Viver de blog

É possível viver de blog? Aprenda a acalçar o emprego dos seus sonhos!

A cada dias mais pessoas querem viver de blog e o sonho está se tornando realidade para muita gente!

Você com certeza já ouviu falar sobre pessoas que lucram milhares de reais todos os meses apenas com blogs.

Trabalhar de casa, produzir conteúdos interessantes, atuar na sua área de expertise e ser dono do próprio negócio…

Parece um sonho, não é mesmo?

Pois saiba que esse tipo de situação tem se tornado cada vez mais comum, e você também pode alcançar renda própria trabalhando apenas com blog.

Quer descobrir como tornar esse sonho em realidade? Então aproveite que separamos aqui tudo o que você precisa saber para dar o primeiro passo!

O que está esperando? Continue lendo e comece agora a viver de blog!

Por que investir em blogs?

Talvez você ainda não saiba, mas empresas que usam blogs no processo de vendas B2B conseguem 67% mais leads que aquelas que não aproveitam desse recurso.

Os blogs são ferramentas ultra flexíveis dentro de uma estratégia de marketing, e servem para praticamente todos os modelos de negócio da atualidade.

Você tem um infoproduto? Quer ganhar dinheiro com visitas? Ou sua empresa presta algum serviço local? Você pretende vender livros ou divulgar um projeto de assinatura de conteúdo?

Todas essas alternativas podem tirar grande proveito de um blog, principalmente se pensarmos em todo o processo de divulgação e construção da autoridade da marca.

Blogs ajudam a contar a história do seu negócio, e são um recurso rápido e muito prático para trazer soluções diárias para as pessoas.

Hoje em dia eles já são considerados a 5ª opção mais confiável na hora de buscar informações sobre um produto ou serviço.

Não só isso, você também tem a oportunidade de usar esse tipo de plataforma para a geração de renda, facilitando ainda mais o sonho de viver de blog.

E como faço para ganhar dinheiro com blogs?

Para começar a ganhar dinheiro com seus blogs, você precisará seguir esses 6 simples passos:

  1. Comece um blog;
  2. Crie conteúdos relevantes;
  3. Aproxime-se de seu público e entenda seus anseios;
  4. Construa um nome e nutra sua marca;
  5. Escolha a metodologia de venda ideal para seu público;
  6. Poste!

Olhando assim parece algo relativamente fácil de se fazer, não é mesmo?

A verdade é que ganhar dinheiro com blog é algo muito menos complexo do que as pessoas fazem parecer.

O grande desafio está em encontrar estabilidade para que o seu blog não pare de render e força o suficiente para que ele não pare de crescer.

Sabendo equilibrar bem esses dois fatores você já poderá dizer que, oficialmente, você vive de blog.

Mas, como fazer para chegar nesse nível?

Vamos cobrir agora as 6 etapas fundamentais para quem quer viver de blog:

Comece um Blog

Começar um blog é muito mais do que simplesmente se cadastrar em um site e escolher o seu endereço.

Essa etapa precisa de dedicação e cuidado especial com todos os detalhes, principalmente com a escolha do servidor e definição do design.

Esses dois fatores afetam diretamente na maneira como o consumidor lê sua marca e, mais do que isso, na sua vontade de retornar ao blog.

Pesquise bastante e opte por servidores que atendam às necessidades do seu negócio.

Avalie segurança, preços, condições de hospedagem do blog e recursos disponíveis, e não deixe de procurar a avaliação de outros usuários para entender os contras de cada escolha.

Já para o design, é fundamental levar em conta os dados de comportamento da sua persona, e colocar isso em pauta na hora de decidir a disposição dos elementos na página, cores utilizadas, linguagem do conteúdo, presença de recursos visuais etc.

O foco deve ser o de proporcionar a melhor experiência possível para o leitor dentro do seu blog, de modo que ele se sinta confortável para compartilhar o conteúdo e retornar quando uma nova dúvida surgir.

Para aprender como criar rapidamente seu blog corporativo, veja esse vídeo do nosso Profeçanha!

Crie conteúdos relevantes

Criar conteúdos relevantes significa que você produzirá textos, imagens, vídeos etc. com foco na educação ou resolução de problemas da sua persona, permitindo que eles sejam facilmente acessados no momento em que elas precisarem.

Confira nosso guia de como produzir bons conteúdos para blogs!

Nessa etapa é fundamental definir uma estratégia de marketing bem delineada, caso contrário você transformará o seu blog em um enorme depósito de textos que nunca serão acessados.

Estude SEO, busque serviços que ajudem na implantação de uma estratégia de marketing de conteúdo e entenda sua persona.

Você precisará construir conteúdos que atendam todas as fases do funil de vendas, indo do topo ao fundo de modo a levá-la ao processo de conversão.

Entenda tendências, estude novidades do mercado e adapte sua linguagem para à buscada por sua persona.

Foque na qualidade do conteúdo antes de sua quantidade, e entenda a importância que esse tipo de material tem no processo de monetização do seu blog.

Por fim, estabeleça frequência de postagens e estude a possibilidade de trocar conteúdos com outros negócios. Quem sabe você não consegue expandir o seu nicho e atrair mais visitas?

Aproxime-se de seu público e entenda seus anseios

Entender o que seu público precisa é fundamental para a construção de conteúdos cada vez mais relevantes, e isso pode ser alcançado por meio de um bom estudo de personas e monitoramento das redes sociais.

Aproveite do potencial das redes para estar em contato direto com quem lê o seu blog, e use dessa ferramenta para extrair informações sobre hábitos, interesses e influenciadores do nicho.

Construa um nome e nutra sua marca

Divulgar o seu nome e construir uma impressão forte ao redor de sua marca também é um passo fundamental para quem quer viver de blog.

É preciso que o seu negócio transpareça autoridade, e isso só é conquistado com a constante reafirmação de sua expertise na área.

Aproveite da produção de conteúdos para trazer posts informativos, e mostre sempre como o seu negócio está atualizado com as exigências do mercado.

Escolha a metodologia de venda ideal para seu público

Esse é um dos pontos mais sensíveis na sua trajetória para viver de blog.

Não existe uma metodologia ideal para ganhar dinheiro, tudo vai depender do tipo de produto ou serviço que você pretende anunciar, do seu público e da maneira como você pretende levar a sua estratégia de marketing digital.

Existem, porém, alguns caminhos mais comuns de serem trilhados na hora de ganhar dinheiro com blogs.

Listaremos abaixo os mais usados:

  • Adsense / Anúncios pagos no blog: Essa é uma das modalidades mais populares, mas que precisa de cautela quando usada. Anúncios em blog podem atrapalhar a experiência do usuário e comprometer a reputação do seu negócio, por isso, avalie bem esse modelo antes de torná-lo protagonista na sua estratégia.
  • Programa de Afiliados: Esse é outro modelo bastante popular e com menos problemas que o modelo de Adsense tradicional. No programa de afiliados você ganha dinheiro toda vez que alguém realizar uma compra por meio de links disponibilizados pelo seu blog.
  • Venda de infoprodutos: Infoprodutos compreendem os famosos e-books, audiobooks, podcasts, video aula etc. É possível monetizar todo o seu blog com base apenas nesse tipo de produto, oferecendo, por exemplo, infoprodutos de entrada com preços mais acessíveis e então infoprodutos completos, com o preço total.
  • Avaliação de produtos: Algumas empresas têm programas próprios de avaliação, e oferecem dinheiro em troca de conteúdos postados a respeito de seus produtos. Para isso, você precisará ter uma boa audiência e um conteúdo voltado para a temática do produto.
  • Conteúdo patrocinado: Esse é outro modelo de monetização que vai depender da audiência do seu blog. No conteúdo patrocinado uma empresa oferece dinheiro para postar algo (texto, vídeo, imagem etc.) a respeito dos seus produtos e serviços, aproveitando-se do espaço do seu blog e da audiência que você influencia.
  • Serviço de assinatura de conteúdo: Essa alternativa está ficando cada vez mais popular, valendo-se da ascensão de plataformas como o Padrin no Brasil. Aqui você disponibiliza conteúdos exclusivos para usuários que paguem determinado valor (que pode ser mensal, anual etc.). Podem ser cursos, artigos específicos, pesquisas etc. O que vale é providenciar exclusividade e atualizações constantes, agregando cada vez mais valor na assinatura.

Poste!

Se você chegou até aqui, postar será o menor dos seus problemas.

Estabeleça um cronograma de postagem e varie entre textos e outros formatos midiáticos para seu público.

Lembre-se de que cada conteúdo deve estar alinhado dentro do funil de vendas, de modo a conduzir sua lead para a conversão.

Agora é só equilibrar o processo de vendas com a manutenção do blog, sem deixar, é claro, de investir nas novidades que forem aparecendo!

6 estatísticas que você precisa conhecer para viver de blog!

Agora que você já sabe como dar o primeiro passo para viver de blog, é hora de começar a entender melhor como funcionam as relações entre sites, conteúdos e visitantes.

Separamos abaixo 6 estatísticas que podem ajudar na hora de montar o seu blog e otimizar o resultado.

Aproveite desses dados e trabalhe também em cima das informações que você já tem sobre o seu público, assim você garante uma solução personalizada e em dia com as demandas do mercado.

  • Mais de 70% das empresas que já trabalham com produção de conteúdo pretendem aumentar o volume de publicação nesse ano.

Se você quiser manter o seu negócio na frente, é bom começar a considerar novas formas de conteúdo e avaliar a sua frequência de postagem para não perder a vantagem competitiva!

  • Segundo a Orbit Media, conteúdos para blogs corporativos em 2016 mantinham uma média de 1054 palavras. 167 a mais do que o ano retrasado. Para 2017 a previsão é de que esse número cresça.

Viver de blog

Fonte: Orbit Media Blog

Posts maiores costumam trazer resultados melhores, por isso, saia das 500 palavras por post e comece a investir em conteúdos mais extensos e com diversidade de formato!

Lembre-se disso na hora de monetizar o seu blog: conteúdos educacionais e com detalhes importantes têm mais chance de agregar valor para sua persona e, claro, facilitar a sua conversão.

Esse provavelmente é um dos dados mais relevantes para você pensar na hora de montar sua estratégia para viver de blog.

A cada ano as pessoas se tornam mais e mais sensíveis à exibição indesejada de ofertas na rede, e isso pode jogar por terra toda uma estratégia de monetização em anúncios.

Considere outras formas de trazer renda para seu blog, e lembre-se de que é fundamental entender o comportamento da persona principalmente nesse tipo de assunto.

  • Empresas que priorizam blogs tem 13 vezes mais chances de alcançar um ROI positivo com seu marketing.

É inegável o papel relevante que os Blogs ocupam dentro de uma estratégia de marketing digital e, atentando-se para o correto monitoramento de tráfego, fica ainda mais fácil realizar o cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento).

Mas, como isso ajuda?

Com um ROI preciso é possível estabelecer novas estratégias internas para seu conteúdo, adaptando-as e otimizando todo o seu planejamento de modo a obter o máximo de retorno possível.

Não só isso, blogs ajudam na geração de tráfego orgânico e nutrição de leads, garantindo ainda mais vendas para o seu negócio.

  • 47% dos consumidores tendem a acessar de 3 a 5 conteúdos diferentes antes de fechar uma compra.

Se o seu objetivo é viver de blog pela venda de produtos, incentive o seu público a fazer reviews e a compartilhar opiniões sobre seu negócio.

Esse tipo de conteúdo pode ser decisivo na hora da compra, além de servir de termômetro para sua empresa.

Valorize também conteúdos dentro de todas as etapas dentro do funil, garantindo que sua lead esteja devidamente preparada e com todas as dúvidas sanadas na hora de sua conversão.

  • 94% das pessoas que compartilham conteúdos o fazem por acreditar que essa ação poderá ajudar alguém.

Esse dado é fundamental para você entender melhor o tipo de abordagem que seus conteúdos precisam ter.

Posts estratégicos são informacionais, e ajudam a persona trazendo uma solução específica na hora exata em que ela a procura.

Esteja atento para que todo o seu conteúdo seja, de fato, relevante, garantindo assim, mais chances de receber compartilhamentos e visitas orgânicas.

Como montar uma boa estratégia para viver de blog?

Independente da alternativa escolhida para a monetização do seu blog, uma coisa é fato: você precisa de conteúdo!

E, para isso, nada melhor do que se apoiar nos preceitos do marketing de conteúdo.

Com ele você garante uma alimentação periódica do seu blog, além de permitir uma maior interação do público com sua marca, nutrir a base de leads, melhorar a experiência de pós venda e garantir a autoridade da empresa.

O primeiro passo você já sabe: conheça sua persona.

Construa um mapeamento preciso do seu cliente ideal, e experimente cruzar essas informações com os dados de venda e acesso colhidos diariamente no seu blog.

Sabendo exatamente com quem falar você já dá o primeiro passo em uma estratégia de marketing de conteúdo que funcionará para o seu blog.

Com esses dados em mãos, é hora de criar a jornada de compra dessa persona, dividindo nas três etapas principais do funil:

  • atração;
  • consideração;
  • conversão.

Tendo em mente os comportamentos e aspirações da persona em cada uma dessas fases, você poderá estabelecer um fluxo de nutrição adequado para o seu modelo de trabalho.

Lembre-se de que a proporção precisa obedecer a certas regras: de nada adianta ter 10 posts de “conversão” se a “atração” não estiver bem estabelecida.

Com o conteúdo criado e otimizado para sua persona, é hora de pensar na divulgação.

Pagar anúncios pode ser uma saída fácil, mas lembre-se de que o objetivo aqui é conseguir o máximo de cliques orgânicos na sua página.

Experimente unir esforços com outras frentes de marketing, como o e-mail marketing, redes sociais, um site próprio e mídias pagas (como televisão, rádio, jornais etc.).

Conhecer sua persona auxiliará nesse momento de decisão, já que é necessário que ela consuma algum desses produtos para que sua divulgação chegue até ela.

Não se esqueça também de definir um time específico para a promoção de conteúdos e manutenção do seu blog, incluindo especialistas em SEO, redatores capacitados, analistas de marketing etc.

Por fim, organize uma agenda de postagem do material e mantenha em dia suas otimizações em SEO.

Quanto mais preparado o seu blog estiver, maiores as chances de ele figurar entre os primeiros resultados dos buscadores online, garantindo assim, mais visitas orgânicas e menos gastos com anúncios.

A melhor estratégia deverá vir personalizada para o seu modelo de blog e monetização, portanto, invista no monitoramento constante da sua persona, garantindo que o seu negócio esteja sempre atualizado com as últimas demandas do mercado.

15 dicas para quem quer monetizar um blog!

Agora que você já sabe todo o processo, que tal conferir algumas dicas? Aproveite para avaliar o que daria mais certo com sua persona e comece hoje mesmo a experimentar!

1. No início, foque na construção de uma audiência fiel para seu conteúdo. Assim ficará muito mais fácil trabalhar com as alternativas de marketing de afiliados e conteúdo patrocinado.

2. Estabeleça relações com grandes marcas e invista na troca de links e conteúdos patrocinados. Desse modo, quando o seu blog já estiver melhor estabelecido, será muito mais fácil fechar acordos.

3. Construa redes de relacionamento e faça contato com outros produtores de conteúdo para blogs. Quanto mais ampla essa rede, melhor para a troca de links e divulgação.

4. Aproveite do potencial das redes sociais para divulgar o seu negócio e estabelecer uma relação de proximidade com sua persona. Essa alternativa também garante acesso a insights valiosos sobre o seu público.

5. Jamais dependa apenas de adsense no seu site, e lembre-se sempre de conferir se a exibição de anúncios não atrapalha a experiência de consumo do seu visitante.

6. Blogs hoje em dia têm boa parte dos acessos originários de dispositivos mobile, por isso, considere sempre um layout flexível e capaz de se adaptar a diferentes formatos de telas.

7 Construa Landing Pages otimizadas dentro do seu blog na hora de vender algum infoproduto. Assim fica muito mais fácil de entender a sua persona e conseguir dados para nutri-las no e-mail marketing, por exemplo.

8. Dependendo do seu modelo de negócios, considere também abrir uma área de doação no site. Em alguns casos, é possível estabelecer recompensas únicas para os doadores, bem no estilo de sites de apadrinhamento.

9. Se esse é o seu primeiro blog, experimente fazer algo sobre um hobby ou interesse genuíno em você. Desse modo você ganhará mais familiaridade com os processos enquanto aprende e escreve sobre algo interessante.

10. Considere assuntos que geralmente não são cobertos pela mídia tradicional, assim você garante mais um espaço de exclusividade no seu conteúdo.

11. Lembre-se de que o seu blog precisará de muito mais que apenas textos. Fotografias incríveis, ilustrações interessantes e vídeos diferenciados impactam a persona e dão mais valor para o conteúdo. Na hora de pensar o formato, não tema medo de ousar!

12. Ficou sem ideias para conteúdos? Considere pesquisar palavras-chaves populares para o seu nicho e visitar páginas e redes sociais usadas por sua persona. Às vezes o conteúdo mais criativo está escondido nos comentários de um post no Facebook!

13. Não está tendo tempo para escrever? É sempre possível contratar um freelancer para fazer esse trabalho. Essa alternativa pode ajudar na hora de escalar o seu negócio e otimizar a produção diária de conteúdo.

14. Lembre-se de que uma das vantagens do blog é justamente a perenidade dos conteúdos. Em redes sociais, por exemplo, a relevância de um texto costuma durar algumas poucas horas e, com sorte, dias.

15. Apesar de parecer o emprego dos sonhos, é fundamental que você estabeleça uma rotina de trabalho, postagem e verificação dos conteúdos. Esse cuidado será a melhor garantia de que o seu blog se manterá ativo pelos próximos meses.

Não se esqueça de que, acima de tudo, viver de blog exige muita dedicação.

Postar conteúdos relevantes, entender o mercado, acompanhar as flutuações da persona e monitorar resultados são fundamentais para que seu negócio online não se torne obsoleto.

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para ler nosso texto sobre monetização de conteúdos e tenha certeza de que é possível viver de blog.