videos no instagrammarketing digital, e vem trazendo provas diárias de sua efetividade em qualquer campanha bem bolada.

">

10 dicas para alcançar resultados incríveis com seus Vídeos no Instagram!

O Instagram ainda é um dos grandes queridinhos dos profissionais de marketing digital, e vem trazendo provas diárias de sua efetividade em qualquer campanha bem bolada.

O que mais impressiona é que o app não estagnou depois de adicionar o famoso modo Stories, bastante similar às funções do Snapchat, e já trouxe novas atualizações permitindo vídeos de até um minuto e até mesmo uploads autodestrutivos em conversas privadas.

Manter-se atualizado com as novidades do Instagram pode fazer toda a diferença na hora de montar sua estratégia digital, mas sabemos que isso não é tarefa fácil.

Pensando nisso, compilamos aqui algumas várias dicas para você aproveitar ao máximo da ferramenta de vídeos do app, que vem trazendo ótimos resultados para milhares de usuários ao redor do mundo.

Quer aprender mais? Então continue lendo nosso texto!

Instagram Vídeos ou Vine?

Em 2013, após a compra do Instagram pelo Facebook, uma das primeiras mudanças vistas foi a possibilidade do app suportar uploads no formato de vídeo.

Na época, essa atualização foi responsável pela enorme queda de acessos e usuários no app Vine, usado, até então, pelo Twitter.

As diferenças entre os apps não demoraram a aparecer, e podemos enumerar 3 aqui, caso você ainda esteja se perguntando qual a melhor opção:

  • Os vídeos no Instagram podem ter até 60 segundos contra 6 segundos do Vine;
  • Pelo Instagram é possível usar filtros;
  • Instagram tem 11 vezes mais usuários que o Vine;

Claro que ambos os aplicativos têm propostas completamente diferentes, mas é interessante ter em mente essa divisão antes de escolher em qual investir para sua próxima campanha de marketing.

10 dicas para complementar sua estratégia de marketing com vídeos no Instagram

1. O “por trás das câmeras” ainda é efetivo

Sabe aquele making of maravilhoso de filmes e séries que sempre parecem fazer sucesso nas redes? Pois é, a formula ainda é preciosa para empresas de todos os tipos.

Experimente mostrar mais sobre a rotina da sua empresa, pegando carona na humanização do seu negócio.

Prove que existem pessoas por trás das centrais de atendimento, que o produto é feito com carinho, que cada etapa da produção é cuidadosamente fiscalizada e, além de sanar a curiosidade de muitos de seus fãs, você ainda reforça a autoridade do seu negócio no mercado.

Afinal de contas, quem sabe, faz ao vivo.

2. Invista em tutoriais

O que a sua empresa sabe fazer de melhor? Vale sempre a pena investir em tutoriais que estejam relacionados ao seu negócio de alguma maneira.

Pense nisso como uma oportunidade de se aproximar do público e ainda investir na sua educação. Vídeos são um excelente formato para tutoriais, e podem ajudar na diversificação do seu conteúdo produzido.

Se você tem uma empresa de bolos, por exemplo, tenha certeza de que seus seguidores adorariam assistir um vídeo mostrando como funciona alguma receita de sua especialidade.

Se você tem uma empresa de marketing, porém, vale investir em tutoriais passo a passo que ensinem os usuários a postar alguma coisa, ou usar alguma nova ferramenta no mercado.

Caso esteja em dúvida, vale sempre perguntar e checar em primeira mão o que o seu público quer aprender com você.

3.Aprenda a usar Hashtags

Hashtags estão disponíveis desde os primórdios do Instagram e, assim como no Twitter, Tumblr e Facebook, são fundamentais para que o usuário possa encontrar conteúdo relacionado à palavra chave utilizada com a cerquilha (#).

Saiba descobrir as principais hashtags para o seu nicho e distribua-as pelo seu conteúdo.

Com o tempo, você poderá criar sua própria hashtag e convidar os seus usuários para também submeterem suas fotos utilizando-a.

Boas hashtags auxiliam no processo de descoberta das suas fotos e vídeos, e são o canal mais fácil para encontrar novos seguidores no app. Atente-se apenas para não floodar nas descrições de seus vídeos, caso contrário as chances de atrair um público não interessante para o seu negócio serão grandes.

4. Não tenha medo de promover os seus produtos

O Instagram Vídeos é uma ótima oportunidade de promover os seus produtos, e vídeos de demonstração sempre são buscados por usuários que ainda estão em dúvida na hora de fechar a compra.

Aproveite do potencial do Instagram para mostrar tudo o que o seu produto pode fazer, seja ele físico ou um serviço, e com certeza você ajudará no aumento da conversão no seu negócio.

Pense em maneiras criativas de fazer essa promoção, e não desperdice a oportunidade de mesclar um pouco de storytelling nas suas campanhas para gerar mais engajamento.

5. Encontre o tom de sua persona

Você provavelmente já sabe disso, mas nunca é demais reforçar: antes de começar qualquer estratégia de marketing, é fundamental que você tenha sua persona muito bem desenvolvida.

Isso porque é preciso estar atento ao tom de voz usado para tratá-los online, bem como ter controle sobre o modo de abordar cada tipo de assunto, adequando-o para que o seu conteúdo seja capaz de transmitir a mensagem com o mínimo de ruído para sua persona.

Você pode encontrar o tom por meio dos Testes A/B, interagindo diretamente com o seu público ou mesmo analisando sua concorrência.

6. Aposte em conteúdos gerados pelos usuários

UGC, ou User Generated Content, é o nome dado a todo tipo de conteúdo gerado pelo seu público e relativo ao seu negócio.

Esse tipo de alternativa é uma chance de ouro na busca por engajamento e aumento do alcance de sua marca e, o mais importante, é totalmente gratuito.

Com o Instagram Vídeos fica ainda mais fácil de conseguir conteúdo produzido diretamente pelo seu público. Quer experimentar? Convide-os a gravar algo curto, demonstrando como eles fazem uso do seu produto. Sugira uma competição e premie o vídeo mais criativo.

Em pouco tempo a internet estará povoada por conteúdo com a sua marca, permitindo que o alcance cresça e alcance amigos de amigos de amigos do seu público já cativo.

7. Insista na sua identidade visual

Sua marca aposta em um logo azul com fundo verde? Então esforce-se para manter todos os seus vídeos mais ou menos nesse padrão. Precisa de um exemplo? Observe as propagandas de operadoras de celular.

Praticamente todas são muito bem pensadas nesse quesito, utilizando filtros de cores ou organizando o cenário do vídeo para que apenas uma cor prevaleça.

Estar atento à identidade visual auxilia no momento de tornar sua marca de fácil identificação no mercado, além de fazer com que suas postagens sejam instantaneamente reconhecidas pelo público, diferenciando-o da concorrência.

8. Construa um FAQ

Sabe aquelas perguntas que sempre aparecem nos seus comentários? Vídeos no Instagram podem ajudar a resolvê-las de uma vez por todas!

Para o primeiro FAQ, separe um conteúdo geral, mas interessante e capaz de realmente ajudar o seu público. Pegue perguntas básicas como “Como faço para comprar na loja?” ou “Onde encontro mais informações de contato?” e traga uma explicação concisa.

Depois disso é possível fazer vídeos temáticos, ensinando a usar o produto ou revelando truques para que o usuário tenha a melhor experiência possível com sua compra.

9. Esteja atento aos Memes

Memes são conteúdos que acabam replicados na internet ao ponto de serem considerados virais. Aproveitar da onda de um meme específico pode ajudar no momento de otimizar as suas postagens e garantir maior engajamento com o seu público.

Nos últimos meses, por exemplo, o Mannequim Challenge (um desafio em que o usuário era convidado a fazer um vídeo com várias pessoas paradas, como se subitamente o tempo houvesse congelado) foi replicado milhões de vezes por empresas e usuários comuns das redes sociais.

Quem conseguiu se aproveitar dessa onda e incluir a hashtag nas suas postagens garantiu um aumento de visualização de seu conteúdo muito maior que a média dos dias normais.

Portanto, fique de olho nas redes sociais e não deixe passar nenhuma novidade. Principalmente se ela viralizar.

10. Desafie-se

Cansado do mesmo conteúdo todo dia? Desafie-se a criar coisas novas pelo Instagram e esteja certo de que os seus visitantes adorarão!

Se a sua empresa investe no ramo de esportes, por exemplo, vale a pena buscar um desafio físico, uma escalada ou um jogo importante para filmar na sua conta.

Se o seu negócio, porém, está na área de tecnologia mobile, lembre-se daqueles vídeos de teste de resistência de smartphones que fazem muito sucesso sempre que saem.

O importante aqui é sair da sua zona de conforto e buscar investir na criação de conteúdo irreverente para sua marca, sem deixar de respeitar os parâmetros de sua própria persona.

Se você continuar fazendo apenas o mesmo, logo não dará mais motivos ao seu público para que ele se lembre do seu negócio.

Lembre-se que um dos segredos para fazer sucesso no Instagram é saber pensar no seu próprio formato. Não adianta fazer vídeos fora do celular e depois recortar pedaços pensando que aquilo fará sucesso.

Se o seu conteúdo não for específico para o formato em que você quer distribuí-lo, esqueça-o. Nessas condições é muito mais difícil dar certo.

Quer saber mais sobre o Instagram e como gerar muito mais tráfego e engajamento? Então aproveite para conferir nosso post exclusivo sobre o Instagram Stories!

Até a próxima!