Wil ReynoldsWil Reynolds? Possivelmente, ainda não, mas ele é alguém que vale a pena conhecer.

">

Wil Reynolds: conheça a trajetória de um dos maiores mestres do SEO

Você já ouviu falar no Wil Reynolds? Possivelmente, ainda não, mas ele é alguém que vale a pena conhecer.

Mesmo não sendo tão famoso quanto Mark Zuckerberg — criador da maior rede social do mundo — ou Neil Patel — com sua polêmica campanha no Instagram —, ele continua sendo uma grande personalidade no mundo do marketing digital.

Responsável pela fundação da SEER Interactive, Wil ajuda empresas a crescer com estratégias de SEO desde que entrou no mercado. Entre elas, figuram nomes importantes, como o Linkedin e a Harvard University.

O mestre do SEO, mesmo não gostando de ser chamado assim, está sempre inovando. O que o motiva são ações que realmente geram resultados: the Real Company Shit Stuff.

Ele moldou a indústria do SEO com suas estratégias inovadoras e alinhadas, que vão além  da geração de links e aumentar posições nos rankings, e procuram mesmo é fazer os investimentos valerem a pena e com um ROI espetacular.

Wil Reynolds faz isso com paixão, fundou sua empresa e hoje é um dos profissionais mais respeitados no marketing, tudo isso com uma trajetória completamente inspiradora.

Por isso, continue lendo e descubra tudo sobre Wil!

A trajetória de Wil Reynolds

Will Reynolds palestrando em evento

O profissional começou sua carreira em 1999, logo após se formar na University of Delaware. Sua graduação não foi em um curso de comunicação ou computação, como a maioria dos grandes nomes na área, e sim em economia.

Desde cedo, ele tinha habilidade com os BBSs — Bulletin Board Systems — precursores da Internet, e isso o tornou um heavy user da web logo em seu começo. Naturalmente, ele seguiu esse caminho e foi parar em uma agência de marketing digital.

Durante seus primeiros anos empregado, ele se tornou um workaholic. Nesse período, ele chegava até mesmo a dormir no escritório, o que o fez crescer imensamente na sua profissão, o colocando como o funcionário número 1 da agência.

A visão promissora do meio digital como o futuro do marketing não foi suficiente. A empresa não tinha uma boa administração para os negócios e acabou fechando as portas. Wil saiu de lá somente com uma boa carta de recomendação e seu laptop: tudo que seus chefes puderam oferecer a ele.

Nesse momento, ele passou por uma grande dor que o marcou pelo resto de sua carreira: dedicação pode ser importante, mas não é tudo. Mesmo sendo bom no que se faz, é preciso ter uma boa capacidade administrativa.

Em entrevista, Wil disse que nunca iria querer se colocar nessa posição e ter que fazer o mesmo com alguém no seu time por não saber como gerenciar um projeto.

“Você tem um boa empresa, sabe o que está fazendo e conhece a indústria. Contudo, se você não sabe como administrar um negócio, não importa o quão bom você é no seu trabalho, isso não vai te salvar para sempre”

Após essa primeira experiência profissional, sua intenção era de continuar no ramo. Foi assim que, acidentalmente, acabou se tornando um CEO. Ninguém o contratou, então ele precisou abrir sua própria empresa para trilhar o caminho que queria. Assim, surgiu a SEER Interactive.

SEER Interactive

Em 2002, Wil Reynolds percebeu a necessidade de uma agência integrada e fundou a SEER Interactive como uma empresa individual em sua sala de estar.

Hoje, ela já possui mais de 100 funcionários distribuídos entre a Philadelphia e San Diego, sendo uma das que mais crescem na Philadelphia há vários anos consecutivos e, inclusive, levou Wil a receber o prêmio de Philadelphia Small Business Person of the Year Award em 2012.

Will Reynolds

SEO de verdade

Através do SEO, a SEER promove a otimização de sites para buscadores com SEO on page, a compreensão dos mecanismos de busca em pesquisas que ditam novas estratégias, e promove ferramentas e técnicas do marketing digital.

Seu objetivo é aumentar o tráfego e analisar seu impacto nas empresas através de serviços de SEO, PPC e Analytics, compreendendo tráfego orgânico e pago.

A SEER elabora estratégias dinâmicas capazes de fazer os objetivos do marketing tradicional convergirem no online marketing. Esse é o #RCS — real company shit stuff — que vai além de rankings e links, gerando leads e aumento no ROI.

“Nós não estamos aqui para conseguir links ou rankings para nossos clientes.”

Surpreendentemente, para Wil, o maior inimigo das ações que geram resultados é o Google. O motivo é a obsessão com seus algoritmos, que impede que diversos profissionais de SEO deem atenção para uma abordagem integrada no meio digital.

Claro que uma boa posição nos mecanismos de busca e um link building articulado faz parte do processo, mas sozinhos não são capazes de gerar dinheiro. É preciso captar o público certo, gerar leads e convertê-las em clientes numa série de processos que promovem o crescimento dos negócios.

Conseguir cliques com materiais fracos e práticas de black hat são fáceis, mas não geram resultados e só afasta o consumidor final da empresa.

Já se sabe que as pessoas procuram por textos de qualidade e coisas que realmente as interessem. Então, porque não apostar nisso para ter um melhor resultado? Confira nosso post sobre produção de conteúdo para blogs!

A dica para conseguir bons resultados é realmente investir na persona certa, e em materiais e ads de qualidade que consigam engajar com eles. Trata-se de priorizar a audiência ao invés dos algoritmos e colocar o conteúdo em primeiro lugar, como nós também acreditamos.

Na empresa

Com a lição que teve em seu primeiro emprego, Wil aprendeu que era necessário dar um passo de cada vez, então não teve pressa em realizar ações que poderiam comprometer a SEER.

Avaliando as necessidades da empresa, ele começou a escalar um bom time para trabalhar. Seus melhores funcionários são os autônomos, que sabem resolver problemas sozinhos e não têm medo de ousar para conseguir alcançar seus objetivos. Perfeccionismo é péssimo, o que ele realmente procura são melhorias contínuas.

Para conseguir profissionais com quem se sentisse confortável no trabalho, ele não tentava vender a empresa como a maioria faz. Pelo contrário, já separava características negativas e avisava com quem não daria certo trabalhar.

Hoje, ele já possui uma equipe de recrutamento para essa etapa, mas essa sinceridade já poupou vários esforços, trazendo pessoas que realmente iriam crescer lá.

Nesse mesmo espírito, Wil valoriza quem reconhece suas fraquezas. Considerando sua primeira experiência, ele contratou um responsável pelo financeiro rapidamente. Só nos primeiros 5 meses, ele descobriu que estava gastando cerca de 5 mil dólares com energéticos.

É justamente essa parte administrativa que ele não gosta tanto de exercer. Como um CEO acidental, o cargo posteriormente foi trocado com seu parceiro Rand permitindo que ele foque naquilo que realmente ama: SEO e estratégias de marketing.

Sua posição é a de Diretor de Estratégia Digital. Dessa forma, ele pode ter seu desempenho melhor aproveitado e usar das forças que encontrou em seu time para fazer com que cada indivíduo consiga um rendimento melhor na SEER.

“Eu prefiro ser uma pessoa que termina, do que uma que começa. Eu quero construir algo que dure e tenha um impacto”

Lições de Marketing de Wil

Estratégias devem ser completas

Não é suficiente ter um bom posicionamento no Google e um link building elaborado. Certamente, são etapas essenciais, porém é preciso pensar em uma estratégia maior.

Considere a criação de e-books, landing pages, fluxos de nutrição, e-mail marketing, entre outras formas de fazer converter uma lead e torná-la uma cliente!

Tráfego orgânico vai bem com o pago

O tráfego orgânico é essencial para trazer leads autenticamente, mas precisa de investimento a longo prazo. A combinação do orgânico com o pago produz resultados melhores.

Wil explica muito bem que a Internet já está cheia de anúncios em todos os lugares. Assim, com a presença do orgânico nas SERPs, o PPC pode auxiliar em palavras-chave estratégicas com Facebooks Ads e o Google Adwords, garantido presença integral na web.

Em uma pesquisa da SEER, eles descobriram que o CTR fica em torno dos 56% quando ambos são combinados, enquanto a média é de 6% para cada um individualmente.

Invista no conteúdo

A obsessão por rankings e backlinks mantém uma estratégia de SEO em um nível raso. O que atrai público são conteúdos únicos e de qualidade.

Invista em storytelling e branded content, ao utilizar histórias originais que façam parte do universo da marca e as divulgue em diversos canais, aumentando a chance de engajar com a audiência e promovendo um branding fenomenal.

Redes sociais são o futuro

Engajamento é importante e gera resultados. Quando as pessoas gostam de um conteúdo, elas o divulgam, o que atrai ainda mais público.

A internet começou por fóruns, blogs e, hoje, chegamos nas redes sociais, onde todo mundo tem voz para promover seus gostos e compartilhar com seus amigos.

Os algoritmos procuram sempre atender melhor a demanda do buscador. Naturalmente, o Google vai levar em conta cada vez mais a presença e as interações nas redes sociais. Então, é importante investir nelas desde já.

Remarketing

A melhor forma de conseguir um cliente é fazendo com que ele se interesse pelo serviço ou produto, certo?

Entre os anúncios, têm um tipo que aproveita esse interesse de forma ainda melhor: o remarketing. Ele é ótimo para investir nos PPCs, uma vez que está abordando justamente quem já demonstrou interesse em uma empresa.

Saiba como vender

Muitas vezes, mesmo sendo a melhor pessoa na sua área, você não é o melhor vendedor e, assim, acaba perdendo leads preciosas e ficando para trás de outras empresas de menor qualidade.

Wil passou por isso, até reconhecer que precisava de bons vendedores para desenvolver um processo de vendas de qualidade com o auxílio de novos funcionários e coaching.

Não só na venda final, é importante já vender o produto desde o primeiro momento. Logo, é necessário uma boa prospecção no outbound marketing ou desenvolver um bom caminho para o cliente no inbound marketing.

Wil Reynolds é um mestre do SEO que extrapola os limites do marketing e alcança resultados fantásticos, ao passo que é uma inspiração em valores humanos.

Ele é, sim, muito bom naquilo que faz. Contudo, não gosta de ser denominado um mestre ou guru, porque acredita que nada de bom virá a partir do momento em que perde a sua humildade. Ele se considera mediano sempre a procura de crescimento contínuo.

“Minha verdadeira meta é acordar amanhã e amar o trabalho que estou fazendo e amar as pessoas com quem eu posso fazer isso.”

Como diversas pessoas bem sucedidas, Wil também reconhece a importância de dar retorno para a sociedade. Ele participa de diversas fundações para moradores de rua, jovens desabrigados, câncer infantil e bem estar para comunidades menos favorecidas, em sua cidade e outros países.

Só assim, ele sente que pode aproveitar a vida, que é o que ele faz de melhor ao lado de sua família. Em uma entrevista, ele já disse que se não fosse para trabalhar no marketing, ele iria ser um concierge, de forma que pudesse fazer as pessoas terem experiências incríveis também.

É possível perceber que sua ambição não é dominar o mundo, mas fazer aquilo que tem paixão. Mesmo assim, ele está no caminho para dominar o marketing.

Agora que você sabe mais sobre Wil Reynolds, leve em conta suas lições valiosas e aprenda como construir uma estratégia de Marketing Digital vencedora para o seu cliente.

  • Marina Cordeiro

    “Minha verdadeira meta é acordar amanhã e amar o trabalho que estou fazendo e amar as pessoas com quem eu posso fazer isso.” Quando li isso, achei que ele trabalhava na Rock Content! <3 hehehh