App Marketing

App Marketing: descubra como fazer marketing para aplicativos

Divulgar seu aplicativo é essencial, bem como deixá-lo em boas posições na loja virtual. Aprenda como fazer marketing para apps!

Desde o lançamento dos sistemas operacionais iOS e Android, o mercado de aplicativos tomou uma nova proporção.

Com o tempo, o poder de processamento de tablets e smartphones só aumentou, assim como a tecnologia disponível para criar aplicativos mais poderosos e interessantes.

Assim, quer você queira passar o tempo com um jogo de aventura ou realizar operações bancárias, basta usar um app específico. Mas olhando pela perspectiva das empresas, isso gera também oportunidade incríveis de mercado.

Empresas do mundo todo  —  e não só as de tecnologia  —  passaram a usar aplicativos como forma de aumentar as vendas e fidelizar clientes.

Para driblar a concorrência pesada e se dar bem é preciso investir no app marketing. Ficou curioso? Então veja o que é isso e como fazer para ter sucesso com seus aplicativos!

Neste post você vai ver:

  • O que é app marketing?
  • Por que o marketing é importante para o sucesso de um app?
  • O que está envolvido no app marketing de sucesso?
  • 4 ferramentas para te ajudar a promover seu app
  • 6 dicas para um app marketing campeão

O que é app marketing?

App marketing é, basicamente, um planejamento feito para atrair pessoas a um aplicativo e fazer com que elas o baixem.

Mas não para por aí, o app marketing também é feito para garantir que os usuários não se esqueçam do aplicativo depois de usá-lo uma ou duas vezes e o excluam do aparelho.

Pelo contrário, a ideia é que o app seja um canal permanente de interação e geração de valor.

Com tantas opções de qualidade disponíveis nas lojas de aplicativos, é preciso merecer a atenção dos usuários. Caso contrário, eles vão logo partir para outra solução.

O app marketing é uma forma de impedir que aconteça esse rodízio, de fazer com que seus usuários se tornem fãs e até recomendem o app a outros.

Por que o marketing é importante para o sucesso de um app?

O marketing tem um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio, e hoje em dia muitos apps se tornaram verdadeiros negócios à parte, ou ao menos fontes de receita substanciais para as empresas que os utilizam.

Mas, de forma específica, é fácil destacar 4 motivos que provam o valor do app marketing:

Ajuda a criar expectativa

Antes mesmo de lançar o seu app, o marketing já será importante para ele. Existem diversas formas de criar expectativa e conseguir uma base de usuários desde o lançamento.

Se o app depender de muitas pessoas para ser relevante isso é ainda mais importante. Pensar que basta criar e os usuários virão é um grande mito, você precisa é de uma boa campanha de marketing pré-lançamento.

Mantém o interesse vivo depois do lançamento

E se você está lendo este artigo depois de já ter lançado seu aplicativo? Não tem problema, o app marketing também é útil para manter o interesse vivo depois que os downloads iniciais são feitos.

Achar que só porque alguém baixou seu app vai ficar com ele por um bom tempo é um grande engano.

É preciso provar a cada dia que o espaço no aparelho do usuário é merecido, principalmente nos primeiros dias após o download.

Destaca o aplicativo da forte concorrência

O app marketing bem-feito implica em se destacar do que já é feito por aí, a fim de escapar do oceano de opções iguais (algumas vezes quase idênticas!) que existe no mercado atual de aplicativos móveis.

Isso vai desde a escolha do ícone que os usuários vão ver todos os dias até a forma de promover o app em diferentes canais.

Contribui para a retenção de usuários

Vale a pena frisar que o marketing de sucesso não é apenas responsável por fazer as pessoas se baixarem seu app e fazerem uso dele uma ou duas vezes.

Pelo contrário, quando esse é o caso pode ter certeza de que faltou algo no seu planejamento ou execução de marketing. Um app marketing de qualidade contribui também para manter os usuários ativos por bastante tempo.

O que está envolvido no app marketing de sucesso?

Antes de mergulhar de cabeça na divulgação do seu aplicativo, vamos dar um passo atrás e raciocinar sobre alguns dos elementos que estão envolvidos nisso.

Esse exercício vai tornar mais fácil tomar as melhores decisões e agir pelos motivos certos, o que aumenta muito as chances de o plano dar certo.

De forma simples, dá para dizer que o app marketing bem-feito, aquele que gera downloads e promove a adoção real do aplicativo pelos usuários, requer:

Conhecer a mente dos usuários

Você sabe como as pessoas costumam usar aplicativos móveis no mercado em que a sua empresa atua? Essa pergunta é crucial porque pode revelar muito sobre os tipos de ações que serão necessárias para ter resultados.

Por exemplo, segundo um estudo do Google, 38% dos usuários desinstala um aplicativo logo depois de usá-lo para completar uma tarefa específica.

Saber disso não aumenta a sua atenção quanto ao tipo de valor que precisa gerar constantemente para manter os usuários engajados?

Entender o funcionamento das lojas de aplicativos

No que diz respeito ao rankeamento dos aplicativos nas lojas da Apple e do Google, responsáveis pelos dois principais sistemas operacionais de dispositivos móveis da atualidade, muita coisa muda.

Por exemplo, enquanto a Play Store do Google lhe dá até 4000 caracteres para descrever seu app e convencer o público, a App Store da Apple funciona por meio de um sistema de palavras-chave.

Entender esse tipo de diferença é vital para que o seu app consiga rankear bem nas buscas dessas duas lojas.

Afinal, segundo o mesmo relatório apontado no tópico anterior, 1 em cada 4 usuários baixa um app com base nas pesquisas feitas nas lojas.

Seguir métodos consistentes

Assim como qualquer estratégia de marketing que se preze, é preciso seguir métodos consistentes para ter resultados como o app marketing. Por quê?

Da mesma forma como o marketing digital precisa de consistência e paciência para dar certo, promover um app exige a mesma disciplina.

Se pensar no fato de que alguns dos conceitos usados no app marketing serão um pouco diferentes dos que se usa para divulgar um site ou blog, o cuidado precisa ser redobrado.

Avaliar resultados

Nem é preciso falar muito sobre o quanto avaliar resultados tem parte integral no sucesso de uma estratégia de app marketing, não é mesmo?

Felizmente, existem ferramentas incríveis que ajudam nessa tarefa e a tornam tão completa como a análise de métricas de qualquer outro investimento digital que você já faça.

Vamos te mostrar as melhores mais à frente. Fique atento!

Ficar atento a mudanças no mercado

O mercado muda constantemente, motivado pelas inovações constantes dos líderes de cada segmento e também pelas necessidades dos usuários, que se alteram com o tempo.

É preciso estar atento a essas mudanças para que as estratégias continuem sendo eficazes na atração e retenção dos usuários.

Já pensou gastar tempo e recursos em uma campanha que chegará ultrapassada até o público? App marketing de alto desempenho exige olhos abertos para o que acontece no mercado.

Ferramentas para te ajudar a promover seu aplicativo

No marketing digital, temos à disposição uma infinidade de ferramentas, incluindo várias que podem ser usadas no app marketing.

Cabe a você escolher bem quais dessas ferramentas farão parte do seu arsenal e usá-las da melhor forma possível para lançar seu app dentro do prazo e com a tração necessária desde o início.

Para te ajudar nessa missão, separei uma lista com 4 ferramentas úteis. Na verdade, são apps que ajudam a divulgar apps! Sem mais, vamos à nossa lista:

  1. Sensor Tower: esse aplicativo traz dados precisos sobre os apps mais bem classificados nas lojas de aplicativos e oferece insights sobre o que você pode fazer para rankear tão bem quanto eles;
  2. Localytics: esse app fornece análise de dados do seu próprio aplicativo, e facilita a tomada de decisões importantes que afetam a estratégia de marketing;
  3. Optimizely: uma das ferramentas de testes A/B mais conhecidas do mundo, essa ferramenta permite fazer mudanças e testar variações de páginas para descobrir o que converte melhor;
  4. App Annie: tem a mesma proposta do Sensor Tower, além de uma série de opções interessantes, como ver os apps que estão no topo a cada dia, monitorar concorrentes, informações demográficas e mais.

6 dicas para ter um aplicativo marketing campeão

Nem só de ferramentas é feito um planejamento de app marketing vencedor, certo? Por isso, agora é a hora de você aprender algumas dicas práticas, que podem poupar trabalho e melhorar seu desempenho na promoção do aplicativo.

Para seguir as melhores práticas de app marketing e conseguir resultados incríveis, recomendo que você:

1. Use vídeos de introdução

Na página de descrição do seu app ou em seu próprio site, colocar um vídeo de introdução que mostra como ele funciona ou como se propõe a resolver determinado problema é uma ótima forma de estimular os usuários.

Segundo dados da Adobe, 40% dos usuários considera que os vídeos aumentam as chances de comprarem um produto. Então, porque não investir em vídeos para divulgar o seu app?

2. Coloque sua vida no Onboarding

É verdade que o Onboarding só acontece com quem já baixou seu aplicativo, mas se lembra que a ideia é fazer o usuário continuar com ele por quanto tempo for possível?

O Onboarding ajuda exatamente nisso. Um dos motivos de tantas pessoas desinstalarem um aplicativo em pouco tempo é porque não o enxergam como uma solução a longo prazo, e sim como algo momentâneo.

Mostre tudo que os usuários podem ganhar com seu app desde a primeira interação, e suas chances de sucesso serão muito maiores.

3. Torne seu aplicativo fácil de achar

Além da busca orgânica nas app stores, existem inúmeras outras formas de alguém entrar em contato com um aplicativo e resolver baixá-lo. Apenas para citar algumas:

  • recomendações de amigos e familiares;
  • links patrocinados nos mecanismos de busca;
  • reviews de apps em blogs, sites e canais do Youtube;
  • contato direto com o produto através de um blog próprio e perfis nas redes sociais.

4. Conte com a ajuda de influenciadores

Existem influenciadores em todos os nichos. Então, se você ainda não conhece as pessoas que têm poder especial de persuasão sobre o público que você procura atrair, precisa descobrir o quanto antes.

E não estamos falando necessariamente de celebridades ou youtubers, mas de pessoas que sejam respeitadas na área que o seu app funciona.

Leia neste post como negociar com influenciadores digitais e conseguir os melhores acordos para realizar suas campanhas de marketing.

5. Mande bem no ASO

ASO, também conhecido como SEO para Apps, se refere a otimização para as buscas feitas nas lojas de aplicativos.

O ASO leva em consideração uma série de fatores que estão sob o seu controle, bem como alguns que não estão, assim como os chamados elementos On e Off Page do SEO convencional.

Aqui no blog temos um artigo que explica tudo que você precisa saber para dominar o assunto e se dar bem nos rankings das principais lojas.

6. Foque na experiência, não em funcionalidades

A grande maioria dos criadores de aplicativos entra numa guerra cruel pela atenção dos usuários, ou seja, se preocupa só em oferecer mais funcionalidades que a concorrência.

Em muitos casos, o que os usuários pedem não é o que eles realmente precisam, mas os desenvolvedores incluem mesmo assim.

Em vez de jogar esse jogo em que todos perdem, invista na divulgação da experiência de uso do seu aplicativo. Como assim?

Mostre como o seu app resolve o problema para o qual foi criado melhor do que qualquer outro concorrente. Essa será a melhor forma de destacá-lo dos demais, tanto nas lojas de aplicativos quanto fora delas.

Investir em aplicativos pode trazer excelente retorno para a sua empresa, e o app marketing é indispensável para isso. É verdade que você precisará se adaptar as características desse mercado, mas vale a pena para ganhar um canal exclusivo no celular ou tablet de cada fã e possível cliente da sua marca.

Parte essencial de divulgar um app é por criar conteúdo de qualidade. Veja agora quando e como fazer marketing de conteúdo para apps!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo