Alavancar vendas

Descubra como alavancar as vendas da sua empresa em 8 passos

Quer aprender como gerar mais vendas para seu negócio e alavancar o sucesso da sua empresa? Aprenda agora mesmo!

Como andam as vendas da sua empresa? Mesmo que estejam bem, ainda há muito que pode ser feito para melhorar.

O problema para muitos empreendedores é que, apesar de terem conseguido uma clientela grande o suficiente para se manter em operação, não fazem ideia de como alavancar vendas.

Outros enfrentam uma dificuldade diferente: até conseguem aumentar as vendas, mas investem demais para isso, o que leva embora todo o lucro.

Isso nos levanta a pergunta: qual o segredo para vender mais sem gastar tanto a ponto de comprometer o retorno sobre investimento?

A resposta está no passo a passo que você vai ver abaixo. São 8 estratégias que você precisa executar — e dicas práticas de com fazer isso — para alavancar de uma vez as suas vendas!

1. Crie (ou revise) processos internos e comerciais

Um dos pontos mais importantes para determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa é a estruturação dos processos.

Em primeiro lugar, os processos internos precisam estar bem alinhados entre si e otimizados para funcionar sem surpresas. Estamos falando mesmo daqueles procedimentos burocráticos que (aparentemente) não tem nada a ver com vendas. Por quê?

A resposta se resume em uma palavrinha: foco! Quanto mais desorganizados forem os processos internos, menos tempo você e seus colaboradores terão para se concentrar na missão de vender, que já é desafiadora por si só.

Em alguns casos, atrasos e falta de organização em processos internos podem até refletir na venda para o cliente final, com passos adicionais que desmotivam a pessoa de finalizar o acordo.

Quando falamos do processo comercial, sua importância é ainda mais óbvia, já que é por meio dele que você vai conduzir os prospects do interesse inicial até a venda.

Se a sua empresa ainda não conta com processos internos e comerciais, está mais do que na hora de fazer isso!

Caso já os tenha, vale a pena revisar o que pode ser aprimorado para ganhar tempo, reduzir custos e persuadir os clientes com mais eficiência.

2. Vá com tudo no marketing digital

O marketing digital é rico em estratégias que o ajudarão a alavancar vendas sem precisar elevar o custo de aquisição de clientes de forma proporcional.

Aliás, as estratégias de marketing digital mais populares são conhecidas justamente por ajudar a realizar o contrário, ou seja, diminuir o custo de aquisição enquanto aumenta os lucros.

Entre as principais táticas que você deve dar atenção, podemos citar:

Marketing de Conteúdo

Baseado na produção de conteúdo que responda dúvidas comuns dos seus potenciais clientes, essa forma de marketing já é usada por 71% das empresas do Brasil.

A própria Rock Content foi criada usando essa estratégia, e os resultados não deixam mentir:

Se você quer aprender mais sobre o marketing de conteúdo e aplicá-lo em seu negócio, mas ainda não sabe por onde começar, baixe o ebook gratuito dos Primeiros Passos no Marketing de Conteúdo.

Baixe o ebook marketing de conteúdo: primeiros passos

Redes sociais

As redes sociais também são canais excelentes de marketing, tanto pelo enorme volume de pessoas que as usam quanto pelas características desses sites.

Cada vez mais, eles têm disponibilizado recursos próprios para empresas que desejam atrair mais pessoas, engajar melhor os fãs que já possuem e até vender diretamente para eles por essas plataformas sociais.

Email marketing

O email marketing é outra forma de manter o relacionamento com os seus possíveis clientes e fazê-los lembrar da sua marca o tempo todo, enquanto gera valor para eles.

Uma grande vantagem do uso de email é que esse é um canal conveniente para os usuários. Não é a toa que essa forma de atração e nutrição de leads é uma das que apresenta melhor taxa de conversão do marketing digital.

3. Conheça bem a concorrência (e sua persona)

Outro importante passo para alavancar as vendas é conhecer bem a concorrência.

Há quem ache que o Benchmarking não seja importante, mas a verdade é que por conhecer o que seus concorrentes têm de melhor e pior é muito relevante para definir estratégias e encontrar diferenciais.

Além disso, é essencial também conhecer a fundo a sua persona, a pessoa para quem você deseja vender. Assim, todas as suas ações de marketing e vendas serão bem direcionadas.

Ainda não tem uma persona definida para seu negócio? Crie uma com o Fantástico Gerador de Personas.

gerador de personas

Ao aliar o conhecimento dos concorrentes com as informações que tem sobre a sua persona, você será capaz de entender claramente o que eles fazem de certo e errado e encontrar brechas ou caminhos mal explorados nos quais pode se destacar.

4. Foque no sucesso do cliente

Uma das melhores formas de alavancar vendas é por fidelizar clientes. E como conseguir isso? Por garantir que eles tenham sucesso com o produto que compraram de você.

O conceito de Sucesso do Cliente tem se tornado muito popular, fazendo até com que diversas empresas criem departamentos focados nisso.

Mais ainda, é fundamental implementar uma cultura voltada para o Sucesso do Cliente, de forma que todos tenham esse objetivo como prioridade.

Parte importante do Sucesso do Cliente está em manter linhas de comunicação abertas o tempo todo e antecipar problemas que a pessoa talvez possa enfrentar.

Clientes bem-sucedidos, que enxergam valor tanto no produto quanto no suporte recebido, obviamente se sentirão inclinados a comprar novamente e com um ticket médio maior.

Melhor ainda, com um bom trabalho de fidelização, você será capaz de encantar os clientes e fazer com que se tornem defensores da sua marca, gerando novas vendas através do marketing “boca a boca”.

5. Motive e treine seus colaboradores

Equipes motivadas produzem mais e isso não é segredo para ninguém. Então, esse é um dos fatores aos quais você deve prestar sempre atenção.

Criar um ambiente leve e colaborativo entre os colaboradores é muito importante. Uma das formas é por integrar setores, como marketing e vendas. Algo que, além de unir, vai tornar o trabalho dessas equipes mais completo.

Outro ponto a observar é a necessidade de treinamento constante como forma de manter a motivação e as habilidades de todos no nível mais alto o tempo todo. Essa é uma prática que merece destaque, pois tem alto ROI (retorno sobre investimento).

Não faltam opções para treinar os colaboradores, sendo que uma das principais é por investir em cursos e certificações.

6. Faça parcerias estratégicas

Quem disse que para vender mais você só pode usar suas próprias forças? Empresas de sucesso sabem fazer bom uso de parcerias estratégicas para alcançar novos públicos e atrair clientes.

Uma das maneiras mais comuns de realizar essas parcerias é conhecida como co-marketing, na qual a sua empresa e um parceiro produzem ações em conjunto e dividem os resultados conquistados.

Mas essa não é a única opção: trocar experiências com outras empresas, talvez por promover uma visita aos escritórios uma da outra a fim de entender como operam, pode ser de grande ajuda.

Esse intercâmbio de ideias vai servir até como complemento direto da primeira dica, já que vai estimular a inovação nos processos internos e comerciais, o que deve gerar mais vendas.

7. Expanda seu mercado de atuação

Para muitas empresas, um dos maiores desafios de alavancar vendas está no fato de que atuam em um mercado saturado.

Em casos assim, nos quais a oferta parece ser muito maior que a demanda, fica difícil se destacar a ponto de dar um salto nas vendas, porque todo o mercado passa a competir de forma acirrada executando as mesmas estratégias.

Qual a solução em um caso desses? A melhor saída pode ser justamente expandir a sua área de atuação, por oferecer um produto novo, que seja menos saturado que as soluções atuais.

Com isso, a sua empresa terá não somente uma nova fonte de renda, como também a oportunidade de criar uma marca mais forte no mercado.

8. Invista em ferramentas de qualidade

É verdade que o objetivo desse post é fazer com que você aumente as vendas sem elevar demais os custos. Mas é bom manter o equilíbrio e lembrar-se de que ferramentas de qualidade farão toda a diferença na sua capacidade de vender.

Afinal, o objetivo não é vender mais apenas a curto prazo, mas ter uma estrutura que permita fazer isso de forma escalável por um bom tempo, e isso exige ferramentas adequadas.

Alguns dos recursos que serão essenciais para que você consiga alavancar as vendas são:

Antes de investir em uma ferramenta, pense em quanto tempo de trabalho manual ela vai economizar, além dos resultados que pode trazer em termos de vendas imediatas e fidelização.

Você vai perceber que algumas dessas ferramentas têm um custo mínimo quando comparadas com os benefícios que trazem.

Sem dúvida, alavancar vendas vai ser uma consequência natural para a sua empresa se tiver todas essas estratégias em ação, ainda mais com as dicas que foram mostradas aqui para realizar cada uma delas. Não se esqueça de estruturar cada passo de acordo com suas condições de executá-lo do jeito certo.

Já vimos a importância do marketing como estratégia de vendas. Quer aprender a forma definitiva de fazer isso? Então baixe agora nosso ebook e comece a escalar suas vendas!