Blog corporativo para iniciantes: como escolher um serviço de hospedagem

Como usar webinars para alavancar seu negócio

Webinars já são considerados uma das estratégias de marketing de conteúdo mais eficazes atualmente. Quando bem utilizados, são uma das ferramentas mais engajantes e com uma imensa capacidade de interação com sua audiência. Por isso, a cada dia, empresas estão usando mais dessa opção para atrair a atenção de seu público, conquistar mais leads, solucionar dúvidas e vender mais.

Então resolvemos fazer um webinar sobre Webinars! Ele foi realizado no dia 21 de maio, em parceria com a Eventials, uma plataforma para a realização de Webinars. A apresentação feita por Thiago Lima, CEO e Fundador da Eventials, e Vitor Peçanha, Co-fundador e CMO da Rock Content, mostra não só como fazer um webinar mas também como usar essa ferramenta efetivamente em uma estratégia de conteúdo.

Para ver o webinar, só acessá-lo aqui: http://evts.at/1j7IqzY

Mas o que são Webinars?

Webinar é um termo usado para um seminário/palestra/workshop que é realizado via Internet. Ele permite que pessoas de diferentes localizações assistam à uma apresentação de qualquer lugar do mundo, em tempo real. Essas apresentações geralmente combinam uma parte gráfica (um PPT, por exemplo) com voz e/ou vídeo.

Quase todas as plataformas de webinars irão incluir uma forma dos participantes conversarem entre si e com os palestrantes, de forma que perguntas podem ser realizadas e a interação entre os participantes seja encorajada.

Como fazer um webinar?

O primeiro passo é definir o tema. Nesse momento, também pode ser interessante procurar um parceiro para fazer a apresentação com você. Isso é chamado de co-marketing e trará inúmeras vantagens para sua empresa e seus esforços de marketing. Se quiser saber mais sobre isso, só ler esse artigo aqui.

Com o tema definido e um parceiro em vista, é o momento de escolher a plataforma na qual você irá fazer seu Webinar. Lembre de olhar as limitações e vantagens de cada uma delas. Por exemplo, algumas delas apresentam um limite de participantes. Isso poderá ser um problema sério para você. Imagine ter 5000 pessoas interessadas em sua apresentação e sua plataforma só permitir 500 participantes? Então estude bem suas opções.

Pense bem em sua data e no horário que você fará seu webinar. Muitas pessoas esquecem que é importante focar em sua audiência nesse momento e acabam escolhendo um horário muito bom para si próprio. Cuidado! Não adianta nada ter um webinar excelente com uma apresentação cativante, se você marcar seu webinar para um horário que seu público não poderá assistir! Então pense muito bem nas características da audiência que você deseja captar e escolha um dia e um horário favorável para eles!

Uma vez que tudo isso estiver traçado, você deverá promover o seu webinar! Essa é a hora de não poupar esforços e fazer com que sua apresentação seja um sucesso absoluto! Anuncie em todas suas redes sociais, envie emails com convites para sua base e não poupe esforços em fazer com que as pessoas que possam se interessar o vejam! Se quiser saber mais sobre promover seu conteúdo, fizemos um artigo muito completo, com diversos materiais sobre o assunto. Só clicar aqui.

As vantagens de ser fazer um webinar

    • #1 – Conveniência – Como dissemos várias vezes, um webinar poderá ser acessado por pessoas das mais diversas localidades. Diferente de uma palestra em um evento, muitos interessados não poderão comparecer por não ter como ir até o local, ou até mesmo, viajar para outra cidade para ver sua apresentação. Com um webinar, tudo o que sua audiência precisa é se planejar para liberar a agenda!

    • #2 – Custo –  Produzir um webinar é muito barato. As inúmeras plataformas disponíveis tem valores em conta e oferecem um serviço excelente. O investimento necessário é baixo e o retorno é, geralmente, muito positivo.

    • #3 – Eficiência – Quem melhor para falar de sua área de atuação do que você mesmo? Quem melhor para solucionar as dúvidas de seus possíveis clientes? Ou então apresentar as vantagens de se usar uma estratégia? Um webinar é muito vantajoso para empresas, pois além de dar uma “cara” para ela, também inicia um relacionamento mais próximo com as pessoas que o assistirem.

    • #4 – Fácil de executar – Assim como seu custo é baixo, você terá muito pouco trabalho em realizá-lo. Um computador, uma webcam e uma apresentação serão tudo o que você precisa (e uma conexão com a Internet, claro). As plataformas são muito intuitivas e simples de usar, mas ter uma checklist irá te ajudar bastante.

    • #5 – Conteúdo perene –  Um webinar irá se tornar um vídeo. Você pode anunciá-lo em seu site, postá-lo em seu blog e sempre usá-lo como referência. As dúvidas que você solucionou para os participantes, provavelmente irão surgir com novos leitores. E você já terá as respostas!

Então? Acha que webinars podem ser uma boa opção para você?

 
Autor(a)

Escrito por: Renato Mesquita Jornalista apaixonado por Marketing de Conteúdo, futebol americano e paçoca.



    Deixe um comentário

    Certificações em Marketing Digital - Universidade Rock Content
    Vagas em Marketing e Vendas - Rock Jobs
    Ebook Inbound Marketing - O Guia Definitivo

    A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing. Queremos ajudar você também!