Aplicativos para designer

Aplicativos para designer: conheça os 6 melhores!

Aplicativos são amplamente usados atualmente e facilitam a vida de muitas pessoas. Conheça 7 aplicativos perfeitos para designers!

Se você é designer, certamente já desejou uma solução ou uma ferramenta que te ajudasse a planejar ou a executar um projeto de uma maneira melhor ou mais rápida.

Afinal, tudo aquilo que torna a rotina de trabalho mais eficiente e dinâmica significa mais qualidade e mais dinheiro no fim do mês.

Se você quer aproveitar o seu tempo e melhorar ainda mais os seus resultados, continue lendo este post e confira os 6 melhores aplicativos para designers:

1. Autodesk SketchBook

Disponível para

Android e iOS.

Preço

Grátis, com opção de compras no app.

Por que merece a sua atenção

Um dos aplicativos mais interessantes para quem trabalha com produção criativa, o Autodesk SketchBook é excelente para realizar rascunhos, desenhos e até pinturas completas no iPad ou em celulares e tablets com Android.

Por oferecer opção de desenho com lápis, caneta, marcadores, aerógrafos, opções de cor e de formato, o aplicativo é ótimo para rascunhar uma logo para um cliente ou mesmo fazer aquele sketch art que vai garantir uma breja geladinha no fim do expediente.

Anteriormente, o SketchBook era uma ferramenta paga, mas agora a empresa adotou o modelo de compras in-app, no qual é possível adquirir novos pincéis, ferramentas e outros elementos para desenhar. Vale a pena baixar e conferir o que a versão gratuita pode oferecer.

2. Sphere

Disponível para

Android e iOS.

Preço

Grátis.

Por que merece a sua atenção

Com a realidade virtual e a realidade aumentada ganhando cada vez mais espaço no mercado, ferramentas que prometem mídias com mais imersão têm pipocado aos montes, sendo exatamente essa a proposta do Sphere.

Um aplicativo para designer muito bacana e que permite criar incríveis fotos panorâmicas em 360 graus e em todos os ângulos, o Sphere é uma opção bem legal para quem deseja criar imagens mais imersivas ou quer utilizar esse estilo para dar vida a alguma ideia.

Vale lembrar que o formato de imagem em 360 graus já é suportado por grandes plataformas de conteúdo — com destaque para o YouTube (em vídeos) e para o Facebook (em vídeos e imagens estáticas).

Esse pode ser o 1º passo para conhecer melhor o formato.

3. Trello

Disponível para

Android, iOS e navegadores.

Preço

Grátis, com assinatura que oferece recursos avançados.

Por que merece a sua atenção

Seja para coordenar um grande projeto de design, para organizar as tarefas da semana ou para garantir que nada da lista de compras fique para trás, o Trello é uma das melhores ferramentas para organizar a vida e garantir que as coisas sejam feitas.

Além de ser uma belezinha para quem precisa organizar os compromissos para garantir que nada fique fora do radar, ele também torna a colaboração entre diversas pessoas muito mais fácil e descomplicada.

Por meio do Trello, é possível convidar todos os participantes de um projeto para um quadro em comum, delegar tarefas, checar atrasos, acompanhar prazos e até mesmo para verificar se todo mundo tem uma tarefa para chamar de sua dentro daquele trampo.

4. Behance

Disponível para

Android, iOS e navegadores.

Preço

Grátis, com assinatura que oferece recursos avançados.

Por que merece a sua atenção

Um dos portais mais conhecidos pelos designers — e também outros artistas — o Behance é um portal de portfólios, que permite ao seu usuário explorar projetos, salvar coleções, visitar perfis de outros profissionais e até mesmo publicar seus melhores trabalhos.

Além do portal, que é bastante intuitivo e permite baixar o portfólio para apresentar (mesmo que você fique sem internet na hora da apresentação), ele também conta com aplicativos específicos para os sistemas iOS e Android, o que permite que você possa usá-lo diretamente do celular.

Outra coisa bacana do Behance é que ele permite interagir com designers do mundo todo — tanto para buscar inspiração, quanto para fechar aquela parceria bacana — sendo uma ótima ferramenta de exposição de seus jobs e também de networking.

5. Adobe Photoshop Lightroom

Disponível para

Android, iOS, Windows e macOS.

Preço

Grátis.

Por que merece a sua atenção

Se você esteve no planeta Terra nos últimos 11 anos e trabalha com design, fotografia ou curte dar “aquele tchan” nas suas imagens, certamente já ouviu falar do Lightroom, da Adobe.

Criado pela mãe do Photoshop e apresentado ao mundo e 2006, ele é um aplicativo para designer e tem enfoque em realizar edições rápidas em imagens — permitindo, inclusive, automatizar ajustes.

No entanto, mais recentemente, a Adobe apresentou a versão mobile do Lightroom, que está disponível tanto para aparelhos do robozinho da Google quanto para os fãs da Maçã.

No aplicativo móvel (que é gratuito, mas exige plano de assinatura da Creative Cloud), é possível:

  • acessar as suas fotos e sincronizar entre os dispositivos móveis, o desktop e a web; realizar ajustes e correções avançados diretamente do celular;
  • explorar as mais diversas ferramentas de edição;
  • e copiar as edições de uma foto para outra.

Para quem está acostumado com a ferramenta no desktop ou quer uma opção aos filtros do Instagram, é perfeito.

6. Slack

Disponível para

Android, iOS e navegadores.

Preço

Grátis.

Por que merece a sua atenção

A comunicação entre um time ou uma equipe — ou seja lá qual for a denominação que vocês adotarem (nós não julgamos) — costuma ser um dos elementos que mais causam dor de cabeça na hora de coordenar um projeto.

Ao trazer a comunicação entre os envolvidos para uma plataforma única, com versão desktop, mobile e para navegadores, o Slack faz com que menos tempo seja gasto em reuniões, e-mails e conversas sem objetivo, garantindo que vocês tenham mais produtividades e entreguem o projeto mais rápido.

A ferramenta, que também pode ser utilizada para realizar a comunicação com os clientes, oferece chat um para um e em grupos, além de contar com integração com:

  • Google Drive;
  • Asana;
  • Dropbox;
  • Twitter;
  • Trello;
  • Zendesk;
  • entre muitos outros.

O que você achou desta lista com os 6 melhores aplicativos para designers?

Se você deseja aumentar a sua produtividade, não deixe de conferir a lista de 6 ferramentas de produtividade que listamos aqui. Pode ter certeza de que valerá a pena!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo