Algoritmo do Instagram

Algoritmo do Instagram: entenda como ele funciona e o que você precisa saber para engajar na rede!

O Instagram é uma das principais redes sociais atualmente. Mas você sabe como ele funciona? Neste post vamos explicar para você como aumentar o engajamento nas suas postagens e aparecer em primeiro para seus usuários.


(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)

Com mais de 800 milhões de usuários ativos, o Instagram é hoje uma das principais redes sociais em todo o mundo.

Isso não é diferente no Brasil: de acordo com a Social Media Trends 2018, ele é a segunda rede social mais usada tanto pelas empresas quanto pelos usuários, além de apresentar o maior crescimento em relação ao relatório de 2017.

Com tantos números relevantes, nada mais natural que usar o Instagram para sua empresa, não é mesmo?

Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como engajar nessa rede. Afinal, como funciona o Instagram?

Neste post, vamos explicar para você tudo sobre o algoritmo do Instagram e o que você precisa fazer para que o seu perfil seja um sucesso!

Como funciona o algoritmo do Instagram?

No começo, o Instagram funcionava cronologicamente, ou seja, os posts eram exibidos para os usuários de acordo com a ordem de postagem.

Isso mudou quando o Instagram desenvolveu seu algoritmo em meados de 2016. O objetivo era que os posts mais relevantes para a experiência de cada usuário aparecesse em seus feeds.

Apesar de inúmeras queixas na época, a rede vem observando números crescentes, tanto de usuários, quanto de postagens e nos níveis de engajamento. Aliás, o Instagram é a rede que mais engaja atualmente.

O algoritmo do Instagram tem um objetivo claro: que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.

E como isso funciona na prática? Bom, o algoritmo é baseado em três princípios básicos:

Temporalidade

Embora o Instagram tenha abandonado a ordem cronológica das postagens, isso não significa que a temporalidade não importa mais. A rede leva em consideração que os usuários querem ver conteúdo novo e recente a cada vez que usam o aplicativo.

Por isso, os posts não aparecem em uma ordem cronológica mais, mas ainda seguem uma lógica temporal, sendo um dos critérios do algoritmo.

Engajamento

O engajamento que uma postagem recebe indica seu potencial para engajar mais pessoas na rede. Por isso, a chance de posts com muitas curtidas e, principalmente, comentários, serem exibidos para mais usuários é maior, principalmente posts que recebem muito engajamento nos primeiros instantes de sua postagem.

Relacionamentos

Você já deve ter percebido que os posts de amigos mais próximos ou de suas marcas preferidas sempre aparecem logo que você abre o aplicativo, não é mesmo?

Isso tem um motivo: o Instagram analisa os perfis com os quais você se relaciona mais para entender a relevância das postagens feitas para a sua experiência.

Como essa análise é feita? Por meio dos comentários que você faz, de quem você busca no aplicativo e até mesmo das postagens e Stories que você compartilha com outros usuários.

Como o algoritmo do Instagram impacta marcas?

Sabemos que as redes sociais são uma das mais importantes estratégias online para as marcas atualmente. Elas são importantes canais para marketing e vendas, divulgação de conteúdo e contato e atendimento ao público.

Entender as particularidades de cada rede é fundamental para performar um bom trabalho e conseguir resultados positivos para os objetivos do seu negócio.

O algoritmo do Instagram deixa muito claro a intenção da rede em criar um ambiente propício a proximidade entre marcas e usuários.

Basicamente, o maior impacto do algoritmo do Instagram para as marcas é que elas precisam esforçar-se para ser relevantes para sua audiência.

E porque isso é tão positivo? Simples: porque aumenta o engajamento! O Instagram é a rede social em que as pessoas mais engajam!

Para as marcas na rede, isso é especialmente vantajoso pois:

  • seus esforços serão recompensados: no Instagram, se você faz um bom trabalho ao longo do tempo e desenvolve uma conta interessante, com seguidores engajados, seus números crescerão exponencialmente;
  • maior tempo de relevância das postagens: antes do algoritmo seu post era relevante apenas nas primeiras horas de postagem, já que a maioria das pessoas não desliza pelo feed por dias seguidos. Com o algoritmo, boas postagens aparecem para mais usuários por mais tempo, o que implica e um maior tempo de relevância para aquela postagem.

Quer saber mais sobre o Instagram e como usá-lo para a sua empresa? Confira o ebook Marketing no Instagram.

Baixe o ebook Marketing no Instagram

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?

Ok, agora que você já entendeu como o algoritmo funciona e como ele pode ser positivo para sua marca, é hora de descobrir como conseguir resultados melhores no Instagram.

Confira agora 17 dicas para o sucesso do seu Instagram:

1. Descubra os melhores horários de postagem

Descobrir o horário de postagem significa entender qual horário mais seguidores acessam o aplicativo.

Isso é fundamental para garantir o engajamento inicial do post que, como já falamos, é um dos fatores que fazem com que o algoritmo interprete positivamente a postagem e mostre-a para mais usuários.

Atenção: para descobrir os melhores horários de postagem, é importante fazer testes e analisar o comportamento da sua audiência. Além disso, o melhor horário de postagem pode variar de acordo com o tipo de conteúdo. Talvez um infográfico performance melhor em um horário diferente que um vídeo, por exemplo.

2. Desenvolva um relacionamento duradouro com seus seguidores

Como já falamos, um dos fatores que o algoritmo analisa é o relacionamento entre os usuários, postagens e páginas. Por isso, desenvolver um relacionamento duradouro, baseado em engajamento constante e com crescimento saudável, deve ser seu objetivo principal.

Mas como fazer isso? Entenda as preferências de sua audiência, descubra o que eles querem ver em seu perfil, ofereça conteúdo de qualidade e tenha uma boa frequência de postagens.

3. Crie conteúdo que as pessoas falam sobre (e queiram compartilhar)

O Instagram valoriza não apenas conteúdo que engaja os seguidores, mas também conteúdos que despertam o desejo de compartilhar.

Sinais importantes de conteúdos relevantes são as marcações de outros usuários em comentários e o compartilhamento privado (por meio das mensagens diretas) de posts e stories. Isso mostra que as pessoas consideram suas postagens relevantes a ponto de convidarem outras a vê-las!

As dicas nesse tópico valem para o anterior: crie conteúdo relevante e o compartilhamento será uma consequência. Outras boa tática é fazer postagens que levem as pessoas a pensarem em amigos e familiares.

4. Desenvolva uma identidade visual

Em meio a tantas imagens no feed, uma boa identidade visual vai garantir que você se destaque para seus seguidores e que eles sempre identifiquem que aquele post é seu.

Isso faz com que os seguidores realmente interessados em suas postagens parem e consumam o conteúdo produzido, além de uniformizar sua comunicação pela rede.

5. Produza boas imagens e vídeos

O Instagram é uma rede baseada no visual, por isso, nada mais lógico do que ter boas imagens e vídeos no seu perfil. Um conteúdo visual de qualidade gera mais curtidas, engajamento e compartilhamentos, ou seja, um engajamento que será positivo para a sua marca.

Além disso, boas imagens e vídeos atraem novos seguidores e destacam-se no feed de exploração.

6. Conheça e entenda seus seguidores

Saber quem são seus seguidores é fundamental para oferecer a eles o que eles buscam. Entenda o perfil de quem acompanha sua marca, ou seja, conheça sua persona e entenda quais as particularidades de seu comportamento quando se trata do Instagram.

Uma boa forma de fazer isso é usando o Instagram Insights, que permite descobrir informações demográficas como gênero, idade e localização. Ele também permite entender o impacto de suas postagens e quem está sendo impactado.

7. Não se esqueça do bom conteúdo

Muitas pessoas lembram do conteúdo visual quando trata-se do Instagram, mas acabam deixando de lado o conteúdo escrito. Não cometa esse erro!

Um bom conteúdo para o Instagram é aquele que conecta e encanta as pessoas. Não adianta ter um perfil incrível se você só posta conteúdo sobre sua marca. Invista no relacionamento e ofereça conteúdo relevante e compartilhável.

Como fazer isso?

  • crie boas legendas;
  • faça posts informativos e/ou descritivos;
  • conte uma história;
  • se possível, invista no humor e em uma linguagem mais leve.

8. Use o Instagram Stories

O Instagram Stories, com seu próprio algoritmo, é um excelente recurso para as marcas. Por ser um conteúdo efêmero de consumo diário, ele te dá a oportunidade de um contato mais próximo e recorrente com seus seguidores, fortalecendo seu contato com eles.

O Stories conta com cada vez mais recursos, que permitem que maior customização e um visual mais interessante, estimulando a relação com seus seguidores. O engajamento no Stories faz com que tanto as histórias quanto as postagens apareçam antes para os seguidores.

Como criar bons conteúdos para suas histórias? Aqui vão algumas ideias!

  • Conteúdos dos bastidores, os famosos “behind the cameras”;
  • Detalhes do produto ou serviço.
  • Fazer perguntas (use as “Enquetes”!).
  • Conteúdo produzido pelos usuários.
  • Criar uma série para o Instagram Stories (o que estimulará que seus seguidores te acompanhem diariamente).

Além disso, a mais nova possibilidade de salvar suas histórias nos “Destaques” do perfil e disponibilizá-las por mais tempo cria uma nova seção de postagens, permitindo que você produza conteúdos com diferentes temáticas e objetivos!

9. Invista nos vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo são um adicional valioso do Stories. Quando você inicia um vídeo ao vivo, todos seus seguidores são notificados sobre sua atividade. Além disso, é um sinal para o algoritmo que você está empenhado em usar a rede e convidando seguidores a fazer o mesmo.

Explorar a possibilidade de histórias em conjunto com outros perfis pode também ser interessante para trazer novas pessoas e experiências relevantes para seus seguidores, além de aparecer para mais pessoas, já que a notificação é mostrada para os seguidores do outro perfil também.

10. Faça uma boa bio

Uma boa bio para o Instagram deve oferecer informações completas sobre sua marca, esclarecendo para o usuário o que ele precisa saber, como: descrição da marca, site, contato (email, telefone, WhatsApp), endereço (em caso de negócios locais) e outras informações relevantes para as particularidades do seu negócio. A bio deve ser objetiva, clara e não pode ser muito longa.

E por que isso importa?

Uma boa bio garante que as pessoas sempre recorram ao seu perfil para acessar as informações da sua marca. Ou seja, elas irão buscar seu perfil na barra de busca ou sempre acessá-lo, o que é um sinal positivo para o algoritmo.

11. Use as hashtags

As hashtags são importantes elementos do Instagram, pois ajudam a comunidade a conectar-se. Com o novo recurso do Instagram, que permite que os usuários sigam hashtags, isso fica ainda mais evidente.

Mas atenção! Não basta colocar todas as hashtags na sua postagem de uma só vez. Para usar a hashtag na rede, as melhores dicas são:

  • tenha bom senso: o Instagram permite até 30 hashtags por comentário, mas não abuse disso. O excesso de hashtags pode poluir seu conteúdo e incomodar o usuário;
  • seja específico e relevante: use hashtags que tenham relação com a postagem, além de escolher aquelas que tenham mais a ver com seu negócio e com quais comunidades você quer conectar-se;
  • observe as tendências: acompanhe os assuntos do momento, as hashtags da vez e observe o que seus concorrentes andam postando. Isso é fundamental para estar atualizado e manter-se relevante;
  • use diferentes hashtags: varie nas hashtags e invista em suas variações. Por exemplo: use tanto #vagas quanto #vagasemmarketing. Isso torna seus posts mais amplos para quem procura.

12. Considere usar influenciadores digitais

Fazer parcerias com influenciadores que tem um público relevante para o seu negócio e interessado nele pode trazer novos seguidores, fazer com que as pessoas acessem seu perfil e até mesmo conectem-se com sua marca por meio dos comentários ou mensagens diretas.

Esses sinais de interação e o aumento do engajamento podem ser pontos positivos para o algoritmo.

Porém, lembre-se sempre: não escolha influenciadores pelo número de seguidores, e sim pela identificação com os valores da marca e o potencial de atingir seus objetivos de negócio.

13. Invista em anúncios

Os anúncios no Instagram são interessantes por permitirem cliques em link, o que só é possível organicamente na bio.

Eles são positivos pois aumentam o engajamento com suas postagens, trazem novos seguidores e também aumentam as visualizações do seu perfil. Além disso, eles são um importante sinal para o Instagram que você está investindo na rede para chegar até os usuários.

Mas não dependa de anúncios no Instagram! Baixe nosso ebook e descubra como ter resultados orgânicos na rede.

Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram ebook

O futuro do algoritmo: o que vai mudar em 2018?

Embora saiba-se muito sobre o algoritmo do Instagram, vários aspectos continuam um mistério, inclusive o que podemos esperar de mudanças.

Certo é que os algoritmos de todas as redes sempre têm alterações e com o Instagram não é diferente. Algumas mudanças podem ser esperadas ainda em 2018, outras são meras previsões… O que será que podemos aguardar para este ano?

Esqueça os grupos de curtidas

Muitas contas investem nos grupos de curtidas, formas combinadas de parceria para aumentar o engajamento do post e até mesmo burlar o algoritmo. Bom, pode ser que isso não seja mais viável: alguns especialistas acreditam que isso pode ser entendido pelo Instagram e ser motivo de banimento.

Business Accounts terão tratamento especial

Mudar para um perfil de empresa pode ser a diferença entre uma postagem de sucesso e um post sem engajamento. Parece que, para marcas, o perfil de empresa será ainda mais essencial para ser visto no feed dos usuários.

Alcance orgânico ainda menor

Como todas as redes, parece que o Instagram também segue a regra de diminuir o alcance orgânico.

Análise do seu engajamento

Falamos muito aqui sobre o engajamento dos seguidores em seus posts. Mas e o seu engajamento? Bom, parece que esse vai ser um critério do algoritmo também.

O Instagram pode começar a analisar se você está interagindo com seus seguidores, causando impacto positivo. Por isso, lembre-se sempre de responder seus seguidores, tanto nos comentários quanto nas mensagens diretas, além de seguir hashtags e perfis relevantes do seu nicho, interagindo com eles.

Outra boa prática é responder as marcações da sua empresa em postagens e Stories, o que indica um alto nível de engajamento e preocupação em interagir com a rede.

Menos hashtags

Lembra o que falamos sobre o bom senso no uso das hashtags? Bom, isso pode ser cada vez mais observado pelo Instagram ao analisar marcas. Hashtags em excesso podem ser motivo de punição. Para uma recomendação numérica, aconselhamos manter-se em aproximadamente 5 hashtags.

Hashtags devem estar na legenda

Essa pode ser uma das mudanças mais impactantes no algoritmo quando o assunto são hashtags. Se antes a recomendação era o uso de hashtags no primeiro comentário da postagem, agora parece que a mudança aponta no sentido contrário: colocá-las na legenda. As hashtags em comentários não aparecerão mais nos resultados da busca.

Evitar alterações nos posts nas primeiras 24 horas

Evite alterações na legenda e marcações do post. Alterações nas primeiras 24 horas da postagem podem ser interpretadas como pontos negativos para o algoritmo, o que pode prejudicar o alcance orgânico.

E você: o que acha que vai ser a grande novidade da rede em 2018? Conta pra gente nos comentários!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo