e compartilhar com seus potenciais clientes a sua experiência e conhecimento. Com isso gerará credibilidade instantânea, e lhe colocará muito à frente de qualquer competidor seu. O seu conteúdo serve como um excelente indicador da qualidade do trabalho que você irá fornecer ao seu cliente.

Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia as pessoas e empresas vivem suas vidas nas redes sociais. Você pode tirar vantagem disto para não somente compartilhar seu conteúdo, como também engajar em grupos que falam sobre sua indústria. Comece a responder perguntas que pessoas fazem e assim, vai construindo sua credibilidade e reputação online. Isto não só demonstra seu conhecimento, como também seu interesse em ajudar o próximo e consequentemente pode lhe gerar muitos negócios.

Conheça profundamente a sua indústria

Todo vendedor precisa dominar sua indústria, precisa estar a par das mudanças e novidades que vem ocorrendo. Lembre-se que seus clientes têm acesso a muita informação, e se você não estiver atualizado, corre o risco de não ter nada para agregar de valor na sua consultoria com o cliente. É preciso se posicionar como um parceiro estratégico e uma fonte de ideias para seu cliente. Fazendo isso, diminui a possibilidade de ele escolher um concorrente, pois você é o que realmente mostrou o melhor caminho para o sucesso dele.

Tenha um processo de vendas definido

Muitos vendedores hoje querem mover muito rápido no processo. Coletam poucas informações, têm ansiedade de fazer proposta e fazem pouco acompanhamento se o cliente não indicar alto nível de interesse. Lembre-se que 80% de todas as vendas ocorrem após a sétima interação. Você precisa ser paciente, persistente e saber exatamente como conduzir a conversa e manter o controle do processo.

É importante que você seja claro com os passos a serem tomados: quantos serão, precisa saber fazer boas perguntas, se aprofundar no problema que o cliente enfrenta e ter confiança na apresentação de sua solução. Além disso, precisa estar nutrindo e engajando com seu cliente entre reuniões. Isto demonstra seu cuidado e interesse em ajudá-lo e não obter simplesmente interesse financeiro.

Se você quiser mais ajuda com seu processo de venda, e quer aprender como se tornar relevante, registre para o nosso curso gratuito aqui!

Esse post foi escrito por Rudi Ribeiro da Venda Inbound.